Como são as manchas de calor em bebê?

Algo comum de acontecer são as manchas vermelhas na pele do bebê, principalmente nos primeiros meses de vida. Elas podem ocorrer por causas naturais, devido a sensibilidade da pele ou ocasionadas por diversos outros motivos.

Se durante o banho ou troca de fralda você notar algumas manchas vermelhas na pele do bebê, não se desespere. Tente identificar a causa. Às vezes não será motivo para correr para  um pronto socorro imediatamente e expor seu bebê a infecções desnecessárias.

Por que a pele do bebê é mais sensível?

Quando novinhos, os bebês ainda não possuem as glândulas sudoríparas totalmente desenvolvidas, assim como as glândulas responsáveis pela coloração da pele. Por isso a sensibilidade deles é ainda maior. Sendo assim, é mais comum apresentarem mais problemas dermatológicos1. Mas algumas manchas vermelhas ou até mesmo carocinhos vermelhos na pele do bebê também podem ser sinais de um problema mais sério, como varicela, por exemplo.

IMPORTANTE: Antes de dar qualquer medicação, é necessário saber a causa das manchas avermelhadas na pele. Não recomendamos o tratamento sem orientação médica.

Problemas que causam manchas na pele do bebê

Brotoeja

A tão conhecida brotoeja, são bolinhas vermelhas que são ocasionadas pelo excesso de calor no corpo do bebê. Quando o bebê transpira muito, os poros acabam entupindo ocorrendo bolinhas por todo corpo, principalmente nas áreas mais abafadas e quentes como pescoço, dobrinhas e locais que suam mais. Você pode evitar as brotoejas, dando mais que um banho em dias mais quentes, evitar roupas apertadas e muito quentes como de lã.

Hemangioma

São manchas vermelhas na pele do bebê que podem apresentar aparência rosada ou vermelha escura. Normalmente desaparecem quando pressionadas. Sua causa é o acúmulo anormal de vasos sanguíneos na pele, e infelizmente não tem como prevenir.

Dermatite atópica ou eczema

Essa vermelhidão tem origem hereditária. Causa bastante coceira e deixa a pele do bebê totalmente ressecada. Muitas das vezes pode ocasionar feridas e até sangrar. Como não tem um motivo para se prevenir, o ideal é a procura do pediatra para iniciar um tratamento com corticoides, para controlar o desconforto da coceira.

Dermatite de contato ou assadura

A falta de higiene e deixar o bebê muito tempo com a mesma fralda de xixi e coco pode ocasionar manchas vermelhas em sua pele. Elas acontecem principalmente na área de uso da fralda e dobrinhas. Essas manchas causam coceira, ardência excessiva e irritação. A maneira de evitar é manter seu bebê com fraldas limpas e secas. Evite deixar o bebê suado por muito tempo e sempre utilize pomadas para assaduras, de preferência em toda troca de fraldas.

Existem outros motivos para aparecimento de manchas vermelhas2. Caso não desapareçam com os cuidados mencionados acima, deve ser procurado imediatamente um pediatra. Manchas vermelhas na pele do bebê podem ser por conta do crescimento dos dentes também3. Picadas de inseto podem ocasionar reação alérgica e também podem causar manchas pelo corpo.

rubéola e a meningite também são doenças que merecem atenção especial e muitos cuidados. São doenças transmissíveis e um de seus sintomas são as manchas avermelhadas na pele. Portanto, é necessário toda atenção aos demais sintomas para achar a causa.

Dúvidas das leitoras:

Como tratar manchas vermelhas na pele do bebê?

O tratamento deve ser feito para cada tipo de mancha, alergia ou irritação. Mas normalmente o mais indicado é suspender o uso da substância que está ocasionando e utilizar, sob orientação do pediatra, pomadas com corticóide.

Como tirar manchas vermelhas na pele do bebê?

Se as manchas são ocasionadas por reação alérgica, deve ser tratada como alergia. Mas se se trata de manchas de nascença ou ocasionada por outros fatores desconhecidos e que não saem com o tempo, deve-se procurar um dermatologista para avaliação. Esse médico pode indicar o tratamento adequado para clareamento ou desaparecimento da mancha.

Carocinhos vermelhos, o que pode ser?

O aparecimento de carocinhos vermelhos pode indicar diversos fatores, como alergia ou de doenças como catapora, rubéola, etc. Somente um pediatra pode avaliar e indicar qual é a origem do problema.

Veja também: Candidíase em Bebê – É Possível meu Bebê ter Isso?

Foto: nathaniel stern, mjiang_2000

Para nós, credibilidade e transparência são essenciais. Por isso, nossos artigos são escritos e revisados por especialistas da área. Este artigo foi escrito e revisado por:

  • WhatsApp
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Linkedin
  • Copiar Link
Como são as manchas de calor em bebê?

Parece alergia, mas não é. As bolinhas vermelhas popularmente conhecidas por brotoejas são provocadas pelo entupimento dos poros por onde é eliminado o suor. “Como esses ductos excretores das glândulas sudoríparas são muito finos nos bebês, entopem com facilidade”, explica a pediatra e neonatologista Maria Esther Ceccon (SP).

Costumam aparecer principalmente no rosto, no pescoço, no tórax e nas costas – e coçam muito! “É mais frequente no verão, por causa do calor”, explica a dermatologista Selma Helene (SP). Mas também podem surgir quando a criança tem febre alta ou transpira muito devido ao excesso de roupa. Por isso, nada de agasalhar demais o seu filho. Uma dica (caso tenha receio de ele sentir frio) é colocar apenas uma camada de roupa além do que você estiver vestindo.

O que fazer
Como, em geral, o problema é provocado por fatores ambientais, é preciso eliminar a causa, ou seja, o que está provocando tanto suor na criança. Assim, opte por roupas frescas (de algodão, por exemplo), deixe os ambientes arejados e aumente a frequência dos banhos – que devem ser curtos, com água morna ou fria, para não ressecar a pele. Quando a pele estiver íntegra novamente, volte com a rotina do banho da criança.

Nada de aplicar medicamentos tópicos ou talcos sobre a pele do seu filho. “Em vez do talco, que pode ser inalado pelo bebê, uma opção é a pasta d’água (encontrada em farmácias) com o intuito de secar as bolinhas”, diz Maria Esther. Segundo a pediatra, outros aliados são as loções específicas para aliviar a coceira e banhos coloidais (com amido de milho misturado à água da banheira). Mas, claro, antes de tomar qualquer medida, consulte o médico do seu filho.

Apesar do quadro não ser grave, por causa da coceira, o risco é a pele lesionada infeccionar. Nesse caso, o tratamento será à base de medicamentos com corticoides e antibióticos.

Você já curtiu Crescer no Facebook?

Como fica a pele do bebê com alergia do calor?

Os principais sintomas que podem indicar “alergia” ao calor são pequenas bolinhas nas regiões às quais os bebês mais transpiram; Coceira nesses locais; Placas vermelhas sobre a pele e um certo grau de inchaço nas regiões mais afetadas.

O que fazer quando o bebê está com alergia do calor?

O tratamento consiste em hidratar bem a pele com cremes contendo babosa ou calamina, que têm uma ação calmante, além de também ser recomendado tomar banhos frios, beber muita água, usar roupas leves, evitar a transpiração excessiva e manter o local onde se está devidamente arejado e fresco.

Como identificar calor no bebê?

Para saber se o bebê está com frio ou calor, deve-se:.
Frio: sentir a temperatura na barriga, no peito e nas costas do bebê e verificar se a pele está fria. ... .
Calor: sentir a temperatura na barriga, no peito e nas costas do bebê e verificar se a pele, incluindo a do pescoço, está úmida e o bebê suado..

O que é bom para bolinhas de calor em bebê?

“Em vez do talco, que pode ser inalado pelo bebê, uma opção é a pasta d'água (encontrada em farmácias) com o intuito de secar as bolinhas”, diz Maria Esther. Segundo a pediatra, outros aliados são as loções específicas para aliviar a coceira e banhos coloidais (com amido de milho misturado à água da banheira).