Como podemos caracterizar a estratégia de Gandhi contra a colonização inglesa no seu país?

Como podemos caracterizar a estratégia de Gandhi contra a colonização inglesa no seu país?


1. (UNIMONTES MG/2010) A honra da Índia foi simbolizada por um punhado de sal na mão de um homem da não violência. O punho que contém o sal pode ser cortado, mas não largará o sal.

(GANDHI, Mohandas. Citado por ARRUDA, J.J. A. ; PILETTI, N. Toda a história. São Paulo: Ática, 1997, p. 339.)

Acerca do processo histórico que culminou com a independência da Índia, considere as afirmativas seguintes:

I. A luta pela independência incluía, entre outros fatores, a recusa em consumir produtos de origem inglesa.

II . A “filosofia” pacifista de Gandhi fazia concessões ao uso da violência quando esta era usada como legítima defesa.

III. A execução de Gandhi pelos colonizadores, mesmo após a independência, mostra o limite da eficácia da sua estratégia pacifista.

IV. As divisões internas entre muçulmanos e hindus foi um dos obstáculos à mobilização nacional e resultaram na divisão entre Índia e Paquistão, após a saída dos ingleses.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)

a) I, apenas.

b) I e IV, apenas.

c) III e IV, apenas.

d) II e III, apenas.

2. (UNESP SP/2010) No início dos anos 1990, o presidente Frederik de Klerk declarou oficialmente o fim do apartheid na África do Sul. Esta política racista

a) prevaleceu durante toda a história independente do país e assegurou o convívio harmonioso de brancos e negros sul-africanos.

b) foi implantada após o final da Segunda Guerra Mundial e prolongou o domínio britânico sobre o país por mais cinquenta anos.

c) vigorou por mais de quarenta anos e foi um dos instrumentos da minoria branca sul-africana para se impor à maioria negra.

d) foi encerrada apesar do amplo apoio internacional e revelou a dificuldade dos africanos de solidificarem suas instituições políticas.

e) determinou o prevalecimento socioeconômico de uma elite mestiça e aprofundou as relações inter-raciais no país.

3. (UECE/2010) Vários fatores contribuíram para o processo de descolonização afro-asiática que culminou, de fato, na quebra dos elos coloniais há muito tempo presentes no continente africano e no continente asiático. Assinale a alternativa que melhor sinaliza os principais fatores desse processo.

a) Perda da hegemonia europeia, graças ao desgaste material e humano provocado pelas duas grandes guerras, e o desenvolvimento do sentimento nacionalista nos povos colonizados.

b) Os acordos pactuados entre os EUA e a União Soviética, após a Primeira Guerra Mundial, comprometendo se em não interferir em ambos os continentes.

c) Várias insurreições e movimentos emancipatórios dos vários países afro-asiáticos que se organizaram livremente e lutaram por sua independência após o final da Primeira Guerra Mundial.

d) Ausência de princípios de autodeterminação entre os diferentes povos afro-asiáticos que os impulsionasse a se libertar do domínio europeu.

4. (UFU MG/2010) Em visita à Argélia no dia 03/12/2007, o presidente francês Nicolas Sarkozy proferiu em seu discurso:

Venho à Argélia para edificar um futuro de solidariedade entre nossos povos. Falar de futuro não é ignorar o passado. Estou convencido de que para construir um futuro melhor devemos ao contrário, olhar o passado de frente. [...] Sim, o sistema colonial foi profundamente injusto, contrário às três palavras fundadoras de nossa República: liberdade, igualdade, fraternidade [...]. Sim, os terríveis crimes cometidos ao longo da guerra de independência fizeram inumeráveis vítimas [...]. A primeira maneira de o fazer, é em princípio, encorajar nossas empresas a participar do esforço de modernização da Argélia e nela investir. Os contratos que assinaremos amanhã ultrapassam os 5 (cinco) milhões de euros. Trata-se, essencialmente, de equipamentos para a modernização da Argélia...

Tradução livre. Discurso disponível em: www.afrik.com/article13062html. Acesso em 12/04/2010.

Considere o texto acima e a situação da África pós-colonial e assinale a alternativa correta:

a) A atual relação entre as nações africanas e europeias, após períodos de crimes e guerras, se

dá, finalmente, em plenas condições de igualdade, estabelecendo o fim de um período histórico.

b) Os acordos pós-coloniais revelam uma situação de dependência econômico-financeira que inviabiliza, aos países africanos, a condição de recusar algumas propostas de cooperação.

c) O passado colonial, ainda que reconhecidos os seus problemas, possibilitou o presente desenvolvimento dos povos africanos, o que não seria alcançado sem a atuação dos países europeus.

d) O processo de colonização pode ser entendido como um aprendizado, uma possibilidade de construir solidariedades entre as nações através de investimentos econômicos.

5. (UCS RS/2014) O processo de independência das antigas colônias europeias na África e na Ásia, formadas no século XIX, ganhou força após a II Guerra Mundial. Considere as seguintes afirmativas sobre o processo de descolonização na África e na Ásia.

I Na África, com algumas poucas exceções, como o Egito, que conquistou sua independência no início do século XX, a maioria dos países tornou-se independente somente a partir da década de 1950.

II Na Ásia, a descolonização foi marcada por dois movimentos distintos: a resistência pacífica na Índia e a guerra pela independência, como ocorreu na Indochina.

III Nos dois continentes, ainda hoje, as consequências da colonização estão presentes, pois, entre outras, as fronteiras demarcadas artificialmente forçaram a convivência de povos com históricos de conflitos.

Das afirmativas acima, pode-se dizer que

a) apenas I está correta.

b) apenas II está correta.

c) apenas I e II estão corretas.

d) apenas II e III estão corretas.

e) I, II e III estão corretas.

6. (FUVEST SP/2011) África vive (...) prisioneira de um passado inventado por outros.

Mia Couto, Um retrato sem moldura, in Leila Hernandez, A África na sala de aula. São Paulo: Selo Negro, p.11, 2005.

A frase acima se justifica porque

a) os movimentos de independência na África foram patrocinados pelos países imperialistas, com o objetivo de garantir a exploração econômica do continente.

b) os distintos povos da África preferem negar suas origens étnicas e culturais, pois não há espaço, no mundo de hoje, para a defesa da identidade cultural africana.

c) a colonização britânica do litoral atlântico da África provocou a definitiva associação do continente à escravidão e sua submissão aos projetos de hegemonia europeia no Ocidente.

d) os atuais conflitos dentro do continente são comandados por potências estrangeiras, interessadas em dividir a África para explorar mais facilmente suas riquezas.

e) a maioria das divisões políticas da África definidas pelos colonizadores se manteve, em linhas gerais, mesmo após os movimentos de independência.

7. (IBMEC RJ/2011) Imediatamente após o fim da Segunda Guerra Mundial teve início a descolonização africana. O uso ou não da violência na obtenção das independências deve ser considerado caso a caso. Sobre a independência de Angola, a mais rica das ex-colônias africanas de Portugal, assinale V nas afirmativas verdadeiras e F nas alternativas falsas:

(__) é visível a influência da Guerra Fria no processo angolano, afinal, enquanto o MPLA recebia apoio soviético, a UNITA recebia apoio dos Estados Unidos;

(__) Somente pôde ocorrer após o fim do salazarismo em Portugal, que deu-se em função da chamada Revolução de 25 de abril;

(__) o processo de independência deve ser visto como uma consequência natural da chamada globalização, que fez surgir em Angola um forte sentimento nacionalista;

(__) a ajuda cubana e brasileira ao MPLA foi de fundamental importância para a concretização da independência, assinada pelo primeiro-ministro Marcelo Caetano;

Assinale a sequência correta:

a) V – V – F - V

b) V – F – F – V

c) F – F – V – F

d) F – V – F – V

e) V – V – F – F

8.  (UFF RJ/2011) Ao se referir à sociedade da então colônia portuguesa Guiné Bissau, o historiador Armando Castro afirmou:

“As autoridades coloniais utilizam, para os castigos corporais, a palmatória, o chicote e a vergasta. Nas transações, os brancos praticam correntemente o roubo: roubo nos preços, nas quantidades, nas qualidades. Vai-se, nesta sociedade colonialista, até o desprezo total pela vida dos africanos. Morrem no trabalho de abate das árvores, na recolha do coconote e nos trabalhos públicos ou afogam-se nos pântanos, quando se fazem as secagens, etc. Há alguns anos, dezenas de trabalhadores africanos encontraram a morte nos trabalhos dos pântanos de Bissau. A mulher africana é vítima de numerosos crimes: violações, prostituição, etc.”

CASTRO, A. O Sistema Colonial Português em África (meados do século XX). 2ª ed. Lisboa:Caminho, 1980, p. 366.

O texto acima mostra as consequências do processo de colonização. Ao se juntarem as duas pontas, colonização e descolonização, pode-se afirmar sobre a descolonização que

a) o processo de independência dos países africanos foi iniciado no imediato pós segunda guerra mundial. No entanto, a instabilidade política e econômica de muitas das nações é ainda uma realidade, já que os estados nacionais africanos herdaram a diferenciação étnica e cultural e a estrutura de poder de suas antigas metrópoles.

b) a descolonização constitui-se num processo histórico marcado por intensa mobilização internacional a favor da libertação das áreas coloniais. Os debates em prol da independência dos países africanos tiveram como protagonistas os representantes do governo francês que, desde os anos 1940, defenderam a libertação pacífica do povo africano.

c) apesar do caráter marcadamente violento da colonização portuguesa na Argélia, sua independência ocorreu de forma pacífica. O novo país foi beneficiado pelos embates políticos entre os Estados Unidos e a União Soviética no contexto geral da Guerra Fria.

d) os países africanos são um mosaico muito diferenciado de culturas e de desigualdades sociais. Alguns países, como a Somália, podem ser considerados em vias de desenvolvimento, outros, como Angola, não têm o seu governo reconhecido pelos organismos internacionais.

e) as migrações africanas são o resultado das dificuldades de adaptação de algumas etnias às normas democráticas de representação das minorias nos parlamentos. Por isso, a análise do fenômeno migratório deve levar em conta que há legítimos valores culturais que sustentam e legitimam a supremacia de uma etnia sobre a outra.

9.  (UFRN/2011) Na Copa do Mundo de Futebol de 2010, realizada na África do Sul, muitos brasileiros ficaram surpresos ao saberem que várias nações do continente africano, como Costa do Marfim, Nigéria, Gana e o próprio país sede do evento, apresentavam influências linguísticas europeias. Isso ficava evidente, por exemplo, nos nomes dos jogadores estampados nas camisetas e nos hinos nacionais, cantados em inglês ou francês.

Essas influências da Inglaterra e da França na África são resultantes

a) da expansão do Cristianismo, estimulado pelos propósitos das Cruzadas.

b) do neocolonialismo do século XIX, no contexto da Segunda Revolução Industrial.

c) da Globalização, que promoveu o intercâmbio cultural mundial no século XX.

d) do tráfico negreiro, que implantou colônias europeias no continente africano.

10. (Anhembi Morumbi SP/2014) No período posterior à Segunda Guerra Mundial (1939-1945), ocorreram diversos movimentos de descolonização na Ásia e na África, rompendo um processo de dominação europeia sobre essas regiões, que se iniciou

a) na ascensão de regimes totalitários ocorrida no mundo ocidental no período entre guerras (1918-1939).

b) no processo de reorganização dos Estados Nacionais ocorrido após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

c) na ação imperialista dos países industrializados da Europa no decorrer do século XIX.

d) no colonialismo do século XVI, conduzido pelos Estados da Europa central em busca de especiarias.

e) na disputa de hegemonia ocorrida entre o bloco capitalista e o bloco comunista, durante a Guerra Fria.

11. (UFPB/2013) Após o fim da segunda guerra mundial, as antigas colônias europeias na África e na Ásia começaram a lutar por suas independências políticas.

Com base no conhecimento acerca do processo de descolonização da África e da Ásia, é correto afirmar:

a) A independência das colônias na África foi combatida pela Revolução dos Cravos.

b) As colônias francesas da Indochina foram unificadas sob o nome de Vietnam.

c) A independência no subcontinente indiano deu origem à Índia e ao Paquistão.

d) As ex-colônias na Ásia adotaram a política da via pacífica nas lutas de independência.

e) A guerra fria não interferiu no processo de descolonização da Ásia e da África.

12. (UFU MG/2011) Leia atentamente o texto a seguir.

O imperialismo não acabou, não virou de repente “passado” ao se iniciar, com a descolonização, a desmontagem dos impérios clássicos. Toda uma herança de vínculos ainda liga países como Argélia e Índia à França e Inglaterra, respectivamente. Um novo e imenso continente de mulçumanos, africanos e centro-americanos dos antigos territórios coloniais agora reside na Europa metropolitana; mesmo a Itália, Alemanha e Escandinávia têm, hoje, de enfrentar esses movimentos populacionais, que em larga medida resultam do imperialismo e da descolonização, bem como da expansão da população europeia. Ademais, o fim da Guerra Fria e da União Soviética alterou definitivamente o mapa mundial.

SAID, Edward W. Cultura e Imperialismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 349.

Sobre o processo de descolonização, marque a alternativa correta.

a) O processo de descolonização se deu de forma pacífica e de modo homogêneo a partir da queda da União Soviética, reconhecendo-se a soberania política de inúmeros povos.

b) O processo de descolonização afro-asiática possibilitou a independência política dos Estados, dando início ao que se denominou neocolonialismo, tendo sido mantidas a dependência e os vínculos econômicos.

c) A descolonização na África e na Ásia significou a oportunidade de os povos se colocarem em movimento, uma vez que sua soberania havia sido reconhecida e sua cultura respeitada.

d) Os processos de descolonização ocorreram com o fim da Guerra Fria, pois foi necessário que os membros dos dois antigos blocos negociassem a independência com suas colônias.

13. (ESCS DF/2012) Após a Segunda Guerra Mundial, o fim do Império colonial europeu fez emergir novos Estados na África e Ásia.

Esses novos países enfrentam os desejos políticos apresentados a seguir, EXCETO um. Assinale-o:

a) as elites locais precisavam enfrentar o desafio da industrialização e do desenvolvimento após longas décadas de exploração econômica;

b) as independências na África foram acompanhadas por um quadro político de instabilidade, marcado por conflitos tribais e regionais;

c) as disputas geopolíticas e ideológicas entre EUA e URSS influenciavam a dinâmica política interna dos Estados recém-independentes;

d) a disputa entre EUA e China pelo mercado africano reduzia a autonomia decisória das elites políticas econômicas africanas;

e) a organização do aparato burocrático em alguns Estados africanos recém-independentes enfrentou a carência de quadros administrativos.

14. (ACAFE SC/2013) Na segunda metade do século XIX, o processo de expansão imperialista intensificou-se. Um dos marcos deste processo foi a Conferência de Berlim, com a participação de países europeus. Ocorreu a partilha do continente africano - entre outras ações - conforme o interesse dos países europeus.

Acerca desse contexto e suas consequências, é correto afirmar, exceto:

a) O colonialismo do século XIX foi diferente do colonialismo do século XVI, que ficou restrito ao capitalismo comercial e concentrou-se principalmente no continente americano. Já o imperialismo ou neocolonialismo foi motivado pelo capital industrial e financeiro.

b) A teoria do darwinismo social enaltecia a supremacia cultural, econômica e racial dos europeus, enaltecendo os brancos e as ações imperialistas.

c) A Inglaterra dominou verticalmente o continente africano, desde o Mar Mediterrâneo, ao norte, até a região sul-africana. A Guerra dos Bôeres consolidou o domínio inglês na região da atual África do Sul.

d) Diversas regiões africanas alcançaram um ótimo desenvolvimento social e econômico, que refletiu na melhoria da qualidade de vida dos seus habitantes, devido à colonização inglesa e alemã.

15. (UniCESUMAR SP/2015) "Todos os homens reconhecem o direito de revolução, isto é, o direito de recusar obediência ao governo, e resistir-lhe, quando ele se revele despótico ou sua ineficiência seja grande e intolerável. (...) Leis injustas existem: devemos contentar-nos em obedecer-lhes ou empenhar-nos em corrigi-las; obedecer-lhes até o momento em que tenhamos êxito ou transgredi-las desde logo? (...) Se mil homens se recusassem a pagar seus impostos este ano, isso não seria uma medida violenta e sangrenta, como seria pagá-los e capacitar o Estado a cometer violências e derramar sangue inocente. Esta é, na realidade, a definição de uma revolução pacífica, se tal for possível. Se o cobrador de impostos, ou qualquer outro servidor público, perguntar-me, como um já perguntou, 'Mas que farei eu?', minha resposta será: 'Se quer realmente fazer algo, peça demissão do cargo.' Quando o vassalo recusar sujeição e o servidor público resignar ao cargo, então a revolução estará feita."

Henry David Thoreau. A desobediência civil e outros ensaios. São Paulo: Cultrix, 1987, p. 21, 27 e 31.

O princípio exposto no texto foi formulado originalmente por Henry David Thoreau, em 1849. É possível afirmar que ele inspirou, entre outros,

a) a reação vietcong ao colonialismo francês na Indochina.

b) o republicanismo de Simón Bolívar, contra a colonização espanhola da América.

c) a revolução cultural, liderada por Mao Tsé-Tung na China.

d) a resistência de Mahatma Ghandi, contra o domínio britânico na Índia.

e) o indigenismo de Emiliano Zapata, contra a ditadura porfirista no México.

16. (FGV/2013) Não é absurdo pensar que o único tipo de transgressão que o governo nunca previu foi a negação deliberada e prática de sua autoridade [...].

Sob um governo que prende qualquer homem injustamente, o único lugar digno para um homem justo é também a prisão.

THOREAU, H. Desobedecendo. A desobediência civil e outros ensaios. Trad., Rio de Janeiro: Rocco, 1984, p. 36 e 38.

Henry Thoreau foi um ativista estadunidense do século XIX que influenciou, com suas ideias, diversos movimentos políticos posteriores. Entre eles, podemos identificar

a) o nazismo, exemplificado pela prisão de Hitler, quando escreveu o livro Mein Kampf.

b) a revolução cubana, marcada pela intensa movimentação da sociedade civil.

c) o peronismo e a sua proposta de organização social e política, baseada nos sindicatos.

d) o franquismo e sua perspectiva de separação entre Igreja e Estado na Espanha.

e) a resistência pacífica liderada por Mahatma Gandhi, pela independência da Índia.

17. (UCS RS/2012) O século XX assinalou, ao mesmo tempo, a decadência do colonialismo europeu e a ascensão do nacionalismo nos países coloniais que, após a Segunda Guerra Mundial, desembocaram no processo de descolonização afro-asiático.

Considere as seguintes afirmações sobre esse processo de descolonização.

I De maneira geral, ocorreu de forma violenta: surgia na colônia um movimento nacionalista que impulsionava uma guerra de libertação nacional e, uma vez conquistada a independência, o novo país realizava transformações políticas e econômicas radicais.

II A emergência do nacionalismo asiático antecedeu em meio século à do africano, o que contribuiu para que, cronologicamente, a descolonização da Ásia precedesse e, de certa forma, influenciasse a da África.

III A emergência dos Estados Unidos e da União Soviética como superpotências contribuiu para acelerar a liquidação dos impérios coloniais, uma vez que ambos, ainda que por razões diversas, apoiavam o processo. No contexto global da guerra fria, cada uma das superpotências procurava atrair os novos países para sua respectiva esfera de influência.

Das afirmações acima,

a) apenas I está correta.

b) apenas II está correta.

c) apenas I e II estão corretas.

d) apenas II e III estão corretas.

e) I, II e III estão corretas.

18. (IBMEC RJ/2012) A África vive, ainda hoje, uma sequência impressionante de golpes militares e guerras civis, sendo o recente caso da Guiné-Bissau um típico exemplo de como esse processo continua a ocorrer. Vários são os fatores que explicam tal fenômeno, sendo um dos mais importantes:

a) a manutenção de uma política assistencialista por parte das antigas potências coloniais, o que estimula o caos;

b) uma disputa entre grupos políticos divergentes, favoráveis ou não ao liberalismo econômico;

c) os resquícios da Guerra Fria, ainda evidentes, especialmente na África do Sul e na região central do continente;

d) a ausência de políticas ambientais que minimizem os efeitos devastadores da fome e da violência;

e) a execução de uma política colonialista que impôs o conceito de Estado-Nação sem levar em conta as características locais da sociedade.

19. (UDESC SC/2013) O século XX é marcado por várias transformações entre as quais a independência e formação de novos países nos continentes africano e asiático, processo conhecido como Descolonização da África e da Ásia.

Em relação à história do continente africano, analise as proposições.

I. A maioria dos países africanos tornou-se independente no final do século XIX devido ao desenvolvimento da industrialização nos países europeus.

II. O continente africano é caracterizado por diferenças étnicas, linguísticas e culturais.

III. Os processos de independência dos países africanos foram pacíficos, possibilitando, desta forma, o desenvolvimento de estados democráticos.

IV. O Norte da África é caracterizado pela presença de povos que seguem a religião islâmica como, por exemplo, os marroquinos e argelinos.

V. Ao sul do deserto do Saara, o continente africano é conhecido como África Negra. Esta região é formada por vários países entre os quais citam-se a África do Sul, Angola, Camarões e Nigéria.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas II, III e V são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas II, IV e V são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas I, IV e V são verdadeiras.

e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

20. (UECE/2013) "A não-violência e a covardia não combinam. Posso imaginar um homem armado até os dentes que no fundo é um covarde. A posse de armas insinua um elemento de medo, se não mesmo de covardia. Mas a verdadeira não-violência é uma impossibilidade sem a posse de um destemor inflexível." (MAHATMA GANDHI)

Atente para as seguintes afirmações a respeito de Mahatma Gandhi:

I. Foi um dos idealizadores da Satyagraha, filosofia que prega a resistência à opressão, por meio da desobediência civil.

II. Usou o jejum, como forma de protesto; conseguiu notoriedade internacional por suas ações, e inspirou líderes de outros continentes.

III. Em 30 de janeiro de 1948, com a idade avançada de 78 anos, foi eleito Governador de Nova Déli e Primeiro Ministro da Índia.

Está correto o que se afirma em

a) I, II e III.

b) I e II apenas.

c) II e III apenas.

d) I e III apenas.


GABARITO 

Como podemos caracterizar a estratégia de Gandhi contra a colonização inglesa no seu país?

Como podemos caracterizar a estratégia de Gandhi contra a colonização inglesa no seu país?

Qual foi a estratégia de Gandhi para a luta contra a dominação colonial inglesa?

Gandhi pregava a resistência à dominação e a luta contra os britânicos por meio da não-violência e da desobediência civil, métodos que já havia empregado contra o Apartheid, na África do Sul, onde vivera.

Como foi a participação de Gandhi contra a colonização da África?

Foi na África do Sul que Gandhi desenvolveu sua resistência não violenta, que ficou conhecida como Satyagraha. Gandhi permaneceu durante 21 anos na África do Sul e, ao longo desses anos, ficou notabilizado como defensor da comunidade indiana, vítima da política racista praticada por autoridades coloniais.

Qual era a proposta política de Gandhi para seu país?

Gandhi organizou uma resistência, lutou contra a legislação anti-indianos nos tribunais e liderou grandes protestos contra o governo colonial. Ao longo do caminho, criou uma imagem pública e uma filosofia de não cooperação com foco na verdade e não violenta que ele chamou de Satyagraha.

Qual foi a estratégia de Gandhi para conseguir resultados na sua luta pela independência da Índia e a garantia dos direitos?

A estratégia de Gandhi era o uso da paz para conseguir a independência da Índia que encontrava-se sob o domínio inglês.