Como saber a quantidade de mols de um soluto?

A concentração em quantidade de matéria consiste na relação entre a quantidade de matéria do soluto, expressa em mols, e o volume da solução em litros.

Dessa forma, a concentração em quantidade de matéria indica a quantidade de matéria presente em um litro da solução; por isso sua unidade é mol/L.

Essa grandeza das soluções químicas também é denominada molaridade, concentração molar, ou, ainda, concentração em mol/L. Essa última expressão e a que está sendo usada no título deste texto são as formas recomendadas pela IUPAC (União Internacional da Química Pura e Aplicada) e pelo SI (Sistema Internacional de Unidades).

Matematicamente, temos:

Como saber a quantidade de mols de um soluto?

No entanto, em alguns problemas a quantidade de matéria é expressa em gramas e não em mol. Assim, é necessário fazer as devidas conversões ou utilizar a seguinte fórmula matemática deduzida abaixo:

  • Sabendo que a fórmula da quantidade de matéria (n1) é dada por:

n1 = m1
      M1

Onde:

m1= massa em gramas do soluto;
M1= massa molar do soluto em gramas por mol (g/mol).

  • Substituindo n1 na fórmula da concentração em mol/L, temos:

C = n1
V

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como saber a quantidade de mols de um soluto?

Vejamos um exemplo que pode ser resolvido trabalhando com a concentração em mol/L:

“Qual é a concentração em quantidade de matéria por volume de uma solução de cloreto de potássio que apresenta 18,5 g de KCl em 250 mL de solução?”

Primeiramente, para resolver esse problema, é necessário transformar o volume da solução de mililitros para litros:

1 L-----1000 mL
V ----- 250 mL
V = 0,25 L

Visto que não foi dada a quantidade de matéria em mols e sim em gramas, iremos usar a segunda expressão matemática mencionada no texto e substituir nela esses valores. A massa molar do KCl é conseguida olhando-se as massas atômicas de cada elemento numa tabela periódica e somando-se os seus valores:

M1(KCl) = 39,1 + 35, 5 = 74,6 g/mol

C = __m1___
       M1 . V

C = ___18,5 g_________
      74,6 g/mol . 0,25 L

C = 1,0 mol/L

Aproveite para conferir nossas videoaulas relacionadas ao assunto:

Como saber a quantidade de mols de um soluto?

Como calcular a quantidade de soluto em uma solução?

Para calcular a quantidade de matéria do soluto, deve-se ter a molalidade e a massa do solvente ou, então, a massa molar do soluto, sua molalidade e a massa do solvente.

Como se calcula a molalidade de uma solução?

A molalidade de uma solução química é a quantidade de uma espécie de soluto (em mols) em uma solução dividida pela massa do solvente (em quilogramas). A concentração das soluções (misturas homogêneas) pode ser medida usando-se diferentes relações numéricas.

Como calcular mol por kg?

Molaridade (M) é outra forma de calcular a concentração de soluto em uma solução, o que é feito através da fórmula M = m/M.V. M é a razão entre a quantidade em mols do soluto sobre a quantidade total em mols da solução. Enquanto a molalidade é medida em mol /Kg, a molaridade é medida em mol/L.

Qual a quantidade de soluto presente na solução?

  • Em alguns casos, a massa de soluto presente na solução é extremamente pequena, sendo inviável calcular a porcentagem. Uma possibilidade é calcular a quantidade de soluto, em gramas, presente em (10 6) gramas de solução. A fórmula para este cálculo é a seguinte: 1 ppm = 1 parte de soluto / 106 de solução

Qual a quantidade de soluto de uma solução saturada?

  • A solução saturada possui uma quantidade de soluto máxima em uma determinada quantidade de solvente, veja um exemplo, a quantidade máxima de sal (NaCl) que se dissolve em 1 litro de água a g, então: Se uma solução possui quantidade de soluto inferior ao coeficiente de solubilidade, pode-se dizer que é uma solução insaturada.

Como calcular a quantidade de soluto em gramas?

  • Uma possibilidade é calcular a quantidade de soluto, em gramas, presente em (10 6) gramas de solução. A fórmula para este cálculo é a seguinte: 1 ppm = 1 parte de soluto / 10 6 de solução. Molalidade. A molalidade ou concentração molal expressa a quantidade de número de mols de soluto presente no solvente. W = 1000 . m1 / m2. M1

Qual a relação entre soluto e solução?

  • As diferentes relações entre a quantidade de soluto, de solvente e de solução são denominadas genericamente de concentrações. Também chamada concentração em g/L (grama por litro), relaciona a massa do soluto em gramas com o volume da solução em litros. Relaciona a quantidade de soluto (mols) com o volume da solução, em litros.

Como saber quantos mols tem uma solução?

A molaridade (M) é a relação existente entre a matéria de soluto (n1) e o volume de uma solução (V), ou seja, M = n1/V. Uma vez que a matéria de soluto é dada em mol e o volume é dado em litros, a unidade de medida da molaridade é mol/L.

O que é mols do soluto?

Concentração molar ou molaridade é a quantidade de soluto, em mol, dissolvidos num volume de solução em litros. O mol nada mais é que a quantidade de substâncias de um sistema que contém tantas unidades elementares quantas existem em átomos de carbono em 0, 012 kg de carbono-12.

Como calcular a quantidade de soluto?

Para calcular a quantidade de matéria do soluto, deve-se ter a molalidade e a massa do solvente ou, então, a massa molar do soluto, sua molalidade e a massa do solvente.

Quantos mols de soluto em 500ml de solução?

e) A massa de soluto em 500 ml de solução é 3,15 g/mol . Da mesma forma que a questão anterior, o resultado será a metade da massa encontrada em 1 L de solução; 3,15 g/mol.