Como a psicologia pode contribuir para o desenvolvimento da sociedade?

Você já foi acometido por uma situação que provocou atitudes diferentes das quais tomaria em um período de maior estabilidade emocional? Se já passou por algo parecido e teve a oportunidade de ser atendido por um profissional, com certeza sabe da grande importância do papel do psicólogo.

Sabendo da relevância da atuação do psicólogo na sociedade, elaboramos este artigo para tratar da importância deste profissional para o bem-estar de nossa saúde mental.

Além de entender o papel do psicólogo na sociedade, você vai conhecer algumas áreas de atuação da Psicologia e como funciona o curso de graduação em Psicologia da Bahiana.

A Psicologia busca a compreensão acerca de como o ser humano cria a sua história, e o papel do psicólogo é utilizar essa ciência para conduzir uma pessoa à autodescoberta, à compreensão sobre as suas dificuldades e a forma com que se relaciona com o seu “mundo interior” e exterior.

Então é necessário ao indivíduo que deseja cursar Psicologia um interesse e inclinação natural por desvendar o comportamento humano, a mente e suas particularidades, além do ímpeto de utilizar esses conhecimentos para o bem-estar e melhoria da vida das pessoas.

No entanto, a busca por auxílio psicológico vem, na maior parte das vezes, de pessoas que se encontram em algum momento de desequilíbrio emocional ou que procuram um psicólogo para prestar ajuda a algum parente ou ente querido que se encontra envolvido em alguma situação difícil.

O desconhecimento sobre a abrangência que compete essa área de estudo acaba por gerar em muitas pessoas o receio de procurar por um tratamento psicológico, o que na verdade poderia contribuir significativamente para o aumento da sua saúde mental e qualidade de vida.

É cada vez mais perceptível a necessidade da inserção do psicólogo na sociedade, uma vez que o ambiente de trabalho, a procura desenfreada por produtividade e o caos da organização urbana têm ocasionado o aparecimento de doenças emocionais e distúrbios no comportamento humano.

Quais são as áreas de atuação da Psicologia?

Assim como em todo tipo de ciência, a Psicologia é dividida em diversas áreas e campos de atuação, e suas aplicações podem ser tanto para grupos quanto para atendimentos individuais. Algumas das áreas de atuação da Psicologia são: hospitalar, escolar, do trabalho e clínica. Essas divisões se fazem necessárias para que possam ser estudadas de forma separada as práticas e atividades que são desenvolvidas em cada um desses campos de atuação.

Agora iremos abordar algumas das principais áreas de atuação do psicólogo.

Psicologia clínica

A visão clássica atribuída ao psicólogo clínico é a do profissional que realiza o atendimento em seu próprio consultório de forma individual. No entanto, essa aplicação da área tem sido explorada em outros ambientes destinados à saúde, como: unidades básicas de saúde, centros de atenção psicossocial, ambulatórios e, até mesmo, ao atendimento domiciliar ou a  distância.

Psicologia escolar

Essa área de atuação tem em vista analisar o indivíduo durante o seu processo de aprendizado. O psicólogo que trabalha na escola está apto a auxiliar a construção de metodologias para o ensino e analisar o comportamento no ambiente de trabalho por parte de coordenadores, diretores e professores, além de cuidar dos processos de desenvolvimento do aluno no ambiente escolar.

Psicologia hospitalar

Sendo essa uma área de atuação que envolve uma alta complexidade entre as relações de trabalho e interpessoais envolvidas no processo de tratamento e cura dos pacientes, o psicólogo hospitalar possui demandas de atuação interdisciplinares. Seu foco está voltado para a psicoterapia breve.

Devido às complicações que podem surgir em um ambiente que existe interação entre profissionais de saúde, doentes e familiares, existem alguns setores de intervenção nos quais o psicólogo hospitalar está apto a atuar: UTI’s, Cardiologia, Oncologia, Emergência, Nefrologia etc.

Como funciona o curso de graduação em Psicologia da Bahiana?

O curso de Psicologia da Bahiana possui uma abrangência em seu conteúdo, possibilitando ao aluno uma formação generalista e de responsabilidade social. Essas características permitem que o aluno possa atuar nos campos de educação, trabalho e saúde com um nível técnico elevado.

O curso é composto por um currículo dividido em eixos temáticos que são organizados em dez semestres letivos. A carga horária total é de 4.168 horas, nas quais 2.328 são de conteúdo teórico, 804 destinadas para atividades interdisciplinares, 720 para estágio e 316 para atividades complementares.

Abordamos, nesse artigo, o papel do psicólogo na sociedade e a importância dessa profissão nos dias atuais. É necessário nos conhecermos primeiramente, para que podermos ajudar o próximo no processo de conhecimento e descoberta de forma saudável, e a psicologia nos auxilia nessa busca.

Como a psicologia pode contribuir para o desenvolvimento da sociedade?

Como a psicologia pode contribuir para a sociedade?

A cada novo momento histórico, a Psicologia se apropria das necessidades e reflexões de cada época e auxilia o homem a refletir, posicionar-se e agir dentro de uma compreensão macro, sempre pautada em práticas e reflexões éticas.

O que a psicologia agrega a sociedade?

É função do psicólogo social colaborar na luta contra o rompimento dos entraves sociais, tais como: preconceitos, estigmas, estereótipos e estigmas, mostrando através de intervenções que somos pessoas de direito, capazes de combater as desigualdades sociais, assim como compreender suas causas e efeitos.