Quem são os representantes legais de uma pessoa?

DN Login

Já possui uma conta? Faça o login

Novo no DireitoNet?

Veja as vantagens em criar sua conta gratuita:

Receba boletins de novidades por e-mail

Organize sua lista de favoritos

Faça o download do Guia para Concurseiros, com dicas úteis para quem estuda para concursos

Salve suas notas em testes e guias de estudo

Publique artigos jurídicos

Criar minha conta gratuita

Quem são os representantes legais de uma pessoa?

Dicionário jurídico

Revisão geral. Este material não sofreu alterações até esta data. (29/dez/2020)
Publicado originalmente no DireitoNet. (07/dez/2016)
Perguntas & Respostas (0)

Constitui verdadeira legitimação para agir por conta de outrem, que nasce da lei ou do contrato. Os direitos podem ser adquiridos por ato do próprio interessado ou por intermédio de outrem. O ato é praticado pelo representante, já a pessoa em nome de quem ele atua e que fica vinculada ao negócio é denominado representado. Os requisitos e os efeitos da representação legal são os estabelecidos nas normas respectivas; os da representação voluntária são os da Parte Especial do Código Civil. Na representação legal o representante exerce uma atividade obrigatória, investido de poder, sendo instituída em razão da necessidade de se atribuir a alguém a função de cuidar dos interesses das pessoas incapazes, suprindo a falta de capacidade do representado. Tem caráter personalíssimo, sendo indelegável o seu exercício. Já a representação convencional ou voluntária tem por objetivo permitir o auxílio de uma pessoa na defesa ou administração de interesses alheios. Caracteriza-se pelo propósito de cooperação jurídica, que se alcança por seu intermédio. Mediante acordo de vontades, intervém na conclusão de um negócio outra pessoa que não o interessado direto e imediato. Por fim, existem três espécies de representantes: legal (a lei confere poderes para administrar bens e interesses alheios), judicial (nomeado pelo juiz, para exercer poderes de representação no processo) e convencional (recebe mandato outorgado pelo credor).

Fundamentação:

Artigos 115 ao 120 do Código Civil

Temas relacionados:

Referências bibliográficas:

GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito civil brasileiro, volume 1: parte geral. 10. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

Veja mais sobre Representação (Direito Civil) no DireitoNet.

Imprimir  

Perguntas & Respostas (0)

Ainda não há nenhuma pergunta respondida sobre este conteúdo.

Envie sua pergunta

Nossa equipe está a sua disposição para complementar as informações contidas neste conteúdo. Confira abaixo as regras para envio de perguntas ao DireitoNet:

Antes de enviar uma pergunta, sugerimos que faça uma busca no DireitoNet já que muitas das respostas podem ser encontradas no site

Sua pergunta deve ser objetiva, relacionada ao conteúdo acima e relevante para os demais leitores do DireitoNet

Caso sua pergunta seja respondida, você será avisado por e-mail e sua pergunta será publicada nesta página de forma anônima

Perguntas sobre casos específicos ou que incluam qualquer tipo de identificação pessoal não serão respondidas. Se você procura consultoria jurídica, recomendamos que consulte um advogado

Fica a critério do DireitoNet avaliar a relevância da pergunta e oferecer uma resposta

Você deve ser assinante do DireitoNet para poder enviar uma pergunta. Faça já sua assinatura e tenha também acesso a todo o conteúdo do DireitoNet.

Faça sua assinatura

Explore esta seção

Leia também

Dicionário

Resumos

Testes

Contratos

Guias de Estudo

Assine o DireitoNet

Acesse já todos os modelos de petições, contratos, resumos e testes disponíveis no DireitoNet.

A partir de R$30,00

Veja preços e planos

Receba novidades por e-mail

Crie sua conta no DireitoNet para receber gratuitamente o boletim com as principais novidades do mundo jurídico.

Criar minha conta gratuita

O Direito está em constante evolução. Não fique para trás.

Acompanhe as novidades que afetam seu dia-a-dia no estudo e na prática jurídica

Conheça o DireitoNet

Descubra quando você precisa de um representante legal no Brasil para sua empresa em expansão. Um dos maiores desafios para os empresários estrangeiros é que não há necessidade de presença física no Brasil. No entanto, eles também devem se preocupar com medidas e decisões que devem ser tomadas localmente durante o desenvolvimento do novo negócio no Brasil. É importante mencionar que as autoridades governamentais podem exigir o cumprimento de certos requisitos relativos à representação legal de investidores estrangeiros.

No Brasil, todas as empresas estrangeiras devem cumprir os requisitos legais relativos à representação legal no processo de incorporação. Existem duas principais formas de representação legal: a representação legal de sócios estrangeiros e a representação legal da pessoa jurídica incorporada no Brasil.

Table of Contents

1

  • Representação legal de sócios estrangeiros
  • Quem pode ser um representante legal no Brasil?
  • Representação Legal da Empresa Brasileira
  • Conheça suas obrigações corporativas no Brasil
  • Incorporar com um representante jurídico confiável no Brasil

Quem são os representantes legais de uma pessoa?
Descubra por que um representante legal no Brasil é importante

O Brasil permite que qualquer empresa brasileira, exceto para algumas atividades específicas, seja integralmente de propriedade de um sócio estrangeiro. Dessa forma, o Brasil pode atrair mais negócios, já que o investidor estrangeiro não vai depender de um sócio brasileiro, o que pode ser um obstáculo para a conclusão do negócio.

No entanto, para que uma empresa com sócios estrangeiros seja registrada no Brasil, é necessário que cada sócio estrangeiro outorgue uma procuração a um representante legal no Brasil. Esse representante legal representará o sócio estrangeiro perante as autoridades fiscais brasileiras e perante o Banco Central.

De acordo com a legislação brasileira, o representante legal deve ser uma pessoa física, brasileira ou estrangeira, residente no Brasil e, se o indivíduo for estrangeiro, a pessoa deve ter visto permanente.

Tais requisitos são determinados pela Receita Federal e o objetivo é proteger o fisco. Assim, o representante legal de uma empresa estrangeira pode ser pessoalmente responsável pelo descumprimento de obrigações legais, notadamente obrigações fiscais.

Por essa razão, para que uma procuração outorgada por um estrangeiro seja válida no Brasil, é obrigatório que os poderes concedidos incluam o recebimento de citações judiciais em nome do sócio estrangeiro. Uma vez cumpridos esses requisitos, você evitará surpresas futuras em relação à sua representação.

Quem são os representantes legais de uma pessoa?
Um representante legal no Brasil também é conhecido como diretor local

Uma vez incorporada uma empresa no Brasil, ela entra em existência legal e, consequentemente, torna-se detentora de direitos e obrigações. No entanto, a empresa precisa “materializar” sua existência perante autoridades governamentais e/ou terceiros e isso é feito por meio de sua representação legal. Portanto, para que uma empresa seja incorporada no Brasil, ela precisa de um Representante Legal, também conhecido como diretor local.

Assim como o representante do sócio estrangeiro, este Representante Legal deve ser uma pessoa física, brasileira ou estrangeira, residente no Brasil. Se o indivíduo for estrangeiro, a pessoa deve ter um visto permanente. Além disso, devido à natureza de seu papel como Representante Legal no Brasil, a responsabilidade tem dois aspectos: a responsabilidade perante a própria empresa e a responsabilidade perante terceiros.

Quanto à responsabilidade perante a própria empresa, o Representante Legal deve cumprir as disposições do contrato social e deve agir no melhor interesse da empresa. Caso isso não aconteça, os sócios poderão remover o Representante Legal e, dependendo da gravidade, poderão pleitear uma indenização.

Em relação à responsabilidade perante terceiros, o Representante Legal pode ser pessoalmente responsabilizado por condutas que prejudiquem terceiros. Não obstante, o Representante Legal no Brasil pode ser responsabilizado por qualquer descumprimento fiscal e trabalhista.

Conheça suas obrigações corporativas no Brasil

É muito importante que um proprietário de empresa estrangeira conheça todos os requisitos relacionados à representação legal no Brasil. Além disso, como envolve uma relação de extrema confiança, os donos das empresas devem procurar um representante jurídico experiente e confiável no Brasil. Por isso, recomendamos fortemente que você procure um parceiro experiente que possa oferecer orientação sólida e assistência com seus requisitos legais e outros requisitos de conformidade corporativa durante o processo de incorporação.

Na Biz Latin Hub, nossa equipe de profissionais é especializada em representação legal no Brasil para você e para sua empresa. Com mais de 5 anos operando em todos os principais mercados da América Latina, nossa entrega e expertise abrangentes garantirá que seu negócio esteja configurado para o sucesso e que todos os requisitos de representação legal sejam devidamente atendidos.

Entre em contato conosco hoje para saber mais sobre como ajudamos você com os requisitos de conformidade no Brasil.

Saiba mais sobre nossa equipe e autores especializados.

Quem são os representantes legais de uma pessoa?
Serviços oferecidos por Biz Latin Hub

Quem são os responsáveis legais?

O que é um responsável legal? O responsável legal, por sua vez, é a pessoa física que recebe a incumbência de atuar em nome da empresa na prática de atos específicos, por meio de uma procuração. Nesse ponto, vale ressaltar que não existe a obrigatoriedade que esse responsável seja um dos sócios da empresa.

Quais são os tipos de representantes?

Por fim, existem três espécies de representantes: legal (a lei confere poderes para administrar bens e interesses alheios), judicial (nomeado pelo juiz, para exercer poderes de representação no processo) e convencional (recebe mandato outorgado pelo credor).

Quem é o representante?

Representante é a pessoa designada pelo autor, por meio de procuração, com poderes para conciliar, transigir ou desistir do processo. Ele pode dar início ao processo em lugar do autor e também receber intimações, inclusive por meio eletrônico.
nnnnn, residente na(o) endereço, (“Outorgante”), nomeia o(a) Sr(a)., nome do(a) representante legal(a), nacionalidade, estado civil, profissão, portador da Carteira de Identidade nº nnn, órgão expedidor/UF e inscrito(a) no CPF/MF sob o nº nnn.