Como devo preencher um recibo de pagamento?

Toda pessoa que presta serviço precisa saber as ações necessárias para manter a administração do trabalho em dia. E nessa hora uma das questões  que costuma gerar dúvidas é o recibo de pagamento.

Saber o que é esse comprovante e quando é preciso utilizar esse documento é fundamental para todo mundo que quer empreender.

Nesse texto vamos explicar o que é e quando é necessário emitir um recibo de pagamento. Continue lendo para tirar todas as suas dúvidas!

O que é um recibo de pagamento?

O recibo de pagamento é um documento emitido por prestadores de serviço que comprova que um serviço foi pago. 

A emissão do recibo deve ser feita apenas por profissionais liberais e autônomos, e não vale para quem trabalha com carteira assinada, já que essas pessoas possuem vínculo empregatício com a empresa contratante.

Para quem contrata, esse documento é fundamental para comprovar que o valor foi pago. Enquanto que para o prestador de serviço, o recibo funciona como uma forma de controlar os recebimentos, ajudando na gestão de cobranças.

Para que um recibo de prestação de serviços seja válido é preciso que ele seja preenchido de maneira correta e assinado. Também é importante a impressão de duas vias do documento para que cada parte fique com uma delas.

Boletos ilimitados e gratuitos

Na Cora, sua empresa emite boletos de cobrança sem taxa e sem burocracia

Como devo preencher um recibo de pagamento?

Quando emitir um recibo?

Independente dos meios de pagamento oferecidos, quando houver o recebimento por um serviço prestado, é preciso emitir um recibo de pagamento. Para isso é preciso preencher o documento com a atividade realizada, de acordo com o CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas)

Recibo ou Nota fiscal: quais as diferenças

Uma dúvida muito comum que costuma aparecer na hora de cobrar um serviço é se o recibo é a mesma coisa que a Nota Fiscal. E é importante saber que esses dois documentos, embora tenham semelhanças, são sim diferentes.

Como dissemos, o recibo de pagamento serve para comprovar o pagamento do serviço. Enquanto que a Nota Fiscal é um documento contábil que comprova a prestação do serviço, não necessariamente o seu pagamento.

A NF também pode ser utilizada como recibo, comprovando a quitação do valor, quando enviada após a conclusão do serviço. Além disso, apenas pessoas jurídicas podem emitir Notas Fiscais.

O recibo de pagamento, embora não seja um documento contábil, funciona como uma segurança para a pessoa pagadora de que há comprovação do pagamento do serviço.

Leia mais | Como emitir nota fiscal: passo a passo simplificado

Campos do recibo de pagamento e como preencher

Agora você já sabe o que é recibo de pagamento, quem deve emiti-lo e em quais situações isso deve ser feito. Abaixo vamos explicar quais são os campos que devem ser preenchidos e como fazer isso da forma correta:

Título

A primeira coisa a fazer é nomear o documento, para isso basta inserir um título no topo da página. Esse nome pode ser:

  • Recibo de pagamento
  • Pagamento de prestação de serviços
  • Declaração de pagamento
  • Carnê de pagamento

Descrição do recebimento

Esta é a parte em que você deve descrever o quanto foi recebido e qual o serviço foi prestado. É muito simples, basta escrever uma frase em primeira pessoa com as seguintes informações:

  • Nome do prestador de serviço (seu nome)
  • Nome da empresa contratante (Razão Social)
  • Valor recebido (em reais)
  • Serviço prestado

Como no exemplo abaixo:

“Eu, Maria dos Santos, recebi da Empresa 123 a quantia de R$ 100,00 (cem reais) pelo serviço de conserto de geladeira.”

Acima temos um exemplo simples de descrição de serviço, mas saiba que é possível adicionar outro itens a essa descrição.

Se a sua atividade requer várias atividades, você pode detalhar isso nessa parte. Assim, o documento se torna uma forma de comprovar que todos os serviços foram entregues, conforme o combinado.

Recomendação para segurança

Você deve ter reparado que no exemplo acima nós colocamos entre parênteses o valor pago por extenso.

Escrever dessa forma é importante para garantir tanto a segurança de quem realizou o pagamento, quanto de quem recebeu. Isso porque, segundo a legislação brasileira, é o valor escrito por extenso que será levado em conta em caso de divergência.

Local e data

Após fazer a discriminação do que foi feito e o valor recebido, você deverá inserir o local onde o serviço foi prestar do datar o recibo.

Para isso, basta adicionar a cidade e o estado, e a data  em que o recibo foi emitido por extenso, como no exemplo: São Paulo/SP, 03 de fevereiro de 2022.

Assinatura

Por último, vem uma das partes mais importantes do recibo, a sua assinatura.

Na hora de fazer o recibo adicione uma linha para assinatura após a data e o local. E, após a impressão, basta assinar o documento e escrever abaixo dela o seu nome completo e CPF.

Precisando de uma forcinha com a sua gestão financeira?

Baixe gratuitamente o nosso ebook e aprenda os conceitos básicos sobre finanças empresariais

Como devo preencher um recibo de pagamento?

Tipos de Recibo

Seguindo essas instruções acima, é possível preencher diversos modelos de recibo diferentes. Afinal, cada tipo de serviço tem suas particularidades.

 Mão de obra

Esse documento deve ser usado quando o serviço prestado for referente a uma atividade manual, como uma reforma ou construção, por exemplo.

Pagamento simples

Esse tipo de recibo é o mais comum, que pode ser utilizado para comprovar o oferecimento de diversos serviços, que não sejam de natureza manual.

Aluguel

O recibo de locação é utilizado para comprovar o pagamento pela locação de um imóvel. O fornecimento desse documento ao locatário é obrigatório. 

Pagamento de entrada

Para contratações a prazo em que é pago um valor de entrada, é possível emitir um recibo do pagamento desse valor inicial.

Quitação de parte de dívida

Quando alguém que tem uma dívida faz o pagamento de uma parte dela, o credor também deve emitir um recibo informando esse valor para comprovação.

RPA (referente a pagamento autônomo)

Esse tipo de recibo é utilizado para substituir a emissão de Nota Fiscal, no caso de contratação de um prestador de serviço que não tenha CNPJ.

Nesse caso, quem deve emitir o RPA é a empresa contratante, que deve recolher os impostos necessários e descontar o valor do pagamento do prestador.

No fim, ao aprender como preencher um recibo de pagamento, é possível usar um modelo pronto, ao invés de redigir do zero. Nesse caso, você deve apenas adaptar o texto e preencher com seus dados. Na hora de escolher, preste atenção em qual se enquadra melhor a sua empresa e ao seu dia a dia!

Como preencher um recibo de pagamento?

Como preencher um recibo de pagamento?.
Escolha a forma de preenchimento. ... .
Reúna os dados do pagador e do beneficiário. ... .
Preencha as informações necessárias nos campos indicados. ... .
Faça duas vias do documento. ... .
Envie uma cópia ao pagador..

Como preencher um recibo de pagamento simples?

Exemplo de recibo simples de prestação de serviço..
Dê um nome ao documento. Coloque um nome no cabeçalho da folha em branco: “Recibo”, “Recibo de pagamento”, ou “Declaração de pagamento”..
Descreva o recebimento. ... .
Valores em números e por extenso. ... .
Não esqueça do local, data e assinatura..

O que escrever em um recibo de pagamento?

O que deve constar no recibo?.
Título (“recibo de pagamento”, “recibo de pagamento a prestador de serviço” etc.);.
Dados de quem recebeu o valor (nome, endereço, CPF etc.);.
Dados de quem realizou o pagamento (nome, endereço, CPF etc.);.
Descrição do produto ou serviço referente ao pagamento;.
Valor que foi recebido;.

Quais são os dados de preenchimento dos recibos?

Alguns dados são necessários para o preenchimento do recibo para aluguel, entre eles a data do recebimento, o nome do inquilino e da pessoa que está recebendo o dinheiro (lembrando-se de especificar se quem está preenchendo o recibo é o proprietário ou locatário), o endereço da residência, além de, é claro, o valor a ...