Oleo lisa com cor escura por quê

Em primeiro lugar muitas empresas reutilizam o mesmo óleo de cozinha continuamente para minimizar o desperdício, mas você sabe como fazer a reutilização do óleo de cozinha? Continue lendo para saber a resposta.

Como o óleo é usado com muita frequência, ele é reutilizado com o intuito de evitar o seu desperdício. Contudo, você precisa saber que essa prática feita de forma incorreta é extremamente insegura e pode levar a uma série de problemas de saúde.

O que acontece se a reutilização do óleo de cozinha for feita de maneira errada?

Em síntese reutilizar o óleo de forma errada pode criar radicais livres que ligam-se às células saudáveis ​​do corpo. Os radicais livres às vezes podem ser cancerígenos, o que significa que podem causar câncer. 

Da mesma forma a reutilização do óleo também pode levar à aterosclerose, que é o acúmulo de placas de gordura, cálcio e outras substâncias nas artérias. Como resultado, dificultam a passagem de sangue dos vasos, o que chega a causar infartos, derrames e até morte súbita.

Outros problemas que a reutilização de óleo pode causar?

Semelhantemente alguns outros riscos potenciais à saúde, quando reutilizamos o mesmo óleo incluem:

  • Acidez
  • Doença cardíaca
  • Doença de Alzheimer e Parkinson
  • Garganta irritável (devido à inalação)

Quantas vezes podemos fazer a reutilização do óleo de cozinha?

Em contrapartida alguns fatores como tipo de óleo que está sendo usado, por quanto tempo foi aquecido, se foi usado para fritar raso ou profundo e que tipo de alimento foi cozido nele, são determinantes para afirmar se podemos reutilizar ou não o óleo de cozinha.

Em outras palavras, todos os óleos são diferentes, alguns deles têm um alto ponto de fumaça que os torna adequados para fritar. Ou seja, esses óleos não se decompõem em altas temperaturas. 

Por exemplo: óleo de girassol, óleo de soja, farelo de arroz, amendoim, gergelim, mostarda e óleo de canola.

Por outro lado, não utilize os óleos que não têm um ponto de fumaça alto, como o azeite para fritar. Ou seja, o coreto é utilizar ​​para refogar e não para cozinhar em alta temperatura.

Como saber se devemos fazer a reutilização do óleo de cozinha?

Primeiramente sempre que houver reutilização do óleo de cozinha, verifique a cor e a espessura. Certamente se o óleo ficou de cor escura, mais gorduroso e espesso que o normal, é hora de jogá-lo fora.

Oleo lisa com cor escura por quê

Sob o mesmo ponto de vista, recomendamos o Monitor de Óleos e Gorduras 3M™ para monitorar de forma eficiente e eficaz.

Mas o que é o Monitor de Óleos e Gorduras 3M™ e como utilizá-lo?

O Monitor de Óleos e Gorduras 3M™ é um produto que foi desenvolvido para determinar o grau de degradação do óleo utilizada em fritadeiras comerciais, usando como parâmetro a concentração de ácidos graxos.

Oleo lisa com cor escura por quê

Cada faixa azul muda para a cor amarela quando exposta a uma concentração específica de ácidos graxos livres.

Mergulha-se a tira dentro do óleo quente até que todas a quatro faixas estejam submersas. Logo após as tiras são retiradas e o número de faixas que mudaram da cor azul para amarela indicam o grau de quebra da gordura.

Oleo lisa com cor escura por quê
A leitura adequada da tira determina o ponto de descarte da gordura baseado na qualidade do alimento.

Podemos usar em todos os tipos de gordura: animal, vegetal e combinação de animal-vegetal. Se houver alteração no tipo de gordura deve-se fazer uma reavaliação do ponto de descarte.

Por que é tão importante fazer o monitoramento da qualidade dos óleos e gorduras?

Para o meio ambiente, ele ajuda a diminuir a quantidade de descarte de óleo, altamente poluidor. Do mesmo modo para as empresas, reduz as chances de descarte prematuro do produto, gerando mais economia no consumo. Igualmente para o consumidor, significa mais saúde.

Conclusão sobre a reutilização do óleo de cozinha.

Alimentos fritos sequinhos e crocantes têm um apelo irresistível. No entanto, quando não monitorado corretamente, o óleo usado nas frituras pode estar sujeito à formação de compostos tóxicos, que representam um sério risco à saúde das pessoas.

Certamente essas dicas, vão te ajudar a manter seus alimentos fritos, sequinhos e crocantes, como também proporcionar mais saúde para seus clientes. Contudo se você precisa de uma assessoria especializada, entre em contato com a nossa equipe e solicite uma visita técnica!

Fontes: 3M do Brasil, The Times of India, The Health Site