Como parar de salivar em excesso na gravidez

A saliva em excesso pode ser controlada ou curada por meio do diagnóstico e tratamento da sua causa, que pode estar relacionada à distúrbios que provocam um aumento da sua produção ou que dificultam sua deglutição (capacidade de engolir).

Nos primeiros meses de gravidez pode ocorrer salivação excessiva, ptialismo ou sialorreia. Esse distúrbio está relacionado à presença de náuseas e vômitos que, provavelmente, levam a gestante a ter dificuldade para engolir a saliva, mas que desaparece no decorrer da gestação. A causa desse sintoma não está bem esclarecida, podendo ser originada por alterações hormonais ou psicológicas.

Algumas medidas que podem ajudar a redução da salivação durante a gravidez:

  • procurar fazer várias refeições durante o dia, com porções pequenas e intervalos regulares,
  • procurar reduzir a ingestão de alimentos com amido na sua composição, como pão, batata, bolo e bolacha,
  • comer menos frutas cítricas e pepino,
  • evitar comer e deitar-se; procurar fazer pequenas caminhadas após alimentar-se.

Outras causas para o aumento da produção de saliva são: inflamações na boca, estomatites, dentes nascendo ou mal adaptados à boca (próteses, dentaduras), refluxo gastroesofágico, infecção na garganta, uso de medicações como o clonazepan, ketamina, clozapine e cloreto de potássio, infecção no pâncreas, distúrbios no fígado e intoxicações.

Algumas causas que provocam dificuldade para engolir e manter a saliva na boca são: sinusites agudas e crônicas, amigdalites e infecções na garganta, alergias, adenoides aumentadas de tamanho, tumores ou outros distúrbios que possam afetar os movimentos dos lábios e da língua e distúrbios no sistema nervoso que afetem a capacidade para engolir (deglutição).

Através da resolução desses problemas é possível reduzir a salivação intensa. A escovação dos dentes e língua, bem como o uso de enxaguatórios ou anti-sépticos bucais, pode ter um efeito de redução de produção de saliva para algumas pessoas.

A salivação excessiva deve ser avaliada por um clínico geral, que poderá orientar o tratamento inicial.

Algumas pessoas sofrem com um problema bem incomodo e que acaba causando constrangimento, que é da salivação excessiva. Esse problema tem uma denominação muito pouco conhecida, chamada pela medicina de sialorreia e pode ser resultado de diversas questões de saúde, como irritações bucais, aftas e ate mesmo próteses dentarias mal adaptadas a boca. Fatores estes que são simples de serem resolvidos e com alguns dias tem a situação sanada.

Porém existem as causas que a sialorreia são consequências, como é no caso de pessoas que possuem retardo mental ou que sofram com algum tipo de desordem neurológica como é o caso da paralisia cerebral. Nestes casos, a sialorreia não é significado de aumento na produção da saliva e sim de difícil controle neuromuscular que pode ser revertido através de fisioterapia ou ate mesmo de uma cirurgia terapêutica reparadora, contando obviamente com a total ajuda e esforço do paciente. O problema é constatado quando a pessoa tem grande dificuldade em segurar a saliva dentro da boca, saindo para fora sem conseguir controlar.

A sialorreia pode também estar ligada a problemas de deglutição ou a produção em excesso de saliva e deve ser investigado para um diagnóstico mais preciso. Já que pacientes que sofrem com o problema correm grande risco de inalar o excesso da saliva e alimentos para dentro dos pulmões e acabar se engasgando. No caso dos bebês que costumam babar bastante, não se preocupe, pois isso faz parte do desenvolvimento deles e do nascimento dos dentes. Mas caso o quadro se agrave e se estenda além da idade esperada, o ideal é que um pediatra seja consultado. O excesso de saliva em bebês e crianças também pode ser gerado por problemas respiratórios, alergias nasais, estomatites e casos de amigdalite que podem vir acompanhados de febre e dificuldade para engolir.

Sialorreia na Gravidez – É normal e o que Fazer?

O problema da sialorreia também pode acontecer durante a fase gestacional, principalmente nos primeiros meses. O fato esta relacionado diretamente as náuseas matinais e vômitos excessivos que são sintomas bem comuns da gravidez. É isso que faz com que as grávidas sintam a sensação da boca sempre cheia de água, ou melhor, de saliva, o que acaba apresentando dificuldade de engolir. A causa real não foi encontrada ainda, mas a medicina relaciona o fato a questões psicológicas e hormonais. Mas o aumento da produção da saliva durante a gravidez tende a desaparecer naturalmente com o passar dos meses.

Existem algumas formas de reduzir e aliviar o incômodo da sialorreia na gravidez, como fazer diversas refeições em pequenas porções ao longo do dia, facilitando assim a deglutição. Reduzir a ingestão de alimentos que possuem amido em sua composição como é o caso do pão e da batata, além de alimentos cítricos como o pepino também diminui a produção da saliva, diminuindo o desconforto, por isso vale redobrar os cuidados com a alimentação neste período. Lembrando que assim como crianças, durante a fase gestacional a sialorreia pode ocorrer devido a inflamações bucais, problemas estomacais, infecções na garganta e problemas de refluxo, além de serem sintomas de quem faz uso de medicamentos como o clonazepan e o cloreto de potássio.

A solução dos problemas informados acima fará que o problema seja solucionado. Caso a sialorreia seja somente devido à gestação, os sintomas desaparecerão com o passar dos meses, normalmente desaparece no final do primeiro trimestre. Caso a produção de saliva aumentada continue, converse com seu obstetra que avaliará a situação e encaminhará para o tratamento adequado se for necessário.

Veja também: 20 Sintomas de Gravidez – Entenda Cada um Deles!

Foto: HappyHeartPhotography2, george ruiz

Para nós, credibilidade e transparência são essenciais. Por isso, nossos artigos são escritos e revisados por especialistas da área. Este artigo foi escrito e revisado por:

Quando acaba o excesso de saliva na gravidez?

Por volta da 20ª semana a salivação em excesso assim como os enjoos e vómitos têm tendência a desaparecer na maior parte das grávidas, embora algumas mulheres possam sofrer de salivação em excesso até ao final da gravidez.

Porque a boca enche de saliva na gravidez?

“Em alguns casos, pode acontecer de intensificar o olfato, ficando mais aguçado, o paladar, deixando mais sensível, e isso pode estimular as glândulas salivares a produzirem mais saliva”, explica. Desta forma, para manter qualquer futura mamãe sem preocupações, esse quadro não é, necessariamente, um problema.

O que fazer para parar de salivar em excesso?

Como lidar com hipersalivação.
Evitar alimentos e bebidas que podem estimular produção de saliva, por exemplo, pode ajudar. ... .
troque o enxaguante bucal habitual por um que não tenha álcool em sua fórmula. ... .
Outra solução é manter a hidratação para ajudar a diminuir o excesso de saliva..

O que Comer para parar de salivar?

Para a redução da salivação também pode ser indicada a ingestão de frutas cítricas. Ademais, opte por um enxaguante bucal que não contenha álcool em sua composição, já que esse elemento orgânico é um desidratante natural e ao invés de fazer com que a sintetização diminua, pode ser um sinalizador e a motivar ainda mais.