Como tirar o cpf infantil

Foto: Claudio Postay

Como tirar o cpf infantil

A vacinação em crianças já começou no Espírito Santo. Um dos documentos exigidos para aplicação da dose é o Cadastro de Pessoa Física, o CPF. Caso a criança não tenha nenhum o documento, os pais ou responsáveis podem solicitar o CPF nos Cartórios de Registros Civis ou no site da Receita Federal. Para fazer o documento,  é cobrada uma taxa de R$ 7,00. 

Veja quas são os documentos necessários para fazer o CPF

Certidão de Nascimento original da criança;
Documento original de identificação do responsável (pai ou mãe). Pode ser o RG ou CPF;
Comprovante de endereço original do responsável;
Comparecimento do pai ou mãe para fazer a requisição;

Como solicitar o CPF das crianças pela internet?

O procedimento pela internet é simples de ser realizado.  Basta enviar um e-mail para a Receita Federal e a emissão do documento é feita.  Confira o passo a passo:

PRIMEIRA ETAPA

Foto: Reprodução / Receita Federal
Como tirar o cpf infantil

No site da Receita Federal, o responsável irá encontrar o endereço eletrônico de cada região. Quem mora no Espírito Santo deve enviar os documentos exigidos para emissão do CPF para o e-mail: [email protected] 

SEGUNDA ETAPA

Foto: Reprodução/Gmail
Como tirar o cpf infantil

Na hora de escrever o e-mail é preciso ficar atento. No local onde está escrito PARA, coloque o endereço eletrônico encontrado no site da Receita Federal.

Na área onde está escrito ASSUNTO, ´preencha a seguinte frase: EMISSÃO DE CPF. 

TERCEIRA ETAPA

Foto: Reprodução/Gmail
Como tirar o cpf infantil

No CORPO DO E-MAIL, coloque o endereço onde o solicitante mora. Depois disso, é preciso que os documentos sejam anexados. O ideal é que já estejam salvos no computador ou no celular. Veja quais documentos devem ser anexados:

Cópia do RG e do CPF dos pais ou responsáveis pela criança;
Cópia do RG ou Certidão de Nascimento da criança;
Foto de rosto e uma selfie do responsável segurando o documento de identidade. É necessário foto frente e verso. A foto e numeração devem estar legíveis;

Após anexar os documentos, confira se as informações estão corretas, envie o e-mail e aguarde. De acordo com Receita Federal do Espírito Santo, a resposta para solicitação tem prazo de 5 a 7 dias úteis.

As melhores ofertas,
sem rabo preso

É possível solicitar o número de CPF (Cadastro de Pessoa Física) pela internet — seja 1ª ou 2ª via. A Receita Federal tem um serviço que emite o documento mediante o preenchimento de um formulário. É totalmente gratuito e funciona 24 horas por dia, inclusive nos sábados, domingos e feriados. Saiba como tirar seu CPF online sem custo.

  • Como fazer a Carteira de Trabalho Digital [Guia]
  • Como tirar Carteira de Identidade Digital [DNI]

Como tirar o cpf infantil
Cartão de CPF em mãos (Imagem: Divulgação)

Como tirar CPF pela internet [1ª via]

O cartão físico de CPF, como o visto acima, não é mais emitido pela Receita Federal desde 2010, uma vez que o número do CPF está disponível em outros documentos, como a carteira de identidade e de motorista (CNH). O serviço online da Receita apenas emitirá um comprovante de inscrição que poderá ser impresso pelo usuário e reimpresso sempre que necessário.

  1. Entre na página de inscrição do site da Receita Federal

    No seu navegador, acesse o seguinte endereço: https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/InscricaoPublica/inscricao.asp

  2. Preencha as informações exigidas

    Digite os dados como nome, data de nascimento, título de eleitor, sexo, naturalidade e nome da mãe e, em seguida, clique em “Enviar”.

    Como tirar o cpf infantil

Atualização:

Em função da pandemia de COVID-19, causada pelo novo coronavírus, a Receita Federal liberou fazer inscrição gratuita no CPF (Cadastro de Pessoa Física) através de endereços de e-mail de cada estado.

Como tirar CPF pela internet [2ª via]

Existem três formas de se obter a 2ª via do seu CPF:

Página da Receita Federal — 2ª via CPF“

Este tutorial é útil, caso não tenha apresentado a Declaração de Imposto de Renda nos últimos dois anos. Você vai precisar do seu número de CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe e número do título de eleitor.

  1. Entre na página de reimpressão de “Comprovante de Inscrição – 2ª via CPF
    Toque no link para ser redirecionado para a página oficial;
  2. Envie as informações solicitadas
    Informe os dados pedidos e, em seguida, clique em “Enviar”.
    Como tirar o cpf infantil

Portal e-CAC

Essa opção é para quem declarou o imposto de renda em pelo menos um dos dois últimos exercícios.

  1. Acesse a página do e-CAC
    Abra no seu navegador a página oficial de Atendimento Virtual (e-CAC);
  2. Insira os dados de login
    Informe seu CPF, código de acesso e senha; depois, clique em “Avançar”. Se preferir, pode escolher acessar diretamente com os seus dados do Gov.br.
    Como tirar o cpf infantil

Aplicativo (Android e iOS)

A Receita Federal também oferece um aplicativo gratuito, disponível para Android e iPhone, que fornece uma cópia do documento.

  1. Baixe o app
    Vá até sua loja de aplicativos e busque por “CPF Digital“; faça o download para o seu celular;
  2. Insira suas informações
    Abra o aplicativo e insira o número do seu CPF, data de nascimento e clique em “Próximo“;
  3. Faça a prova de vida
    O aplicativo pedirá para que pisque e sorria, até a Inteligência Artificial identificar a presença do usuário; logo depois será necessário o envio de uma selfie.

Após validação você terá o CPF no seu aparelho celular. Caso tenha CNH, o documento também será exibido.

Como consultar a 2ª via do meu CPF se eu não lembro o número?

Se você não lembra o número do seu documento, é necessário entrar em contato com a Receita Federal através de uma de suas unidades de atendimento. Agende data e horário pela internet para garantir o atendimento.

Como consultar se o CPF está regular na Receita Federal?

Acesse o site de Comprovante de Situação Cadastral no CPF, digite seu CPF e data de nascimento e clique em “Consultar”. A página seguinte irá mostrar o status do seu documento.

Qual o risco de perder o CPF?

Como a gente disse, não existe mais o cartão físico. Se você o perdeu, é só acessar a página de reimpressão de comprovante de inscrição. Contudo, é importante checar a situação do seu CPF nos órgãos de proteção ao crédito já que seus dados podem ser usados por outra pessoa.

Onde tirar CPF de menor em SP?

Existem duas possibilidades de emitir CPF para menores presencialmente:.
Nas agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios;.
Nas entidades públicas conveniadas..

Onde tirar CPF de menor RJ?

É possível fazer a solicitação presencialmente nas agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios, mediante o pagamento de uma taxa.

Onde se faz CPF em Porto Alegre?

Como encaminhar o CPF: Em Porto Alegre, o serviço é prestado de forma gratuita nas unidades do TudoFácil: Centro (Avenida Borges de Medeiros, 521), Cristo Redentor (Rua Domingos Rubbo, 51) e Tristeza (Avenida Wenceslau Escobar, 2.666), que funcionam das 7h30min às 19h30min. Não é preciso agendamento.

Onde posso tirar o CPF em Manaus?

A partir de agora é possível retirar o documento do Cadastro de Pessoa Física (CPF) gratuitamente no Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), da Galeria Espírito Santo, no Centro. O serviço é disponibilizado pela Prefeitura de Manaus para a emissão de primeira e segunda vias.