Como fazer bolinho de arroz simples

Como fazer bolinho de arroz simples

O arroz é um alimento sempre presente no cardápio do brasileiro e não tem quem resista aquele arroz soltinho, feito na hora. Mas se você quiser novas formas para consumir o seu arroz ou mesmo aproveitar aquela sobra do almoço dando uma cara nova para esse ingrediente: a receita de bolinho de arroz é a saída perfeita!

Saboroso, macio e fácil de fazer, o bolinho de arroz é um coringa na cozinha, pois além de reaproveitar os alimentos, também pode ser servido em diferentes momentos, desde o almoço do dia a dia até o petisco para o momento de lazer.

Veja a seguir como fazer bolinho de arroz simples e rápido que irá te surpreender:

Como fazer bolinho de arroz simples

Receita de bolinho de arroz

Ingredientes

  • 1 xícara de arroz cozido
  • ½ xícara de farinha
  • ½ xícara de leite
  • 2 ovos
  • Tempero verde a gosto
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • Óleo para fritar

Modo de preparo

1.Separe o arroz que será usado e coloque em uma panela com o leite. Leve ao fogo e deixe pegar fervura até o arroz ficar mais macio. Esse processo de “recozimento” do arroz é o segredo para o seu bolinho ficar bem macio.

2. Espere o seu arroz esfriar para seguir com os próximos passos.

3. Vá incorporando, aos poucos, a farinha e os ovos ao seu arroz. Se você sentir a sua massa firme, não é necessário usar toda a farinha recomendada. Porém, se a sua massa estiver líquida demais, pode adicionar um pouco mais de farinha. A textura ideal é de uma massa que se pode pegar com uma colher e que não escorra de forma líquida.

4. Para finalizar, tempere com sal, pimenta do reino a gosto e o seu tempero verde bem picadinho. Você pode utilizar salsinha, cebolinha e até mesmo coentro, se for do seu gosto.

5. Em uma panela coloque o óleo e aqueça.

6. Com uma colher de sopa, vá retirando os bolinhos e colocando na panela com óleo quente. Frite até dourar e deixe descansar em um prato forrado com papel toalha.

7. Repita esse processo com toda a massa e está pronto para servir!

Como fazer bolinho de arroz simples

Opções de recheio para o bolinho de arroz

A nossa receita é a base para um bolinho de arroz clássico e simples, porém você pode adicionar outros ingredientes ao seu bolinho, como por exemplo:

  • Queijo ralado;
  • Cenoura ralada;
  • Couve picadinha;
  • Linguiça calabresa;
  • Bacon;
  • Milho;
  • Ervilha.

Com a adição desses itens, fique atento à quantidade de farinha da sua massa. Por isso, vá dosando a farinha e veja se será necessário acrescentar mais para dar o ponto ideal do seu bolinho de arroz.

Um petisco perfeito

O bolinho de arroz é uma ótima pedida para aquele petisco acompanhado de uma cerveja bem gelada, para receber amigos no fim de semana ou até para servir antes de um jantar.
Para esses momentos, você pode servir o bolinho acompanhado de um molho rosé super simples, vamos ao passo a passo:

Ingredientes

  • ½ xícara de maionese
  • 2 colheres de sopa de ketchup
  • 1 colher de sopa de mostarda
  • 1 colher de sopa de shoyu
  • suco de meio limão

Modo de preparo

1.Misture todos os ingredientes em um recipiente médio e bata com o auxílio de um batedor de arame até ficar homogêneo.

2. Depois é só transferir para um pote pequeno e servir ao lado dos seus bolinhos de arroz.

Veja: Arroz à grega, um prato saboroso para qualquer época do ano

Bolinho de arroz combina com...

Aquela cervejinha gelada no Happy Hour! Mas nem só como aperitivo vive o bolinho de arroz: ele também vai bem como lanche da tarde para a criançada, como um complemento para um almoço ou jantar, e até mesmo como parte integrante da lancheira de refeição no intervalo escolar, especialmente em sua versão assada no forno.

E o melhor é que a receita de mousse de maracujá pode ser feita até por quem não tem muitas habilidades na cozinha: basta procurar no armário os tradicionais leite condensado, creme de leite, gelatina em pó e o maracujá, e surpreender com o sabor dessa sobremesa.


Tudo sobre a receita de bolinho de arroz

Origem, história e curiosidades

O bolinho de arroz é uma comida deliciosa, fácil de fazer e econômica. Embora seja servida em bares e botecos como acompanhamento, também é uma receita presente em muitas casas por ser muito prática, já que sempre dá para aproveitar aquele arroz que sobrou do almoço para preparar esse amado bolinho. Mas, afinal, de onde ele surgiu?

No Japão?
É importante lembrar que existem vários tipos de bolinhos de arroz e várias origens para eles. O Japão, historicamente, tem como base de sua agricultura o cultivo de arroz e é de lá que vêm os primeiros relatos de bolinhos com base no arroz. O onigiri é o mais comum de ser visto na cultura pop, com uma folha de alga envolvendo-os e, geralmente, com algum recheio dentro, mas também há os mochis e os omusubi.

Há relatos de que esses bolinhos eram muito consumidos pelos samurais, pois era um alimento fácil de ser transportado e se mantinha íntegro mesmo após vários dias de viagem – uma solução prática para se alimentar bem antes de suas batalhas. No entanto, a receita brasileira, esta que você aprendeu aqui em Receitas Nestlé, tem outra origem, um pouco mais próxima das nossas terras.

Na Itália?
A segunda versão da história garante que o bolinho de arroz foi criado na Itália. Segundo os ítalo-brasileiros, o bolinho foi inspirado no arancino, um bolinho que tem como base o risoto italiano, tradicional da região da Sicília, no sul do país.

Os arancini (como são chamados no plural) são quase um equivalente à nossa coxinha, apreciados por boa parte dos italianos e vendidos em botecos como acompanhamento de bebidas – algo parecido com nosso próprio bolinho de arroz.

A origem do bolinho é incerta, mas estudiosos apontam que ele surgiu por conta da presença muçulmana na Sicília, já que foram eles os responsáveis pela introdução do arroz e do açafrão (dois ingredientes-base para a criação do bolinho) na culinária daquele local.

Mas e no Brasil?
No entanto, foi no Brasil que ele ganhou uma característica própria. Diferente do arancino, que utiliza um arroz diferente, típico de risoto, aqui os ingredientes para fazer um bolinho de arroz são diversos. É possível usar arroz branco, parboilizado ou integral; acrescentar farinha de aveia, grãos... A variedade é grande.

Também dá para fazer bolinho de arroz frito no óleo, ou na airfryer, ou assado no forno... No recheio, podemos colocar queijo, calabresa, salsinha, pimenta, batata, ervas, legumes e verduras – as combinações são infinitas e dependem muito do seu gosto e da sua criatividade.


Variações da receita

Já deu uma espiadinha na sua geladeira e viu o que poderia entrar em uma receita deliciosa de bolinho de arroz? Que tal começar por essas maravilhas que selecionamos para você?

  • Bolinho de arroz com queijo, para adicionar sabor e cremosidade;
  • Bolinho de arroz à italiana, com o acréscimo de presunto.

Dicas especiais e complementares

Na hora de fritar, sempre coloque os bolinhos apenas quando o óleo estiver bem quente. Isso será a garantia de um bolinho de arroz bem crocante. Aliás, se você ainda não viu as nossas dicas de como fazer frituras sempre sequinhas, bora conferir agora!

Para modelar o seu bolinho, uma dica é usar duas colheres de sopa. Aqui você tem um passo a passo que preparamos para ajudar você a fazer o bolinho de arroz.

Fontes:

https://www.cervejablackprincess.com.br/2018/10/10/bolinho-de-arroz-um-petisco-de-sucesso/

https://italianismo.com.br/arancino-conheca-o-irresistivel-bolinho-de-arroz-italiano/

https://milkmellow.com.br/historias-curiosidades/bolinho-de-arroz/

Quais são os benefícios do bolinho de arroz?

Por possuir a casca integral, essa versão do arroz também é uma fonte rica de minerais. Magnésio, potássio, ferro, zinco, cálcio e selênio são alguns dos elementos presentes no alimento, além das vitaminas do complexo B, E e K, que atuam beneficiando a perda de peso natural e saudável.

Qual o valor do bolinho de arroz?

Para fazer as quinze porções de bolinho de arroz, gastamos R$8,54, um valor que cabe no seu bolso!

Onde foi criado o bolinho de arroz?

Diz a lenda que o bolinho de arroz foi inventado no Japão, e era muito consumido pelos samurais. Eles levavam o bolinho em suas viagens, dentro de bambus, para comer durante as batalhas. A receita original não é igual ao modo como fazemos no Brasil: por lá, ele tem um furo no meio, para rechear.

Quando foi criado o bolinho de arroz?

A teoria mais aceita sugere que o Bolinho foi criado no Japão, e era muito consumido pelos samurais. Em suas viagens eles levavam o alimento dentro de bambus, para comer durante as batalhas. A receita é um pouco diferente da brasileira, ele era feito com um furo no meio para recheio.