Qual a importância do exercício cardiovascular?

Sim, você já ouviu e sabe que é muito importante praticar atividades físicas. É o que todo mundo diz, praticamente todos os dias. Mas afinal, você sabe como o seu coração fica depois dos exercícios? O que muda? 

Se você já tem mais de 40 anos e acha que é tarde, que já “passou o tempo” de começar a se exercitar ou fica desanimado por ter pouco tempo livre, é hora de repensar. Não importa a idade quando o assunto é coração. Saiba que, com pequenas mudanças no dia a dia, fica muito mais fácil mantê-lo protegido por toda vida. 

Assim, vale acompanhar a leitura para saber mais sobre a importância da atividade física para o seu coração. Junto de orientações do que você deve fazer antes de começar e algumas dicas de lugares agradáveis para se exercitar, fica muito mais fácil.

Vamos lá?

Qual a importância do exercício cardiovascular?

Como o coração fica depois dos exercícios? O que muda?

Essa é uma dúvida muito comum. Após as atividades físicas, além da sensação de bem-estar, todos os músculos do corpo ficam fortalecidos pela estimulação que passa por toda a circulação sanguínea. Assim, a irrigação do coração feita através das artérias coronárias ficam mais abundantes, iniciando assim a formação de novos vasos. Além disso, a prática regular de atividades físicas tem sido uma forma de tratamento muito importante no tratamento de insuficiência cardíaca.

Melhora a função cardíaca e auxilia no controle da pressão arterial

Uma pesquisa realizada pela USP (Universidade de São Paulo) mostra que os exercícios aeróbicos ajudam a proteger o coração doente, já que a prática facilita a remoção de mitocôndrias disfuncionais nas células cardíacas, promovendo assim a melhora da circulação e tornando as artérias mais eficientes para levar o sangue para os mais diversos órgãos do organismo. Assim, com as atividades físicas, você evita o aparecimento de doenças cardiovasculares. 

Os exercícios também são muito eficientes para aqueles que buscam o controle da pressão arterial. Dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) apresentam que a pressão arterial elevada já atinge 30% da população adulta. Assim, com a prática, há uma diminuição do percentual de gordura corpórea que auxilia tanto nos níveis de colesterol como nos níveis de glicemia no sangue.

Qual a importância do exercício cardiovascular?

Antes de começar as atividades físicas, não esqueça do Check-up

Ele deve ser o seu primeiro pensamento antes de qualquer coisa. A realização do check-up é muito importante antes de começar a praticar qualquer atividade física. Seja você atleta ou amador, não importa. O início de uma atividade física sem preparamento e monitoramento prévio pode ocasionar diversos problemas à saúde.

O check-up trata-se de uma bateria de exames onde o profissional avalia como está o funcionamento do coração. Nestes exames, é possível identificar indícios de problemas cardiovasculares ou respiratórios como, por exemplo, sopro, arritmia ou infarto. 

Assim, após o Médico Cardiologista diagnosticar como está a saúde do seu coração, você poderá se exercitar com toda segurança. 

No dia a dia, comece movimentando seu corpo com atividades simples

Como é sua rotina? Uma das formas de se exercitar, é ter a percepção dos movimentos que você faz no dia a dia. Em casa ou no trabalho, o alongamento é uma opção e também uma das formas de evitar dores, tensões musculares e problemas articulares, já que amplia o movimento e aumenta a elasticidade de todo o corpo.

Alongue para começar o dia bem

Ao acordar, separe dez minutinhos para começar o dia bem. Alongue o pescoço fazendo movimentos circulares para ambos os lados e de frente para trás. Depois, alongue os braços e as pernas para liberar a tensão e a rigidez muscular. 

Se você trabalha muito tempo sentado, procure movimentar suas panturrilhas e tornozelos. É muito fácil: basta alongar suas pernas e apontar seus pés para frente e para trás 20 vezes. Depois, é só repetir fazendo movimentos circulares para estimular toda a região. 

Outra dica é substituir a garrafa de água por um copo. Assim, além de levantar mais vezes para estimular a circulação, você também pode aproveitar para alongar seu corpo. 

Qual a importância do exercício cardiovascular?
Fonte: Carlos Bassan/Prefeitura de Campinas

Lugares para se exercitar ao ar livre em Campinas: vamos lá?

Em meio aos compromissos do dia a dia, nada como respirar o ar fresco junto dos benefícios da prática de atividades ao ar livre. Você sabia que a natureza é uma grande amiga da circulação? Respirar o ar fresco em parques e bosques, além de ativar a circulação sanguínea, também ajuda a aumentar o número de células vermelhas no sangue. 

Sabendo disso, separamos aqui alguns lugares para que você possa aproveitar mais da natureza liberando todo o estresse junto do suor. Confira quais são:

Lagoa do Taquaral

Para quem gosta de bastante espaço para se exercitar, a Lagoa do Taquaral é uma ótima opção. Além de ser bastante frequentado e conhecido em Campinas, é um dos lugares favoritos para quem gosta de movimentação. Lá, você encontra aparelhos de academia ao ar livre, ciclovia e  pista para corrida. Lembrando que você também pode optar pelo pedalinho que, uma opção divertida e agradável para exercitar as pernas. 

Para recarregar as energias físicas e mentais após exercício, aproveite para tomar uma água de côco para, enfim, descansar e observar a Lagoa. 

Bosque dos Jequitibás 

O Bosque dos Jequitibás é uma boa opção para quem mora no centro ou pelas redondezas. Em uma área de reserva florestal, o bosque é um local bastante agradável para realizar corridas e caminhadas. Ainda, após as atividades físicas, você pode aproveitar para esticar um pouco o percurso para conhecer o aquário e o museu, localizados dentro do próprio ambiente. 

Centro de Convivência 

Bastante conhecido, o Centro de Convivência também é uma opção interessante para quem mora entre Centro e Cambuí. Com fácil acesso, muitas pessoas costumam caminhar em volta do Teatro Carlos Gomes.

Além disso, aos Sábados e Domingos, o Centro de Convivência oferta uma feira, onde você pode aproveitar para curtir e relaxar, caminhando tranquilamente e observando todas as barracas. 

Bosque dos Guarantãs

Aqui, uma outra opção agradável para começar sua caminhada ainda melhor. O Bosque dos Guarantãs é um parque ecológico com mata nativa e lago. Com espaço amplo, é bastante interessante para explorar e até mesmo para fazer trilhas. Há também uma área de esporte no bosque, onde você pode aproveitar para alongar antes e após as atividades.

Pedreira do Chapadão

A Pedreira do Chapadão é um espaço localizado em uma área ampla para quem gosta de contemplar a natureza junto das atividades físicas. Lá, você pode curtir a academia ao ar livre, correr ou caminhar com uma vista bem bonita observando o espelho d’água com cascata e diversos canteiros cheios de plantas e árvores.

Parque Ecológico (Prof. Hermógenes de Freitas Leitão Filho)

Já em Barão Geraldo, você encontra o Parque Ecológico, uma ótima opção para quem gosta de caminhar e correr com uma vista bonita. Cercado por um lago, é ótimo para estimular a circulação com toda a vegetação que engloba o parque para aproveitar mais da natureza. Além disso, conta com equipamentos para alongamento para tornar as atividades ainda mais produtivas.

Independente da idade, lembre-se que, se você movimentar seu corpo todos os dias com exercícios de modo adequado, além de melhorar sua circulação, irá manter corpo e coração estimulados, protegidos e jovens por mais tempo. E não esqueça: o acompanhamento médico faz toda a diferença quando o assunto é a saúde do seu coração. Ele só tem a agradecer.

Obrigada por acompanhar a leitura até aqui. Agora que você sabe mais sobre a importância da atividade física, fica mais fácil manter seu coração protegido. Continue acompanhando nosso blog e confira outras dicas sobre saúde do coração.

Quais os benefícios do exercício cardio?

Além de melhorar a aptidão respiratória e cardíaca, um bom treino de cardio feito com regularidade relaxa os vasos sanguíneos, ajuda na circulação, controla o peso e a glicemia.

É importante fazer cardio?

Então a não ser que a modalidade do seu atleta necessite das adaptações cardiorrespiratórias para que ele melhore seu desempenho (como na corrida, ciclismo, atletismo, natação, futebol, entre outros.) o foco no treino de cardio não se faz necessário.

O que é o exercício cardio?

O Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM) descreve o exercício cardio como “exercício que usa grandes grupos musculares e é feito por 30 – 60 minutos.” No entanto, para começar a obter os benefícios dos exercícios físicos, basta se movimentar.

Qual é o melhor exercício para o coração?

Qual o melhor exercício para o coração?.
Musculação. Todos os exercícios feitos com o auxílio de aparelhos, especialmente com pesos a serem levantados..
Agachamento com salto. ... .
Afundos. ... .
Prancha. ... .
Burpee surf. ... .
Montanhista..