Como as rochas podem dar informações sobre a história do nosso planeta?

As rochas sedimentares são rochas formadas pela junção de detritos – chamados de sedimentos – oriundos da fragmentação de outras rochas. Essa fragmentação ocorre graças à ação dos agentes externos ou exógenos de transformação do relevo, em um processo denominado por intemperismo.

Certamente, você já ouviu o ditado “água mole e pedra dura, tanto bate até que fura”. Ele narra justamente uma ocorrência de intemperismo, em que as rochas e os solos desgastam-se, “quebrando-se” em inúmeros e minúsculos sedimentos, como a areia das praias ou a poeira. No intemperismo, podem ocorrer processos químicos, físicos e biológicos que estão sempre modificando o relevo, isto é, a porção superficial da Terra.

Assim, percebemos que as rochas sedimentares são, em comparação aos demais tipos, as menos resistentes e as que mais sofreram com processos de desgaste. Além disso, elas recobrem cerca de ¾ da superfície terrestre, embora em volume elas existam em menor quantidade do que as rochas metamórficas e magmáticas.

As rochas sedimentares têm como uma de suas principais características a sua estruturação em camadas, ou seja, é um tipo de rocha estratificada (veja a figura abaixo). Essas camadas são resultantes da interposição lenta e gradual, que leva milhares e milhares de anos, das diferentes camadas de sedimentos. Essas interposições muitas vezes são responsáveis por “enterrar” ou recobrir os corpos de animais e plantas, dando origem aos fósseis. Estudar as rochas sedimentares é, dessa forma, uma das formas mais eficazes de se estudar os passados histórico, geológico e biológico do planeta.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como as rochas podem dar informações sobre a história do nosso planeta?

Formação rochosa do tipo sedimentar. Observe a formação das camadas

Como as rochas sedimentares se formam?

Sabemos que a formação das rochas sedimentares acontece pela junção de inúmeros sedimentos. No entanto, essa união de pequenas partículas manifesta-se em duas etapas denominadas, respectivamente, por sedimentogênese e diagênese.

 a) sedimentogênese: ocorre através da sucessão dos processos de meteorização, erosão, transporte e sedimentação. Apesar dessa série de nomes, é um processo simples e de fácil compreensão. Vejamos:

Como as rochas podem dar informações sobre a história do nosso planeta?

Sequência da sedimentogênese

b) diagênese: ocorre após a sedimentogênese e engloba uma série de processos físico-químicos responsáveis por dar coesão aos sedimentos, formando, assim, as rochas sedimentares propriamente ditas. Ela manifesta-se a partir dos processos de compactação e cimentação.

A compactação ocorre quando as várias camadas de sedimentos vão sendo depositadas umas sobre as outras. Assim, o peso e a pressão exercidos sobre as camadas mais inferiores agem no sentido de compactar as partículas de rochas então dispersas.

Em seguida, durante a cimentação, as camadas desidratam-se e unem-se, formando, finalmente, as rochas.

As rochas sedimentares são formações naturais resultantes da consolidação de fragmentos de outras rochas (chamados de sedimentos) ou da precipitação de minerais salinos dissolvidos em ambientes aquáticos. Em geral, esse tipo de rocha é menos duro do que as demais e de formação geológica mais recente, embora a sua presença seja um indício de que o relevo local é antigo.

Em virtude das ações do intemperismo, há um desgaste natural de rochas preexistentes, o que faz com que elas transformem-se em incontáveis sedimentos. Um exemplo é a água do mar que, de tanto se chocar com as rochas litorâneas, lentamente as desgasta, dando origem à areia da praia. Assim, os sedimentos oriundos dessas rochas erodidas são transportados pela água e pelo vento para outras áreas, geralmente o fundo dos oceanos, onde são depositados.

Após o depósito dessas partículas de rochas, há lentamente o acúmulo em razão da sobreposição de várias camadas de sedimentos no fundo dos oceanos, aumentando o peso e a pressão sobre as camadas inferiores, dando origem a um processo chamado de diagênese ou litificação. Nesse processo, os sedimentos unem-se e consolidam-se, dando origem às rochas sedimentares.

Como se trata de uma ocorrência ininterrupta, vão se formando sobre os solos novas e novas camadas de rochas sedimentares sobrepostas entre si. Por esse motivo, nas áreas onde se concentram essas formações rochosas – chamadas por bacias sedimentares –, é notável a organização de suas camadas, também chamadas de extratos.

Como as rochas podem dar informações sobre a história do nosso planeta?

As áreas formadas por rochas sedimentares tendem a estruturar-se em camadas (extratos)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como quase sempre essas rochas formam-se no fundo dos oceanos, onde a pressão é maior, elas só são encontradas em áreas continentais em função do movimento das placas tectônicas, que desloca lentamente os continentes com o passar das eras geológicas. Tal ocorrência também pode manisfestar-se nas áreas de rios.

Outra origem notável das rochas sedimentares é a de ordem química, quando minerais salinos originados pelo intemperismo químico misturam-se nas águas e, posteriormente, precipitam-se, formando rochas como a calcita, a dolomita e outras.

Há também processos orgânicos na formação das rochas, quando restos de animais acumulam-se em ambiente de grande pressão, fazendo com que esses restos solidifiquem-se tal qual acontece com os sedimentos. Assim, surgem rochas como o calcário.

Como as rochas podem dar informações sobre a história do nosso planeta?

Calcário, rocha de origem orgânica utilizada na fabricação de gesso, adubo e outros materiais

Com base nessas diferentes origens, temos a classificação das rochas sedimentares. As de origem sedimentar são chamadas de rochas clásticas; as de origem química e mineral são chamadas de rochas químicas; e aquelas oriundas de restos de animais são chamadas de rochas orgânicas.

O processo de formação das rochas sedimentares, sobretudo as rochas clásticas, pode auxiliar na decomposição de restos orgânicos, que podem se liquefazer, transformando-se em combustíveis fósseis, a exemplo do petróleo e do carvão mineral. Além disso, é possível a formação de restos vegetais e animais fossilizados em áreas de bacias sedimentares.


Por Me. Rodolfo Alves Pena

Como as rochas podem nos dar informações sobre a história do nosso planeta?

“Eles usam nossos estudos como ferramenta de exploração”. O conhecimento das datações, no caso da Petrobrás, por exemplo, ajuda na interpretação de eventos geológicos que ocorreram há milhões de anos, em determinadas bacias sedimentares, relacionados à formação ou à migração do petróleo para as rochas-reservatórios.

Como as rochas podem contribuir com o conhecimento sobre a idade do planeta Terra?

A idade absoluta pode ser determinada de duas maneiras: pelo conteúdo fossilífero ou pela datação radiométrica, que utiliza a radioatividade natural das rochas. Se a rocha contém fósseis, sua idade será a idade desses fósseis. Isso é muito simples, mas é um método com enormes limitações.

Por que se diz que a história da vida em nosso planeta está escrito nas rochas sedimentares?

Esta frase diz concretamente, na situação em que aqui é usada, que qualquer corpo de rocha sedimentar foi depositado por agentes como gravidade, chuva, vento, água corrente, gelo, acções marinhas, etc., todos eles processos familiares nos dias de hoje.

Qual é a relação entre o tipo de rocha é o estudo da vida no passado da Terra?

b) Qual é a relação entre esse tipo de rocha e o estudo da vida no passado da Terra? R: Porque esse tipo de rocha abriga fosses, que são os restos de animais e plantas conservando e possibilitando a compreensão e interpretação da evolução da vida.