Quem cria moeda manual e escritural no Brasil como funciona a criação de moeda escritural?

329 palavras 2 páginas

Olá professor boa tarde,
Moeda manual é aquela em poder do público. A moeda que existe de fato , visível, palpavél, guardada em seu cofre ou na sua carteira e, também que integra o meio circulante de uma economia, isto e, as moedas metálicas e o papel moeda emitidos pelas autoridades monetárias. Se a moeda que fica no caixa das autoridades monetárias e dos bancos comerciais, se enquadra na descrição acima. Também.
OBS: Os bancos comerciais são capacitados à criar moeda também ( nesse caso a moeda escritural ). O que não deve ser de forma alguma confundida com o papel moeda constante nos seus caixas.
Moeda escritural é o nome que se dá ao uso dos depósitos bancários como meio de pagamento. É representada pelos depósitos à vista nos bancos ou instituições de crédito, e que se encontrem à livre disposição dos seus depositantes. Fazem parte dos meios de pagamento da economia e permitem a realização de transações sem necessidade da utilização da moeda ( papel-moeda ou peças metálicas ).
No século XIX começaram a surgir os serviços de compensação bancária e de transferências ( diretas ou através de cheque ) entre contas correntes dos depositantes. Com isso os depósitos à vista passaram a ter valor de moeda -a chamada "MOEDA ESCRITURAL".
A moeda escritural cumpre satisfatoriamente o papel de meio de troca, diferenciando-se do papel moeda apenas por não ter curso forçado, sendo portanto uma moeda fiduciária, pois seu valor é devido apenas á confiança depositada no banco emissor.
Seu principal meio de movimentação hoje em dia são os cheques e os cartões eletrônicos. Há outras formas de movimentação da moeda escritural, que incluem as transferências de crédito, as ordens de pagamento,as transferências eletrônicas disponíveis ( TEDs ), os documentos de crédito ( DOCs ) e os documentos ( BOLETOS ) de cobrança e pagamentos.

Relacionados

  • Criação de Moeda e meios de pagamento

    2880 palavras | 12 páginas

    _________________________________________________________ 1. A Moeda. O corolário imediato da divisão do trabalho é o estabelecimento das trocas. Cada individuo passa a destinar a maior parte de sua produção não ao seu consumo próprio, mas às trocas com terceiros que tenham mercadorias do seu interesse. Historicamente, é certo que as trocas evoluíram em duas etapas: a das trocas diretas, mercadorias por mercadorias, e a das trocas indiretas, por intermédio da moeda. A única maneira de tornar eficientes as trocas….

  • moeda e sistema monetario

    647 palavras | 3 páginas

    CAPITULO 1 1.1 - MOEDA Neste primeiro capítulo faremos um breve relato sobre moeda e sistema monetário. Primeiramente vamos definir o que é moeda, suas funções e características essenciais. Moeda é o meio pelo qual são efetuadas as transações monetárias. É todo ativoque constitua forma imediata de solver débitos, com aceitabilidade geral e disponibilidade imediata, e que confere ao seu titular um direito de saque sobre o produto social . A moeda deve desempenhar as funções de meio de troca….

  • Material Did Tico In Cio Do Curso 1 1

    3070 palavras | 13 páginas

    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO – Material de apoio às aulas de 11/02 e 21 e 25/02 1. Moeda e o Sistema Monetário O que é moeda? Para que serve? Como poderiam ocorrer transações comerciais sem moeda? Com a primeira Revolução Agrícola ocorrida com a fixação de grupos humanos em determinados locais (delta do Rio Nilo, Tigres e Eufrates) as primeiras atividades agrícolas organizadas e a domesticação de animais foram naturalmente conduzindo à divisão primitiva do trabalho social. Os sistemas de transações….

  • trabalho resenha

    1416 palavras | 6 páginas

    quantidade vendida do exercício anterior foi de 200 000 unidades. Tais dados e sua quantificação são possíveis, visto que a sociedade adota uma moeda, a qual tem a função de unidade padrão de conta para criar medição de valor na economia. Sobre a moeda considere que: I. Pode ser utilizada como reserva de valor, visto que sociedade e a nação necessitam do acumulo de moeda para que se caracterize enriquecimento; II. É utilizada como meio ou instrumento de troca geralmente aceito pelos agentes na concretização….

  • Moedas, bancos e sistema financeiro monetário

    2608 palavras | 11 páginas

    Ana Claudia Alem MOEDAS, BANCOS E SISTEMA FINANCEIRO MONETÁRIO • O SFM é composto pelo Banco Central e os bancos comerciais, que são as instituições financeiras que criam meios de pagamento, ou seja, papel-moeda ou moeda escritural. • O Banco Central é a autoridade monetária: o emprestador de última instância e coordenador do sistema financeiro. • Os bancos comerciais são os únicos com capacidade de multiplicar os meios de pagamento. • Conceitualmente, o termo “moeda” é usado para denominar….

  • introdução economia

    2389 palavras | 10 páginas

    econômicas 2a Questão (Ref.: 201301360807) Bens de consumo são aqueles que: aumentam a eficiência do trabalho humano servem para satisfazer diretamente aas necessidades humanas entram na produção de outros bens constituem-se metais preciosos e moeda constituem-se em ativos financeiros 3a Questão (Ref.: 201301445271) Utilizando o conceito de economia, assinale a opção correta: Em qualquer sociedade, os recursos ou fatores de produção são limitados e as necessidades humanas são ilimitadas….

  • Rumbobom

    1169 palavras | 5 páginas

    Capítulo 1 – A Moeda e o Sistema Monetário - Moeda é uma necessidade social decorrente da divisão do trabalho, que especializou unidades de produção e indivíduos , tornando os agentes econômicos interdependentes. Obs: A Economia de mercado precisa de uma moeda/mercadoria para regular trocas. - Troca direta(economia não monetária) eficaz com agentes auto-suficientes( logo, sem divisão do trabalho) transação é ao mesmo tempo venda de uma mercadoria para compra de outra. -Troca indireta(monetária)….

  • Intrdução a economia monetaria

    2027 palavras | 9 páginas

    INTRODUÇÃO À TEORIA MONETÁRIA A moeda tem um papel fundamental em nossa sociedade, e seu estudo é um dos tópicos mais interessantes abordados no estudo econômico. A teoria monetária aborda seus impactos na economia, e abrange um conjunto de instituições e instrumentos que cumprem funções importantes, tais como: • A transferência de recursos entre unidades superavitárias e unidades deficitárias; • A promoção do desenvolvimento; • Aumento da liquidez de ativos reais; • A mudança de características….

  • Politica monetaria

    733 palavras | 3 páginas

    por meio do controle da moeda. O incremento da quantidade da moeda em circulação, por elevar a renda pode estimular o consumo e, portanto, os níveis de emprego. Contudo se a quantidade de moeda posta em circulação for excessiva, haverá inflação, o que corresponde à perda de valor da moeda. Existem basicamente dois tipos de moeda em uso nos dias atuais. - Moeda Manual: é composta pelo papel-moeda e pelas moedas metálicas, em poder do público. - Moeda Escritural: compreende os depósitos….

  • Moeda

    2953 palavras | 12 páginas

    MOEDA E SISTEMA FINANCEIRO RESUMO Este artigo apresenta informações sobre a Moeda e o Sistema Financeiro existente na sociedade, analisando e expondo contextos que representam a fundo, os estágios evolutivos, funções e articulação da moeda dentro da ciência econômica, de modo que ao final do estudo dos casos possamos compreender de forma clara a importância de cada processo do sistema financeiro. PALAVRAS-CHAVE: Moeda, Sistema Financeiro, história da moeda. ABSTRACT This article….

Outros Trabalhos Populares

Quem pode criar moeda escritural?

O Banco Central possui o monopólio legal da emissão de papel- moeda, portanto apenas o BACEN pode criar a moeda fiduciária. Os bancos comerciais criam moeda escritural quando emprestam aos seus clientes.

Como funciona a criação de moeda escritural?

Também conhecida como moeda bancária. Consiste nos depósitos à vista existentes nos bancos ou outras instituições creditícias, normalmente movimentados por intermédio de cheques, representando estes um instrumento de circulação da moeda bancária. A moeda escritural não tem curso forçado.

Quem pode criar moeda no Brasil?

“Considerando que a Constituição prevê que a emissão de moeda compete privativamente ao Banco Central, não há dúvidas de que a autorização legislativa precisa ser debatida por meio de um projeto de lei complementar”, continuou.

Quais os agentes que participam do processo de criação de moeda?

Os agentes responsáveis por esse processo são a Casa da Moeda e o Banco Central. Enquanto o Banco Central é encarregado de emitir as moedas, cabe à Casa da Moeda a fabricação das notas de papel ou moedas de metálica.