Gravida pode usar oleo de rosa mosqueta

A rosa mosqueta tem propriedades benéficas para a gravidez. A seguir, vamos falar sobre eles.

Gravida pode usar oleo de rosa mosqueta

A rosa mosqueta é um elemento natural, altamente recomendado para rotinas de cuidados com a pele na gravidez. Seus benefícios são inúmeros nessa e em outras fases da vida, inclusive no pós-parto.

Você quer saber mais sobre esse produto? Não perca as informações a seguir.

As propriedades da rosa mosqueta

O óleo de rosa mosqueta é extraído dos frutos e das sementes da planta. É muito utilizado na dermatologia clínica e estética, devido ao seu alto teor de vitaminas, ácidos graxos essenciais e fenóis.

A seguir detalhamos todos os seus benefícios para a saúde da pele.

1. Aumenta a produção de colágeno

O colágeno é um dos componentes básicos da pele, conferindo firmeza e elasticidade a esse tecido. À medida que envelhecemos, seus níveis diminuem e a barreira cutânea perde sua tensão.

Vários estudos têm demonstrado que a rosa mosqueta evita a degradação de diferentes tipos de colágeno e favorece sua produção na pele.

2. Hidrata a pele

A hidratação da pele da gestante é fundamental para proporcionar a maciez e a flexibilidade desejadas.

Por isso, a enorme quantidade de ácidos graxos essenciais que esse óleo possui contribui para a manutenção de uma barreira cutânea funcional. Acima de tudo, é uma excelente opção para hidratar peles secas e com coceira.

3. Atua como um antioxidante

A superfície da pele tem a capacidade de absorver óleos facilmente. Isso permite que os antioxidantes presentes na rosa mosqueta penetrem profundamente no tecido.

De acordo com um estudo publicado pela Clinical Interventions in Aging, esses componentes previnem o envelhecimento de todas as células da pele.

4. Estimula a circulação sanguínea

O uso de óleo de rosa mosqueta melhora a circulação, pois regula o fluxo de sangue dentro dos pequenos vasos da pele. Por sua vez, favorece o fornecimento de nutrientes a todas as células do corpo.

5. Contribui para a cicatrização

Um estudo publicado na revista Planta médica concluiu que a rosa mosqueta tem propriedades benéficas para a cicatrização de feridas.

Durante o período de gestação, as mulheres podem desenvolver estrias, que são geradas pela quebra das fibras de colágeno e elastina da pele. Portanto, um dos benefícios do uso na gravidez é a prevenção desses tipos de lesões.

6. Atenua certas manchas na pele

As manchas na pele se desenvolvem a partir de um excesso de melanina e se manifestam como marcas escuras. Em geral, surgem em decorrência da exposição ao sol, de alterações hormonais ou do consumo de certos medicamentos.

A vitamina A da rosa mosqueta é composta de retinoides que reduzem as lesões pigmentadas e outros sinais de envelhecimento da pele.

7. Ajuda a prevenir a celulite

Não existem soluções mágicas para eliminar permanentemente a celulite da pele. No entanto, o uso de rosa mosqueta na gravidez pode ajudar a manter a pele saudável e funcional.

O uso do óleo é recomendado através de massagens linfáticas, para aliviar a sensação de peso nas pernas e assim evitar o desenvolvimento de celulite ou edema indesejados.

8. Previne rugas

Além de melhorar a umidade e a elasticidade da pele, a rosa mosqueta ajuda a prevenir as rugas da pele.

A vitamina A, a vitamina C e a vitamina E atuam juntas para combater os danos visíveis à pele causados pelo sol. Elas ajudam até a prevenir o envelhecimento causado pela exposição prolongada aos raios ultravioleta.

9. Fornece elasticidade à pele

As propriedades secas e não oleosas da rosa mosqueta ajudam a promover os efeitos hidratantes naturais de qualquer tipo de pele. Seu alto teor de vitamina A e vitamina C estimula a renovação das células da epiderme, a camada mais superficial da pele. Consequentemente, aumenta sua luminosidade e brilho.

10. Reduz certas condições dermatológicas

A rosa mosqueta possui antocianinas, polifenóis e vitamina E, que, além de serem antioxidantes, podem reduzir a inflamação. Portanto, é útil para atenuar a irritação e o eczema das seguintes patologias:

  • Rosácea.
  • Psoríase.
  • Dermatite.

Os benefícios da rosa mosqueta e a gravidez

Os benefícios da rosa mosqueta não são tão conhecidos. No entanto, é uma opção terapêutica interessante devido ao seu alto teor de ácidos graxos, antioxidantes e vitaminas.

Além de ser fácil de comprar e usar, também é considerado um dos óleos naturais mais seguros para usar em todos os tipos de pele. Principalmente durante a gravidez.

Pode interessar a você...

Pode usar óleo Rosa Mosqueta na gravidez?

O óleo de rosa mosqueta pode também ser usado durante a gravidez com o objetivo de prevenir o desenvolvimento de estrias, sendo nesse caso é importante utilizar com indicação de um dermatologista.

Qual óleo grávida não pode usar?

Alguns óleos essenciais devem ser evitados durante a gestação, são eles: Sálvia, Cedro Atlas,Camomila(todas), Junípero, Alecrim (todos), Cravo (todos), Hortelã-pimenta, Canela, Pimenta preta, Mostarda, Sassafras, Orégano, Cássia, Cânfora, Mirra, Cipreste, Tomilho, Poejo, Manjericão (todos), Manjerona, Jasmim e Anis ...

Qual o melhor óleo para usar na gravidez?

O óleo de amêndoas, de rosa mosqueta e de semente de uva ainda são os mais indicados. “Outra boa opção é o Óleo Bio-Oil, rico em vitamina E. Ele deve ser aplicado a partir do quarto mês de gravidez em áreas que sejam propensas a estrias, como os glúteos, coxas, abdome e seios”, explica Tafner.

O que é melhor para evitar estrias na gravidez?

Para tentar evitar o aparecimento das estrias na gestação, algumas dicas simples mas essenciais incluem:.
Usar cremes e óleos hidratantes. ... .
Fazer massagens regulares na barriga e mamas. ... .
Usar roupa íntima apropriada. ... .
Comer alimentos ricos em vitamina C e E. ... .
Controlar o peso durante a gravidez..