Dor no meio das costas covid

A pandemia do novo coronavírus mudou a rotina das pessoas ao redor do mundo e, no Brasil, não foi diferente. Abandono de exercícios físicos, home office e adoção de atividades não habituais, como reformas e faxinas mais intensas passaram a ser uma realidade na vida dos brasileiros e, com isso, a saúde ortopédica acabou sendo prejudicada.

É comum que dores nas costas e na lombar aumentem durante esse período de distanciamento social, e até mesmo que inflamações como tendinites e bursites sejam mais frequentes nessa época, de acordo com o Dr. Eduardo Puertas, ortopedista do HCor.

“Essas mudanças ocorreram abruptamente, sem que déssemos a devida atenção aos nossos músculos e ossos. Tanto o excesso quanto a falta de movimento facilitam a ocorrência de dores na coluna e demais articulações”, destaca o ortopedista.

Para o especialista, o sedentarismo é um dos principais adversários da saúde ortopédica. O médico salienta, no entanto, que o retorno às atividades físicas deve ser feito com os devidos cuidados não somente por conta do risco de infecção pelo coronavírus como também pelo risco de lesões após esse intervalo parado.

A recomendação é que sejam realizadas atividades físicas no mínimo 30 minutos por dia, durante 5 dias na semana, podendo ser fracionadas durante o dia, em duas caminhadas de 15 minutos, por exemplo.

“A retomada deve ser feita em baixa intensidade, tanto no volume quanto na frequência, para que o corpo volte a se acostumar com o ritmo e com a atividades executada. Além disso, vale lembrar que não são recomendados exercícios em grupo, devido aos riscos de contágio de Covid-19”, ressalta.

Outro rival da saúde ortopédica, segundo Puertas, é a prática do home office e as suas adaptações nem sempre adequadas à postura. “Se nos escritórios a ergonomia nem sempre era a mais propícia, em casa, essa dificuldade é ainda maior, com mesas em alturas incorretas, cadeiras sem os apoios necessários e uma grande propensão ao uso da cama ou do sofá como ambiente de trabalho”.

 3 atividades para cuidar melhor de músculos e articulações

  1. Alongamento

Além de diminuir o encurtamento dos músculos, esses exercícios ajudam a fortalecer a musculatura, mantendo o corpo alinhado e evitando a sobrecarga nas costas.

  1. Musculação

A musculação auxilia na manutenção da força muscular. Séries de exercícios para abdômen e pernas ajudam o corpo a ganhar mais sustentação, amortecendo impactos na coluna.

  1. Pilates

O pilates proporciona o fortalecimento da musculatura do tronco, que sustenta a coluna como um todo. Isso inclui a musculatura posterior (lombar, torácica) e também a musculatura abdominal. Desta forma, ele permite a biomecânica harmoniosa da coluna.

As atividades devem ser feitas preferencialmente em casa ou em ambientes controlados, com os devidos cuidados de higiene, distanciamento e uso de máscaras.

10 dicas para melhorar a postura durante o home office

  1. Escolha um local de trabalho adequado.
  2. Opte por uma cadeira com altura e encosto reguláveis.
  3. Fique sentado com a coluna reta ao encosto da cadeira, com ombros e quadris alinhados.
  4. Flexione os braços a 90 graus do corpo.
  5. Apoie os pés no chão o tempo todo, com ou sem uso de suporte.
  6. Alinhe a parte superior da tela do computador, que deve estar na altura dos olhos.
  7. Mantenha uma distância de pelo menos 50 centímetros da tela do computador.
  8. Faça pausas a cada 30 ou 40 minutos, saindo da posição em que se encontra.
  9. Se possível, faça algum tipo leve de alongamento da musculatura do pescoço, dos membros superiores e da região lombar.
  10. Se já for portador de dores, consulte um médico para diagnóstico e orientações.

A dor no meio do tórax ou na parte superior das costas pode resultar de distúrbios do esôfago Considerações gerais sobre o esôfago O esôfago é um tubo oco que conecta a garganta (faringe) ao estômago. Os alimentos ingeridos não simplesmente caem dentro do estômago através do esôfago. Os alimentos ingeridos chegam ao estômago... leia mais , do coração ou da aorta (Dor torácica Dor torácica A dor torácica é uma queixa muito comum. A dor pode ser aguda ou sutil, embora algumas pessoas com doenças torácicas descrevam sua sensação como desconforto, aperto, pressão, gases, queimação... leia mais ). Os sintomas podem ser similares. A doença do refluxo gastroesofágico Doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) Na doença do refluxo gastroesofágico o conteúdo estomacal, incluindo ácido e bile, retorna do estômago para o esôfago, o que provoca inflamação no esôfago e dores na parte inferior do tórax... leia mais

Dor no meio das costas covid
(DRGE), causada pelo vazamento de ácido gástrico para o esôfago, pode causar uma sensação de queimação ou constrição sob o esterno, o que pode se assemelhar à dor causada por uma doença cardíaca. Espasmos do esôfago Espasmo esofágico O espasmo esofágico é um distúrbio das ondas rítmicas das contrações musculares (movimentos peristálticos) do esôfago. A causa desse distúrbio é desconhecida. Os sintomas incluem dor torácica... leia mais e outros distúrbios do músculo esofágico podem causar uma forte sensação de constrição, também semelhante à dor causada por doença cardíaca.

Alguns sintomas são mais sugestivos de um distúrbio esofágico. Dor grave que ocorre subitamente após vomitar ou após um procedimento envolvendo o esôfago sugere uma ruptura do esôfago, embora isso seja raro. A pirose é uma sensação de queimação causada pela DRGE que surge no tórax e, às vezes, no pescoço e na garganta, geralmente após as refeições ou ao se deitar. A pirose está entre os sintomas digestivos mais comuns nos Estados Unidos. A dificuldade em engolir Dificuldade em engolir Algumas pessoas têm dificuldade para engolir (disfagia). Na disfagia, alimentos e/ou líquidos não se movem normalmente da garganta (faringe) para o estômago. As pessoas sentem que os alimentos... leia mais e o desconforto que ocorre apenas ao engolir também sugerem um distúrbio esofágico. O desconforto torácico, que ocorre rotineiramente com esforços e melhora após um breve repouso, sugere um problema cardíaco. Entretanto, como os sintomas frequentemente se sobrepõem, e como a doença cardíaca é particularmente perigosa, os médicos geralmente fazem uma radiografia torácica Radiografias do tórax Em qualquer pessoa em que houver suspeita de doença cardíaca, são tiradas radiografias torácicas em posição frontal ou lateral. Normalmente, a pessoa fica em pé ereta, mas as radiografias torácicas... leia mais

Dor no meio das costas covid
, um eletrocardiograma Eletrocardiograma O eletrocardiograma (ECG) é um procedimento rápido, simples e indolor no qual os impulsos elétricos do coração são amplificados e registrados. Esse registro, o eletrocardiograma (também conhecido... leia mais
Dor no meio das costas covid
(ECG) e, às vezes, um teste de esforço Teste de esforço Submeter o coração ao esforço (através de exercícios ou pelo uso de medicamentos estimulantes para fazer o coração bater mais rapidamente e com mais força) pode ajudar a identificar uma doença... leia mais
Dor no meio das costas covid
cardíaco, antes de fazer exames para identificar doenças esofágicas.

  • Depende da causa

O tratamento da dor torácica ou lombar é geralmente administrado apenas quando a causa é conhecida, embora seja possível que pessoas com sintomas bastante característicos da DRGE realizem um tratamento experimental com medicamentos bloqueadores de ácido.

OBS.: Esta é a versão para o consumidor. MÉDICOS: Clique aqui para a versão para profissionais

Clique aqui para a versão para profissionais

Dor no meio das costas covid

Direitos autorais © 2022 Merck & Co., Inc., Rahway, NJ, EUA e suas afiliadas. Todos os direitos reservados.

Dor no meio das costas covid