Ao aconselhar o filho no sentido de fazê-lo desistir da viagem o pai o coloca diante de um paradoxo

Procura-se detectar neste trabalho um modus operandi próprio de Franz Kafka (1883 – 1924) que permita justificá-lo dentro desta perspectiva que se adota como norte: uma literatura que se desgarra constantemente em seus desdobramentos internos, a saber, uma literatura ameaçada em sua própria lógica estrutural, na maneira como o narrador coloca em perigo sua matéria narrada. Mais do que isso, como a narração entra em colisão com seu criador, aquele que a narra, e como tal processo dá origem a uma porção de desdobramentos dentro ainda da mesma matéria ficcional, o que acaba por guiar o leitor, meio que às avessas, não a uma saída do dilema kafkiano, mas a um novo labirinto que lhe fornece um respiro de sobrevivência. O desgarre é sugerido na maneira como o narrador se desprende do narrado e abandona o leitor em múltiplos e novos becos sem saída – que bastam. Como a fortuna crítica de Kafka é bastante diversificada, a atitude adotada é a de traçar um histórico recortado da imensa bibliografia kafkiana e então filtrá-la de modo coerente e produtivo.

Publicado pela primeira vez em 17282, o Colóquio com o senhor de Saci sobre Epicteto e Montaigne não é, estritamente falando, um texto de autoria do próprio Pascal. Trata-se de uma reconstrução de um diálogo ocorrido em janeiro de 17563 entre Pascal eo seu confessor e também diretor da abadia de Port-Royal des Champs, o Senhor de Saci4. A reconstrução foi realizada pelo secretário do Senhor de Saci, Nicolas Fontaine5, nas suas Mémoires redigidas em 1696.

Qual paradoxo podemos perceber nesse trecho do texto Robinson Crusoe?

O paradoxo está no fato de que o pai de Crusoé lhe aconselhou que as pessoas sem bens e recursos não poderiam mudar esta situação.

Que maneira o pai julgava a atitude do personagem Robinson Crusoe de querer se aventurar mundo afora?

De forma arriscada e cheia de perigos é a forma como o pai julgava a atitude do personagem Robinson Crusoé, que queria se aventurar em alto-mar, descobrir novos locais, riquezas, etc. E durante as aventuras de Robinson Crusoé ocorreu um naufrágio, de modo que ele se viu preso a uma ilha paradisíaca.

Qual é a opinião da mãe em relação à posição do pai do narrador sobre ele vai sair viajando pelo mundo?

A mãe acha que o pai irá apoiar.

Como ele concebe essas duas categorias de classe social Brainly?

A concepção dessas duas classes segundo o pensamento do pai é: a classe dos ricos é superior e distinta; a classe dos pobres é formada por pessoas que não têm bens nem recursos de espécie alguma.