Exemplos de atas de reuniões de Associações

Exemplos de atas de reuniões de Associações
Exemplos de atas de reuniões de Associações
Exemplos de atas de reuniões de Associações

Anexo 1:

 
 

Ata de Criação da Associação Feita a assembléia, deverá ser elaborada a ata de criação da associação, na qual constará:
a) denominação da associação;
b) nome e CPF de cada associado fundador;
c) a pauta da reunião (criação da associação, aprovação do estatuto, definição da sede e eleição dos membros dos órgãos internos da associação
A ata deverá ser assinada por todos os associados fundadores ou acompanhada por uma lista de presença que contenha a identificação dos presentes.

Modelo de Ata de Constituição de Associação

Aos dias do mês de de na Rua/Av cidade de (UF), reuniram-se em assembléia geral, previamente convocada, todos os interessados em realizar este ato, maiores e capazes, domiciliados nesta cidade, lista de presença anexa.
Por indicação dos presentes foi o Senhor _______________ escolhido para presidir os trabalhos, o qual convidou a mim, ______________ para Secretário.
Dando prosseguimento, o Sr. Presidente informou que a presente Assembléia visava deliberar sobre os seguintes assuntos:
1. Discussão e votação da proposta de constituição da Associação, sociedade civil, sem fins lucrativos e de caráter filantrópico;
2. Discussão e votação do Estatuto Social; e
3. Eleição da 1a. Diretoria e Conselho Fiscal.
A proposta relativa ao item 1 obteve, por unanimidade, o assentimento dos presentes. Passou-se, então, à leitura do projeto de Estatuto Social da Associação, que, após discutido e realizados os esclarecimentos que se fizeram necessários, foi aprovado pelos presentes conforme documento apensado a esta.
Em seguida, o Presidente deu início ao processo de eleição para escolha dos membros a comporem a Diretoria e o Conselho fiscal da Associação. Apurados os votos, foram considerados vencedores os membros constantes da relação anexa, que, após declarados eleitos, foram, neste ato, empossados e legitimados a exercerem as funções para o período de ____/____/_____ a ____/___/____ .
Nada mais havendo a tratar, o Presidente deu por encerrada a assembléia, da qual foi lavrada a presente ata para que se cumpram os fins legais.
Local e Data
________________________________
Presidente
_________________________________
Secretário

 

quarta-feira, 7 de outubro de 2020


Exemplos de atas de reuniões de Associações

A ata de uma associação é um documento no qual serão registrados todos acontecimentos e decisões tomadas durante a realização da assembleia, sendo necessário seguir alguns requisitos específicos, que explicaremos nesse artigo:

Uma ata possui as seguintes características:

- Redigida por uma pessoa que não participa ativamente da reunião;

- Não possui parágrafos ou alíneas;

- Linguagem simples;

- Sem abreviação, números por extenso;

- Não pode conter rasuras;

- O texto deve ser feito no Pretérito perfeito do indicativo, ou seja, indicando passado recente.

 

As Assembleias podem ser divididas em:

- Assembleias Gerais Ordinárias - AGO: Essas reuniões são obrigatórias, devido ao fato de estarem previstas no estatuto, com necessidade de serem registradas posteriormente no cartório.

- Assembleias Gerais Extraordinárias - AGE: São reuniões de extrema necessidade, uma vez que, exige debater temas urgentes que influenciam o rumo da Associação. Os documentos devem também estarem registrados no cartório.

Quando uma assembleia ocorre

Para que ocorra uma assembleia é necessário a publicação ou divulgação de um edital, onde deve conter:

- O dia, horário e local da reunião;

- Deixando claro o que vai ser discutido;

- Deve ser anunciada com dias de antecedência (de 15 ou 10 dias);

- Deve ser publicado no site e mídias sociais da organização ou até mesmo em jornais, conforme previsto no Estatuto da instituição.

As pautas de uma assembleia irão variar conforme a necessidade da Instituição, devendo ser definida antecipadamente. 

O CNPJ da Associação deve ser colocado , além de outras informações essenciais como o tipo de assembleia, o local, data e o que irá ser discutido no início do documento.

Após isso é necessário que uma pessoa fique responsável pelo registro por escrito, de tudo que for discutido no encontro, geralmente é atribuído esse papel a um(a) secretário(a), registrando:

- Todas decisões tomadas;

- Quantos votos cada uma das deliberações obtiveram;

- Quem argumentou, interferiu, discutiu.

Lembre-se que tudo o que for decidido nessa assembleia passa a ser lei e obrigação de ser executado. Possuindo a necessidade da assinatura do Presidente da associação juntamente com quem registrou o documento ao final da assembleia.

Agora quando se tratar de uma Ata de Criação da Associação deverá conter:

a) denominação da associação;

b) nome e CPF de cada associado fundador;

c) a ata deverá ser assinada por todos os associados fundadores ou acompanhada por uma lista de presença que contenha a identificação dos presentes.

Certifique-se de que a Ata tenha duas cópias, para que uma fique no cartório e a outra com a associação. Lembre-se que existem taxas a serem pagas no cartório para a realização desse registro.

Este post foi escrito por , postado em quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Como fazer uma ata de uma reunião?

Esboço da ata - Data, hora e local da reunião; - Nomes dos participantes da reunião e dos ausentes, e seus respectivos cargos; - Aceitação ou correções/alterações das atas de reuniões anteriores; - Decisões tomadas sobre cada item da agenda.

O que é uma ata exemplo?

A ata é um texto majoritariamente expositivo que tem como finalidade realizar o registro das discussões e decisões tomadas por uma instituição, por exemplo. Ela serve como um documento facilitador de consultas ou mesmo para evitar atitudes de má-fé. A ata pode ser classificada em formal e informal.

Como realizar uma assembleia geral?

Para a realização de uma Assembleia Geral é necessário seguir as regras dispostas no estatuto da entidade para sua convocação e instalação. O primeiro passo é determinar se a Assembleia será ordinária, extraordinária ou ordinária e extraordinária, conforme o assunto tratado.

Quantas pessoas podem fazer parte de uma associação?

Segundo a constituição lei nº 10.406/2002, não há um número mínimo para formar uma associação, a partir de duas pessoaspode-se considerar uma instituição deste setor. Entretanto, na prática, um número mínimo ideal de pessoas para formar uma associação seria de 10 integrantes.