Qual a alternativa correta que diz respeito às práticas corporais de aventura?

110

Qual a alternativa correta que diz respeito às práticas corporais de aventura?

Saiba o que mudou no ensino de Educação Física

BNCC aprofunda a ideia das práticas corporais como caminhos de expressão dos alunos e define seis unidades temáticas como objeto de conhecimento do Ensino Fundamental

Qual a alternativa correta que diz respeito às práticas corporais de aventura?
Educação Física:  expressões culturais também passam a ser objeto de conhecimento. Ilustração: Rita Mayumi/Nova Escola

Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental, a grande mudança da Educação Física é a entrada do componente na área de Linguagem e tratado no âmbito da cultura. Assim, além dos próprios movimentos a serem trabalhados em determinada prática, as expressões culturais também passam a ser objeto de conhecimento da Educação Física. Ao estudar o balé, por exemplo, os alunos podem vivenciar a dança, mas também, problematizar a questão de gênero que envolve a prática, desconstruindo visões preconceituosas. Também é possível usar o tema danças nessa perspectiva, para falar de diversidade.

“A proposta é de que o aluno pense no significado social das práticas corporais, na origem histórica, nas relações de poder de que elas são fruto – e que validam ou não determinada prática, em detrimento de outra –, entre outros aspectos”, explica o professor Osvaldo Luiz Ferraz, doutor em Educação e professor da Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo.

A BNCC categoriza as práticas corporais em seis unidades temáticas que aparecem ao longo de todo o Ensino Fundamental. Segundo a Base, é fundamental que os alunos tenham contato com o maior número possível de práticas e que todos estejam preparados para acolher a diversidade que representam. A partir dessas experiências, os alunos podem ressignificar a própria cultura. Outro aspecto importante é que os estudantes pensem sobre os valores inerentes às práticas e que possam desenvolver habilidades socioemocionais ao vivenciá-las.

Segundo a professora Isabel Porto Filgueiras, do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu, a BNCC enfatiza, também, o protagonismo dos alunos: “Além de experimentar e fruir, os estudantes devem ser estimulados a adaptar essas práticas a contextos específicos. Então, ao mesmo tempo que se apropriam daquilo que já foi construído, podem transformar as práticas segundo a própria realidade”. Conheça as seis unidades temáticas propostas pela Base. 



Brincadeiras e Jogos 

O que prevê
Reúne as atividades organizadas pelas crianças, que acontecem muitas vezes de forma voluntária, com regras específicas e um contrato coletivo – em que todos assumem a responsabilidade de seguir o que foi acordado previamente. Os modos de brincar e jogar, no entanto, podem mudar em razão dos deslocamentos ocorridos no tempo e no espaço.
Práticas que podem ser tematizadas
Bolinhas de gude, amarelinha, elástico, taco, queimadas, pega-pegas etc. 
O que o aluno deve aprender
O esperado é que o aluno entenda a importância das brincadeiras e jogos para as culturas humanas, que valorize as atividades lúdicas como um verdadeiro patrimônio da humanidade. Nas vivências proporcionadas, ele deverá ter a oportunidade de conhecer diversas expressões de jogos e brincadeiras regionais, nacionais e do mundo, valorizando e respeitando as diferenças entre as diversas práticas.
Anos do Ensino Fundamental
Do 1º ao 7º



Esportes 

O que prevê
Essa unidade temática está relacionada às práticas corporais mais institucionalizadas, caracterizadas pela presença de regras formais e pelas  comparações de desempenho entre indivíduos ou grupos que competem entre si.
Práticas que podem ser tematizadas
Vôlei, basquete, futebol, arco e flecha, beisebol, críquete, rúgbi, tênis e squash, entre outras.
O que o aluno deve aprender
Ao final do Ensino Fundamental, o aluno deve estar preparado para identificar e caracterizar os esportes estudados, reconhecendo seus elementos comuns e suas transformações históricas. O respeito às regras, a valorização do trabalho coletivo e o protagonismo para solucionar desafios também são habilidades que podem ser desenvolvidas nesse âmbito.
Anos do Ensino Fundamental
Do 1º ao 9º



Ginástica 

O que prevê
Engloba as práticas de ginástica geral, de condicionamento físico e de conscientização corporal. As primeiras têm como elemento organizador a exploração das possibilidades acrobáticas e expressivas do corpo. No segundo grupo aparecem os exercícios corporais orientados à melhora do rendimento, à aquisição e à manutenção da condição física ou à modificação da composição corporal. No terceiro, as práticas que empregam movimentos suaves e lentos, tal como a recorrência a posturas ou à conscientização de exercícios respiratórios, voltados para o conhecimento do próprio corpo.
Práticas que podem ser tematizadas
Ginástica artística, rítmica, acrobática, aeróbia, funcional, pilates, Reeducação Postural Global (RPG), ioga, tai chi chuan etc.
O que o aluno deve aprender 
O ideal é que o estudante saiba identificar os elementos da ginástica (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias etc.). As vivências relacionadas às ginásticas devem dar ensejo à reflexão sobre as estruturas corporais e as potencialidades e limites individuais, bem como a promoção da saúde.
Anos do Ensino Fundamental
Do 1º ao 9º



Danças

O que prevê
Trata das práticas corporais caracterizadas por movimentos rítmicos, com passos ou evoluções específicas, podendo ou não incluir coreografias. Têm um forte componente histórico, que permite identificar movimentos e ritmos musicais peculiares a cada uma delas.
Práticas que podem ser tematizadas
Balé, funk, frevo, samba, jongo, coco, ciranda etc.
O que o aluno deve aprender
As habilidades relacionadas a essa unidade temática têm foco no respeito às diferenças culturais, individuais e de desempenho. Também é importante que o estudante consiga identificar os elementos constitutivos das danças (gestos, espaços e ritmos) e que possa experimentar o maior número possível de práticas, valorizando o patrimônio cultural a que estão associadas – incluindo o patrimônio cultural brasileiro e as matrizes indígenas e africanas. Nessa unidade, diferentes danças do contexto comunitário e regional (rodas cantadas, brincadeiras rítmicas e expressivas) são objetos de conhecimento; e recriá-las, respeitando as diferenças individuais e de desempenho corporal, é mais uma das possibilidades para o trabalho com os alunos.
Anos do Ensino Fundamental
Do 1º ao 9º



Lutas

O que prevê
Foca as disputas corporais, com emprego de técnicas e estratégias específicas para imobilizar, atingir ou excluir o oponente de um espaço específico, por meio de ações de ataque e defesa.
Práticas que podem ser tematizadas
Além das lutas presentes no contexto comunitário e regional, é interessante que todos tenham contato com lutas brasileiras, como capoeira, huka-huka, luta marajoara; e com lutas de diversos países do mundo, como judô, aikido, jiu-jítsu e muay thai.
O que o aluno deve aprender
É esperado que o aluno experimente algumas lutas e seja capaz de identificar suas características. Ele deve, ainda, diferenciar lutas e brigas, refletir sobre o respeito aos colegas nas práticas de contato e sobre a importância de seguir as normas de segurança, para garantir o próprio bem-estar.
Anos do Ensino Fundamental
Do 3º ao 9º


Práticas corporais e aventura

O que prevê
Trata das formas de experimentação corporal em ambientes desafiadores para o praticante, seja na natureza, seja em espaços urbanos. Algumas dessas práticas costumam receber outras denominações, como esportes de risco, esportes alternativos e esportes extremos.
Práticas que podem ser tematizadas 
Corrida orientada, corrida de aventura, corrida de mountain bike, rapel, tirolesa, arborismo, parkour, skate, patins, bike etc.
O que o aluno deve aprender 
As habilidades relacionadas a essa unidade temática têm foco na experimentação e nos cuidados com a integridade física e o respeito ao patrimônio público e natural. O aluno também deve ser estimulado a propor opções para as práticas em diversos espaços, dentro e fora do ambiente escolar, além de ser capaz de identificar a origem e os tipos de práticas de aventura, bem como suas transformações históricas.
Anos do Ensino Fundamental:
Do 6º ao 9º

Eu quero saber mais sobre

Qual alternativa correta que diz respeito às práticas corporais de aventura?

Resposta verificada por especialistas. 1) A alternativa correta sobre o que são práticas de aventura é a letra C) São atividades de práticas corporais normalmente feitas em um ambiente natural de modo que através dessas práticas há uma integração do praticante com a natureza de um modo geral.

Qual é a prática corporais de aventura?

As práticas de aventura na natureza se caracterizam por explorar as incertezas que o ambiente físico cria para o praticante na geração da vertigem e do risco controlado, como em corrida orientada, corrida de aventura, corridas de mountain bike, rapel, tirolesa, arborismo etc.

Quais são as práticas corporais de aventura na educação física?

Esportes de aventura na água.
Rafting. Se você procura um esporte para testar suas capacidades de força e concentração mesmo em momentos difíceis, então o rafting é a opção certa. ... .
Surfe. ... .
Hiking e trekking. ... .
Escalada e montanhismo. ... .
Balonismo. ... .
Paraquedismo. ... .
Asa delta e parapente..

Qual das alternativas abaixo é uma das características das práticas corporais de aventura?

1) As práticas corporais de aventura são muito interessantes, sua prática proporciona aos praticantes um prazer que muitas vezes está associado ao contato com a natureza ou mesmo com a periculosidade da atividade. A alternativa correta é : "Sempre possuem uma federação na sua organização.".