Quando começa a pagar a primeira parcela do décimo terceiro para os aposentados?

Instituído em 1962, o Décimo Terceiro salário (13° salário) é um benefício extra-salarial pago aos funcionários de rede privada, isto é, que atuam sob regime das Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Efetuado em duas parcelas pagas no 2° semestre do ano, o pagamento do 13° salário abrange, também, aposentados e pensionistas do INSS e empregados domésticos.

Veja nesta matéria, em ordem:

  • Décimo Terceiro salário;
  • 13° salário;
  • Quem tem direito ao Décimo Terceiro?;
  • Como funciona o cálculo do Décimo Terceiro?;
  • Qual o valor do Décimo Terceiro?;
  • Quando é o Décimo Terceiro 2022?;
  • A primeira parcela do Décimo Terceiro vai ser paga quando?;

QUEM TEM DIREITO AO DÉCIMO TERCEIRO?

Terão direito a receber as parcelas que correspondem ao Décimo Terceiro salário:

  • Trabalhadores regulamentados pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), incluindo empregados domésticos que atuem com carteira assinada
  • Aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

CÁLCULO DO DÉCIMO TERCEIRO

Conforme mencionado nesta matéria, o Décimo Terceiro é pago em duas parcelas, geralmente sob um intervalo de tempo que vai do mês de novembro (1° parcela) ao mês de dezembro (2° parcela) do ano em questão.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: Décimo Terceiro do Auxílio Brasil; veja quem receberá, qual é o valor e quando será liberado

QUAL O VALOR DO 13°?

O cálculo das parcelas do Décimo Terceiro é pago sob as seguintes delimitações:

  1. Se o funcionário foi contratado até o dia 17 de janeiro: valor da primeira parcela do 13° será igual à metade do salário do funcionário
  2. Se o funcionário foi contratado depois do dia 17 de janeiro: valor da primeira parcela do 13° será proporcional aos meses de trabalho

O salário de referência para o cálculo da parcela é sempre o recebido pelo trabalhador no mês de dezembro.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: confira todas as informações sobre o 14° salário do INSS; quando parcelas deverão ser pagas, valor do Décimo Quarto salário e como é feito o cálculo

QUANDO É O DÉCIMO TERCEIRO 2022?

O pagamento do 13° salário de 2022 será realizado da seguinte forma:

  • PRIMEIRA PARCELA: paga em novembro de 2022, até o dia 30 do mês (30/11).
  • SEGUNDA PARCELA: paga em dezembro de 2022, até o dia 20 do mês (20/12).

Em casos que o trabalhador corresponde a todos os critérios mencionados, mas não recebeu qualquer uma das parcelas do Décimo Terceiro, recomenda-se, em primeiro caso, o contato com o empregador para esclarecimento e negociação.

Em último caso, é recomendado que o trabalhador busque o sindicato de seu setor ou, ainda, que busque o Ministério Público do Trabalho para realizar uma denúncia.

ASSISTA AO VÍDEO A SEGUIR E SAIBA COMO CALCULAR O DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO, QUANTO DEVE RECEBER E QUANDO SERÁ DISPONIBILIZADO

A PRIMEIRA PARCELA DO DÉCIMO TERCEIRO VAI SER PAGA QUANDO?

Conforme mencionado, a primeira parcela do Décimo Terceiro de 2022 deve ser paga ao longo do mês de novembro, podendo ser disponibilizada pelos empregadores até o dia 30 do mês (30/11).

É válido ressaltar que, para os aposentados, o 13° salário foi adiantado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) no primeiro semestre deste ano e, por isso, as parcelas já foram pagas.

Aposentados e pensionistas do INSS vão receber o décimo terceiro de 2022 nos calendários de abril e maio, assim como ocorreu em 2020 e 2021


O governo federal começa a pagar nesta segunda-feira (25) o 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Com a antecipação da gratificação natalina de 2022 para os mais de 36 milhões de aposentados e pensionista, o governo prevê injetar R$ 56 bilhões na economia. A exemplo do que aconteceu em 2020 e 2021, os pagamentos vão ser feitos nos calendários de abril e maio.

Calendário do 13º do INSS 2022

A antecipação do décimo terceiro dos aposentados e pensionistas vai ser paga seguindo o calendário regular dos depósitos do benefício. A primeira parcela será liberada a partir de 25 de abril para quem recebe até um salário mínimo e a partir de 2 de maio, para quem recebe acima de R$ 1.212.

O mesmo ocorre com a segunda parcela, que será paga a partir de 25 de maio para quem recebe até o piso e a partir de 1º de junho para quem ganha acima do salário mínimo. (Confira o calendário de pagamentos do INSS 2022 abaixo)

Em vermelho estão circuladas as datas de pagamento do décimo terceiro dos aposentados e pensionistas em 2022 — Foto: Reprodução/INSS

Como saber que dia será paga sua aposentadoria ou pensão?

Para saber o dia correto do seu pagamento, você primeiro precisa saber o número do seu benefício.

Cada benefício pago pelo INSS é composto por uma numeração única e segue um padrão de 10 dígitos no seguinte formato:

Número do Benefício: 999.999.999-9

O dígito que vale para saber a data certa para receber é o que está destacado acima, ou seja, o penúltimo número - ou o número final do benefício sem o dígito.

Além dessa informação, também é necessário saber se o benefício é de até um salário mínimo ou acima dele.

Quando sai o 13o salário dos aposentados em 2022?

A primeira parcela do décimo terceiro dos aposentados 2022 foi adiantada para iniciar os pagamentos em 25 de abril para aqueles que recebem até um salário mínimo e tem o benefício final número 1 até o dia 06 de maio. Nesta etapa, o governo pagou os valores referentes a 50% do décimo terceiro.

Quando sai o 14 salário dos aposentados 2022?

Circula nas redes sociais que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) liberou o pagamento de 14° salário para aposentados e pensionistas em outubro de 2022. É #FAKE. O auxílio consta em um projeto de lei apresentado ainda durante a pandemia e está em tramitação.

Quando será a primeira parcela do décimo terceiro 2022?

Ela deverá ser paga obrigatoriamente até dia 20 de dezembro. Importante: caso o dia 20 caia em um feriado ou final de semana, o pagamento deverá ser antecipado. Além disso, as empresas podem pagar a 1ª parcela a partir do mês de fevereiro.

Vai ser antecipado o décimo terceiro dos aposentados 2022?

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pagará, em novembro, o 13º a segurados que começaram a receber o benefício em 2022, após o adiantamento da primeira e da segunda parcelas.