Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo

Cordeiro de Deus,
Que tirais o pecado do mundo.
Tende Piedade, Piedade de nós.

Cordeiro de Deus,
Que tirais o pecado do mundo.
Tende Piedade, Piedade de nós.

Cordeiro de Deus,
Que tirais o pecado do mundo.
Dai-nos a Paz, a vossa Paz.


Liturgia Diária

Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo

Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 1,29-34

Naquele tempo:
29João viu Jesus aproximar-se dele e disse:
'Eis o Cordeiro de Deus,
que tira o pecado do mundo.
30Dele é que eu disse:
Depois de mim vem um homem que passou à minha frente,
porque existia antes de mim.
31Também eu não o conhecia,
mas se eu vim batizar com água,
foi para que ele fosse manifestado a Israel'.
32E João deu testemunho, dizendo:
'Eu vi o Espírito descer,
como uma pomba do céu,
e permanecer sobre ele.
33Também eu não o conhecia,
mas aquele que me enviou a batizar com água me disse:
`Aquele sobre quem vires o Espírito descer e
permanecer, este é quem batiza com o Espírito Santo'.
34Eu vi e dou testemunho:
Este é o Filho de Deus!'
Palavra da Salvação.

Toca de Assis

Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo,
Tende piedade, tende piedade, tende piedade de nós.
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo,
Tende piedade, tende piedade, tende piedade de nós.

Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo,
Dá-nos a paz, dá-nos a paz, ó dá-nos a vossa paz!

Ouça estações relacionadas a Toca de Assis no Vagalume.FM

Cordeiro de Deus

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz.


Agnus Dei

Agnus Dei, qui tollis peccata mundi, miserere nobis.
Agnus Dei, qui tollis peccata mundi, miserere nobis.
Agnus Dei, qui tollis peccata mundi, dona nobis pacem.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Twitter

A expressão “Cordeiro de Deus” é aplicada a Jesus e refere-se a sua obra redentora. Ele é o sacrifício perfeito e definitivo providenciado por Deus para expiação do pecado. João Batista utilizou literalmente essa expressão ao dizer: “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (João 1:29,36).

Para entendermos corretamente o porquê de Jesus ser chamado de “o Cordeiro de Deus”, precisamos nos atentar a alguns detalhes. É preciso saber que os cordeiros eram parte importante dos sacrifícios do Antigo Testamento. Antes mesmo de Deus dar a Moisés as instruções oficiais acerca da religião judaica no Sinai, a figura do cordeiro já aparece como parte do ritual religioso.

Podemos citar alguns exemplos disso. Nos primeiros capítulos de Gênesis, encontramos Abel oferecendo a Deus uma oferta das primícias de seu rebanho (Gênesis 4:3-5). Na ocasião em que Abraão foi oferecer Isaque em holocausto, Deus providenciou um cordeiro para substituir o filho do patriarca como sacrifício (Gênesis 22:13).

Na véspera da saída do povo de Israel do Egito, Deus deu instruções sobre a instituição da Páscoa Judaica. Nessa ocasião um cordeiro deveria ser sacrificado e seu sangue aspergido nos umbrais das portas dos israelitas. Assim, o anjo da morte passaria por cima da casa dos hebreus quando fosse visitar a terra do Egito e matar seus primogênitos (Êxodo 12).

A partir daquele momento, a Páscoa passou a ser uma das mais importantes festividades judaicas. Ela continuou sendo celebrada anualmente pelo povo de Israel. O cordeiro pascal deveria ser sem defeitos. Além disso, nenhum de seus ossos poderia ser quebrado (Êxodo 12:5,46; Números 9:12).

Além do cordeiro sacrificado na Páscoa, os cordeiros também eram imolados na oferta diária. Isso significa que havia o sacrifício de cordeiros todos os dias (Números 28:4).

Jesus é o Cordeiro de Deus

Ainda no Antigo Testamento, encontramos referências sobre o Cordeiro que sofre calado (Isaías 53; cf. Jeremias 11:19). O profeta Isaías profetizou detalhadamente sobre o sofrimento do Messias. Ele falou dele como sendo o Cordeiro que foi levado para o matadouro e que foi golpeado por causa da transgressão do seu povo (Isaías 53:7,8).

Além disso, o profeta deixa claro que foi da vontade do Senhor esmagá-lo, moê-lo e fazê-lo sofrer, fazendo de sua vida uma oferta pela culpa (Isaías 53:10). Com isso, Isaías apresentou de forma muito clara o conceito do Cordeiro de Deus.

Já no Novo Testamento, no primeiro capítulo de João Jesus é apresentado como o Cordeiro de Deus. Nesse capítulo lemos sobre como João Batista apontou para Jesus testificando que Ele é “o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (João 1:29,36). Conheça a história de João Batista.

Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo

O Cordeiro que cumpriu as Escrituras

Não se sabe exatamente se ao designar Jesus como “Cordeiro de Deus”, João Batista tinha mente o cordeiro pascal, o cordeiro da oferta diária ou mesmo o cordeiro da profecia de Isaías. Na verdade nem é necessário fazer qualquer distinção acerca disso. Cristo é o Antítipo para o qual todos eles apontavam.

Isso indica que todos os cordeiros que foram sacrificados serviam apenas como algo temporário. O objetivo deles era apontar para Cristo e seu sacrifício, como a solução perfeita e definitiva providenciada por Deus para expiar o pecado de seu povo.

É por isso que o apóstolo Pedro fala de Cristo como sendo o Cordeiro conhecido antes da fundação do mundo (1 Pedro 1:19,20). O evangelista Filipe, ao explicar as Escrituras ao eunuco etíope, entendeu que o Cordeiro da qual falou Isaías é o Cristo, o Cordeiro de Deus (Atos 8:32-35).

O apóstolo Paulo também falou de Cristo como sendo o Cordeiro pascal que foi sacrificado (1 Coríntios 5:7). O paralelo entre o cordeiro da Páscoa e Cristo como o Cordeiro Deus, realmente é muito grande. Assim como o cordeiro pascal não podia ter nenhum de seus ossos quebrados, o Cordeiro de Deus também não poderia. Cristo, em seu sacrifício, teve todos os seus ossos preservados para que se cumprissem as Escrituras (João 19:36; cf. Salmos 34:20).

O que significa “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”?

É importante entender que a frase “o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” não significa um tipo de universalismo. A ideia de que Cristo tirou o pecado do mundo inteiro, e por isso todos serão salvos no final, é estranha ao texto bíblico.

Apesar de haver poder suficiente em seu sacrifício para tal coisa, definitivamente não é isso que a Bíblia ensina. Na verdade, no próprio Evangelho de João existem várias referências que refutam essa ideia (João 1:12,13; 10:11,27,28; 17:9; 11:50-52).

Para entender melhor o significado da sentença “o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”, podemos recorrer também ao livro do Apocalipse.  Em nenhum outro livro da Bíblia Cristo é designado tão frequentemente como “o Cordeiro”. O livro do Apocalipse diz pelo menos 28 vezes que Cristo é o Cordeiro de Deus.

Se em outras referências Cristo aparece geralmente como o Cordeiro que sofre, no Apocalipse Ele aparece especialmente como o Cordeiro exaltado e vitorioso. Assim, Cristo é o Cordeiro de Deus que se ofereceu a si mesmo como sacrifício propiciatório pelo seu povo. Ele venceu a morte e é o único capaz de abrir o livro selado com sete selos (Apocalipse 5:2-5).

Com seu próprio sangue, Ele comprou homens de toda tribo, língua, povo e nação. Estes redimidos foram constituídos reis e sacerdotes de Deus e reinarão com Ele (Apocalipse 5:8-10). Sem dúvida esse é o significado correto de quando se diz que Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Esse “mundo” não significa cada pessoa em particular, mas pessoas espalhadas em todos os povos, tribos, línguas e nações.

Portanto, quando João Batista apresenta Cristo como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, ele não está afirmando que o mundo inteiro terá seu pecado expiado pelo Cordeiro de Deus. Ele simplesmente está dizendo que o Filho de Deus não veio para tirar o pecado de uma nação em particular, como por exemplo, os judeus.

O Cordeiro que trouxe a salvação

Em Cristo, não há mais qualquer distinção. A porta da salvação está aberta em todas as direções. O Cordeiro de Deus veio tirar o pecado de seres humanos que estão espalhados por todo o mundo, a fim de reuni-los como filhos de Deus num só povo (João 11:51,52).

É por isso que Jesus é o Cordeiro de Deus que possui o Livro da Vida (Apocalipse 13:8). Nesse livro está registrado o nome de todos aqueles que o Cordeiro resgatou com seu próprio sangue. Por outro lado, a ira de Deus será derramada sobre aqueles que não forem achados escritos nesse livro. A justiça Divina exige a punição do pecado!

Assim, os redimidos têm seus pecados punidos na pessoa do Cordeiro de Deus. Já os ímpios, inevitavelmente têm seus pecados punidos no lago de fogo (Apocalipse 20:15).

Quem é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo?

Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

Como rezar o Cordeiro de Deus?

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz.