Diferença entre motor de corrente continua e alternada

Qual a diferença entre corrente contínua e corrente alternada?

Na corrente contínua (CC), o fluxo de elétrons dentro de um circuito elétrico ocorre em apenas uma direção . Já na corrente alternada, há também o fluxo em sentido inverso.

Desse modo, a corrente contínua será positiva ou negativa, estando presente em circuitos eletroeletrônicos de baixa tensão. Enquanto a carga alternada varia entre negativa e positiva, sendo utilizada em circuitos elétricos e linhas de transmissão de alta tensão.

Corrente Contínua (CC)Corrente Alternada (CA)
Características Não alterna a direção do fluxo dentro do circuito. Há a alternância da direção do fluxo e, consequentemente, da carga.
Exemplos
  • Pilhas
  • Baterias
  • Dínamos
  • Energia fotovoltaica (energia solar)
  • Fontes retificadoras de corrente
  • Usinas elétricas
  • Geradores de energia
  • Alternadores
  • Inversores de corrente
Utilização
  • Circuitos eletroeletrônicos.
  • Circuitos de baixa tensão.
  • Geração de energia solar.
  • Linhas de transmissão submarinas.
  • Transporte de energia (linhas de transmissão).
  • Circuitos elétricos.
  • Circuitos de alta tensão.

A variação de carga da corrente alternada é medida em ciclos por segundo, essa frequência é chamada de hertz (Hz). A quantidade de ciclos por segundo de corrente alternada pode variar de lugar para lugar. No Brasil, a frequência adotada nos circuitos elétricos é de 60 Hz.

Corrente Elétrica

Para compreender a diferença entre corrente contínua e corrente alternada é preciso compreender o que é uma corrente elétrica. A corrente elétrica é o movimento dos íons e elétrons em um material condutor. Esse fluxo ocorre devido à diferença de potencial entre um ponto inicial e um ponto final.

Diferença entre motor de corrente continua e alternada
Gráfico de correntes elétricas: pulsante, constante, variável e alternada

O movimento dos elétrons pode se dar em apenas uma direção (CC) ou alternadamente em ambas as direções (CA).

O que é corrente contínua?

Corrente contínua é toda corrente elétrica em que o fluxo de elétrons não muda de direção. Assim, a carga permanece sempre a mesma.

Essa carga pode ser constante, no caso de não haver nenhuma mudança de rendimento ou pulsante, quando há uma variação de seu rendimento sem a mudança de sentido.

Diferença entre motor de corrente continua e alternada
Legenda

É importante perceber que mesmo ao oscilar, se não alternar a direção do fluxo de elétrons, a corrente é considerada contínua.

Pilhas, baterias, dínamos e painéis solares geram correntes contínuas utilizadas em circuitos de baixa tensão, como computadores, celulares e aparelhos eletrônicos em geral.

Em muitos casos, a corrente elétrica chega como corrente alternada e é transformada em corrente contínua por diodos, transistores e fontes retificadoras.

O que é corrente alternada?

Diferente da corrente contínua, na corrente alternada, os elétrons se deslocam em duas direções alternadamente. Desse modo, a carga é ora positiva, ora negativa. Essa variação é chamada de ciclo e ocorre entre 50 e 60 vezes por segundo em um circuito elétrico comum.

Diferença entre motor de corrente continua e alternada
Gráfico de corrente alternada (senoide)

A unidade de medida desses ciclos por segundo é chamada de hertz (Hz). Isso quer dizer que os polos da tomada de uma casa não são nem positivos, nem negativos. Ou melhor, a cada segundo, cada um dos polos foi 60 vezes positivo e 60 vezes negativo.

A vantagem da corrente alternada é que ela pode ser transmitida por longas distâncias mais facilmente e ter sua tensão elevada ou diminuída por transformadores.

Assim, as linhas de transmissão que saem das usinas elétricas e transportam energia elétrica, o fazem com correntes alternadas. Essa energia sai da usinas com uma tensão próxima a 750kV, passa por subestações e transformadores e chega às tomadas das casas com uma tensão de 110 ou 220 volts.

A variação da corrente alternada não pode ser percebida pelo olho humano, mas aparelhos que utilizam esse tipo de corrente funcionam de acordo com essa frequência.

O vídeo abaixo mostra uma lâmpada acendendo em super câmera lenta onde se percebe a variação de corrente:

Interessou? Veja também a diferença entre:

  • Tipos de energia
  • Fontes de energia renováveis e não renováveis

A principal diferença entre corrente alternada e contínua reside no fato de que a corrente contínua (CC) não altera o seu sentido de circulação dentro do circuito elétrico. Por outro lado, temos que a corrente alternada (CA) consegue alterar seu sentido. Essa é a diferença básica entre elas.

O que significa um motor CC?

A cilindrada de um motor é mais corretamente designada em centímetros cúbicos (cm³ ou cc), mas não raras vezes ouvimos aquele vizinho mais especializado na matéria se gabar de sua máquina e do potente motor de 3 litros que traz sob o capô…

Qual é a diferença entre motores DC e AC?

A velocidade de um motor DC é controlada através da variação da corrente. A velocidade de um motor AC é controlada através da variação da frequência, usando-se para tal um variador de velocidade (também conhecido por variador de frequência e conversor de frequência).

Onde é utilizado o motor CC?

Além dos equipamentos industriais, elevadores, guinchos e acionamentos de laminadores de aço, o motor CC pode ser utilizado em veículos elétricos, ferramentas, eletrodomésticos e até em brinquedos.

Quais tipos de motores CC?

Motores de Corrente Contínua: Classificação

  • Motor série. O motor em série possui esta definição pois os enrolamentos do indutor e da armadura são ligados em série, se destacando por conter um alto torque e rápida aceleração. …
  • Motor paralelo. …
  • Motor composto. …
  • Motor de excitação independente.

O que é DC e AC?

Então o uso direto de corrente alternada é mais simples. Costuma-se chamar tudo, tanto a corrente como a tensão, do sistema alternado de distribuição de energia elétrica de AC e tudo do sistema com tensão constante, de DC. Estas siglas vêm do inglês. AC significa “Alternating Current” e DC significa “Direct Current”.

Qual a diferença entre um servomotor e um motor CC?

A principal diferença entre um servo motor e os outros motores (tanto de corrente alternada quanto contínua) é que os servos possuem incorporado neles um encoder e um controlador. Ou seja, os servos nada mais são do que motores comuns com controladores e encoder acoplados.

Como funciona um motor de CC?

O princípio básico de funcionamento do motor CC é o seguinte: “Sempre que um condutor conduzindo uma corrente elétrica (em vermelho) é colocado em um campo magnético (em azul), este condutor experimenta uma força mecânica (em verde)”, gerando o torque e o giro do eixo do motor.

Quais são as características básicas dos motores AC e DC?

Motores DC: São conhecidos por seu controle preciso de velocidade e por seu ajuste fino e são, portanto, largamente utilizados em aplicações que exigem tais características. … Motores AC: A grande maioria das aplicações tem sua configuração mais econômica com a utilização de motores de indução de gaiola.

O que são servomotores CC e para que servem?

O Servomotor é um atuador eletromecânico, que apresenta movimento proporcional a um comando, como dispositivos de malha fechada, ou seja: recebem um sinal de controle eletrônico; que verifica a posição atual para controlar o seu movimento indo para a posição desejada com velocidade monitorada externamente sob feedback …

Quais são os tipos de ligações de um motor CC?

3.1 Tipos de ligação dos motores CC A ligação de um motor CC depende do conhecimento que ele possui sobre a carga a ser acionada e da sua própria constituição. Como visto na Figura 12, a bobina da armadura está numerada como (1) e (2) e identificada por A e B.

Quais são os tipos de motores que existem?

  • Tração animal.
  • Turbinas.
  • Máquina a vapor.
  • Motor de combustão interna.
  • Motor de combustão externa.
  • Motor a ar comprimido.
  • Motor elétrico.
  • Motor híbrido.

Quais os tipos de motores de combustão interna?

O motor de combustão interna, também conhecido como motor a explosão, é uma máquina térmica que tem como função converter energia proveniente da queima de combustíveis em energia mecânica. Os tipos de motor de combustão interna mais utilizados são o motor a gasolina e o motor a diesel.

O que é nível DC?

Quando um sinal AC encontra-se deslocado do eixo de referência, sabe-se que este sinal possui um nível DC.

Qual a diferença entre motor de corrente contínua é alternada?

A diferença entre o motor CA (Corrente Alternada) e CC (Corrente Contínua) além da forma de alimentação, é o controle de velocidade. Em motores CC, você varia a velocidade controlando a tensão aplicada sobre este motor, enquanto o motor CA você controla através da frequência e corrente aplicadas.

Qual a diferença entre corrente contínua é corrente alternada qual a vantagem?

Na corrente contínua (CC), o fluxo de elétrons dentro de um circuito elétrico ocorre em apenas uma direção . Já na corrente alternada, há também o fluxo em sentido inverso. Desse modo, a corrente contínua será positiva ou negativa, estando presente em circuitos eletroeletrônicos de baixa tensão.

Como saber se é corrente contínua ou alternada?

Se os elétrons se movimentam num único sentido, essa corrente é chamada de contínua. Se eles mudam de direção constantemente, estamos falando de uma corrente alternada. Na prática, a diferença entre elas está na capacidade de transmitir energia para locais distantes.