Quando se reage um ácido com uma base produz-se juntamente com a água

1125 palavras 5 páginas

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

QUÍMICA GERAL

Turma:3093

ALAN COSTA MOTTA - 201308000571
FRANCISCO FABIANO XIMENES PINHEIRO LUGÃO - 201307240641
BRUNO LUCAS DA SILVA MARQUES - 2013308033087
ADRIANO NAVARRO - 201308163789
HYAN PORTUGAL PICCININI - 201307352782
ELBER FONSECA DOS SANTOS - 201307153895

Ácido-Base

MACAÉ/RJ
2014
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

ÁCIDO-BASE

Trabalho elaborado para avaliação na disciplina de química geral, Professora Tatyana fortini turma 3093, Turno,noite, 2° período – Faculdade de graduação em eng. de produção e civil.

1. INTRODUÇÃO
Fundamentos das reações ácido-base:

As reações envolvendo ácidos e bases são denominadas reações de neutralização. Uma vez que tanto o ácido quanto a base são consumidos e novos produtos são formados (não necessariamente com caráter neutro).
ÁCIDOS E BASES DE ARRHENIUS
Svant Arrhenius, no final do século XIX, desenvolveu um amplo trabalho sobre dissociação de compostos. Em 1887, ele propõe a teoria de dissociação iônica, a qual dizia, que determinadas substâncias, quando dissolvidas em água, davam origem à íons positivos e negativos.
As experiências às quais Arrhenius se fundamentou, se baseavam em condutividade elétrica em soluções aquosas.
Tendo estes conceitos de dissociação em mente, Arrhenius definiu um ácido como sendo um composto, que dissociado em água, libera íons H+.
A deficiência da definição de Arrhenius, ou seja, o fato de uma substância ser ácida ou básica somente em meio aquoso, provocou o estudo e surgimento de novas definições ("teorias") para ácidos e bases.
ÁCIDOS E BASES DE BRONSTED LOWRY
Em 1923, J. N.


Relacionados

  • acido base

    2544 palavras | 11 páginas

    qual um ácido e base de reagir com um outro para formar um sal e água. O exemplo mais simples do presente ocorre na reacção discutido anteriormente, no qual ácido clorídrico ou HCl (aq) reage com o hidróxido de sódio base, designado como NaOH (aq), numa solução aquosa. O resultado é o cloreto de sódio, ou sal de cozinha comum (NaCl [aq]) e H2O Esta equação é escrito assim: HCl (aq) + NaOH (aq) → NaCl (aq) + H 2 O. O estômago humano produz ácido clorídrico, vulgarmente conhecido como "ácido do estômago….

  • Acido e bases

    1420 palavras | 6 páginas

    Arrhenius para ácidos e bases não tem sido mais considerado, nem mesmo em soluções aquosas. Além disso, o conceito de Arrhenius promoveu a idéia errônea que dissociação iônica era indispensável para manifestação da acidez e que, portanto, reações do tipo ácido-base não poderiam ocorrer na maioria dos solventes não aquosos e na ausência de solvente. 2. Conceito de Brønsted-Lowry O conceito de ácidos e bases mais aceito, e um dos que tem elucidado o papel do solvente em reações ácido-base, é aquele….

  • Ácidos e Bases

    852 palavras | 4 páginas

    Ácidos e Bases de Lewis: Exemplo 9 1.5.5. Posição do Equilíbrio em Reações Ácido-Base Em reações ácido-base, a posição do equilíbrio favorece a reação do ácido mais forte com a base mais forte para dar o ácido mais fraco e a base mais fraca. Dissolução de Compostos Orgânicos em Água Exemplo 1 – Ácidos Carboxílicos: Exemplo 2 – Aminas: 1.5.6. Ácidos e Bases de Lewis Ácido de Lewis: Qualquer molécula ou íon que pode formar uma nova ligação covalente, recebendo um par de elétrons….

  • ácidos e bases

    2245 palavras | 9 páginas

    Uma reação ácido-base é uma reação química que ocorre entre um ácido e uma base. Diversos conceitos existem os quais provêem definições alternativas para os mecanismos de reação envolvidos e suas aplicação em resolver problemas relacionados. Apesar de diversas similaridades nas definições, sua importância torna-se aparente como métodos de análise diferentes quando aplicadas às reações da ácido-base para espécies gasosas ou líquidas, ou quando o caráter do ácido ou da base puder ser um tanto mais….

  • Acidos e Bases

    2291 palavras | 10 páginas

    BASES Uma base (também chamada de álcali) é qualquer substância que libera única e exclusivamente o ânion OH– (íons hidroxila ou oxidrila) em solução aquosa. Soluções com estas propriedades dizem-se básicas ou alcalinas. As bases possuem baixas concentrações de iões H+ sendo considerado base as soluções que têm, a 25 °C, pH acima de 7. Possuem sabor adstringente (ou popularmente, cica) e são empregadas como produtos de limpeza, medicamentos (antiácidos) entre outros. Muitas bases, como o hidróxido….

  • Acidos e bases

    12393 palavras | 50 páginas

    ÁCIDOS E BASES 1. INTRODUÇÃO Os ácidos e as bases são os tipos de substâncias mais presentes no cotidiano, seja nos laboratórios de química, nas indústrias (como componentes dos processos de fabricação ou integrando os produtos fabricados), na vida doméstica (como produtos de limpeza, por exemplo), nos alimentos (especialmente nas frutas), no interior das células (se constituindo na base da vida) ou nos fluidos (suco gástrico, sangue, seiva) dos organismos vivos. Por esta presença tão….

  • Acido e base

    1380 palavras | 6 páginas

    ácidas? Praticamente, todos sabem fazer esta identificação, principalmente, se provarmos esta fruta. Mas o que quer dizer ácido? ......Quando uma pessoa fala que uma laranja é ácida e uma banana não é, ela está se baseando no sabor. Geralmente, as substâncias ácidas são azedas, amargas. O termo ácido deriva do latim acidu e significa azedo. E base, o que é? ......Bases são substâncias, geralmente, escorregadias (quando molhadas ou em solução aquosa) e adstringentes, também chamadas de álcalis….

  • ÁCIDOS E BASES

    2996 palavras | 12 páginas

    Ácidos e Bases As duas funções mais importantes da química: ácidos e bases. São os grandes pilares de toda a vida de nosso planeta, bem como da maioria das propriedades do reino mineral. Íons carbonatos e bicarbonatos (ambos básicos) estão presentes na maior parte das fontes de água e de rochas, junto com outras substâncias básicas como fostatos, boratos, arsenatos e amônia. Em adição, vulcões podem gerar águas extremamente ácidas pela presença de HCl e SO2. A fotossíntese das plantas pode alterar….

  • acidos e bases

    2828 palavras | 12 páginas

    QUÍMICA GERAL TEÓRICA E EXPERIMENTAL PRÁTICA 01:PREPARO E DILUIÇÃO DE SOLUÇÕES PRÁTICA 02: USO DE EXTRATOS COMO INDICADOR ÁCIDO-BASE Química inorgânica ou química mineral é o ramo da química que estuda os elementos químicos e as substâncias da natureza que não possuem o carbono coordenados em cadeias, investigando as suas estruturas, propriedades e a explicação do mecanismo de suas reações e transformações. Os materiais inorgânicos compreendem cerca de 95% das substâncias….

  • Ácidos e bases

    2227 palavras | 9 páginas

    ÁCIDOS E BASES 1) INTRODUÇÃO Duas das mais importantes classes de compostos em toda a química são os ácidos e as bases. Elas participam de um número imenso de reações e procedimentos analíticos nos laboratórios, na indústria e nos organismos vivos.² Aproximadamente em 1887, S. Arrhenius propôs que as substancias que produzem íon hidrogênio na água fossem chamadas de ácidos e as que produzem íon hidróxido se chamassem bases. Desde aquela época o conceito de ácido ou base se estendeu….

Outros Trabalhos Populares

Quando se reage um ácido com uma base Produz

As reações de neutralização ocorrem quando um ácido e uma base reagem, formando sal e água. Quando misturamos um ácido e uma base, uma substância irá neutralizar as propriedades da outra, pois elas reagem quimicamente entre si e, por isso, essa reação é denominada de reação de neutralização.

O que acontece quando um ácido reage com uma base?

Quando misturamos um ácido com uma base, os cátions H+ reagem com os ânions OH-, liberando água e neutralizando o meio. Se a quantidade de cátions e ânions for igual, essa neutralização será total.

Quando se reage um ácido com uma base Produz

Resposta. Resposta: Explicação: Ao reagir ácido com base produz um sal.

Qual a classificação correta das moléculas NaOH NaCl é HCl * 1 ponto?

Resposta: Olá. A alternativa correta é a letra "d": Base, Sal e Ácido.