Como ficou o jogo de Brasil e Argentina pelas eliminatórias?

A Fifa confirmou oficialmente, nesta terça-feira (16), a anulação do clássico Brasil x Argentina pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foi multada em 300 mil francos suíços (R$ 1,6 milhões) e a Associação do Futebol Argentino (AFA) em 150 mil francos suíços (R$ 811 mil). Com isso, as seleções terão uma data livre para amistosos antes do Mundial do Qatar.

Leia também

Como ficou o jogo de Brasil e Argentina pelas eliminatórias?

Leia também

Como ficou o jogo de Brasil e Argentina pelas eliminatórias?

Relembre o caso

No dia 5 de detembro de 2021, a partida entre os rivais foi interrompida por representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Na ocasião, após consulta dos passaportes dos argentinos Martinez, Buendia, Lo Celso e Romero, descobriu-se que os atletas descumpriram regra para entrada de viajantes no Brasil.

Exclusivo: Mbappé segue buscando protagonismo no PSG

  • Capa
  • Esportes

A partida entre Brasil e Argentina pelas eliminatórias da Copa do Mundo que foi suspensa no ano passado após uma intervenção da Anvisa não será mais disputada, informaram nesta terça-feira a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Associação de Futebol Argentino (AFA).

Em 5 de setembro, o jogo entre os dois gigantes do futebol foi suspenso depois que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa ) acusou jogadores argentinos que atuavam na da Premier League inglesa de violarem as regras de quarentena da Covid-19 no Brasil.

A CBF informou que AFA, CBF e Fifa resolveram o litígio perante a Corte Arbitral do Esporte (CAS).

"A CBF e a AFA assumiram suas respectivas responsabilidades pelos eventos que levaram ao abandono da partida, conforme constatado pelos Órgãos Judiciais da Fifa, e que devem sofrer a sanção pertinente", disse a CBF em nota.

"Por fim, a partida Brasil-Argentina não será mais repetida, e a data relevante permitirá, portanto, que nossa seleção faça um amistoso em preparação para a Copa do Mundo Catar 2022."

Brasil e Argentina se classificaram para a Copa do Mundo deste ano no Catar mesmo com a partida não realizada. A seleção brasileira liderou a tabela da Conmebol com 45 pontos, enquanto a Argentina terminou em segundo lugar com 39. Uruguai e Equador ficaram com as outras duas vagas automáticas na Copa do Mundo.

+Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente. Escolha a sua Newsletter favorita do Terra. Clique aqui!

Como ficou o jogo de Brasil e Argentina pelas eliminatórias?
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.

Desejo da CBF é que dois amistosos contra seleções africanas ocorram na data Fifa no lugar de partida cancelada


O jogo entre Brasil e Argentina pelas eliminatórias, que havia sido remarcado para 22 de setembro depois do adiamento que ocorreu em 2021, foi oficialmente cancelado pela Fifa. A partida era válida pelas eliminatórias para a Copa do Mundo e originalmente deveria ter acontecido em 5 de setembro de 2021.

"Por fim, a partida Brasil-Argentina não será mais repetida, e a data relevante permitirá, portanto, que nossa seleção faça um amistoso em preparação para a Copa do Mundo Qatar 2022. A CBF agradece à FIFA pela disposição e disponibilidade para resolver este problema nestas circunstâncias muito específicas e num curto espaço de tempo", diz nota emitida pela CBF nesta terça-feira (16).

De acordo com informações de Pedro Ivo Almeida, comentarista da ESPN, CBF segue em negociações para a realização de dois amistosos. Um seria diante da Argélia (na Argélia) e outro contra a Tunísia, a ser realizado na França.

Cabe salientar que os tunisianos se classificaram para o Mundial de 2022, mas os argelinos não. Marrocos, Senegal, Gana e Camarões também foram citados como possíveis adversários para setembro, mas o consenso foi que Tunísia e Argélia seriam os melhores encaixes.

As negociações estão bem encaminhadas, e os jogos devem acontecer nesta ordem: primeiro Argélia, depois Tunísia.

Vale lembrar que Camarões será um dos adversários do time canarinho na fase de grupos da Copa do Mundo do Qatar, ao lado de Sérvia e Suíça.

Entenda o que fez a partida entre Brasil e Argentina ser cancelada

O duelo contra a Argentina, na Neo Química Arena, em São Paulo, foi interrompido depois que fiscais da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) invadiram o gramado e paralisaram tudo por irregularidades nas condições de jogadores argentinos.

O cancelamento foi adiantado pela reportagem da ESPN na última semana. De acordo com apuração, Tite, e o coordenador da CBF, Juninho Paulista, enviaram pedido à entidade máxima do futebol para cancelar o clássico. A requisição foi também aceita pelo presidente da Confederação, Ednaldo Rodrigues.

Veja abaixo o comunicado oficial da CBF:

Pela presente, a CBF informa que, no âmbito do processo disciplinar referente aos incidentes ocorridos na partida Brasil-Argentina em 5 de setembro de 2021, AFA, CBF e FIFA resolveram o litígio perante a Corte Arbitral do Esporte (CAS).

A CBF e a AFA assumiram suas respectivas responsabilidades pelos eventos que levaram ao abandono da Partida, conforme constatado pelos Órgãos Judiciais da FIFA, e que devem sofrer a sanção pertinente.

Como resultado, a CBF foi condenada a pagar uma multa total de CHF 300,000, metade da qual foi suspensa por um período probatório de dois anos.

Metade da multa pagável (25% da multa total) deverá ser doada diretamente pela CBF à Organização Mundial da Saúde (OMS), em apoio aos seus esforços contínuos no combate à COVID-19.

Por fim, a partida Brasil-Argentina não será mais repetida, e a data relevante permitirá, portanto, que nossa seleção faça um amistoso em preparação para a Copa do Mundo Qatar 2022.

A CBF agradece à FIFA pela disposição e disponibilidade para resolver este problema nestas circunstâncias muito específicas e num curto espaço de tempo.

Como ficou o jogo cancelado do Brasil e Argentina?

Agora é oficial: não haverá mais reposição da partida Brasil x Argentina, válida pelas Eliminatórias da Copa do Catar, que há 11 meses foi interrompida por questões sanitárias relacionadas à covid-19.

O que aconteceu com jogo Brasil e Argentina?

O jogo entre Brasil e Argentina pelas eliminatórias, que havia sido remarcado para 22 de setembro depois do adiamento que ocorreu em 2021, foi oficialmente cancelado pela Fifa. A partida era válida pelas eliminatórias para a Copa do Mundo e originalmente deveria ter acontecido em 5 de setembro de 2021.

Como ficou os pontos de Brasil e Argentina?

A seleção brasileira terminou de forma invicta e disparada na frente, com 45 pontos em 17 jogos - seis a mais do que os argentinos.

Que o jogo do Brasil foi cancelado?

Brasil e Argentina se enfrentaram neste domingo (5) pela 8ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, na Neo Química Arena. Porém, o jogo foi cancelado. Agentes da Anvisa e da Polícia Federal entraram em campo e interromperam a partida.