Como saber se um ovo está velho?

1º Olhe a validade!

Como saber se um ovo está velho?

2º Não use ovos que estejam com a casca rachada, quebrada ou trincada.

3º Verifique se o ovo está bom para o uso ou consumo.

Teste de Consistência: quebre o ovo em um prato e se a clara e a gema estiverem firmes e a gema centralizada, o ovo está novo. A clara de ovo velho se espalha pelo prato, tornando-se bem fluida.

Você deve lavar a casca do ovo apenas com água corrente e imediatamente antes do uso.

Como saber se o ovo está estragado? Há formas de o fazer para que coma sempre ovos frescos e saborosos. Confira.

Aprenda connosco como saber se o ovo está estragado e adote, a partir de hoje, estas técnicas muito práticas e simples.

Os métodos que lhe trazemos servem, sobretudo, para datar os seus ovos, ou seja, determinar a sua idade e perceber se ainda estão frescos ou se, por outro lado, estão já num processo de envelhecimento. Tal nem sempre significa que estejam impróprios para o consumo, mas há alguns sinais de que devem ser ingeridos com a maior brevidade possível.

Como saber se um ovo está velho?

1. Verificar a data de validade

Para iniciar a lista de dicas sobre como saber se o ovo está estragado, começamos com o método mais básico, que é, naturalmente, conferir a data de validade dos ovos.

Por norma, os ovos embalados têm uma validade de 30 dias, embora não signifique que ao fim desse tempo eles estejam estragados. O que sugerimos é que, se tem ovos que já expiraram a validade, use outro dos métodos abaixo para testar se ainda estão ou não bons para o consumo.

2. Observar

A casca diz muito sobre o ovo, por isso vale a pena observá-la. Se ela estiver rachada, viscosa ou seca, é sinal de que pode haver a presença de bactérias. Assim, vale a pena abrir o ovo e proceder à observação da gema e da clara.

Se encontrar alguma coloração em tons rosa, azul, verde ou preto, é sinal de que nessas áreas cresceram bactérias. Caso a clara ou a gema escorram, significa que o ovo está velho e a sua qualidade diminuiu.

3. Cheirar

Sim, cheirar é uma das formas mais antigas de perceber se o ovo está ou não bom. Parece-lhe estranho? Acredite que se um ovo estiver estragado, o seu odor é muito característico – quer esteja cru ou cozido. Abra o ovo, cheire e confie nas suas capacidades olfativas.

4. Depositar o ovo em água

Esta é, talvez, a forma mais conhecida e eficaz de saber como está o ovo. Coloque o ovo numa tigela com água. Se ele ficar no fundo, significa que está fresco. Se, por outro lado, ficar inclinando para cima ou a flutuar, é sinal de que já está velho.

5. Iluminar o ovo

Acender uma luz sob os ovos é uma outra técnica possível. Só precisa de uma divisão bem escura e de uma fonte de luz pequena e brilhante, como uma pequena lanterna, por exemplo.

O objetivo é segurar a fonte de luz na extremidade do ovo. Depois, deve incliná-lo e girá-lo rapidamente, da esquerda para a direita. O conteúdo do ovo ficará visível através da casca e irá também conseguir ver se a câmara de ar do ovo é pequena ou grande. No caso de um ovo fresco, ela deve ter cerca de 3,175 mm. Quanto mais velho for o ovo, maior será essa bolsa, pois com o envelhecimento os gases substituem a água perdida através da evaporação.

O ovo é um dos alimentos mais consumido, quer como acompanhamento, quer como ingrediente de bolos ou tortas. Por isso, é tão importante certificar-se de que ele ainda se encontra nas condições ideais para ser consumido, sem pôr em risco a sua saúde.

Coloque já em prática, a partir de hoje, e partilhe com todos estes métodos que lhe mostram como saber se o ovo está estragado. A sua saúde agradece!

Artigo originalmente publicado em Novembro de 2021. Atualizado em Setembro de 2022.

Antes de explicar como você pode descobrir se uma ovo está ruim, uma dica importante: nunca quebre o ovo por cima de outros ovos. Se você já tiver quebrado outros ovos na vasilha e acabar jogando um ovo podre sobre os ovos que estavam bons, vai acabar desperdiçando todos eles.

Existem 3 maneiras simples de descobrir se um ovo está podre. Vamos explicar todas.

1. Ovo na vasilha com água

  • Em uma vasilha, coloque água fria em uma altura de cerca de 2x o tamanho do ovo; é importante que a água seja fria
  • Coloque o ovo dentro da água
    • Um ovo fresco afunda como uma pedra
    • Um ovo velho mas ainda bom vai afundar e quicar como uma bola
    • Um ovo ruim vai flutuar; jogue esse ovo fora!

2. Chacoalhar o ovo

  • Chacoalhe o ovo
  • Coloque-o perto do seu ouvido
    • Um ovo fresco não terá nenhum barulho
    • Se você ouvir alguma coisa, o ovo está provavelmente podre

3. Aparência

  • Quebre o ovo sobre um prato, preferencialmente branco
  • Observe a gema e a clara
    • Se a gema está redonda e flutua e a clara está firme, próxima da gema, o ovo está fresco;
    • Se a gema está um pouco afundada e a clara está transparente, mas ainda firme, o ovo ainda está ok para consumo;
    • Se a gema está plana e a clara parece água, jogue o ovo fora

Por que o ovo podre flutua na água?

O ovo não é impermeável. A casca do ovo é porosa e a água dentro do ovo vai evaporando e sendo substituída por ar, reduzindo a massa do ovo. Se a massa do ovo fica menor que a massa de água que é movida pelo ovo, ele vai flutuar.

De forma mais simplificada, o ovo podre fica mais leve que a água pois tem mais ar e menos água que um ovo fresco.

Abaixo um vídeo bem legal mostrando o que acontece com um ovo fresco e um ovo podre

Um ovo fresco é particularmente importante para o preparo do ovo poché (ovo cozido em água, sem casca). Para que a clara encapsule corretamente a gema, ela precisa estar com uma consistência firme. Veja o nosso vídeo abaixo sobre como preparar o ovo poché de forma simples e fácil, e perceba como parte da clara, mais aquosa, se desprende do ovo.

Quer saber mais sobre ovos?

  • Aprenda tudo sobre ovos no nosso curso de gastronomia grátis!
  • Veja como fazer um ovo frito perfeito
  • Saiba qual é a melhor temperatura para fritar um ovo
  • Como fazer excelentes ovos mexidos
  • A leveza das claras em neve
  • Conheça um ótimo separador de gemas

Como saber se o ovo tá velho?

Muito conhecido e usado pelas donas de casa, nesse teste o ovo é imerso em um copo ou vasilha cheia de água. Se ele estiver bom, vai afundar de modo horizontal. Se não for fresco, mas ainda adequado ao consumo, irá ficar levemente inclinado. Se boiar, está velho e possivelmente estragado.

Quanto tempo o ovo fica velho?

Na geladeira um ovo dura até dez dias, é importante guardá-los com a ponta para baixo, assim a gema fica centralizada. Depois de quebrados é possível guardar por dois dias na geladeira.

O que acontece se eu comer ovo velho?

Levando em conta que ovo estragado faz mal e pode gerar uma intoxicação alimentar bem grave, é muito importante saber como identificar o aspecto de um ovo fresco. Depois de quebrá-lo, o ideal é que você perceba o cheiro (que não deve estar azedo) e também a consistência da gema e da clara.

Como identificar o ovo quando está fresco ou velho?

Há quem diga que para descobrir se um ovo está realmente fresco basta colocá-lo em um copo com água: se ele flutuar, está velho e precisa ser descartado. Se ficar no meio-termo, inclinado, significa que o ovo não é tão novo assim. Se ele afundar, está fresco e pode ser consumido.