História de Ana na Bíblia infantil

HISTÓRIA BÍBLICA SOBRE A ORAÇÃO DE ANA.

COPIEI ESTE VISUAL NO BLOG.

handsonbibleteacher.blogspot.com.br.

Fiz o visual usando cartão duplex e eva .

vou usar como recurso visual em três classes que tenho durante a semana.
CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR EM TAMANHO MAIOR.

História de Ana na Bíblia infantil

 

História de Ana na Bíblia infantil

História de Ana na Bíblia infantil
História de Ana na Bíblia infantil
História de Ana na Bíblia infantil

História de Ana na Bíblia infantil
História de Ana na Bíblia infantil

História de Ana na Bíblia infantil

     

“Ana”

1- Objetivo: Levar às crianças a conhecer e a usar a oração de súplicas, de clamor por um pedido.

2- Quebra-Gelo: Você já conseguiu alguma coisa da sua mãe ou de uma  outra pessoa, porque você insistiu, pediu muitas vezes?

3- Versículo para Memorizar: “Não fiquem preocupados com coisa alguma; em tudo sejam conhecidas, diante de Deus, as suas petições, pela oração e pela súplica” - Filipenses 4:6

(Líder enfatize a oração de súplica que as crianças devem fazer. Súplica não é uma simples oração, mas é uma oração de clamor, de choro, de muita fé, com fervor, diante de um pedido que realmente precisamos que o Senhor nos atenda!)

4- Referência Bíblica: 1 Samuel 1:1 a 2:21

5- Mensagem: Havia um homem da tribo de Efraim, chamado Elcana, que vivia na cidade de Ramá, na região montanhosa de Efraim. Elcana tinha duas mulheres, Ana e Penina. Penina tinha filhos, porém Ana não tinha. Penina, sua rival, provocava e humilhava Ana porque o Senhor não permitia que ela tivesse filhos. Isso acontecia ano após ano. Sempre que iam ao santuário do Senhor, Penina irritava tanto Ana, que ela ficava só chorando e não comia nada. Certa vez eles estavam em Siló e tinham acabado de comer. Eli, o sacerdote, estava sentado na sua cadeira, na porta da Tenda Sagrada. Aí Ana se levantou aflita e, chorando muito, orou a Deus, o Senhor. E fez esta promessa solene: — Ó Senhor Todo-Poderoso vê a minha aflição e lembra-se de mim! Se tu me deres um filho, prometo que o dedicarei a ti por toda a vida e que nunca ele cortará o cabelo. Ana continuou orando ao Senhor durante tanto tempo, que Eli começou a prestar atenção nela e notou que os seus lábios se mexiam, porém não saía nenhum som. Ana estava orando em silêncio, mas Eli pensou que ela estava bêbada e disse: — Até quando você vai ficar embriagada? Veja se para de beber! — Senhor, — respondeu ela —, eu não estou bêbada. Estou desesperada e estava orando, contando a minha aflição ao Senhor. Eu estava orando daquele jeito porque sou muito infeliz e sofredora. Então Eli disse: — Vá em paz. Que o Deus de Israel lhe dê o que você pediu! Ela ficou grávida e, no tempo certo, deu à luz um filho. Pôs nele o nome de Samuel. Elcana e a sua família foram a Siló para oferecer ao Senhor o sacrifício anual e o sacrifício especial que ele havia prometido. Ana, porém, não foi. Ela disse ao marido: — Assim que o menino for desmamado, eu o levarei ao santuário de Deus, o Senhor, para que ele fique lá toda a sua vida. Depois que ele foi desmamado, ela o levou a Siló. Samuel era muito novo, tinha dois ou três anos, quando a sua mãe o levou à casa do Senhor, em Siló. Os pais de Samuel ofereceram o touro em sacrifício e levaram o menino para Eli. Ana disse:   —Eu pedi esta criança a Deus, o Senhor, e ele me deu o que pedi. Por isso agora eu estou dedicando este menino ao Senhor. Então eles adoraram a Deus ali. Ana, a sua mãe, todos os anos fazia uma túnica para ele e a levava quando ia com o seu marido oferecer o sacrifício anual. Então Eli abençoava  Elcana  e a sua mulher e dizia: — Que o Senhor Deus dê a você e a Ana, a sua mulher, outros filhos para tomarem o lugar do que foi dedicado a ele! Depois eles voltavam para casa. E o Senhor abençoou Ana, e ela teve mais três filhos e duas filhas. E o menino Samuel crescia no serviço de Deus, o Senhor.

7- Aplicação: Ana foi persistente, e clamou ao Senhor com choro! Ela queria ter um filho. E Deus ouviu o seu clamor e lhe deu Samuel. Você tem um grande pedido para fazer ao Senhor? Então você não pode fazer uma oração qualquer. Você tem que fazer como Ana: suplicar, clamar, chorar por aquilo que você precisa que Deus faça em sua vida. E Ele te ouvirá, e algo vai acontecer! Ore com fé, crendo que o Senhor vai agir e te ajudar!

8- Atividade: Brincadeira: “ SOPRA-SOPRA” - Material: balões de assoprar, papel sulfite, canetas coloridas. Escrever frases da história de Ana, em tiras de papel sulfite, e colocá-las dentro dos balões. As crianças deverão assoprar o balão até estourar. Em seguida, recolher as frases e montá-las na sequência da história. Variação: pode fazer frases da história ou palavras do versículo.

9-    Comunhão / Encerramento

Fonte: Água Viva Kids.

O que aprendemos com a história de Ana na Bíblia?

Ana conhece a si mesma. Você precisa ter um conhecimento claro daquilo que te incomoda para apresentar ao Senhor, e para poder se defender. Ela é uma mulher profundamente consagrada ao Senhor. Ao ouvir a suspeita do sacerdote Eli, ela não xinga, não fica irritada, nem zomba do homem de Deus.

Qual é a história da Ana?

A história de Ana, a profetisa Ana já era uma mulher idosa que havia sido casada por sete anos antes de se tornar viúva. O texto bíblico nos diz que mesmo aos 84 anos ela não se apartava do Templo, servindo a Deus de dia e de noite, com jejuns e orações.

Qual é a história de Ana na Bíblia?

Ana é uma personagem bíblica do Antigo Testamento, mencionada no livro de I Samuel como a mãe do profeta Samuel. Canção de Ana. Esposas sem filhos e mulheres inférteis. Segundo a história bíblica, Elcana, pai de Samuel, tinha duas esposas: Ana e Penina.

Qual é o versículo da Bíblia que fala sobre Ana?

1 Samuel 2. 1 Então Ana orou assim: "Meu coração exulta no Senhor; no Senhor minha força é exaltada.