Em dias de tempestade, podemos observar no céu vários relâmpagos seguidos de trovões

Em dias de tempestade, podemos observar no céu vários relâmpagos seguidos de trovões

Aluno

Física - Introdução à Física

Olá pode me responder a minha duvida? NAO TEM GABARITO 

Em dias de tempestade, podemos observar no céu vários relâmpagos seguidos de trovões. Em algumas situações, estes chegam a proporcionar um espetáculo à parte. É correto afirmar que vemos primeiro o relâmpago e só depois escutamos o seu trovão, isso porque a luz se propaga mais rápido que o som.

a) Considerando que a luz se propaga com a velocidade de 3,0 ⋅ 108 m/s no ar, podemos entender que veremos o relâmpago no instante da ocorrência do raio. Se uma pessoa demora 5 segundos para escutar o trovão após ver o relâmpago, CALCULE a distância em que o raio se encontrava da pessoa, considerando a velocidade do som no ar de 340 m/s. 

b) Ao escutar o som do trovão, essa mesma pessoa, assustada exclamou a frase: “O som do trovão foi muito alto!”. Cientificamente, a pessoa estaria falando de uma qualidade fisiológica do som que não se associa ao volume dele. APRESENTE as três qualidades do som: altura, intensidade e timbre, associando-as com as respectivas características ondulatórias do som. 

c) A luz visível é a única onda eletromagnética visível ao ser humano. Essa radiação é caracterizada entre as faixas do vermelho e violeta, vibrando em uma frequência entre 4,3 ⋅ 1014 Hz até 7,5 ⋅ 1014 Hz. Considerando a velocidade de propagação de 3,0 ⋅ 108 m/s, CALCULE o menor comprimento de onda que a luz pode apresentar.

Em dias de tempestade, podemos observar no céu vários relâmpagos seguidos de trovões

Monitor

Boa noite, tudo bem?

Que massa te ver aqui =)

Veja só, 

A) A velocidade da luz é tão alta que em baixa distâncias podemos considerar elas como instantânea, logo o ∆S percorrido pela onda de som dirá a distância:

∆S = Vs . ∆T

∆S = 340m/s . 5s = 1700m

B) Altura significa falar sobre a frequência, se for agudo o som é mais alto, caso seja grave o som é mais baixo.

Intensidade é a amplitude da onda, quanto maior a amplitude mais intenso ele é, que foi o que ele confundiu com o primeiro conceito, ele queria falar que o som foi intenso.

timbre é o formato da onda dele, se é retangular, quadrada, triângular ... ou outra forma.

C) V = lambda f

Se eu quero mo menor lambda eu tenho que achar o maior f, pois a velocidade é a mesma, logo quanto maior o f menor terá que ser o lambda.

3 . 10ˆ8 m/s = lambda . 7,5 . 10ˆ14 Hz

Lambda = 4 . 10ˆ-7 m

Espero ter ajudado = ) 

Questão 07
Hoje sabemos que a Terra gira ao redor do Sol (sistema heliocêntrico), assim como todos os demais planetas do nosso sistema solar. Mas na Antiguidade, o homem acreditava ser o centro do Universo, tanto que considerava a Terra como centro do sistema planetário (sistema geocêntrico). Tal consideração estava baseada nas observações cotidianas, pois as pessoas observavam o Sol girando em torno da Terra.
É CORRETO afirmar que o homem da Antiguidade concluiu que o Sol girava em torno da Terra devido ao fato que:
(A) considerou o Sol como seu sistema de referência.
(B) considerou a Terra como seu sistema de referência.
(C) esqueceu de adotar um sistema de referência.
(D) considerou a Lua como seu sistema de referência.
(E) considerou as estrelas como seu sistema de referência.

Gabarito: B

Comentários: nunca se esqueça, sempre que pedirem pra ver se tal objeto, pessoa está em movimento ou parada, é preciso que se dê o referencial. Estar parado ou em movimento sempre é relação a algo.

Questão 08
Em dias de tempestade, podemos observar no céu vários relâmpagos seguidos de trovões. Em algumas situações, estes chegam a proporcionar um espetáculo à parte. É CORRETO afirmar que vemos primeiro o relâmpago e só depois escutamos o seu trovão porque:

Fonte:http://sjm.no.sapo.pt/as_tempestades_e_tornados.htm Acesso: 21 set. 2011
(A) o som se propaga mais rápido que a luz.
(B) a luz se propaga mais rápido que o som.
(C) a luz é uma onda mecânica. (Onda eletromagnética)
(D) o som é uma onda eletromagnética.(Onda mecânica)
(E) a velocidade do som depende da posição do observador. (Escutar ou não o som, depende sim, da posição do observador)
Gabarito: B
Comentários: a velocidade da luz é muito mais rápida do que a velocidade do som, por isso vemos primeiro o relâmpago.

Questão 09
O escritor francês Júlio Verne (1828-1905), em seu livro Vinte Mil Léguas Submarinas, descreve o encontro do capitão Nemo e sua tripulação com organismos marinhos extraordinários, dentre eles um polvo gigantesco.
“Teria cerca de oito metros de comprimento e caminhava recuando com incrível velocidade, em direção ao navio, cravando nele os grandes olhos de matiz esverdeado. Seus oito braços, ou melhor, seus oito pés, saindo da cabeça, o que faz com que esses animais sejam chamados cefalópodes, tinham o dobro do tamanho de seu corpo e se agitavam como a cabeleira das Fúrias.”
Fonte: http://www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 21 de set. de 2011.

Obviamente os combates entre polvos gigantes e embarcações fazem parte de obras de ficção, no entanto, as lulas dos gêneros Architeuthis e Mesonychoteuthis, que habitam regiões profundas dos oceanos, podem ultrapassar os dez metros de comprimento e pesar até meia tonelada. Sobre organismos marinhos, é CORRETO afirmar que:
(A) crustáceos, como os polvos e lulas, têm o corpo dividido em cefalotórax e abdome. Além das numerosas patas, eles apresentam um par de antenas sensoriais para reconhecimento do ambiente ao seu redor. (Crustáceos apresentam dois pares de antenas e seu corpo é realmente dividido em cefalotórax e abdome, mas polvos e lulas não tem tórax nem abdome)
(B) o habitat das lulas gigantes corresponde a regiões abissais dos oceanos. Em profundidades maiores que 200 metros. Além das lulas, os organismos mais abundantes nessas regiões são as algas e animais herbívoros. (Animais herbívoros no fundo do oceano???, pouca luz, pouca fotossíntese, pouco alimento)
(C) o texto trata de animais pertencentes ao grupo dos moluscos, que, em geral, apresentam o corpo segmentado e dividido em cabeça, tórax e abdome. (Errado, já vimos tem geralmente, cabeça, pé e massa visceral)
(D) a dieta das lulas é composta principalmente por peixes ósseos, os quais são capazes de controlar a sua flutuação através da bexiga natatória. Para subir, a bexiga infla com ar, aumentando a densidade do corpo; para afundar, a bexiga se esvazia, diminuindo a densidade do corpo. (Não têm bexiga natatória, os cefalópodos nadam por propulsão a jato, a força é gerada pela contração do manto, que se fecha na região próxima a cabeça e a água e expelida da sua cavidade através de um pequeno funil derivado de uma parte do pé.)
(E) os mariscos, ostras, mexilhões, lulas e polvos, pertencem todos ao mesmo grupo (filo) de animais e representam uma fonte de proteína importante, principalmente para populações humanas de regiões litorâneas.
Gabarito: E

Questão 10
"O sangue executa tantas funções que, sem ele, de nada valeria a complexa organização do corpo humano.”
Sobre as funções atribuídas ao sangue, leia e analise as afirmações abaixo:
I) Regulação da temperatura corporal.
II) Síntese de compostos orgânicos.
III) Transporte de gases respiratórios.
IV) Transporte de nutrientes do sistema digestivo para os demais sistemas.
V) Transporte de produtos de excreção para o sistema renal.

Assinale a alternativa CORRETA.
(A) Apenas as afirmações I, II, III e V são VERDADEIRAS.
(B) Apenas as afirmações I, II, IV e V são VERDADEIRAS.
(C) Apenas as afirmações I, III, IV e V são VERDADEIRAS.
(D) Apenas as afirmações I e II são VERDADEIRAS.
(E) Todas as afirmações são VERDADEIRAS.
Gabarito: C
Comenmtários: o sangue não produz compostos orgânicos.

Questão 11
O processo básico da respiração celular é a quebra da glicose, que pode ser representada pela seguinte equação química:
C6H12O6 + 6O2 → 6CO2 + 6H2O + energia
Os processos de fermentação e de respiração são responsáveis pela liberação de energia, que provém da degradação de um combustível orgânico, a glicose, em nosso organismo. As diversas etapas são catalisadas por várias enzimas, que, como todos os catalisadores, reduzem a energia de ativação necessária para que ocorra a reação (em outras palavras, facilitam as reações). A respeito da transformação acima, é CORRETO afirmar que:
(A) na respiração animal, a glicose funciona como um combustível.
(B) a transformação da glicose em energia é um processo físico. (Errado, é um processo químico, envolve muitas reações químicas)
(C) o oxigênio é queimado. (Errado, ele é oxida a glicose para produção de energia, CO2 e água)
(D) é uma transformação reversível. (Errado, se é químico, não é reversível)
(E) ocorre com absorção de energia pelo organismo. (Errado, o texto diz, liberação de energia)
Gabarito: A

Questão 12
A água que utilizamos para o nosso consumo passa por várias etapas de tratamento, nas quais vários produtos químicos são adicionados, para torná-la potável. É CORRETO afirmar que essa água tratada é um exemplo de:
(A) mistura heterogênea.
(B) substância pura simples.
(C) substância pura composta.
(D) mistura alotrópica.
(E) mistura homogênea.
Gabarito: E
Comentários: a água tratada é uma mistura homogênea, por que tem muitos sais nela, que se dissolvem.

É correto afirmar que vemos primeiro o relâmpago e só depois escutamos o seu Trovão Porquê?

A velocidade da luz é muitas vezes mais rápida que a velocidade do som. Por esse motivo, vemos o clarão de um relâmpago e, somente depois, ouvimos o trovão.

Por que durante uma tempestade ouvimos o trovão apenas alguns instantes após vermos o relâmpago?

O trovão sempre acontece logo após o relâmpago, porque a velocidade da luz é muito maior do que a velocidade do som.