Como são os polos magnéticos da Terra em relação aos polos geográficos?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Como são os polos magnéticos da Terra em relação aos polos geográficos?
 Nota: Se procura outros significados de "polo", veja Polo.

Como são os polos magnéticos da Terra em relação aos polos geográficos?

Eixo geográfico de rotação A (verde), exibindo os polos Norte geográfico A1, e Sul geográfico A2; exibindo também um campo magnético e o eixo de rotação magnético B (azul), e também os polos Norte magnético B2, e Sul magnético B1.

O termo polo geográfico (pré-AO 1990: pólo geográfico) é empregado para designar cada uma das extremidades do eixo imaginário da Terra e que são denominadas:[1]

  • Polo Norte, situado num ponto onde o oceano tem 4 087 metros de profundidade
  • Polo Sul, situado a 2 992 metros acima do nível do mar.

A iluminação solar é simétrica em ambos os polos, sendo duração de um dia completo o período de doze meses, seis de luz diurna e seis de escuridão noturna alternados. Os polos geográficos terrestres são fixos ao sentido de rotação do planeta e não coincidem com direção das linhas de força que apontam para os polos magnéticos. O prolongamento do eixo do planeta vai encontrar a esfera celeste em dois pontos chamados polos celestes.

A Terra se movimenta em relação a seu próprio eixo, e este leva os polos a descrever uma curva ao redor de uma posição média. Em razão desse movimento, durante o século XX, o polo norte oscilou num espaço de vinte metros quadrados. Existe ainda o fenômeno da nutação, que, em astrometria, é a oscilação do eixo do planeta em torno da posição média que ocuparia, em consequência da precessão dos equinócios. Assim, o eixo terrestre muda lentamente de direção ao longo da eclíptica na direção oeste, num período de cerca de 26 000 anos.

Esses movimentos, porém, não alteram a latitude ou a longitude.

Ver também[editar | editar código-fonte]

  • Polo magnético
  • Regra da mão direita
  • Coordenadas geográficas

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «What Are The Differences Between Geographic Poles And Magnetic Poles Of The Earth?» (em inglês). worldatlas.com. 1 de abril de 2019. Consultado em 18 de agosto de 2019

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Como são os polos magnéticos da Terra em relação aos polos geográficos?

  • Magnetic North vs Geographic (True) North Pole
  • Como são os polos magnéticos da Terra em relação aos polos geográficos?
    Portal da geografia

Como são os polos magnéticos da Terra em relação aos polos geográficos?

Qual a relação entre os polos magnéticos e geográficos da Terra?

Os pólos geográficos são os lugares onde o eixo de rotação da Terra corta a superfície do planeta. ... Já os pólos magnéticos são os pontos do planeta em que um ímã aponta para baixo, formando um ângulo de 90 graus com o chão.

Qual relação existe entre os polos norte sul magnéticos e geográficos?

Polos magnéticos A atração ocorre somente entre polos diferentes, ou seja, se o polo norte da agulha aponta para o norte geográfico, isso significa que aquilo que chamamos de norte geográfico é o polo sul magnético da Terra. Da mesma forma, o polo sul geográfico do planeta deve ser o polo norte magnético.

Porque o polo norte magnético aponta pro Polo Sul geográfico?

Todo ímã tem um pólo norte e outro sul, sendo que os opostos se atraem. Por isso, o pólo norte magnético da bússola (ponteiro pintado) aponta para o pólo sul magnético do planeta que, por coincidência, está perto do pólo norte geográfico da Terra.

Qual nome se dá aos ciclones permanentes localizado em ambos os polos Geograficos do planeta Terra?

O vórtice polar é um fenômeno climático que ocorre o tempo todo: são ciclones que se formam nos polos, na região da média e da alta troposfera (região mais baixa da atmosfera) e da estratosfera. Eles se mantêm em diferentes velocidades e graças a eles o ar frio permanece sobre os polos.

Qual é a diferença entre pólos magnéticos e geográficos da Terra?

  • Qual é a diferença entre os pólos magnéticos e geográficos da Terra? Os Pólos Norte e Sul geográficos são uma convenção humana, enquanto os pólos magnéticos são conseqüência de um fenômeno natural. Os pólos geográficos são os lugares onde o eixo de rotação da Terra corta a superfície do planeta.

Quais são os pólos geográficos?

  • Os pólos geográficos são os lugares onde o eixo de rotação da Terra corta a superfície do planeta. Já os pólos magnéticos são os pontos do planeta em que um ímã aponta para baixo ...

Quais são os pólos magnéticos?

  • Já os pólos magnéticos são os pontos do planeta em que um ímã aponta para baixo, formando um ângulo de 90 graus com o chão. Isso acontece porque a Terra também é um ímã gigante, fato conhecido desde a Antiguidade – sabendo disso, os chineses inventaram a bússola, por volta do século 4.

Qual o pólo norte magnético da Terra?

  • A atração dos pólos magnéticos da Terra é tão forte que um ímã sempre se alinha com os pólos, não importando a que distância eles estejam. Note-se que o pólo norte magnético da Terra não se alinha perfeitamente ao pólo norte geográfico. O norte magnético está na verdade a cerca de 15 graus do norte geográfico.

Como são os polos magnéticos da Terra em relação aos pólos geográficos?

Os polos magnéticos estão localizados nas extremidades do eixo magnético e próximos aos polos geográficos, ou seja, o polo sul magnético está próximo do norte geográfico e o polo norte magnético está próximo do sul geográfico.

Qual a diferença entre polo magnético e Polo geográfico?

É importante estabelecer a diferença entre polos geográficos e polos magnéticos. Os primeiros são estabelecidos pelo eixo de rotação e são áreas da superfície terrestre. Os segundos são as zonas do planeta em que o magnetismo é mais intenso, não coincidindo exatamente com a localização dos polos geográficos.

O que são os polos magnéticos da Terra?

Os polos magnéticos da Terra são os pontos de ondem parte e para onde convergem as linhas de indução do campo magnético da Terra. Os polos magnéticos da Terra são utilizados como referência para geolocalização desde o século I aC, quando a bússola foi criada pelos chineses.

Como são os polos da Terra?

Os polos do planeta Terra, chamados também de regiões polares, são as áreas mais frias de todo o mundo. Por isso, são pouco povoadas. Durante grande parte do ano, as temperaturas nos polos encontram-se abaixo de 0°C, favorecendo a formação de paisagens diferentes das que conhecemos.