Quais são os fatores que determinam a quantidade de água em um organismo?

A quantidade ideal de água que devemos ingerir diariamente depende de fatores como a idade, sexo, problemas de saúde e rotina de cada pessoa.

Show

Quais são os fatores que determinam a quantidade de água em um organismo?
Pessoas que praticam atividades físicas necessitam de uma maior quantidade de água

Importância da água para o corpo humanoQuem duvida que a água é necessária para a nossa saúde? Essa substância é responsável por realizar reações químicas, transportar substâncias pelo organismo, regular nossa temperatura, além de garantir a proteção de algumas estruturas, como é o caso do líquido cefalorraquidiano, formado principalmente por água.Acesse também: ÁguaApesar de conhecer os benefícios, muitas pessoas não sabem ao certo a quantidade de água ideal que devemos tomar diariamente para que haja um equilíbrio entre o que foi perdido e o que foi consumido. De acordo com o Ministério da Saúde, o ideal é que pelo menos dois litros de água sejam ingeridos em um dia, o que equivale a seis a oito copos desse líquido. Entretanto, essa quantidade é a mínima recomendada e não deve ser tomada como quantidade ideal para todos os indivíduos, pois cada um possui um metabolismo único e pratica atividades diferentes no dia a dia.Existem estudos que indicam médias ideais para homens e mulheres em cada faixa etária. Segundo esses estudos, um bebê de até seis meses deve ingerir 0,7 litro de água por dia, quantidade que está presente no leite. Homens com idade entre 14 e 18 anos necessitariam de 2,6 litros. Mulheres precisariam de 1,8 litro. A partir dos 19, homens e mulheres necessitariam de 2,2 litros de água. Alguns médicos defendem ainda que sejam ingeridos 35 ml de água para cada quilo de massa que uma pessoa apresenta. Entretanto, assim como a recomendação do Ministério da Saúde, nos dois casos, não são considerados outros fatores importantes da rotina de cada pessoa. (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Acesse também: Dicas para economizar água

Fatores a serem levados em conta para a ingestão de água

Entre os principais fatores que devem ser avaliados quando o assunto é ingestão de água, destacam-se idade, sexo, peso, tamanho, presença de problemas de saúde, atividades físicas realizadas e estação do ano. Esses pontos são importantes porque, dependendo da época do ano, por exemplo, a perda de água pelo suor é maior e o corpo necessita de uma maior reposição. Além disso, uma pessoa que corre vários quilômetros por dia, por exemplo, gasta mais água do que uma pessoa sedentária.

Assim sendo, não existe uma fórmula exata da quantidade de água necessária para cada pessoa, sendo esse um assunto delicado e bastante individual. Entretanto, não há dúvidas sobre sua importância para o organismo. O mínimo recomendado deve ser sempre ingerido e, quando ocorrer uma perda excessiva, seja pelo calor, seja por problemas gastrointestinais, como vômitos, ela deve ser reposta. Vale destacar ainda que, em pessoas com problemas renais, por exemplo, o excesso de água pode ser prejudicial, sendo necessária orientação médica.


Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto:

Por Vanessa Sardinha dos Santos

A resposta irá depender do seu biotipo e até estilo de vida. Veja o cálculo recomendado por especialistas.

A água é fundamental para o bom funcionamento do organismo, para o transporte de nutrientes, para a regulação da temperatura corporal, entre outras funções. Mais de 60% do corpo de um ser humano adulto é composto de água.

Quem nunca ouviu falar que precisamos tomar pelo menos dois litros de água por dia para que o organismo funcione bem? Mas será que essa é a quantidade adequada para todos os indivíduos? Como saber quanta água devemos ingerir por dia?

Fórmula

Um cálculo recomendado pelos especialistas é ingerir 35ml de água por cada quilo. Assim, a quantidade de água ingerida se aproxima mais da sua necessidade individual. 

Exemplo: 

Uma pessoa que pesa 65 quilos deve tomar aproximadamente 2,27 litros de água por dia. 

0,035 x 65 = 2, 275

Mas mesmo essa fórmula tem as suas ressalvas. Na verdade, a quantidade de água a ser ingerida depende de uma série de fatores que vão desde a quantidade de exercício realizada até a temperatura do ambiente em que estamos.

Veja também: Quanta água devemos beber | Coluna #21

Para além dos cálculos

A seguir, veja alguns fatores que influenciam e determinam a quantidade de água que devemos beber diariamente:

  • Nível de atividade física: Quem corre todos os dias necessita de mais água do que alguém que faz caminhadas três vezes por semana. Portanto, quanto mais intensa a atividade física realizada, maior a quantidade de água necessária. Também é importante tomar água durante e depois das atividades físicas.
  • Clima: Quem mora em cidades quentes precisa de mais água do que quem mora em locais mais frios. Também precisamos de mais água no verão, quando suamos mais e, portanto, perdemos mais água, do que no inverno.
  • Metabolismo: Quem tem um metabolismo mais acelerado necessita de mais água do quem tem o metabolismo mais lento.
  • Dieta: Se você ingere muito sal, vai precisar de mais água do quem come mais frutas e verduras, que são ricas em água.
  • Estado geral: Algumas condições físicas interferem na necessidade de água. Se você tiver febre, por exemplo, deverá aumentar a ingestão de líquidos. A mesma dica vale para quem apresentar episódios de diarreia ou vômitos. Para repor o líquido perdido, opte por caldos e sopas em vez de líquidos açucarados. Algumas doenças, como insuficiência renal, por exemplo, exigem limitação da quantidade de água ingerida.
  • Consumo de álcool: Se for ingerir álcool, procure alternar a bebida alcóolica com água. A dica é tomar um copo de água depois de cada drinque,  já que o álcool ajuda a desidratar o organismo.

Veja também: Padrão de consumo de álcool | Entrevista

Observe a sua urina

Para que não reste dúvidas, observe a frequência com que você urina e a cor da sua urina. O ideal é que ela seja amarelo-clara.

Se a urina estiver amarelo-escura e com odor forte e você estiver indo menos vezes do que costuma ao banheiro, é sinal de que está ingerindo pouca água. Tome dois copos de água para se hidratar.

Por outro lado, se estiver urinando muito e a urina estiver límpida, transparente, provavelmente você está ingerindo água em excesso. Tomar muita água, além da necessidade, pode causar diluição do sangue e, em casos extremos, do sódio no organismo.

Algumas dicas para te ajudar a aumentar o consumo de água no dia a dia:

  • Separe uma garrafinha de água. Quanto maior ela for, mais prática, já que você precisará de menos pausas para enchê-la;
  • Leve sempre a sua garrafinha com você;
  • Se você não sente sede com frequência, coloque alarmes no celular para te lembrar de beber água.

Veja também: 5 motivos para não deixar de tomar água

Quais são os fatores que determinam a quantidade de água no organismo?

Além da diferença de sexo e quantidade de gordura, a idade é um fator importante para determinar a quantidade de água no corpo. Crianças podem ter até 80% de seu peso constituído por água, enquanto pessoas idosas apresentam cerca de 40%.

Quais os fatores que influenciam a quantidade de água na célula?

A idade, pois quanto mais a pessoa envelhece, mais se perde água. Um exemplo disso são os bebês recém-nascidos, que possuem uma faixa de 90% de água em suas células, e os adultos 80%; idosos possuem menos ainda.

Como se dá a distribuição da água no nosso organismo?

A distribuição de água pelo corpo.
Cérebro: 92% de água. ... .
Músculos: 83% de água. ... .
Pulmões: 70% de água. ... .
Rins: 60% de água. ... .
Sangue: 50% de água. ... .
Ossos: 48% de água. ... .
Dentina 12%.

Qual a importância da água e quais fatores influenciam na quantidade de líquido corporal?

Mais de 70% do corpo humano é composto de água. Ela ajuda a hidratar, a levar os nutrientes, como oxigênio e sais minerais até as células, além de expulsar as substâncias tóxicas do corpo por meio do suor e da urina.