Como parar soluço de bebe

Motivo de preocupação e dúvidas para as mamães o surgimento constante de soluços no bebê é algo totalmente natural. Nós pais quando olhamos para eles em uma crise de soluços imaginamos que estejam sentindo dor, mas acredite nada sentem além do incômodo, acredite!! Mas afinal como curar soluço do bebê? Existe forma de evita-los?

As crises de soluço de bebê são bem comuns ao longo do primeiro ano de vida e são ainda mais frequentes até os 3 meses. Você sabia que os bebês soluçam ainda dentro de nossa barriga? Isso ocorre porque estão aprendendo a respirar e seu diafragma esta em desenvolvimento. Algumas vezes tão fortes que ao tocar a barriga é possível sentir nitidamente e isso é totalmente normal. Mas voltando ao assunto como curar soluço de bebê, vamos a algumas dicas que vão te ajudar e muito a resolver a questão!!

A primeira dica muito valiosa é colocar o bebê para mamar, pois com a sucção o reflexo do soluço será impedido e em instantes você notará que o soluço parou rapidamente!! No caso de bebês maiores você pode oferecer um pouco de agua também que ajudará a resolver a situação e curar o soluço. Mas caso o bebê tenha mamado ou se alimentado há pouco tempo e não aceite mamar novamente, o posicione de pé no colo e faça que arrote. Muitas das vezes o soluço aparece após o bebê mamar demais ou até mesmo engoliu ar durante a mamada.

Soluções e simpatias populares de como curar soluço de bebê são utilizadas desde o tempo das vovós e segundo quem as utiliza, funcionam de verdade como é o caso da dica de colocar um pequeno fiapinho de lã vermelho na testa do bebê. Mas obviamente essas simpatias não existem nenhuma comprovação que funcionam, a não ser de quem acredita!! A velha tática do susto não é indicada para crianças, principalmente para bebês que ao se assustar podem é começar a chorar e piorar ainda mais a situação.

Porque Acontecem os Soluços?

Todo ser humano possui um músculo bem embaixo do pulmão denominado diafragma. Esse músculo se contrai afim que o ar entre dentro dos pulmões e possamos respirar. Quando contraído fora do ritmo normal, o ar entra de forma inadequada onde causa o soluço. Os bebês como tem seu diafragma em processo de amadurecimento tendem a respirar inadequadamente, principalmente quando estão mamando por isso acabam sofrendo mais com os soluços do que os adultos.

Outro ponto bem comum de ser o motivo de soluços nos bebês é o frio e fraldas molhadas. Por isso é bem comum durante trocas de fralda ou durante o banho do bebê do recém nascido começar a soluçar, após tomar um golpe de ar. Conforme vão crescendo vão adquirindo maior controle do diafragma e na respiração e as sessões de soluço vão desaparecendo.  Existem formas de diminuir as crises de soluço como prestar atenção na hora da amamentação, na posição da pega para que o bebê não engula ar. Se tomar na mamadeira opte pelos modelos que não acumulem ar dentro da mamadeira e nem aumente o furo do bico, pois o excesso de líquido ao engolir pode ocasionar também o soluço.  Crises de soluço não são preocupantes desde que não sejam constantes e atrapalhem a vida normal do bebê.

Caso os soluços continuem aparecendo com grande frequência após o bebê completar um ano ou ser um soluço incontrolável é indicado informar ao pediatra. Já que bebês que sofrem com quadros de gastroesofagico tendem a sofrer com mais soluços que o normal.  Vale também ficar atenta a sinais como tosse e refluxo, que também são sinais do mesmo problema.

Veja Também: Manual Básico de Como Cuidar de Um Bebê – Soluço e Posição Para Dormir

Foto: Frank Avitia

Para nós, credibilidade e transparência são essenciais. Por isso, nossos artigos são escritos e revisados por especialistas da área. Este artigo foi escrito e revisado por:

O soluço em bebês é algo totalmente natural. No entanto, é um assunto que traz preocupação e dúvida para as famílias. Isso porque o soluço, muitas vezes, é associado a desconforto e dor. Porém,  o soluço está relacionado ao desenvolvimento do cérebro e do sistema digestório dos bebês. Quer saber mais sobre o soluço? Então, acompanhe as nossas dicas.

O soluço e o cérebro do seu bebê

Os soluços podem parecer incômodos e irritantes, mas o que pouca gente sabe é que eles também podem benéficos para o desenvolvimento do bebê. Isso porque, de acordo com estudos de uma universidade europeia (University College London – UCL, os soluços enviam ondas de sinais cerebrais que ajudam o bebê a regular a respiração.

Portanto, o soluço gera uma atividade que pode ajudar o cérebro do bebê a aprender a monitorar os músculos da respiração para que, eventualmente, a respiração possa ser controlada voluntariamente movendo o diafragma para cima e para baixo.

Quantas vezes o recém nascido deve fazer cocô?

Por que os bebês soluçam?

Os soluços acontecem quando o diafragma, o músculo respiratório que fica no tórax bem embaixo do pulmão, fica irritado e com espasmos. Esse músculo se contrai para que o ar entre nos pulmões durante a respiração.

Como parar soluço de bebe
Os bebês soluçam por causa da imaturidade do sistema gastresofágico.

No entanto, o sistema respiratório do bebê ainda não está totalmente maduro e as habilidades de engolir e respirar ainda não estão totalmente sincronizadas.  Assim, contração involuntária do diafragma provoca o soluço no bebê. Essa contração faz com que a criança inspire também involuntariamente. Com isso, as cordas vocais se fecham o que impede a passagem do ar e causa o som tão característico.

Como se livrar dos soluços do bebê?

Embora os soluços sejam benéficos para os recém-nascidos, alguns casos podem ser muito desconfortáveis. Mas… O que eu posso fazer para acabar com o soluço do bebê? Bem, a amamentação pode ajudar bastante, já que enquanto estão mamando, os bebês são capazes de respirar de maneira ritmada.

Além disso, outras dicas podem auxiliar a parar o soluço do bebê:

  • Mantenha a cabeça do bebê, levemente, elevada durante a amamentação: essa ação pode diminuir as chances do bebê engolir ar durante a sucção, o que pode minimizar os episódios de soluço;
  • Coloque a criança para arrotar após a mamada: a posição vertical facilita que o ar que foi engolido durante a amamentação seja expelido, isso diminui os estímulos que irritam o diafragma e podem provocar o soluço no bebê;
Como parar soluço de bebe
A amamentação pode ser um aliado na tentativa de acabar com o soluço do bebê.
  • Cheque a temperatura do ambiente: o frio, o calor e até mudanças bruscas de temperatura podem irritar o diafragma e provocar o soluço no bebê. Por esse motivo, é importante observar se o bebê está vestido de acordo com a temperatura do ambiente. Lembre-se que nem todo soluço é frio e que o excesso de agasalho também pode desencadear o soluço no bebê;
  • Permita que o bebê se alimente de tranquila: os ambientes tumultuados e barulhentos podem gerar desconfortos no bebê, trazendo um ritmo acelerado para a ingestão de alimentos e as mamadas. Desse modo, quando o bebê come ou mama muito rápido o diafragma se contrai com maior facilidade aumentando as chances de que o soluço apareça.

Como escolher um Pediatra para o bebê?

Quando o soluço do bebê é motivo de alerta?

Algumas vezes o soluço pode estar associado ao refluxo. No entanto, o refluxo gastresofágico acontece naturalmente nos bebês devido à imaturidade do sistema digestório. Dessa forma, sintomas como: volta do leite após as mamadas, em grande ou pequena quantidade, choro, inquietação e recusa ao peito, são considerados comuns.

Porém, se o bebê também apresenta outros sinais de refluxo, como: vômito, tosse ou engasgo, parada de ganho de peso e irritabilidade após as mamadas podem ser considerados sinais de alerta. Nesses casos, é importante uma consulta com o médico pediatra para melhores avaliações.

Como parar soluço de bebe
O retorno do leite após as mamadas do bebê é natural, porém é essencial estar atento aos sinais de alerta.

Em geral, o soluço acaba espontaneamente em poucos minutos e não causa qualquer prejuízo mais sério à saúde do bebê. Por isso,  por mais desconfortável que seja o soluço do bebê, os pais não devem tentar acabar com os episódios utilizando técnicas caseiras, sem qualquer embasamento científico, como: sacudindo ou assustando o bebê.

LEIA MAIS:

  • Como limpar os dentes dos bebês?
  • 5 maneiras brilhantes de acalmar o bebê
  • Tudo sobre osteopatia craniana em bebês

O que fazer para o bebê parar de soluçar?

Colocar o bebê para mamar, por exemplo, é uma boa opção de solução momentânea. Isso porque o ato de sugar pode reduzir o reflexo do diafragma. Também é importante ter atenção à posição da criança no momento em que ela está mamando, se certificando que o pequeno esteja com a cabeça mais elevada.

O que causa o soluço no bebê?

Os bebês soluçam por causa da imaturidade do sistema gastresofágico. No entanto, o sistema respiratório do bebê ainda não está totalmente maduro e as habilidades de engolir e respirar ainda não estão totalmente sincronizadas. Assim, contração involuntária do diafragma provoca o soluço no bebê.

Como parar soluço de bebê de 1 mês?

Olha só: Colocar o bebê na posição vertical: principalmente se ele estiver com o estômago cheio esse é o momento para você colocá-lo na vertical para ajudá-lo a arrotar. A posição facilita a saída de gases do estômago e, consequentemente, pode parar o soluço.

O que faz para passar o soluço?

Ela cita as mais recomendadas:.
Prender a respiração por alguns segundos:o segredo está em respirar fundo antes, de preferência enchendo o abdômen em vez do peito. ... .
Consumir algo bem gelado:uma dica é comer gelo moído. ... .
Fazer gargarejos com água:no banheiro, vá fazendo gargarejos normalmente até que parem os soluços..