É possível ocorrer um processo de especiação sem a barreira geográfica?

O processo de formação de uma nova espécie é chamado de especiação e pode ocorrer de várias maneiras. Quando a especiação acontece em decorrência do surgimento de uma barreira geográfica, ela é denominada de:

a) Especiação simpátrica.

b) Especiação disruptiva.

c) Especiação parapátrica.

d) Especiação alopátrica.

O efeito fundador acontece quando uma pequena parcela de uma população inicia uma nova população em outra área. Esse efeito é um tipo especial de:

a) Especiação alopátrica.

b) Especiação parapátrica.

c) Especiação disruptiva

d) Especiação simpátrica.

Analise as alternativas a seguir e marque aquela que melhor define a especiação parapátrica:

a) Tipo de especiação que ocorre quando duas populações são separadas em razão do surgimento de uma barreira geográfica.

b) Tipo de especiação que acontece quando há a formação de uma nova população constituída por poucos indivíduos de uma população maior.

c) Tipo de especiação que ocorre quando duas populações ocupam áreas contíguas, porém não se cruzam aleatoriamente.

d) Tipo de especiação que acontece quando populações vivem em uma mesma área, mas não se cruzam.

Os tentilhões das ilhas Galápagos são perfeitamente adaptados aos diferentes tipos de alimentação encontrados em cada ilha. É possível perceber, por exemplo, bicos diferentes entre as espécies que vivem em ilhas distintas.

Esse exemplo evidencia um tipo de especiação:

a) alopátrica.

b) simpátrica.

c) parapátrica.

d) mesopátrica.

(UFPA) Na borda norte e na borda sul do Grand Canyon habitam duas populações de esquilos com diferenças morfológicas marcantes que, em condições naturais, sem as barreiras geográficas, não são capazes de se intercruzarem. As duas populações constituem ____________ diferentes, devido principalmente a (ao) ____________.

a) raças – isolamento reprodutivo.

b) espécies – isolamento reprodutivo.

c) raças – isolamento geográfico.

d) espécies – isolamento geográfico.

e) raças – diferenças morfológicas.

Alternativa “d”. A especiação alopátrica acontece quando populações são isoladas geograficamente.

Alternativa “a”. O efeito fundador ou especiação peripátrica é um tipo de especiação alopátrica que se caracteriza pela formação de uma população periférica a partir de uma maior.

Alternativa “c”. Na especiação parapátrica, não ocorre separação geográfica e a população permanece em uma área contínua. Essa área, no entanto, apresenta variações ecológicas.

Alternativa “a”. Como os tentilhões ficaram isolados nas diferentes ilhas, surgiram adaptações que contribuíram para a sobrevivência naquela área. As diferenças acumularam-se com o tempo até que houve o surgimento de diferentes espécies.

Alternativa “b”. Como os indivíduos apresentam características morfológicas muito distintas e são incapazes de intercruzar-se, podemos concluir que se trata de espécies diferentes. Quando dois indivíduos são incapazes de cruzar mesmo em áreas comuns, significa que entre eles existe isolamento reprodutivo.

01) (Pism – UFJF/2019) A figura representa um processo pelo qual novas espécies podem surgir. Nela, espécies distintas estão representadas por cores diferentes.

É possível ocorrer um processo de especiação sem a barreira geográfica?
Fonte: http://evolution.berkeley.edu/evolibrary/search/imagelibrary.php. Figura modificada.

A) Descreva o processo de especiação representado na figura.

B) Cite dois mecanismos genéticos que levaram a diferenciação das duas espécies, indicando qual é adaptativo e qual
é não adaptativo.

02) (UFRJ) Indivíduos de espécies diferentes podem viver em simpatria, ou seja, viver no mesmo lugar ao mesmo tempo, conservando-se como espécies diferentes, pois são isolados reprodutivamente. Indivíduos de duas subespécies da mesma espécie apresentam diferenças genéticas características de cada subespécie, mas não apresentam isolamento reprodutivo.
Duas subespécies podem viver em simpatria, mantendo-se como subespécies diferentes? Justifique sua resposta.

03) (UFF) Diferentes espécies de peixes herbívoros marinhos do mesmo gênero são encontradas nas regiões tropicais do Oceano Atlântico, tanto na costa do Continente Americano, quanto na costa do Continente Africano.
Após estudos sobre este grupo, foi possível elaborar o diagrama e o quadro a seguir, onde espécies supostamente distintas foram representadas por diferentes letras.

É possível ocorrer um processo de especiação sem a barreira geográfica?

a) Considerando os mecanismos de especiação, como poderia ser explicado o surgimento das espécies C e D a partir de uma espécie ancestral?
b) Das espécies citadas, qual delas mais se assemelha à espécie ancestral?
c) Que tipo de relação/interação ecológica pode ocorrer entre D e E? Justifique sua resposta.

04) (FUVEST) Devido ao aparecimento de uma barreira geográfica, duas populações de uma mesma espécie ficaram isoladas por milhares de anos, tornando-se morfologicamente distintas.
a) Explique sucintamente como as duas populações podem ter-se tornado morfologicamente distintas no decorrer do tempo.
b) No caso de as duas populações voltarem a entrar em contato, pelo desaparecimento da barreira geográfica, o que indicaria que houve especiação?

05) (UNESP/2019)  O Pezosiren portelli foi um mamífero quadrúpede terrestre, ancestral das espécies de peixe-boi atuais, que viveu há 50 milhões de anos. Há 23 milhões de anos, havia na Amazônia um braço de mar, o Lago Pebas, habitado por peixes-boi de água salgada. Há 8 milhões de anos, este braço de mar fechou-se e confinou os animais em um ambiente de água doce. Ao longo da evolução, estes animais originaram o atual peixe-boi-da-amazônia.

É possível ocorrer um processo de especiação sem a barreira geográfica?

A) Comparando-se os esqueletos do portelli e do peixe-boi-da-amazônia, há semelhança na organização anatômica dos membros anteriores. Como são classificados estes órgãos quanto à origem embrionária? Por que esta comparação evidencia a divergência evolutiva entre o P. portelli e as espécies de peixe-boi atuais?

B)  Justifique como o fechamento do braço de mar e o novo ambiente de água doce levaram à formação da espécie de peixe-boi na bacia do Rio Amazonas.

RESOLUÇÃO:
01)

A) Uma barreira física promove o isolamento geográfico, impedindo o fluxo gênico entre as populações e levando ao
acúmulo de diferenças genéticas ao longo do tempo.
B) Seleção natural – adaptativo
Deriva gênica – não adaptativo

02) Não. Em simpatria, sem isolamento reprodutivo, ocorreria um fluxo gênico que eliminaria as diferenças genéticas existentes entre essas subespécies.

03) a) As populações da espécie ancestral foram isoladas geograficamente. Depois, as populações isoladas acumularam diferenças genéticas, resultantes de mutações e seleção natural. Por fim, essas diferenças foram acumuladas até que as populações não conseguiram produzir descendentes férteis, ou seja, sofreram isolamento reprodutivo e, portanto, podem ser consideradas espécies distintas.
b) A espécie E.
c) Competição interespecífica. As espécies D e E ocorrem no mesmo continente, se alimentam do mesmo tipo de algas, têm o mesmo habitat e período de alimentação, ou seja, nicho ecológico semelhante, disputando, portanto, os mesmos recursos do meio.

04) a) As modificações observadas nas populações isoladas geograficamente são devidas à seleção natural diferencial atuando sobre as variações produzidas por mutações e recombinações gênicas.
b) O processo de especiação é evidenciado pelo isolamento reprodutivo, fenômeno que interrompe o fluxo gênico entre as populações.

05)
A)  Quanto à origem embrionária os membros citados são considerados órgãos homólogos (mesma origem embrionária, podendo apresentar diferente função). Essa comparação evidencia a divergência entre o P. portelli e as espécies atuais porque, embora tenham um ancestral comum recente (menos de 10 milhões de anos), têm função diferente em decorrência da ação da seleção natural.
B) Com o fechamento do braço de mar ocorreu um isolamento geográfico das populações. A ação da seleção natural sobre a diversidade surgida por mutação e recombinação gênica levou ao isolamento reprodutivo.

É possível um processo de especiação acontecer sem uma barreira geográfica?

A especiação simpátrica é aquela que ocorre sem que haja separação geográfica. Nesse caso, duas populações de uma mesma espécie vivem em uma mesma área, mas não ocorre cruzamento entre as populações.

Quais são as condições para que ocorra o processo de especiação?

O processo de Especiação ocorre, geralmente, devido a condições adversas impostas pelo ambiente. Resumidamente são atribuídas duas causas para que ocorra o processo: Isolamento Geográfico: Quando linhagens de uma espécie se separam do restante da espécie por uma questão ambiental.

Que nome recebe a especiação que ocorre sem que haja separação geográfica?

Simpátrica: A especiação simpátrica ocorre sem que haja a separação geográfica. Nesse caso, duas populações coexistem em um mesmo território, porém sem haver cruzamento entre os indivíduos das diferentes populações.

Por que o isolamento geográfico favorece a especiação?

a) O isolamento geográfico favorece a especiação por que impede a troca de genes entre essas populações. As mutações que ocorrem nas populações isoladas geograficamente podem ser diferentes, ocasio - nando um isolamento reprodutivo. Este isola - mento origina novas espécies.