Como são chamados os genes cromossomos homólogos?

Ao estudar Genética, alguns termos aparecem com frequência e são extremamente importantes para a compreensão de alguns processos. Um desses termos é o alelo, um conceito que se refere às diferenças entre os genese que está diretamente ligado a outros dois importantes pontos da Genética: organismos homozigotos e heterozigotos.

O que são alelos?

Os alelos são as formas alternativas de um determinado gene e ocupam um mesmo loco em cromossomos homólogos. Quando nos referimos a loco, estamos falando da posição do gene no cromossomo; quando falamos em cromossomos homólogos, referimo-nos a cromossomos que possuem genes para a mesma característica.

Em organismos diploides, como os humanos, os cromossomos provêm dos progenitores, sendo um grupo oriundo da mãe e outro oriundo do pai. Analisando os genes de um indivíduo, podemos perceber, por exemplo, que nos cromossomos homólogos provenientes da mãe pode haver um gene A para determinada característica, e nos provenientes do pai pode ser encontrado um gene a. Apesar de A e a serem o mesmo gene, eles apresentam-se modificados, determinando algumas alterações para a mesma característica. Sendo assim, A e a são os alelos.

É importante frisar que os alelos são sempre representados por letras. O alelo é representado por letra minúscula quando é recessivo, ou seja, quando se expressa apenas aos pares (Ex.: aa). Já o alelo dominante é representado por letra maiúscula e expressa-se mesmo em dose simples (Ex.: AA ou Aa).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como são chamados os genes cromossomos homólogos?

Observe que nos cromossomos homólogos existem alelos para uma mesma característica ocupando o mesmo loco

O que é homozigoto?

Denomina-se de homozigoto, ou puro, aquele indivíduo que apresenta uma característica determinada por alelos iguais. Com base no exemplo do gene A, um indivíduo homozigoto pode ser AA ou aa. Nesses casos, é possível perceber que o indivíduo apresenta apenas um tipo de gameta, ou seja, caso um homem seja AA, seus espermatozoides carregarão o alelo A.

O que é heterozigoto?

Denomina-se de heterozigoto, ou híbrido, o indivíduo que possui uma determinada característica condicionada por dois alelos diferentes. Assim sendo, para o gene A, um indivíduo heterozigoto pode ser representado por Aa. Nesse caso, ocorre a formação de dois tipos de gameta, ou seja, se o indivíduo em questão for um homem Aa, ele poderá produzir espermatozoides que carregarão o alelo A ou o alelo a.


Por Ma. Vanessa dos Santos

A Genética é uma parte da Biologia que estuda, principalmente, como ocorre a transmissão de características de um organismo aos seus descendentes. Sendo assim, podemos dizer, resumidamente, que ela é uma ciência que se volta para o estudo da hereditariedade, preocupando-se também com a análise dos genes.

Ao estudar Genética, entender alguns termos é essencial. Assim sendo, separamos uma lista dos principais termos que devem ser compreendidos para um maior entendimento da Genética.

Tópicos deste artigo

  • 1 - Mapa Mental: Conceitos em Genética
  • 2 - → Conceitos Básicos em Genética

Mapa Mental: Conceitos em Genética

Como são chamados os genes cromossomos homólogos?

* Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

→ Conceitos Básicos em Genética

  • Alelo: Forma alternativa de um mesmo gene que ocupa o mesmo lócus em cromossomos homólogos.

  • Aneuploidia: Alteração cromossômica numérica que afeta um ou mais tipos de cromossomos. O tipo mais comum de aneuploidia é a trissomia, em que há um cromossomo extra, ou seja, a pessoa apresenta 47 cromossomos, mas o padrão é 46.

  • Autossômico: Dizemos que os cromossomos são autossômicos quando não são sexuais, ou seja, todos os cromossomos, exceto o X e o Y. No total, temos 22 pares de cromossomos autossômicos.

  • Cariótipo: É a constituição cromossômica de um indivíduo.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  • Codominância: Quando dois alelos que estão em heterozigose expressam-se.

  • Cromossomos:sequências de DNA espiraladas que carregam os genes.

  • Cromossomos homólogos: cromossomos que formam pares durante a meiose I, apresentando formato e tamanho similares e mesmo loci.

  • Dominância: Um gene exerce dominância quando ele se expressa mesmo que em dose simples, ou seja, em heterozigose.

  • Epistasia: Condição em que um alelo de um gene bloqueia a expressão dos alelos de outro gene.

  • Euploidia: Alteração cromossômica numérica em que todo o conjunto cromossômico é alterado.

  • Fenótipo: Características bioquímicas, fisiológicas e morfológicas observáveis em um indivíduo. O fenótipo é determinado pelo genótipo e pelo meio ambiente.

  • Genes: Sequência de DNA que codifica e determina as características dos organismos. É a unidade fundamental da hereditariedade.

  • Genótipo: Constituição genética de um organismo.

  • Heterozigoto: Indivíduo que apresenta dois alelos diferentes em um mesmo lócus em cromossomos homólogos.

  • Homozigoto: Indivíduo que apresenta o mesmo alelo em um mesmo lócus em cromossomos homólogos.

  • Locus gênico (plural loci): Posição que um gene ocupa em um cromossomo.

  • Recessividade: Um gene recessivo só se expressa em homozigose.

Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Conceitos básicos em Genética"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/conceitos-basicos-genetica.htm. Acesso em 29 de novembro de 2022.

De estudante para estudante


Mande sua pergunta

Como são chamados os cromossomos homólogos?

Cromossomos homólogos ou cromossomas homólogos são cromossomas pareados entre si (lado a lado), semelhantes e que juntos formam um par. Os cromossomas nesse par são também designados por bivalentes, quando estão emparelhados durante a meiose. Esses pares só existem nas células somáticas das espécies diploides.

O que são genes homólogos?

Conceito de Genes Homólogos No mesmo se baseia a definição de genes homólogos, a qual refere que dois genes são homólogos quando a sua sequência de DNA deriva de uma origem comum, e podem ou não ter a mesma função.

Como são chamados os genes que estão na mesma posição dos cromossomos homólogos?

Os genes alelos são aqueles que ocupam o mesmo lócus em cromossomos homólogos e estão envolvidos na determinação de um mesmo caráter. Os genes alelos podem ou não determinar o mesmo aspecto.