Como saber se a minha coelha está no cio?

O primeiro cio.

A fêmea com 4 meses e o macho com 5 meses, começam a estar sexualmente maduros.

Como saber se a minha coelha está no cio?


Mudanças de comportamento.
Tornam-se mais agressivos na altura do cio, principalmente as fêmeas, nos machos, além de mais ariscos (mas menos do que as fêmeas).

Os machos começam marcar com urina, e às vezes com as fezes, o local em que habitam.
Nas fêmeas a marcação com urina é mais rara. Elas costumam esfregar seus queixos nas pessoas e em móveis para deixar seu “cheiro”.
 

Isso tudo é devido alteração hormonal que sua coelhinha passou após o primeiro cio.
A castração pode sim ser uma solução para o problema comportamental de sua coelha, e é recomendada quando não se tem pretensão de criação.

Com que idade os coelhos podem ser castrados?
Mais ou menos na idade em que o coelho atinge a idade de maturidade sexual.

Quantos dias a coelha fica no cio?
Cio mesmo de coelhas que seria aquele dura apenas 3 dias não mais que isso. Mas coelhas se reproduzem com tanta frequência pois elas possuem o que chamamos de cio induzido, se existe a presença do macho ela vai ovular e pode se reproduzir naquele momento mesmo. Por isso não precisa necessariamente estar nesses 2, 3 dias férteis do mês, qualquer momento com a presença do macho podem procriar.



Curiosidades

  • as coelhas estão em cio permanente, pelo que podem procriar a qualquer altura.
  • não existem sinais que provem com toda a certeza que a coelha está mais receptiva (contudo a vulva vermelha-arroxeada e inchada e o levantamento dos quadris podem ser bons indicadores)
  • as coelhas não devem estar juntas com machos a não ser quando estão ambos castrados/esterilizados ou no momento da cópula planeada
  • um coelho castrado ou uma fêmea podem induzir gravidez psicológica na coelha (ver post sobre os riscos da gravidez psicológica)
  • uma coelha pode voltar a emprenhar imediatamente a seguir ao parto,embora só o deva fazer após seis meses para que possa
  • a ovulação é induzida após a cópula.

Reprodução dos Coelhos:

Mais Artigos

  1. Sinais de que uma buldogue inglesa está prenha
  2. Diferenças entre candidíase vaginal e o primeiro surto de herpes
  3. Por que um filhote treme quando está dormindo?
  4. Quanto tempo os fogachos duram após a histerectomia?
  5. Quais as causas de um útero dilatado?

Como saber se a minha coelha está no cio?

Steve Baccon/Digital Vision/Getty Images

O coelho Lionhead é uma raça específica de coelho doméstico, cientificamente conhecido como Oryctolagus cuniculus. Ao contrário de muitos outros mamíferos, as coelhas não têm um ciclo reprodutivo regular e hormonalmente controlado. Consequentemente, elas não entram no cio e são capazes de se reproduzir em qualquer momento. Sangramento vaginal ou sangue na urina não indicam o cio e são sintomas de doenças do sistema reprodutor que requerem atenção veterinária.

Características

A característica mais marcante de um coelho Lionhead é a massa de pelos que circunda sua cabeça como a juba de um leão. O pelo é de 2 a 3 cm de comprimento e requer escovação regular para evitar emaranhamento. Tipos double mane possuem pelo mais longo em torno da parte inferior do corpo também. O coelho Lionhead pesa de 1,1 a 1,5 kg e é pequeno quando comparado a outros. Suas orelhas medem 7,6 cm ou menos. Esse tipo de coelho vive tipicamente de sete a nove anos.

Escala reprodutiva

Coelhas de raças pequenas atingem a maturidade sexual entre quatro e seis meses de idade. Geralmente, elas se reproduzem quando atingem 75% a 80% do seu tamanho adulto. Elas não têm ciclos reprodutivos com períodos regulares de cio quando ocorre a fecundação. A concepção é sempre possível, porque são ovuladoras reflexas. A ovulação é induzida pela relação sexual e geralmente ocorre nove a 13 horas após o ato. Embora coelhas não apresentem um verdadeiro ciclo estral, elas exibem intervalos rítmicos a cada quatro a sete dias, durante os quais são receptivas aos machos. Nessas ocasiões, os órgãos genitais externos, especificamente a vulva, às vezes incham e tornam-se vermelho-arroxeados.

Controle populacional

Os coelhos se reproduzem rapidamente, uma coisa boa para os criadores, mas um problema para os donos que querem controlar sua população. Os proprietários não diligentes sobre como manter o macho e a fêmea separados tendem a acabar com ninhadas indesejadas. A concepção é tipicamente mais provável durante meses mais frios e menos provável quando está quente e úmido. A remoção de ovários e útero de uma coelha na maturidade diminui problemas associados com acasalamento, saúde reprodutiva e gravidez indesejada.

Doença do sistema reprodutivo

O surgimento de sangue na urina é raro em coelhos, mas a urina vermelha não. A urina vermelha é geralmente causada por pigmentos vegetais encontrados em alimentos como cenoura, espinafre e outros que contenham beta-caroteno. Também ocorre durante a terapia com antibióticos ou durante a primeira onda de frio do outono. Nesses casos, não se trata de um problema médico. A urina pode ficar vermelha quando misturada com um corrimento vaginal sangrento. A hemorragia vaginal acompanha condições como pólipos uterinos, aborto espontâneo e cânceres do sistema reprodutivo.

Referências

Recursos

Sobre o Autor

Cynthia Ruscitto has been writing professionally since 2005. Her work has appeared on numerous health and anti-aging websites and blogs, such as WorldHealth, a site representing the American Academy of Anti-Aging Medicine. Ruscitto holds a Bachelor of Science in medical technology, and is a former clinical microbiologist and certified secondary education science teacher.

Créditos Fotográficos

Steve Baccon/Digital Vision/Getty Images

Como saber se a minha coelha está no cio?

Como saber que uma coelha fêmea está no cio?

Algumas alterações comportamentais indicam o cio da coelha: inquietação, agitação da cauda, receptividade ao macho e ato de esfregar a vulva na gaiola.

Quando é o primeiro cio da coelha?

Nas fêmeas, isso acontece, geralmente, a partir dos 4 meses de vida, já nos machos, a partir dos 5 meses. A maturidade sexual pode variar de um indivíduo para o outro, sendo o tamanho do animal uma das características a serem observadas. Geralmente, quanto maior o coelho, mais demorada é a sua maturidade sexual.

Quando a coelha menstrua?

As coelhas domésticas são quase ausentes de um ciclo estral definido e regular. Possuíam ciclos, com duração de 16 dias, sendo os dois dias iniciais e os dois finais inférteis e os 12 dias restantes passíveis de concepção, mas em sistemas de produção estão constantemente aptas a serem fecundadas.

Como acalmar uma coelha no cio?

Dê um grito repentino ao levar uma mordiscada para que o animal perceba que está sentindo dor; ele associará isso com o ato de morder. Pequenas mordiscadas podem ser apenas uma maneira do coelho pedir que você saia de perto ou de mostrar que está incomodado.