Como escolher o assento do ônibus?

por Embarca.ai | 7 dezembro, 2021

Ao pesquisar sobre as passagens de ônibus para viajar, com certeza você já se deparou com diversas opções de classes e de assentos diferentes. Mas, você sabe escolher o ônibus ideal para sua viagem e o que cada uma dessas categorizações significa? E afinal, qual é o ônibus ideal para viajar?

Confira o nosso guia a seguir e tenha a certeza de que, para a próxima viagem, você vai escolher o tipo ideal para você.

Sumário

  • 1 Conhecendo os tipos de ônibus
  • 2 Ônibus ideal para viagens de curta distância e para economizar dinheiro: convencional
  • 3 Ônibus ideal para quem quer um pouco mais de conforto, mas para viagens não tão longas: executivo
  • 4 Ônibus ideal para viajar com conforto e em trechos mais longos: semi-leito
  • 5 Ônibus ideal para viajar com o maior conforto possível: leito e leito-cama
  • 6 Decidiu qual é o ônibus ideal para viajar?

Conhecendo os tipos de ônibus

Primeiramente, é importante ressaltar que é comum que as operadoras de viagem deem nomes diferentes para os tipos de ônibus e de assentos. Entretanto, as nomenclaturas mais comumente usadas são:

  • Convencional;
  • Executivo;
  • Semi-leito;
  • Leito e leito-cama.

As principais mudanças entre esses tipos de ônibus estão relacionadas com o assento e com a quantidade de passageiros por ônibus. Afinal, os assentos do tipo leito, por exemplo, ocupam mais espaço do que os assentos do tipo convencional. Consequentemente, os ônibus leito terão menos passageiros embarcados do que os ônibus do tipo convencional. Entendeu?

Agora, vamos explicar quais são as características mais comuns em cada classe dos ônibus. Sempre lembrando, é claro, que elas podem mudar de operadora para operadora. Por isso, antes de efetivamente comprar a sua passagem, verifique todas as informações para ter a certeza de que você adquiriu a passagem que desejava.

Ônibus ideal para viagens de curta distância e para economizar dinheiro: convencional

Vai fazer uma viagem curta e quer economizar alguns trocados? Então você pode optar pelo ônibus convencional. Esse tipo de ônibus costuma ser o mais simples e com passagens mais baratas.

Geralmente, os ônibus convencionais acomodam cerca de 50 passageiros. Eles frequentemente têm poltronas acolchoadas levemente reclináveis e também, dependendo da operadora, do modelo do ônibus e do trecho da viagem, é possível que tenham sanitários e ar condicionado.

Caso fique em dúvida, pesquise antes de comprar a passagem de ônibus e entre em contato com a operadora para saber se esse é o ônibus ideal para a sua viagem!

Ônibus ideal para quem quer um pouco mais de conforto, mas para viagens não tão longas: executivo

O ônibus executivo está um degrau acima do convencional. Normalmente ele acomoda uma média de 46 passageiros, traz poltronas acolchoadas e um pouco mais reclináveis do que as do modelo convencional.

Costumeiramente, os ônibus executivos são equipados com ar-condicionado, banheiro e, em alguns casos, possuem frigobar com água mineral disponível para os passageiros e televisão. Ainda, é possível encontrar linhas de ônibus executivos que tragam acesso à internet Wi-Fi e entrada USB para carregadores, tornando a viagem mais confortável.

De maneira geral, pode-se dizer que esse é o ônibus ideal para viajar em trechos acima ou próximos às quatro horas de estrada. Ele costuma ter um excelente custo-benefício e, por vezes, é um dos tipos de ônibus mais disputados.

Ônibus ideal para viajar com conforto e em trechos mais longos: semi-leito

Ônibus ideal para viajar com mais conforto, o semi-leito costuma acomodar uma média de 40 passageiros. Suas poltronas são mais acolchoadas e confortáveis e oferecem uma maior inclinação, permitindo que o passageiro fique quase deitado, mas não completamente na horizontal, com lugar de descanso para os pés.

Mais completos, os ônibus semi-leito costumam ser equipados com ar-condicionado, sanitários, sistema de som e vídeo e frigobares/geladeiras. Ainda, dependendo da empresa, podem trazer serviços extras, como travesseiros higienizados e mantas.

São uma ótima opção de escolha para viagens mais longas, seja a trabalho ou a lazer. Entretanto, vale sempre a pena confirmar com as empresas de ônibus, já que, em algumas delas, o semi-leito equivale ao executivo.

Ônibus ideal para viajar com o maior conforto possível: leito e leito-cama

Se você busca pelo máximo conforto em uma viagem, então os ônibus leito e/ou leito-cama são, com certeza, as melhores opções para você. De valor mais elevado, esses ônibus permitem que você relaxe por completo durante a viagem.

A diferença entre o ônibus leito e o ônibus leito-cama é a inclinação dos bancos. Enquanto o leito permite que você recline cerca de 160 graus o seu banco, o leito-cama oferece a reclinação total de 180 graus, tornando-se, de fato, uma cama.

Esses ônibus costumam acomodar cerca de 25 a 30 lugares em poltronas largas e com descanso para os pés. É comum que as empresas que oferecem assentos do tipo leito ou leito-cama também disponibilizem mantas e travesseiros, tudo para garantir uma viagem ainda mais confortável.

Com certeza, esse é o ônibus ideal para viajar para distâncias mais longas e que peguem o período noturno. Afinal, você poderá ter uma excelente noite de descanso durante a viagem.

Decidiu qual é o ônibus ideal para viajar?

Se você chegou até aqui, quer dizer que você já entendeu melhor sobre quais são as principais classificações de ônibus e qual é a melhor escolha para cada tipo de viagem, não é mesmo?

E então, já sabe para onde será o seu próximo destino? E qual tipo de ônibus você vai escolher? No site do Embarca.ai com certeza você vai encontrar o ônibus ideal para viajar. Afinal, opções são o que não faltam! Acesse, pesquise pelo nome da cidade que você deseja ir, encontre o ônibus perfeito para você, escolha o seu assento e… Boa viagem!

Qual lugar mais confortável no ônibus?

Sem dúvida as poltronas preferidas dos viajantes de ônibus, são aquelas localizadas ao lado das janelas, pois isto ajuda a aproveitar melhor a viagem, admirando a paisagem e acompanhando o trajeto. Além disso, as poltronas centrais são as mais cobiçadas.

Qual assento é melhor Executivo ou semi

Poltrona semi-leito São assentos que também costumam ter preços bem populares. Reclinam de 135° a 150° e possuem apoios de braço divididos. Quando comparado ao executivo, este nível de poltrona traz mais conforto para as pernas e pés, especialmente para quem sofre com a circulação sanguínea.

Como é o assento Executivo no ônibus?

Ônibus executivo Suas poltronas são acolchoadas e reclinam, o ambiente é climatizado, conta com frigobar e água mineral. Você poderá encontrar alguns modelos com televisão e rádio disponíveis para os passageiros. Para garantir mais conforto, o espaço entre as poltronas é maior, o que reduz para 46 o número de assentos.

Qual o lado do sol no ônibus?

Por essa lógica, o fundo do ônibus do lado direito se torna a área mais exposta. Além disso, quanto mais perto do corredor, menor o impacto caso o ônibus tombe ou seja atingido nas laterais.