Como ocorre a relação de interdependência entre o espaço rural e urbano?

Graduanda em Geografia (IFSP)
Graduada em Biologia (UNICSUL, 2018)

Ouça este artigo:

O que diferencia o espaço rural ou campo e o urbano/cidade é a forma de atividade ocupacional da população. No campo, definida pelas atividades agrícolas e pecuárias, ou seja, a coleta e cultivo de plantas e animais, já na cidade pela atividade liberal. Assim o campo produz alimentos e viveres para a cidade, enquanto a cidade produz o trabalho intelectual e industrial, concentrando a tecnologia nesses usos. Porém, com o crescimento das cidades, e da economia dos países bem como a integração e interação de regiões mais distantes pelo meio técnico-científico, não é mais possível gerar uma dicotomia baseada na ocupação e produção desses espaços, já que houve no campo o aumento das atividades econômicas múltiplas e uso da tecnologia.

A partir da década de 1970 no Brasil houve a mecanização do campo, e quanto maior for essa economia diversificada, menos agrícola se torna o campo.

Assim, quanto mais tecnificado um determinado espaço, mais produção humana é encontrada nele, e mais a uma cidade ele se assemelha, nesse sentido, se torna cada vez mais difícil a dicotomia entre campo/cidade já que com o aumento das cidades, há de aumentar a produção do campo para a sustentabilidade da cidade, aumento gerado pelo uso da técnica nas produções rurais. Nesse mesmo sentido, podemos caracterizar a diferença do espaço rural do urbano pela densidade demográfica, atualmente as comunidades rurais são tanto numericamente menores como também ocupam menor espaço devido as áreas de produção. A mecanização do campo e o crescimento econômico do sudeste geraram o êxodo rural a partir da década de 1970, assim grandes números populacionais migraram do campo para as grandes cidades, o que gerou outro processo de diferenciação entre esses espaços, a urbanização. A urbanização, ou a transformação do espaço natural em social é outro ponto que difere o Espaço rural do urbano propriamente, com o crescimento populacional, mais áreas naturais foram transformadas em espaços do homem, transformando a paisagem e criando as regiões metropolitanas, o que difere do campo, que tende a possuir uma paisagem mais natural, e quem vive nelas tem uma proximidade maior e uma relação direta com a natureza.

Se compararmos a cultura do campo em relação a cidade, o campo tem uma cultura mais homogênea por conta das tradições, linguagem característica do lugar, religião, fatores agregadores da sociedade, tornando as comunidades e o espaço rural menos fragmentados do que o espaço urbano, que concentra diferentes pessoas e culturas de todo o mundo, principalmente após a globalização, e segue as incumbências da economia mundial, fragmentando o espaço urbano segundo culturas, políticas e decisões econômicas, etc. Por conter a densidade demográfica e maior capital circulando na cidade, também no espaço urbano é onde se tem maior densidade de objetos técnicos, como estradas, iluminação, ruas asfaltadas, e meios de transporte que servem de conforto para o homem, mas também como estruturas da cadeia produtiva.

Podemos notar uma distinção entre o Espaço rural e urbano, mas os dois se relacionam e se complementam seja pela circulação do capital gerado pelos comércios e indústrias, pelas redes de comunicação que ligam um ao outro ou pelas relações da população, haja visto os boias frias, residentes de cidades que trabalham no campo. Há uma interdependência entre esses espaços, a maneira como se relacionam é essencial para entender que apesar de haver diferenças entre esses dois espaços eles então intrinsicamente interligados e compõem o entendimento da totalidade de espaço geográfico, são espaços diferentes que justamente por suas diferenças se complementam.

Bibliografia:

http://www.lagea.ig.ufu.br/xx1enga/anais_enga_2012/eixos/1032_1.pdf

https://www.unisc.br/site/sidr/2004/urbano/01.pdf

https://www.labeurb.unicamp.br/rua/paginasartigo/viewpagina?numeroPagina=1&artigo_id=81

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/geografia/espaco-rural-e-urbano/

372 palavras 2 páginas

ESPAÇO RURAL
Rico em verde, mas não é floresta, possui animais de diferentes espécies, mas não é zoológico, também apresenta construções como casas, galpões, celeiros e depósitos, mas não é cidade. Trata-se do Espaço Rural que, com o passar do tempo, sofre transformações e assume a configuração do Espaço Urbano, cujo fenômeno ocorre há décadas no município de Blumenau o qual possuiu uma grande área rural que, com o passar do tempo, foi ocupada pelas construções das indústrias, do comércio, das residências, ruas e avenidas. Hoje, lugares conhecidos por áreas centrais, no passado, já foram considerados como rurais.
Sua caracterização mais significativa decorre pelo de fato que no espaço rural são encontradas atividades humanas que, de alguma forma, se regulam, dependem e se relacionam com as forças da natureza. Neste, o Trabalho Humano se volta, principalmente, à produção de matériasprimas e alimentos de origem animal e vegetal os quais serão em grande parte beneficiados e encontrados nas prateleiras dos supermercados do espaço urbano, como exemplos, os cultivos do feijão, frutas, verduras, cereais, milho e mandioca, a criação de aves para obtenção de carnes e ovos e a criação de gado leiteiro e de corte. Portanto, são fatos que assinalam para a importância do Espaço Rural para nossa sobrevivência.
Entretanto, o conceito sobre o Espaço Rural não é engessado, pois, este também se encontra influenciado pelas inovações tecnológicas. Assim, com o passar do tempo, sofre mutações sendo que pode conter equipamentos urbanos como comunicações, energia, saneamento e saúde pública, além de outras comodidades.
No Espaço Rural, devido a necessidade e as dimensões das propriedades, ocorre um distanciamento entre as moradias, em contrapartida, as relações sociais, comunitárias e de afetividade são mais intensas, fato que constitui outra e importante característica.
A INTERDEPENDÊNCIA DOS ESPAÇOS URBANO E RURAL
Você parou para observar o quanto depende do Espaço Rural?

Relacionados

  • A moral na coiedade urbana e rural

    2172 palavras | 9 páginas

    Novos conceitos de urbano e rural: a uma nova idéia de ruralidade Moacir da Cruz Rocha * (UNAMA) INTRODUÇÃO As concepções do desenvolvimento rural foram sendo modificadas na medida em que se passou a perceber com maior clareza a complexidade e diversidade da realidade e se evidenciam as restrições e possibilidades do alcance de suas explicações. As sociedades rurais apresentaram mudanças estruturais, devidas em boa parte ao modelo de desenvolvimento global. Estas mudanças fazem com que tenhamos….

  • AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA 7º ANO

    764 palavras | 4 páginas

    que vivia no campo migrassem para as áreas urbanas à procura de emprego na atividade industrial, de acesso mais facilitado ao comércio e aos serviços de educação, cultura e lazer. 1- Em uma manchete de jornal, “Folha de São Paulo”, trabalhadores rurais protestam em Brasília por reforma agrária. Com base na manchete, julgue os itens abaixo: ( ) O assunto principal da manchete é a reivindicação da reforma agrária ( ) Reforma agrária é uma política pública desenvolvida pelo governo federal com….

  • Plano de aula de geografia 4a serie

    717 palavras | 3 páginas

    Plano de aula para a disciplina de Geografia 4ª série do primeiro grau Conteúdo: Campo e cidade Atividades econômicas e interdependência Aluno: Ronaldo Jose Ferreira 11111geo 231 Aula 01 e 02: Campo de cidade Desenvolvimento : Apresentação de dois filmes de animação com duração de seis minutos cada um( links dos videos abaixo). No primeiro o primo do Chico visita a roca e no segundo o Chico Bento visita a cidade . Em ambos os vídeos são….

  • AGRICULTURA MODERNA E A Anezia Maria

    4365 palavras | 18 páginas

    AGRICULTURA MODERNA E A Rosemeri Melo e Souza INTERDEPENDÊNCIA CAMPO- Professora do departamento de Geografia e NPGEO-UFS, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, Líder do GEOPLAN/CNPq/UFS CIDADE NO CERRADO: UMA ANÁLISE DO MUNICÍPIO DE URUÇUÍ-PI Maria do Socorro Lira Monteiro Anézia Maria Fonsêca Barbosa Doutoranda em Geografia-UFS, membro pesquisador do GEOPLAN/CNPq/UFS Professora do departamento de Economia da Universidade Federal do Piauí-UFPI….

  • Blocos tematicos

    2771 palavras | 12 páginas

    UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO BLOCOS TEMÁTICOS E CONTEÚDOS: AS PAISAGENS URBANAS E RURAIS, SUAS CARACTERÍSTICAS E RELAÇÕES São Paulo Maio/2012 INTRODUÇÃO O PAPEL DAS TECNOLOGIAS NA CONSTRUÇÃO DE PAISAGENS URBANAS E RURAIS Este tema enfoca o papel das tecnologias na configuração das paisagens urbanas e rurais. Pelo estudo comparativo de como diferentes grupos sociais utilizam e elaboram técnicas….

  • Geografia - Cidades

    4265 palavras | 18 páginas

    serviços; - Desenvolvimento dos transportes (dá-se o alargamento das áreas urbanas para as suas periferias, formando contínuos urbanos); Formam-se as áreas metropolitanas: extensa área urbanizada constituída por uma grande cidade (que exerce um efeito polarizador sobre as restantes) e todo o espaço mais ou menos urbanizado que a envolve que, numa estreita relação de interdependência, domina e organiza esse espaço regional. Para a constituição destas unidades é necessário responder a determinados….

  • PDF Daniele Ferreira Alves

    16050 palavras | 65 páginas

    de Aquino” Departamento de Geografia e História Curso de Licenciatura Plena em Geografia DANIELE FERREIRA ALVES Linha de Pesquisa: Região e Regionalização SOUSA E SANTA CRUZ – PB: INTERDEPENDÊNCIA ECONÔMICA, SOCIAL E CULTURAL Guarabira - PB 2010 DANIELE FERREIRA ALVES SOUSA E SANTA CRUZ – PB: INTERDEPENDÊNCIA ECONÔMICA, SOCIAL E CULTURAL Monografia apresentada ao Curso de Geografia do Centro de Humanidades da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, em cumprimento aos requisitos necessários….

  • Economia

    2034 palavras | 9 páginas

    elemento espaço na análise económica o estudo de problemas localizados e que envolvem separação espacial, tais como: a estrutura dos parques industriais locais e regionais; os meios de comunicação entre dois ou mais centros urbanos; o problema do emprego rural e urbano; as finanças municipais e regionais; o aproveitamento racional dos recursos naturais locais; os impactos de investimentos em determinadas industrias sobre o emprego, as demais actividades industriais, as finanças públicas….

  • AD2 Geografia

    487 palavras | 2 páginas

    o estudo das paisagens urbanas e rurais. 1.1. Que dimensões devem ser consideradas nessas paisagens? (0,5) Resposta: Dimensões sociais, culturais, econômicas e ambientais. 1.2. O que se entende por “espaço urbano” e “espaço rural”? (0,5) Resposta: É a forma particular de organizar o espaço, estabelecendo relações com outras áreas. 1.3. Qual a proposta atual de ensino desse tema? (1,5) Resposta: A proposta atual, mais ampla implica compreender a interdependência entre cidade e campo, pois uma não….

  • origem das bacias hidrográficas brasileiras

    1676 palavras | 7 páginas

    população e economia" e dentro deste levanta como subtemas tanto o espaço urbano como o espaço rural, desta forma é possível romper com a dicotomia e no decorrer do bimestre desenvolver o tema central proposto dentro de uma perspectiva de integração e estabelecer ligações entre Campo e a Cidade. Mesmo que para alguns temas não apareça de forma explícita esta interligação e traga como objeto principal de estudo o rural ou o urbano isolado, não podemos negligenciar esta íntima inter-relação existente….

Outros Trabalhos Populares

Como ocorre a interdependência entre o espaço rural e urbano?

As atividades econômicas realizadas tanto no campo quanto na cidade estão interligadas. A cidade depende do que é produzido no campo, e o campo, por sua vez, depende do que é produzido na cidade.

Como se realiza a interação entre o campo e a cidade?

Historicamente a relação entre cidade e campo é vista por meio da divisão do trabalho em: intelectual e manual, de modo que na cidade é beneficiado o produto oriundo do campo. Como cidade no Brasil entendem-se os perímetros urbanos das sedes municipais, territórios e populações considerados urbanizados.

Qual a importância da relação entre o espaço rural e urbano?

Vivamos na cidade ou no campo temos de satisfazer as nossas necessidades básicas, entre elas, a alimentação. Genericamente, o campo é, por excelência, o principal fornecedor de bens primários. A cidade, pelo contrário, fornece bens manufaturados e serviços ao campo.

O que é interdependência na geografia?

A interdependência entre espaço rural e urbano ocorre com relação às atividades econômicas, mas também com a força de trabalho que vive em cada um desses espaços.