Quais são os continentes que ocupam a mesma grande porção de terras emersas?

Por convenção geográfica, costuma-se dizer que um continente é todo conjunto de terras cuja área é maior que a da Austrália, o menor dos países com dimensões continentais. Os continentes também podem ser considerados como um agrupamento mais ou menos coeso de diversas terras, incluindo arquipélagos próximos entre si, como é o caso da Oceania.

A Terra apresenta 149.440.850 quilômetros quadrados de áreas emersas, correspondendo a aproximadamente 29,1% da superfície total do planeta. Essas grandes extensões de terras são dividas em seis continentes: África, América, Antártica, Ásia, Europa e Oceania. 

Quais são os continentes que ocupam a mesma grande porção de terras emersas?
 

Porém, é importante elucidar que, há cerca de 400 milhões de anos, as porções emersas do planeta estavam reunidas em um único continente, denominado Pangeia. Esse grande continente se fragmentou há aproximadamente 60 milhões de anos em razão do movimento das placas tectônicas, formando os atuais seis continentes.

Os limites entre os continentes são estabelecidos principalmente por mares e oceanos. No entanto, os continentes europeu e asiático formam uma massa de terra, denominada Eurásia. As fronteiras entre eles são estabelecidas por meio dos Montes Urais, Rio Ural, Mar Cáspio, Montanhas do Cáucaso e pelo Mar Negro.

O estudo dos seis continentes é de fundamental importância para entendermos vários aspectos relacionados ao estudo da Geografia. A abordagem desse conteúdo proporciona subsídios para uma análise do atual cenário econômico global, organização social, desigualdade socioeconômica, disparidades entre os continentes, concentração populacional, elementos culturais, aspectos naturais do planeta, entre outros temas pertinentes.

Nesse sentido, disponibilizamos uma seção com artigos que abordam diversos assuntos sobre os seis continentes terrestres, na qual o leitor poderá se inteirar sobre as principais características de cada um deles.

Quais são os continentes que ocupam a mesma grande porção de terras emersas?

São as terras emersas que estão acima do nível do mar?

Chamamos de terras emersas aquelas que não estão cobertas pelas águas, ou seja, estão acima delas. Ou seja, mesmo uma pequena ilha no oceano é um pedaço de terra emersa.

São as terras emersas que estão acima do nível do mar 10 pontos?

As terras emersas ( acima do nível do mar) estão divididas em seis continentes, essa divisão foi criada considerando critérios históricos, culturais, econômicos e políticos. Quais são eles? América do norte, Oceania, Asia, Africa. América do sul, Glacial Artico, Pacifico.

Quais são as terras emersas?

Terras emersas: representam a porção de terra acima do nível do mar, o relevo terrestre. Terras imersas: representam a porção de terra abaixo do nível do mar, o relevo submarino.

Quais são os seis continentes acima do nível do mar?

O planeta Terra possui seis grandes continentes: África, Ásia, Europa, Oceania, América e Antártida.

Quais são os três continentes com maior extensão de terras emersas?

Área e população

Área
Continente km² %
Ásia 29,5
América 28,5
África 20,4

Qual porcentagem de terras emersas e de população a Europa ocupa?

ESPERO TER AJUDADO!! Desculpa, mas a sua resposta está incorreta, mas muito obrigada mesmo assim. Não está não, a resposta é ''70%''.

Quais são os nomes dos continentes?

Os continentes do mundo são grandes faixas de terra cercadas por água, onde é possível encontrar diversas formas de vida, vegetação e clima. No total, são seis: América, Europa, Ásia, África, Oceania e Antártida.

Quais são as medidas do planeta Terra?

  • Os outros 30% da área do globo terrestre são formados pelas massas continentais, ou seja, as terras emersas, aquelas que ficam acima do nível da água do mar. Veja o artigo “Medidas do Planeta Terra. Distribuição das terras e águas na superfície terrestre.”.

Quais terras estão cobertas pelas águas?

  • São terras que não estão cobertas pelas águas, ou estão sobre a água. Também pode-se dizer que, são terras acima do nível do mar. Exemplo: o território brasileiro é de terras emersas. E as terras imersas são aquelas que ficam abaixo do nível do mar.

Quanto é a área do território brasileiro?

  • Para se ter uma ideia, isso equivale a 60 vezes a área do território brasileiro, já que o Brasil tem aproximadamente 8.500.000 Km2. Entretanto, somente em uma parte dessa superfície podemos colocar o pé em terra firme.

Quais são os continentes das terras emersas?

A superfície do planeta Terra se divide hoje em seis grandes continentes, que são África, América, Ásia, Europa, Oceania e Antártida.

Quais são os três continentes com maior extensão de terras emersas?

Sendo: América do Norte: 23.651.000 km²; América Central: 731.000 km²; América do Sul: 17.833.000 km². Antártida: 14.108.000 km². Ásia: 44.482.000 km². Europa: 10.360.000 km².