Como é a visão de quem tem estrabismo

Veja o que você precisa saber sobre o estrabismo, doença que afeta o paralelismo entre os olhos.

Como é a visão de quem tem estrabismo

Entre as diversas doenças que afetam os olhos, o estrabismo compromete a visão do paciente com um desvio ocular. O indivíduo estrábico apresenta um desvio em um dos olhos ou nos dois, o que faz com que eles não foquem em uma única direção. Comum em crianças, essa doença oftalmológica também pode se manifestar em adultos por diversos motivos.

Quero receber os preços de cirurgia de estrabismo

Confira agora qual a causa, os sintomas, quais os tratamentos e quais os riscos de não tratar este distúrbio.

Qual a causa do estrabismo?

O movimento dos olhos é controlado por seis pares de músculos comandados por nervos cranianos, ligados ao sistema nervoso. Para que os dois olhos se movimentem corretamente e na mesma direção, é necessário que os músculos trabalhem em sincronia. O estrabismo acontece quando há alguma falha que altera essa sincronia.

Em crianças, o estrabismo pode ocorrer devido ao alto grau de hipermetropia – com a dificuldade para enxergar, os olhos acabam sendo forçados a se aproximar para compensar a visão ruim. A dificuldade motora para coordenar o movimento dos dois olhos, baixa visão em um dos olhos, doenças genéticas, oculares, infecciosas, da tireoide, diabetes e hereditariedade também podem causar estrabismo.

Em adultos, fatores que afetem o cérebro podem causar o desvio, como um trauma craniano ou um AVC, visto que influenciam diretamente o sistema nervoso do paciente.

Quais os tipos de estrabismo?

O estrabismo pode ocorrer em apenas um olho ou nos dois. Quando acontece sempre no mesmo olho, é chamado estrabismo monocular. Quando acontece nos dois olhos, alternadamente, é chamado estrabismo alternante. Quando o desvio é inconstante, o estrabismo é intermitente ou latente, também chamado de foria, e aparece apenas em determinadas situações.

Caso o desvio seja direcionado para o centro do rosto, o distúrbio é chamado estrabismo convergente (estropia). Já se o desvio é para as extremidades do rosto, o tipo do estrabismo é divergente (extropia). Se o olho tende a se desviar para cima ou para baixo, o estrabismo é vertical (hipertropia). Ainda é possível que o paciente possua dois tipos de estrabismo: convergente em um e vertical em outro, por exemplo.

Quais os sintomas do estrabismo?

A visão dupla, também chamada de diplopia, é o sintoma mais comum do estrabismo. Já o não alinhamento dos olhos é o mais evidente. Dores de cabeça, fadiga ocular ou vista cansada e sensação do olho estar “vagando” também são sintomas que atingem os pacientes estrábicos. Além disso, é possível ainda que exista torcicolo devido à inclinação do pescoço para um dos lados, na tentativa de compensar o desvio e ter uma melhor visão.

Quais os tratamentos do estrabismo?

Quanto mais cedo os tratamentos para correção do estrabismo começarem, mais alta é a chance de um bom resultado. Normalmente, os tratamentos mais recomendados para crianças até sete anos pelos médicos oftalmologistas são o uso de óculos de grau, para corrigir a hipermetropia; e o uso de tapa-olho, para exercitar o “olho preguiçoso”. A aplicação de toxina botulínica (Botox) e a cirurgia de estrabismo também são tratamentos possíveis, porém, mais invasivos.

A aplicação da toxina envolve a aplicação da anestesia seguida da aplicação da própria toxina, que age no relaxamento do músculo que está contraído, fazendo com que ele volte ao normal e anulando o desvio. A sua indicação é para o estrabismo leve ou médio. O mais forte pode precisar de uma reaplicação.

Já a cirurgia de estrabismo é indicada caso o distúrbio não seja solucionado com o uso das lentes corretivas. A anestesia local ou geral é aplicada (dependendo do paciente), e o cirurgião trabalha no enfraquecimento ou fortalecimento do músculo responsável pelo movimento do olho afetado, a depender do tipo de estrabismo.

Os diferentes tipos do distúrbio demandam diferentes tipos de tratamento. Por essa razão, é fundamental que o paciente passe por uma avaliação oftalmológica, com um profissional qualificado, que prescreverá o tratamento adequado para a situação.

Quais os riscos de não tratar o estrabismo?

Quando o estrabismo não é tratado, os sintomas são permanentes, inclusive a dificuldade em enxergar direito. O não tratamento pode resultar em uma baixa qualidade de visão e, em casos mais graves, fazer com que ele perca totalmente a visão do olho afetado.

Uma vez que o desvio ocular faz com que duas imagens diferentes cheguem ao nosso cérebro, a imagem do olho afetado é ignorada, comprometendo o desenvolvimento da parte cerebral responsável pelo movimento deste olho, por causa do desuso. Desta maneira, a imagem fica cada vez mais fraca, até chegar à cegueira total. Essa redução da visão também é chamada de ambliopia.

A Central da Visão possui clínicas afiliadas em diversas cidades do Brasil com cirurgiões de estrabismo. Além disso, a Central da Visão negociou com suas clínicas afiliadas preços mais acessíveis para a consulta e a cirurgia de estrabismo.

Quero receber os preços de cirurgia de estrabismo

Importante!

Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas. Texto revisado pela Dra.Bárbara Nazareth Parize Clemente, CRM SP: 169506, Título Especialista (RQE): 74181. Médica oftalmologista graduada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde / PUC-SP, residência médica no Hospital de Olhos Aparecida, subespecialização pelo Instituto da Visão IPEPO.

Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, ligue grátis para 0800-608-2130.

Como uma pessoa com estrabismo vê?

Como é a visão de uma pessoa vesga? Quem tem estrabismo enxerga bem? Pessoas que passam a ter o estrabismo na idade adulta podem ter visão dupla, ou seja, ver os objetos duplicados.

Quem tem estrabismo pode perder a visão?

No caso do estrabismo, por exemplo, se não for tratado, pode causar perda irreversível da visão no olho estrábico. Por isso, é importante diagnosticar e tratar o quanto antes. Para enxergar bem, os olhos devem estar orientados para o mesmo ponto de fixação.

Como o estrabismo afeta a visão?

Entre as diversas doenças que afetam os olhos, o estrabismo compromete a visão do paciente com um desvio ocular. O indivíduo estrábico apresenta um desvio em um dos olhos ou nos dois, o que faz com que eles não foquem em uma única direção.

O que pode causar desvio no olho?

No caso de adultos, o estrabismo pode ser causado por alguma doença física não ocular, como o diabetes e doenças neurológicas, ou devido a um traumatismo craniano. Alguns sintomas como visão dupla, dor de cabeça e o torcicolo podem aparecer com o tempo.