De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – DCNEIs (2010), as instituições de educação infantil devem criar procedimentos para o acompanhamento do trabalho pedagógico e para a avaliação do desenvolvi‐ mento das crianças para garantir, EXCETO:

A

A seleção e a classificação do desenvolvimento das crianças para ingresso no ensino fundamental.

B

A observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano.

C

A utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns etc.).

D

A continuidade dos processos de aprendizagens por meio da criação de estratégias adequadas aos diferentes momentos de transição vividos pela criança.

O que diz a Diretrizes curriculares Nacionais para Educação Infantil?

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil estabelecem que as propostas pedagógicas devem respeitar os seguintes princípios: I – Éticos: da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.

Quais são os princípios básicos que orientam as Diretrizes curriculares Nacionais para Educação Infantil?

Nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, estão contemplados os Fundamentos Norteadores, que priorizam os Princípios Éticos da Autonomia, da Responsabilidade, da Solidariedade e do Respeito ao Bem Comum; os Princípios Políticos dos Direitos e Deveres de Cidadania, do exercício da criticidade e do ...

Quais são as diretrizes curriculares nacionais?

O que são as Diretrizes Curriculares Nacionais – DCNs São as definições doutrinárias sobre princípios, fundamentos e procedimentos da Educação Básica. As Diretrizes Curriculares Nacionais servem para orientar as escolas e demais instituições de ensino sobre como vão montar suas grades curriculares.

Quais são as práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil?

As práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo experiências que: I - promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ...