Neste capitulo foram explicados os princípios da técnica de pasteurização

Neste capitulo foram explicados os princípios da técnica de pasteurização
 lisegagne/iStock

Publicidade

São processos de esterilização diferentes. O pasteurizado, geralmente de saquinho, é aquecido a mais de 70 °C por até 20 segundos, e então resfriado muito rapidamente a -4 °C. Esse método, chamado pasteurização, mata apenas as bactérias que causam doenças – e conserva o leite por até sete dias.

Já o processo UHT (ultra high temperature, em inglês), típico do leite de caixinha, é mais radical: o leite é aquecido a 140 °C por até 8 segundos. Como praticamente nenhuma bactéria sobrevive, ele dura quatro meses em temperatura ambiente.

Pergunta enviada por @naelguerrabq, via Instagram

  • alimentos
  • leite
  • PASTEURIZAÇÃO
  • PRODUTO INDUSTRIALIZADO

Neste capitulo foram explicados os princípios da técnica de pasteurização

Qual é a diferença entre o leite pasteurizado e o UHT?

A tecnologia a serviço do seu café da manhã

Superinteressante pelo menor preço do ano!

Assinando um dos títulos Abril você também tem acesso aos conteúdos digitais de todos os outros*
Ciência, história, tecnologia, saúde, cultura e o que mais for interessante, de um jeito que ninguém pensou.

*Acesso digital ilimitado aos sites e às edições das revistas digitais nos apps: Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Placar, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH. **Pagamento único anual de R$52, equivalente à R$1 por semana.

É um processo de esterilização, e consiste em um pré-aquecimento do leite a 70o C e esterilização na própria embalagem à temperatura de 109 a 120o C, durante 20 a 40 minutos, seguida de rápido resfriamento a cerca de 30o C. Além do grande consumo de energia que encarece o processo e o produto final, a esterilização causa significativa deterioração na qualidade nutritiva do leite e sensível alteração em seu sabor. Normalmente embalado em garrafa de vidro ou de plástico, o leite esterilizado, mesmo com prazo de validade bem maior do que o do leite pasteurizado, nunca conquistou um grande número de consumidores.

A ultrapasteurização (UHT) apresenta vantagens tecnológicas em relação ao processo de pasteurização e esterilização, porque amplia o prazo de validade do produto, também sem necessidade de refrigeração, mas sem significativas alterações nas características essenciais do leite ou de sabor. O processo de ultrapasteurização, utilizado na produção de leite longa vida, consiste basicamente no seu tratamento a uma temperatura de 130º a 150o C, por 2 a 4 segundos, após o que o produto é resfriado a um temperatura inferior a 32o C e envasado em embalagem cartonada asséptica.

Como são os processos de pasteurização e esterilização do leite?

Pasteurização rápida, que consiste no aquecimento do leite a 72oC a 75oC durante 15 a 20 segundos, ocorrido em um trocador a placas. Nesse caso, a temperatura precisa obedecer a esse binômio para garantir a inocuidade do leite; Pasteurização lenta, que consiste no aquecimento do leite a 62oC a 65oC, durante 30 minutos.

Qual é o objetivo da pasteurização do leite?

Como vimos anteriormente, a pasteurização do leite é empregada para garantir ao consumidor um leite seguro e isento de micro-organismos que podem causar doenças no ser humano.

Em que a pasteurização se difere do processo ou HT?

Esse método, chamado pasteurização, mata apenas as bactérias que causam doenças – e conserva o leite por até sete dias. Já o processo UHT (ultra high temperature, em inglês), típico do leite de caixinha, é mais radical: o leite é aquecido a 140 °C por até 8 segundos.

Qual é o leite pasteurizado?

O que é leite pasteurizado? É quando o leite recebe um tratamento térmico, chamado de pasteurização, realizado em temperatura menor que 100°C e que pode ser feito de duas maneiras: rápida ou lenta.