Foi um período em que a guerra era improvável, mas a paz era impossível

Página 1 de 50 - Cerca de 500 ensaios

  • 621 palavras | 3 páginas

    Guerra Fria A Guerra Fria foi um período em que a guerra era improvável, e a paz, impossível. Com essa frase, o pensador Raymond Aron definiu o período em que a opinião pública mundial acompanhou o conturbado relacionamento entre os Estados Unidos e a União Soviética. Cenário oriental da Guerra Fria A divisão do mundo em dois blocos, logo após a Segunda Guerra Mundial, transformou o planeta num grande tabuleiro de xadrez, em que um jogador só podia dar um xeque-mate simbólico no outro. Com arsenais nucleares capazes de destruir a Terra em instantes, os jogadores, Estados Unidos e União Soviética, não podiam cumprir suas ameaças, por uma simples questão de sobrevivência. A paz era impossível porque os interesses de capitalistas e de comunistas eram inconciliáveis por natureza. E a guerra era improvável porque o poder de destruição das superpotências era tão grande que um confronto generalizado seria, com certeza, o último. Hoje, podemos ver isso claramente. Mas, na época, a situação se caracterizava como o equilíbrio do terror. Quando começou e quando terminou a Guerra Fria Não existe um consenso sobre a data exata do início da Guerra Fria. Para alguns estudiosos, o marco simbólico foi a explosão nuclear sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, em agosto de 1945. Outros acreditam que seu início data de fevereiro de 1947. Foi quando o presidente norte-americano Harry Truman lançou no Congresso dos Estados Unidos a Doutrina Truman, que…

  • ordem geopolitica

    785 palavras | 4 páginas

    Do pós-guerra ao dias de hoje. Em 1947 ocorreu a Guerra Fria, marcada pelas diferenças entres os Estados Unidos e a União Soviética. Em 1989 o Murro de Berlim foi derrubado pelos cidadãos da Alemanha, em 1991 a União Soviética se fragmentou criando assim 15 novos países. A ordem geopolítica. A União Soviética e os Estados Unidos lutaram na Segunda Guerra contras os países do eixo (Alemanha, Japão e Itália), os soviéticos foram os que mais…

  • guerra fria

    710 palavras | 3 páginas

    HISTÓRIA DA AMERICA IV Jeferson A. A. Grillo RA: 1094662 GUERRA FRIA Durante a Segunda Guerra Mundial, os Estados e a URSS foram aliados contra a Alemanha, porém já no final da mesma inicia-se uma preocupação de como ficaria a situação econômica e politica mundial, sendo assim as duas potencias começam a…

  • Capitalismo e Socialismo

    780 palavras | 4 páginas

    países . 3- Dê as principais características do socialismo soviético. Socialismo Soviético foi uma forma de organização económica e politica adquirida pela União Soviética. O socialismo soviético teve várias fases, como o socialismo marxista, defendido por Karl Marx e Frederick Engels. Capítulo 31 - Página 193 1- Justifique a denominação guerra fria para o período que vai do fim da Segunda Guerra Mundial até o fim da década de 1980. Guerra Fria porque era uma guerra onde não…

  • Guerra fria

    319 palavras | 2 páginas

    Geografia Professor: EM – Serie 3ª Estudante: Emanuel Fusinato Data: 16/02/2011 Guerra Fria ‘“A guerra fria foi um período em que a guerra era improvável, e a paz, impossível”, a frase de Raymond Aron resume todo o período de 1945 (final da segunda guerra mundial) a 1991 (extinção da URSS) denominado de Guerra Fria – por não haver nenhum combate entre os Estados Unidos e a União Soviética, porém isso não quer…

  • Guerra Fria - Questão nuclear

    1875 palavras | 8 páginas

    Vinícius de Souza Avansini TRABALHO DE HISTÓRIA A QUESTÃO NUCLEAR NA GUERRA FRIA Colégio Politec 3ºC Informática 2014 Sumário Introdução A Guerra Fria foi um período em que a guerra era improvável, e a paz, impossível. Com essa frase, o pensador Raymond Aron definiu o período em que a opinião pública mundial acompanhou o conturbado relacionamento entre os Estados Unidos e a União Soviética. A divisão do mundo em dois blocos, logo após a Segunda…

  • guerra fria

    3713 palavras | 15 páginas

    A Guerra Fria: Noções gerais Nesse resumo vamos conhecer as principais mudanças que ocorreram no mundo do pós Segunda Guerra mundial. Neste período o mundo ficou dividido, em dois blocos antagonicos (opostos) um em relação ao outro tanto em suas geopolíticas quanto também em relação a questões ideológicas. De um lado o bloco ocidental, e do outro, o bloco oriental. O bloco ocidental chamado de países capitalistas, apoiados pelos Estados Unidos. O bloco oriental denominado de países…

  • Historia

    452 palavras | 2 páginas

    Tarefa Data 04/11/2014 Entregar 10/11/2014 Titulo trabalho correção VC Arquivo 1)Copiar enunciado e responder à mão. 2)Entregar em mãos ao professor no dia 10/11, junto com a VC2 (conteúdo da VC2: Cap. 13 e 14) Questão 1 – (1,0) “Guerra improvável, paz impossível”. Em que esta frase de Raymond Aron ilustra as relações entre os EUA e a URSS de 1945 a 1991? Questão 2 – (1,0) "Um dos exemplos do estado de pânico total que dominou a sociedade norte-americana naqueles anos…

  • letras e seus significados

    298 palavras | 2 páginas

    nfggfhghgmnjvbfhttps://www.trabalhosfeitos.com/for Guerra Fria (1947 – 1989) “Guerra improvável, paz impossível…” Raymond Aron Antecedentes da Guerra Fria 1939-45 – 2º Guerra Mundial A Guerra terminou em Setembro de 1945, mas deixouterríveis consequências: • 50 milhões de mortos; • 6 milhões de judeus exterminados; • 200 mil pessoas morreram ou foram afectadas pelas radiações resultantes das duas bombas atómicas lançadas sobreHiroshima e Nagasaki; • Destruição de muitas…

  • Trabalhos

    3070 palavras | 13 páginas

    no texto e conhecido por Guerra Fria pode ser definido como aquele momento histórico em que houve: a) corrida armamentista entre as potências imperialistas europeias ocasionando a Primeira Guerra Mundial. b) domínio dos países socialistas do Sul do globo pelos países capitalistas do Norte. c) choque ideológico entre a Alemanha Nazista/União Soviética Stalinista, durante os anos 1930. d) disputa pela supremacia da economia mundial entre o Ocidente e as potências orientais, como a…

Foi um período em que a guerra era improvável e a paz impossível?

A Guerra Fria foi um período em que a guerra era improvável, e a paz, impossível. Esta frase do pensador Raymond Aron define o período em que a opinião pública mundial acompanhou o conturbado relacionamento entre os Estados Unidos e a União Soviética.

Foi o período em que a guerra era improvável mas a paz era impossível a paz era impossível porque não havia maneira de conciliar os interesses de capitalistas e comunistas?

foi um período em que a guerra era improvável, mas a paz era impossível. A paz era impossível porque não havia maneira de conciliar os interesses de capitalistas e comunistas. Um sistema só poderia sobreviver à custa da destruição total do outro.

Por que durante o período da Guerra Fria a paz era impossível e a guerra era improvável?

Guerra improvável” devido às armas nucleares que significaria uma mútua destruição. Já “Paz impossível” representa o conflito de interesses e a incompatibilidade entre dois sistemas antagônicos (SOCIALISMO = controle estatal X CAPITALISMO = livre mercado).

O que não é característica da Guerra Fria?

Não é característica da guerra fria: a) confronto ideológico que pressupõe equilíbrio nuclear entre as potências. b) polarização do mundo em dois blocos políticos militares. c) distensão política e alinhamento internacional entre E.U.A e U.R.S.S.