Quais são os efeitos da alta umidade do ar no corpo humano?

  • Impactos causados pela umidade
  • Como controlar a umidade em ambientes internos?
      • Este conteúdo foi uma colaboração de:

Quais são os efeitos da alta umidade do ar no corpo humano?

Antes de mais nada, é importante saber do que se trata a umidade do ar: De uma forma bem simples, o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) explica que a umidade relativa do ar é o quanto de água na forma de vapor há na atmosfera em relação ao total máximo que poderia existir na temperatura observada. Mas você conhece os riscos da umidade para a saúde?

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o nível ideal de umidade do ar para o organismo humano gira entre 40% e 70%. Portanto, quando a taxa cai para 30%, já pode ser considerada uma situação de alerta e prejuízos para a saúde se tornam mais evidentes.

Impactos causados pela umidade

Quais são os efeitos da alta umidade do ar no corpo humano?

Tanto o aumento da umidade quanto a diminuição podem fazer mal à saúde.
Nos dois casos, existem também duas preocupações que se tornam bem relevantes: as consequências que essa umidade pode causar nos móveis e paredes e, principalmente, os impactos causados na saúde dos ocupantes.

Os esporos produzidos pelo mofo e que pairam pelo ar podem criar quadros alérgicos e de rinite, agravar a asma, causar tosse seca, dores de cabeça e transmitir bactérias que levam a infecções. Casos de pneumonia também podem ser desencadeados em pessoas que convivem em locais onde há a incidência de bolor.

Mas como isso ocorre? Quando respiramos, o ar da atmosfera entra no nosso corpo sendo filtrado pelas narinas até chegar aos pulmões, o qual será utilizado na produção de energia.

Quando estamos em ambientes fechados e sem renovação do ar, o desenvolvimento de microrganismos tende a ser muito maior quando comparado aos ambientes externos. Isso acontece, especialmente, devido a existência de materiais e equipamentos poluentes, da própria ocupação humana e da umidade gerada em ambientes internos que não possuem qualidade do ar. 

Da mesma forma, a pele é afetada pelos esporos que pairam no ar, desencadeando alergias tópicas. Similarmente, problemas oculares estão entre os danos do emboloramento de superfícies causado pela umidade. Os esporos causam coceiras, irritação e alergias nos olhos.

Os riscos são bem maiores em pessoas vulneráveis, como idosos, bebês, crianças, grávidas e pessoas com algum tipo de imunodeficiência, como as que já tiveram tuberculose.

Entretanto, embora exista sim um grupo mais vulnerável a esse tipo de problema, é importante ter em mente que pessoas sem problemas respiratórios não estão totalmente imunes as consequências da umidade no ambiente. Isso porque as longas exposições aos micro-organismos levam ao desencadeamento de problemas respiratórios mesmo em pessoas totalmente saudáveis.

Como controlar a umidade em ambientes internos?

Quais são os efeitos da alta umidade do ar no corpo humano?

Um dos problemas mais comuns causados pela umidade no ambiente é o mofo, que pode ser facilmente percebido em paredes, tetos ou mesmos nos móveis e roupas – como você pode conferir no conteúdo que publicamos recentemente sobre como acabar com o mofo e odores do closet.

Você tem percebido um aumento da umidade no seu ambiente? Seja devido a estragos nos móveis, manchas na parede ou mesmo devido ao agravamento de quadros respiratórios, acabar com o excesso de umidade é fundamental para evitar problemas ainda maiores.

Sabemos o quanto é difícil controlar as variações climáticas externas, entretanto, existem algumas alterativas altamente eficazes que podem auxiliar em uma melhor qualidade do ar em ambientes internos.

Uma das formas mais eficientes de acabar com o excesso de umidade é controlar o seu percentual, principalmente onde houver acúmulo de valor, como é o caso de cozinhas, banheiros, quartos e closets, por exemplo.

Uma ótima solução é a instalação de exaustores, que atuam compensando a falta de janelas, ou mesmo para suprir as necessidades que essas não atendam. Os exaustores atuam minimizando a umidade do ar, permitindo a vazão de vapores e a reposição de um ar renovado, proporcionando segurança ao local e, principalmente, aos ocupantes.

É um mecanismo relativamente simples, que funciona conectado à rede elétrica, onde pode ser instalado na parede do closet.

Temos uma excelente novidade tecnológica para trazer segurança na qualidade do ar do seu ambiente interno, que é o Sicflux AirBox, um produto inovador, com uma tecnologia de ponta, que produz um gás que esteriliza constantemente de forma ativa o ar do ambiente que possuir uma concentração de microrganismos como vírus, bactérias, fungos, compostos orgânicos voláteis e material particulado.

Outra indicação é o Sonora, exaustor axial compacto para exaustão de diversos tipos de ambiente, em especial para uso em aplicações com longas horas de uso.

Com o sistema FixAr, não é necessário o uso de bucha ou parafuso para realizar a fixação do produto em forros falsos.

Para a recomendação do melhor exaustor para o seu closet, a Sicflux conta com uma equipe qualificada e uma linha completa de produtos e equipamentos para renovar e manter a boa qualidade do ar em ambientes internos, garantindo conforto térmico e saúde para todos os ocupantes.

Você quer controlar a umidade do seu ambiente e torna-lo mais saudável para ocupação?
Entre em contato com um de nossos especialistas e vamos conversar!

FONTES
– www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2018/07/07/como-a-baixa-umidade-do-ar-afeta-a-saude-veja-como-se-proteger-dos-efeitos.htm
– www.fibersals.com.br/blog/quais-sao-os-problemas-mais-comuns-da-umidade/#:~:text=Os%20esporos%20produzidos%20pelo%20mofo,h%C3%A1%20a%20incid%C3%AAncia%20de%20bolor

Acesse nossa loja virtual!

Este conteúdo foi uma colaboração de:
Quais são os efeitos da alta umidade do ar no corpo humano?

O que acontece com nosso organismo quando a umidade está alta?

Já o nível de umidade elevado favorece o aparecimento de mofo, fungos, ácaros e bolores, afetando pessoas que possuem problemas respiratórios, como rinite, sinusite e asma.

O que a umidade pode causar à saúde?

Impactos causados pela umidade Os esporos produzidos pelo mofo e que pairam pelo ar podem criar quadros alérgicos e de rinite, agravar a asma, causar tosse seca, dores de cabeça e transmitir bactérias que levam a infecções.

Como as pessoas sentem quando a umidade do ar é muito alta ou muito baixa?

Quando a umidade do ar está muito baixa, ou mesmo, muito alta pode haver problemas, principalmente respiratórios. Com a umidade muito baixa (menos que 30%), as alergias, sinusites, asmas e outras doenças tendem a se agravar. Já, quando a umidade relativa do ar é muito alta, podem surgir fungos, mofos, bolores e ácaros.