Em relação as esponjas sabemos que elas não possuem sistema digestório

01. (UEPG) O filo Mollusca é o segundo maior do reino Animalia em número de espécies. Reúne animais com corpo de consistência macia, geralmente protegido por uma concha calcária. Assinale o que for correto a respeito das características deste grupo.

01. Os moluscos apresentam 3 partes básicas: cabeça, pé e saco visceral. Nos gastrópodes, o pé é especializado na locomoção por deslizamento. Nos cefalópodes, o pé permite nadar, caminhar ou capturar presas. Nos bivalves, permite cavar o substrato.

02. Os bivalves podem ser tanto marinhos quanto de água doce e apresentam concha formada por duas valvas, que se articulam por uma espécie de dobradiça elástica. Alguns de seus representantes: ostras, mexilhões, vieiras e mariscos.

04. Os gastrópodes possuem representantes nos três ambientes: marinho, água doce e terra firme. Uma glândula localizada em posição inferior à boca secreta um muco viscoso, sobre o qual o pé desliza graças às ondas de contração de sua musculatura.

08. O sistema circulatório dos moluscos é considerado rudimentar e assim como nos cnidários, esponjas e platelmintos, é do tipo aberto. O coração fica alocado no saco visceral e não apresenta pigmentos respiratórios transportadores de gases.

16. O sistema sensorial dos moluscos varia nos diferentes grupos. Os bivalves possuem terminações nervosas no manto, capazes de perceber o toque e a pressão. Os gastrópodes e cefalópodes têm olhos bem desenvolvidos.

Soma das alternativas corretas:

02. (UPE) Observe a tirinha a seguir:

Em relação as esponjas sabemos que elas não possuem sistema digestório
Leia as afirmativas abaixo e assinale a correta.

a) A falsa-coral é um anfíbio com pouca peçonha, embora mantenha afastados possíveis predadores por se camuflar e assim parecer com a coral-verdadeira.

b) À cor vibrante da cobra coral dá-se o nome de coloração de aviso e alerta aos animais, que aquela que a ostenta tem sabor desagradável, é tóxica e/ou perigosa, sendo melhor evitá-la.

c) Algumas cobras sofrem mimetismo, definido como a propriedade de os membros de uma espécie apresentarem uma característica que os assemelha ao ambiente.

d) Na cascavel, sua anatomia, fisiologia e comportamento estão ajustados ao seu modo de vida. O chocalho que ela possui é um órgão vestigial, apresentado em relação a sua evolução ao ambiente, em razão de uma mutação induzida.

e) Quando ocorrem mudanças ambientais e um fenótipo antes desfavorável passa a ser favorável, fala-se em seleção estabilizadora, que favorece os indivíduos com fenótipos extremos. Espécies com mais peçonha, no caso da cascavel e da coral, são bons exemplos.

03. (CENTRO UNIVERSITÁRIO CESUMAR) A figura abaixo representa as relações filogenéticas entre alguns filos.

Em relação as esponjas sabemos que elas não possuem sistema digestório
No cladograma acima, deuterostomia, celoma e corpo segmentado estão representados, respectivamente, por:

a) II, I e IV.

b) III, V e VI.

c) III, I e IV.

d) V, II e III.

e) VI, I e II.

04. (UNIOESTE) Os anfíbios estão entre os vertebrados mais ameaçados de extinção. Mudanças climáticas, poluição e o desmatamento estão entre as principais causas que têm levado ao declínio da população destes animais. Com relação à biologia dos anfíbios, pode-se dizer que:

a) são animais predadores, que se alimentam de diversos tipos de presas. Muitas espécies se alimentam de insetos e podem ajudar no controle biológico de mosquitos causadores de diversas doenças humanas.

b) vivem em ambientes úmidos porque, além de necessitarem da água para a reprodução, a respiração ocorre exclusivamente através da superfície da pele (respiração cutânea) que não possui adaptações que impeçam a dessecação.

c) a circulação é do tipo fechada e o sistema circulatório é constituído por dois átrios e dois ventrículos parcialmente divididos, o que permite a mistura do sangue arterial e venoso.

d) além da presença de quatro membros utilizados para locomoção, estes animais são caracterizados pela ausência de cauda e têm como representantes típicos sapos, rãs e salamandras.

e) a excreção é realizada através de rins metanefros, assim como ocorre em répteis, aves e mamíferos sendo a amônia o principal produto de excreção. Além disso, são animais homeotérmicos que conseguem regular a temperatura corporal.

05. (UNESPAR) Até 2030, Brasil quer controlar cinco espécies de animais invasores à nossa fauna, que ameaçam o equilíbrio nacional. São elas: coral-sol, javali, mexilhão dourado, sagui e caramujo gigante africano. Trazido ao Brasil nos anos 80 para a comercialização de escargot, o caramujo-gigante africano tornou-se uma das principais pragas do país.

Adaptado de: https://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ ultimas-noticias/redacao/2018/09/06/brasil-identifica-5especies-exoticas-invasoras-e-prepara-combate-ate-2030.htm, Acessado em 06/09/2018.

Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.

a) Estes animais são classificados como espécies invasoras e isso se deve ao fato de serem pragas obrigatórias nos ambientes de origem, alta taxa de reprodução e, portanto, terem a capacidade de dominar quaisquer ambientes.

b) Os moluscos invasores da nossa fauna são animais que apresentam corpo alongado e cilíndrico, formado por segmentos ou anéis dispostos em sequência.

c) Os animais citados no texto pertencem aos filos Cnidario, Chordata, Mollusca, Chordata e Mollusca, respectivamente.

d) A concha do caramujo-gigante africano é um exoesqueleto completo.

e) O coral-sol pertence ao filo Echinodermata.

06. (UFSC) Em um jogo didático entre dois jogadores (X e Y), cada pontuação foi computada de acordo com o agrupamento correto entre um animal (cartão identificado por uma determinada letra) e a sua característica específica (cartão identificado por um determinado número). Abaixo, o resultado dos agrupamentos formados por jogador.

Em relação as esponjas sabemos que elas não possuem sistema digestório
Sobre zoologia e considerando as informações contidas no resultado do jogo, é correto afirmar que:

01. o gafanhoto tem um desenvolvimento holometábolo, diferentemente das borboletas, que são hemimetábolas.

02. o jogador Y venceu o jogo, pois o jogador X agrupou dois pares errados (B-07 e D-04), já que os agrupamentos corretos são B-04 e D-07.

04. os ornitorrincos são mamíferos monotremados ovíparos.

08. a glândula uropigiana produz uma secreção que impermeabiliza as penas das aves.

16. os animais presentes nos cartões C e G são répteis que sofrem metamorfose e adquirem características que possibilitam a sobrevivência no ambiente terrestre.

32. a característica do cartão 03 é observada também no ouriço-do-mar e em bivalves.

64. o carrapato é um artrópode tipicamente terrestre pertencente ao mesmo grupo dos ácaros, aranhas e escorpiões.

Soma das alternativas corretas:

07. (IFNMG) O Filo Arthropoda apresenta representantes aquáticos e terrestres, dentre eles encontram-se os crustáceos e os insetos. Alguns crustáceos apresentam relevância na culinária, já, os insetos, podem ser transmissores de doenças ou importantes em processos de controle biológico de pragas, e também são utilizados na culinária oriental. Sobre esses representantes de artrópodes, considere as seguintes informações:

I. Os insetos são protostômios, celomados, triblásticos e não apresentam metameria.

II. A lagosta é decápode e apresenta exoesqueleto calcário.

III. A excreção nos insetos é realizada por túbulos de Malpighi e a respiração é do tipo traqueal.

IV. O camarão, muito utilizado na culinária, é um crustáceo com fecundação interna e desenvolvimento direto.

V. Os representantes deste filo apresentam circulação aberta e sistema nervoso ganglionar ventral.

Estão corretas somente as afirmativas:

a) I e II.

b) II e IV.

c) III e V.

d) IV e V.

08. (UNIPAR) A figura abaixo apresenta o crescimento de dois animais, A e B, ao longo do tempo, desde a eclosão do ovo até a fase adulta.

Em relação as esponjas sabemos que elas não possuem sistema digestório
A interpretação correta da figura é que os animais A e B são, respectivamente, um:

a) lagarto e um grilo; a seta I indica a ecdise.

b) gafanhoto e uma libélula; a seta III indica a ecdise.

c) grilo e um lagarto; a seta I indica a ecdise.

d) lagarto e um gafanhoto; a seta II indica a ecdise.

09. (IFS) Abaixo estão algumas características relativas aos animais. Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações que correspondem à classe Mammalia.

(   ) Um único osso na mandíbula inferior.

(   ) Membrana muscular que separa o tórax do abdômen.

(   ) Epiderme espessa e queratinizada.

(   ) Ácido úrico como principal produto de excreção.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

a) V – V – F – V.

b) F – F – V – V.

c) V – V – F – F.

d) F – V – F – F.

10. (IFPE) Leia o TEXTO abaixo para responder esta questão.

EXTINÇÃO DE INVERTEBRADOS

Um quinto dos invertebrados existentes no mundo podem estar ameaçados de extinção, segundo dados da ZSL (Sociedade Zoológica de Londres) e da IUCN (Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais).  Segundo conclusões da ZSL, publicadas em 2012, os animais invertebrados correspondem a 80% de todas as espécies do planeta. Um quinto das espécies de insetos, crustáceos, moluscos e outros poderão sumir por completo do planeta Terra, comprometendo a biodiversidade e alterando a qualidade de vida do ser humano.  Culturalmente, os invertebrados são vistos como pragas ou animais nojentos, estando a questão da extinção mais atrelada aos animais vertebrados de grande porte, gerando desconhecimento à questão dos invertebrados. Dentre as principais causas da extinção dessas espécies, podemos destacar a poluição, a diminuição dos habitat, as mudanças climáticas, a utilização do agrotóxico nas plantações, a acidificação dos oceanos e a invasão de espécies exóticas.  Sabemos que um inseto torna-se uma praga somente quando há um desequilíbrio ambiental que prolifera a sua intensa reprodução na ausência de predadores naturais e de alterações nos ecossistemas, porém, a ausência de um determinado grupo de insetos pode prejudicar a fonte de alimentação de outras espécies e a polinização.

REBOUÇAS, Fernando. Pense Green. Disponível em: <https://gazetanews.com/extincao-de-invertebradospense-green/&gt;. Acesso em: 03 out. 2018 (adaptado).

O TEXTO acima fala sobre a extinção de animais invertebrados. Com relação às características desses animais, assinale a alternativa correta.

a) A utilização de agrotóxicos nas plantações poderá levar à extinção algumas espécies de insetos˗artrópodes que apresentam quelíceras e pedipalpos.

b) Os moluscos marinhos, prejudicados pela acidificação dos oceanos, são classificados em: oligoquetas, poliquetas e aquetas.

c) A poluição dos mangues afeta negativamente a reprodução dos crustáceos˗artrópodes que apresentam 4 pares de antenas.

d) Os anelídeos, grupo que inclui as minhocas, as quais podem sofrer impacto negativo na utilização de agrotóxicos, apresentam, como uma de suas principais características, a metameria.

e) Os nematelmintos são vermes de corpo achatado e indispensáveis no processo de polinização.

11. (UEPG) Embora as aves façam parte de uma numerosa classe de vertebrados, a estrutura geral do corpo de todas elas é muito semelhante, visto que o voo impõe variadas limitações ao organismo de um animal. No entanto, nem todas as aves voam, embora todas sejam descendentes de ancestrais que voavam. Analise as alternativas e assinale o que for correto a respeito desta classe de animais.

01. Os sacos aéreos, presentes exclusivamente no abdome das aves aquáticas, possibilitam que estes animais possam fazer pequenos mergulhos para caça de alimento. Ao se encherem de ar, estas estruturas permitem a flutuação das aves em ambiente aquático.F

02. A glândula uropigiana situa-se na região caudal das aves e produz uma secreção oleosa. Com o bico, o animal passa a secreção nas penas, impedindo que elas absorvam água, o que diminuiria o isolamento térmico e prejudicaria a flutuação nas aves aquáticas.

04. Os ossos das aves são finos e leves, reduzindo o seu peso corporal, colaborando com o voo. Além disso, os ossos pneumáticos possuem em seu interior espaços que se comunicam com os sacos aéreos. Outra estrutura importante para o voo é a quilha (ou carena), onde está implantada uma forte musculatura peitoral, responsável pelo movimento das asas.

08. A ausência de dentes no bico das aves é uma das únicas características que não pode ser considerada uma adaptação ao voo. As aves possuem um estômago mecânico (ou moela) que armazena, tritura e processa os alimentos, compensando assim a ausência de dentes, porém contribui para o aumento de peso corporal do animal.

16. As penas das aves, formadas de queratina, são estruturas leves, resistentes e flexíveis. Possuem a função de proteção e contribuem para diminuição de perda de água da ave, além de ajudar na conservação do calor do corpo, mantendo a ave aquecida mesmo nos ambientes mais frios.

Soma das alternativas corretas:

12. (UECE) Atente para a seguinte notícia: “Professor da UECE flagra morte de 439 quelônios no açude Cedro em Quixadá; pesquisa será feita para revelar causas… O professor comenta que a mortandade dos animais pode causar um panorama ainda mais grave. Ele prevê que com as primeiras chuvas, a água que possa se acumular pode representar riscos à saúde pública, já que não haverá espécies vivas no açude para cumprir o papel do ecossistema”.

Fonte: http://blogs.diariodonordeste.com.br/sertaocentral/meioambiente/professor-da-uece-flagra-mortandade-decagados-no-acude-cedro-pesquisa-sera-feita/

Sobre os quelônios referidos no excerto da notícia, é correto afirmar que

a) são representados pelos cágados, tartarugas e jabutis: animais ovíparos.

b) são representados pelos cágados, serpentes e jabutis: animais ovíparos.

c) cágados são quelônios terrestres que possuem o corpo achatado e pescoço longo.

d) cágados são quelônios terrestres e jabutis são quelônios de água doce.

13. (URCA) Trypanosomatidae é a família de protozoários que apresentam apenas um flagelo e dentre seus membros, destacam-se a Leishmania sp. e o Trypanosoma cruzi, agentes causadores da Leishmaniose (Calazar) e Doença de Chagas, respectivamente. Qual das organelas abaixo é destaque por ser única em cada parasita e por ser considerada alvo de diversos medicamentos?

a) Complexo de Golgi.

b) Mitocôndria.

c) Retículo Endoplasmático.

d) Hidrogenossomos.

e) Peroxissomos.

14. (UEA) Comparando-se a organização do sistema nervoso em cnidários, como as águas-vivas, e platelmintos, como as planárias, pode-se afirmar que:

a) nos cnidários, o sistema nervoso apresenta-se mais difuso em função da simetria bilateral corpórea.

b) em ambos os grupos, o sistema nervoso apresenta-se mais centralizado em função da simetria radial corpórea.

c) nos platelmintos, o sistema nervoso apresenta-se mais centralizado em função da simetria bilateral corpórea.

d) nos cnidários, o sistema nervoso apresenta-se mais centralizado em função da simetria radial corpórea.

e) nos platelmintos, o sistema nervoso apresenta-se mais difuso em função da simetria bilateral corpórea.

15. (FAMERP) Os moluscos formam, depois dos artrópodes, o segundo maior filo dos metazoários em números de espécies. São características que ocorrem em todos os representantes dos moluscos:

a) sistema nervoso dorsal e cabeça diferenciada.

b) rádula e massa visceral.

c) sistema circulatório aberto e manto.

d) simetria bilateral e mesoderme na fase embrionária.

e) sistema digestório completo e brânquias.

16. (UFSC)

Em relação as esponjas sabemos que elas não possuem sistema digestório
Sobre os animais citados e os dados apresentados, é correto afirmar que:

01. uma provável razão do aumento do número de acidentes causados por animais peçonhentos no verão é o fato de eles serem animais ectotérmicos.

02. há apenas representantes de artrópodes e cordados.

04. são celomados, triblásticos e protostômios.

08. possuem o desenvolvimento direto, portanto são denominados ametábolos.

16. aranhas e escorpiões possuem quelíceras, estruturas que participam da captura de alimento.

32. em acidentes causados por animais peçonhentos, deve-se administrar uma vacina específica o mais rápido possível.

Soma das alternativas corretas:

17. (UVV)

Em relação as esponjas sabemos que elas não possuem sistema digestório
Na tirinha, são citados três organismos diferentes – Ameba, Espiroqueta e Paramécio.  Assinale a alternativa que contém as informações corretas sobre esses organismos:

a) Amebas, espiroquetas e paramécios são organismos heterotróficos, representantes dos protozoários.

b) As amebas, as espiroquetas e os paramécios são organismos procariontes, portanto apresentam o material genético único e circular.

c) As amebas, as espiroquetas e os paramécios são organismos pluricelulares de vida livre, portanto são inofensivos à nossa saúde.

d) Os paramécios apresentam vacúolo contráctil que é responsável pela osmorregulação.

e) As espiroquetas, os paramécios e as amebas apresentam, exclusivamente, reprodução por cissiparidade ou bipartição.

18. (UEMG) Evolutivamente, o aparecimento do sistema circulatório trouxe grande vantagem para os animais, pois favoreceu o transporte de oxigênio e nutrientes para todos os tecidos, permitindo, assim, o aparecimento de animais de porte cada vez maior. Considerando o sistema circulatório nos diversos grupos animais, preencha as lacunas e assinale a alternativa correta. O sistema circulatório aparece pela primeira vez no filo ________________, no qual ele é do tipo aberto em ________________ e fechado em ________________. Posteriormente, no filo _____________, no qual ele é ________________.

a) Nematelminthes / tramatódeos / hirudínea / Mollusca / fechado somente em cefalópodes.

b) Platyhelminthes / turbelários / trematódeos / Annelida / aberto com presença de coração rudimentar.

c) Mollusca / bivalves e gastrópodes / cefalópodes / Echinodermata / substituído pelo sistema ambulacral.

d) Annelida / poliquetos / oligoquetos / Arthropoda / fechado e preenchido com hemolinfa.

19. (UEMG) O Reino Animal, Animalia ou Metazoa é constituído por espécimes heterótrofos que necessitam ingerir ou absorver moléculas orgânicas pré-formadas de outros seres vivos para aquisição de energia e síntese das moléculas de que precisam. Os seres que pertencem ao Reino Animal são eucariontes e pluricelulares. Eles possuem capacidade de locomoção e de reprodução sexuada. Os animais vertebrados (que possuem vértebras) e os animais invertebrados (que não possuem vértebras) são classificados em diversos filos. Sobre os animais invertebrados e os vertebrados, analise as afirmativas a seguir:

I. Nos artrópodes e na maioria dos moluscos, o sistema circulatório é aberto (lacunar), ou seja, o líquido bombeado pelo coração periodicamente abandona os vasos e cai em lacunas corporais.

II. Nos artrópodes e na maioria dos insetos, a respiração é traqueal; nos aracnídeos, além da traqueal, também é observada a filotraqueal; e os crustáceos em geral respiram por brânquias.

III. Nos anelídeos e nos vertebrados, o sistema circulatório é fechado, o sangue circula por uma grande rede de vasos pelos quais ocorrem as trocas de substâncias entre o sangue e os tecidos.

IV. Nos vertebrados, o sistema respiratório pode ser pulmonar ou branquial, ou seja, os processos de trocas gasosas ocorrem nos pulmões ou nas brânquias.

Estão corretas as afirmativas:

a) I, II, III e IV.

b) I e II apenas.

c) I, II e III apenas.

d) I, II e IV apenas.

20. (MACKENZIE) O sistema ambulacrário e outros sistemas do ouriço-do-mar estão representados na figura abaixo.

Em relação as esponjas sabemos que elas não possuem sistema digestório
É correto afirmar que:

a) o sistema ambulacrário está relacionado à digestão, respiração, excreção e locomoção.

b) o sistema ambulacrário compreende as estruturas assinaladas pelos números 2, 3, 5, 7, 11 e 12.

c) a locomoção do ouriço-do-mar é promovida pelos pés ambulacrais representados na estrutura nº 3.

d) a água do mar entra pela boca (7), circula pelo canal pétreo (4), canal circular (12), canais radiais (11) e pés ambulacrais (3).

e) o sistema ambulacrário é exclusivo dos animais enterocelomados e deuterostômios.

21. (UEL) A utilização do soro imune é o tratamento utilizado contra a peçonha de cobras, aranhas, escorpiões e lacraias. As peçonhas, utilizadas para produção do soro, são retiradas de glândulas localizadas em diferentes locais do corpo desses animais. Analise as afirmativas a seguir:

I. As aranhas possuem essas glândulas associadas a apêndices da região anterior do corpo denominados quelíceras, com os quais inoculam a peçonha.

II. Os escorpiões possuem essas glândulas associadas a uma estrutura localizada na extremidade posterior do corpo denominada aguilhão, com a qual inoculam a peçonha.

III. As lacraias possuem essas glândulas associadas a apêndices do último segmento do tronco, modificados em uma estrutura injetora de peçonha, denominados pedipalpos.

IV. As serpentes possuem um par dessas glândulas no maxilar superior sendo que, além de injetar a peçonha pela picada, algumas são capazes de expeli-la em jatos.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e III são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

22. (UNICENTRO) O Brasil é o país que abriga o maior número de araras-azuis-grandes (Anodorhynchus hyacinthinus) do mundo. No entanto, o avanço crescente de atividades agropecuárias e o tráfico ilegal da ave têm representado sérias ameaças à conservação da espécie […]. As araras-azuis-grandes são aves de hábito alimentar especializado. Como suas fontes de nutrientes são frutos de algumas espécies de palmeiras nativas da região — como o catolé, a piaçava e o buriti —, o desmatamento provocado pela expansão agropecuária afeta diretamente suas chances de sobrevivência […]. A aplicação inteligente da lei que obriga propriedades rurais a preservarem 20% da vegetação nativa de seu território seria uma das medidas mais eficazes para proteger as araras da ameaça de extinção.

(LOBATO. In: CIÊNCIA HOJE, s.d p. 61).

Em relação à biologia das araras, é correto afirmar que:

a) sua excreta nitrogenada imprescinde de um grande teor hidrico para ser liberada.

b) a presença de penas é uma caracteristica que potencializa sua homeotermia.

c) sua respiração pulmonar depende de um aporte cutâneo complementar para sua demanda metabólica.

d) a aquisição de sementes é facilmente digerida, em função da presença de dentes bem desenvolvidos em seus bicos.

23. (UNIOESTE) Em julho de 2018, uma onça-parda macho, de aproximadamente três anos, capturada em uma armadilha na mata do Lago Municipal de Cascavel, foi solta em uma reserva próxima ao município. A onça-parda (Puma concolor) é um animal com pelos curtos de cor marrom-avermelhada no dorso, tem hábitos noturnos e se alimenta de animais roedores, tais como pacas, cutias, capivaras, coelhos queixadas, entre outros.

(Fonte:http://www.parqueestadualserradomar.sp.gov.br/pesm/especie/susuarana/).

De acordo com as informações acima, o que é correto afirmar:

a) Onças e outros animais do filo Chordata apresentam pelos como uma apomorfia.

b) Dentes diferenciados em caninos, incisivos, pré-molares e molares são características exclusivas da família Carnivora.

c) O sistema urinário da onça e de outros mamíferos, formado por rins, ureteres, bexiga e uretra, remove ácido úrico do sangue.

d) Em uma cadeia alimentar, o segundo nível trófico é constituído pela onça que se alimenta de capivaras.

e) Na classe dos mamíferos, cujo gênero Puma é pertencente, observam-se glândulas mamárias e diafragma como características principais do táxon.

24. (UNICENTRO) Segundo o Ministério da Saúde, nos últimos anos, foram registrados, no Brasil, cerca de 140 mil acidentes ocasionados por animais peçonhentos, dentre serpentes, aranhas, escorpiões, lagartas, abelhas e outros animais em menor proporção. Diferente dos animais venenosos que são desprovidos de um aparelho inoculador, os animais peçonhentos apresentam glândulas de veneno que se comunicam com dentes, ferrões ou aguilhões. Dessa maneira, injetam o seu veneno com facilidade e de maneira ativa. Sobre animais peçonhentos e venenosos, avalie as afirmações a seguir:

I. As serpentes conhecidas como coral-verdadeira são répteis pertencentes à Ordem Squamata. Elas possuem corpo alongado, tegumento revestido por escamas, realizam fecundação interna e apresentam respiração pulmonar. O órgão de Jacobson e a fosseta loreal são estruturas exclusivas de serpentes peçonhentas.

II. As abelhas pertencem à Ordem Hymenoptera da Classe Insecta. Podem apresentar um ferrão na região posterior de seu corpo, que serve para inocular o veneno. Os himenópteros apresentam três pares de patas e quatro asas membranosas, embora, em alguns casos, sejam ápteros, ou seja, desprovidos de asas.

III. A aranha-marrom, artrópode do Subfilo Chelicerata, é um animal octópode, com quelíceras que injetam veneno nas presas e pedipalpos; não possui antenas e apresenta o corpo dividido em cefalotórax e abdômen.

IV. Os escorpiões são artrópodes pertencentes à Classe Arachnida, a mesma das aranhas. O corpo dos escorpiões é semelhante ao desses últimos animais, com uma única diferença: seu abdômen é dividido em duas partes: pré-abdômen e pós-abdômen. No pós-abdômen, encontra-se a glândula produtora do veneno, que é inoculado na vítima por um aguilhão. Similarmente às aranhas, os escorpiões apresentam simetria bilateral, esqueleto corporal externo, apêndices articulados e sistema circulatório fechado.

V. A água-viva é um cnidário livre natante, com simetria radial e ciclo de vida com alternância de gerações ou metagênese. Possui em seus tentáculos, os pinacócitos, células produtoras de um líquido urticante liberado como mecanismo de defesa, que promove irritações quando em contato com a pele humana.

Estão corretas as afirmações:

a) II e III.

b) II e V.

c) II, III e IV.

d) II, IV e V.

e) II, III, IV e V.

25. (FATEC) Leia o texto para responder esta questão.

Em relação as esponjas sabemos que elas não possuem sistema digestório

Estudos evolutivos sobre os padrões de desenvolvimento dos seres vivos fazem parte da Biologia Evolutiva do Desenvolvimento (“Evo–Devo”), um campo de pesquisa que passou a se estruturar principalmente a partir da década de 1980. Nesse campo, resultados como o divulgado no texto podem ter alcance e complexidade ainda maiores quando se fazem comparações com outros tipos de organismos. Para a ampliação da eficiência na criação de aves de corte no contexto do Evo–Devo, devem ser mais bem aproveitadas as pesquisas realizadas sobre o desenvolvimento de:

a) jabutis e rãs, dado que compartilham com as aves o padrão de desenvolvimento deuterostômio, a neurulação e a produção de ovos com casca.

b) jacarés e porcos, dado que compartilham com as aves o padrão de desenvolvimento deuterostômio, a neurulação e a produção de ovos amnióticos.

c) ovelhas e cobras-cegas, dado que compartilham com as aves o padrão de desenvolvimento protostômio, a neurulação e a produção de ovos isolécitos.

d) lagartos e sapos, dado que compartilham com as aves o padrão de desenvolvimento protostômio, a gastrulação e a produção de ovos telolécitos.

e) cavalos e serpentes, dado que compartilham com as aves o padrão de desenvolvimento protostômio, a gastrulação e a produção de ovos centrolécitos.

26. (UEPG) Sobre as tendências evolutivas na fisiologia animal, assinale o que for correto.

01. O sistema digestório origina-se do arquêntero, cavidade que aparece no estágio de gástrula. A comunicação do arquêntero com o meio externo ocorre por meio do blastóporo, o qual origina a boca ou o ânus do animal, dependendo do filo.

02. Em poríferos, cnidários e platelmintos, a distribuição de substâncias pelo corpo ocorre por simples difusão célula a célula. Estes animais são relativamente pequenos e todas as suas células estão próximas da cavidade digestória e das superfícies respiratórias.

04. Anelídeos e moluscos apresentam órgãos excretores chamados de metanefrídios. O metanefrídio é um tubo aberto nas duas extremidades. O nefróstoma abre-se na cavidade celômica e o nefridióporo (ou poro excretor) abre-se na superfície do corpo.

08. Em crustáceos, a excreção ocorre por meio de duas glândulas que se abrem na base das antenas, as glândulas antenais (ou verdes). Já a maioria das espécies de aranhas, a excreção é realizada pelas glândulas coxais, localizadas na base das pernas.

16. A amônia é altamente tóxica para o organismo, mas é bastante solúvel em água, o que permite sua rápida difusão e eliminação por animais que vivem no ambiente aquático. Peixes ósseos e equinodermos excretam amônia.

Soma das alternativas corretas:

27. (UNEMAT) Alguns peixes possuem um órgão interno denominado de bexiga natatória, que se encontra geralmente abaixo da coluna vertebral. Trata-se de um mecanismo capaz de aumentar ou diminuir o volume de gás em seu interior. A bexiga natatória permite que o peixe altere sua profundidade sem a necessidade de nadar. Considere as seguintes assertivas:

I. O peixe, ao encher ou esvaziar a estrutura com ar, altera sua densidade, controlando a sua profundidade na água.

II. Nos peixes pulmonados, a bexiga natatória está associada a poucos vasos sanguíneos e sua parede é composta de tecido epitelial multiestratificado.

III. Em algumas espécies de peixes, essas estruturas são ligadas à faringe, formando uma estrutura homóloga ao pulmão, importante na respiração aérea.

Assinale a alternativa correta:

a) Todas são incorretas.

b) Todas são corretas.

c) Somente as afirmativas I e II são corretas.

d) Somente as afirmativas I e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II e III são corretas.

28. (FATEC-SP) Um grupo de estudantes do Ensino Médio acompanhou, durante algumas semanas, a variação do tamanho do corpo das três diferentes espécies animais a seguir.

Em relação as esponjas sabemos que elas não possuem sistema digestório
O gráfico abaixo representa a variação apresentada pelas três espécies estudadas, desconsiderando-se a escala.
Em relação as esponjas sabemos que elas não possuem sistema digestório
De acordo com as observações feitas, os alunos formularam três afirmações.

Afirmação A: O crescimento desses animais está relacionado às estações do ano.

Afirmação B: O crescimento só acontece após a troca do exoesqueleto.

Afirmação C: O padrão de crescimento apresentado no gráfico é típico dos artrópodes.

Está correto o contido

a) na afirmação A, apenas.

b) na afirmação C, apenas.

c) nas afirmações A e B, apenas.

d) nas afirmações B e C, apenas.

e) nas afirmações A, B e C.

29. (UFAL) Lagosta, escorpião, gafanhoto, dentre outros artrópodes possuem um exoesqueleto com articulações nas patas. Ao mesmo tempo que esse esqueleto serve como proteção e sustentação, as articulações permitem que as patas executem movimentos como o de andar, correr, cavar, nadar, triturar, inocular veneno, copular etc.

Em relação as esponjas sabemos que elas não possuem sistema digestório
Com referência ao grupo dos artrópodes, assinale a opção correta.

a) Os artrópodes são altamente diversificados com excepcional capacidade de adaptação aos mais variados ambientes e modos de vida. Muitas espécies de microcrustáceos, por exemplo, são importantes componentes do zooplâncton, marinho e de água doce. Na Antártida, o Krill (Euphausia) é a principal fonte de alimento para muitos animais marinhos, como peixes, focas e baleias.

b) O maior número de artrópodes é terrestre, bem adaptados aos campos, desertos e matas, como insetos, aracnídeos, diplópodos (lacraias) e quilópodos (piolhos–de-cobra).

c) Os insetos cumprem importante papel ecológico nos ecossistemas: polinizam flores; vivem associados a outras espécies animais e vegetais; servem de alimento para outros animais, e até produzem alimento, caso do mel produzido pelas abelhas; as minhocas, por sua vez, são de grande importância para a vida nos solos.

d) O grande grupo dos artrópodes mostra duas linhas evolutivas: a dos antenados, representados por insetos, diplópodos e quilópodos (um par de antenas), crustáceos (dois pares de antenas) e a dos quelicerados. Estes últimos não têm antenas e sim um par de quelíceras que são apêndices articulados, com várias formas e funções, localizados na região bucal. Nas aranhas, as quelíceras se encarregam da inoculação do veneno; nos escorpiões, elas têm função preensora; os carrapatos não apresentam quelíceras.

e) O corpo dos crustáceos apresenta cefalotórax, estrutura resultante da fusão da cabeça com o tórax, e abdome. Nos siris e caranguejos o abdome é ausente.

30. (UFG) Leia e analise os quadros a seguir.

Em relação as esponjas sabemos que elas não possuem sistema digestório
Ao observar os quadros de 1 a 4, a fala final da personagem e utilizando os conhecimentos biológicos, conclui-se que esse inseto, antes de estar apto ao voo, passa:

a) Por hemimetabolia com desenvolvimento direto dos apêndices.

b) Por intensa diferenciação tecidual e metabólica nas fases imaturas.

c) Pela formação e desenvolvimento das asas na fase larval.

d) Por competição pela mesma fonte alimentar entre larva e adulto.

e) Pelas trocas de exoesqueleto e crescimento durante a fase de imago.

Em relação as esponjas sabemos que elas não possuem sistema digestório

O que podemos dizer que as esponjas não tem um sistema digestório?

A digestão, por exemplo, não ocorre em um sistema digestório. São os coanócitos os responsáveis por retirar da água o alimento necessário para a esponja, fazendo, posteriormente, a digestão intracelular. Eles podem também transferir os alimentos aos amebócitos, que levam as substâncias para outras células.

Como as esponjas se alimentam e fazem a digestão em sua explicação cite a direção do fluxo da água neste animal?

As esponjas são animais filtradores que se alimentam de plâncton e de minúsculas partículas de matéria orgânica dissolvidas na água. A água penetra no corpo desses animais através de inúmeros poros, sendo esta a característica a que se refere o nome do grupo (do latim porus = poro e ferre = portador).

O que é a digestão intracelular?

A digestão intracelular inclui a degradação de partículas alimentares ingeridas para produzir moléculas ricas em energia – heterotrofia, e a reciclagem de estruturas celulares providenciando moléculas estruturais reutilizáveis na síntese de novos organelos – autofagia.

Que estruturas realizam os principais processos do organismo como digestão e respiração das esponjas?

As esponjas são os animais mais simples que existem. Não possuem trato digestivo então fazem apenas digestão celular do filtrado pelos coanócitos. Também não possuem sistema respiratório então todas as trocas gasosas ocorrem por difusão.