Como o conhecimento dos fenômenos naturais podem influenciar a sua vida?

         O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS  E SUA IMPORTÂNCIA

É fácil perceber que as ciências naturais estão presentes o tempo todo em nosso dia-a-dia. E cada vez mais necessitamos dos conhecimentos científicos para progredirmos e sobrevivermos de acordo com as mudanças frequentes.

Para BRITTO[1] e MANATTA (1994) a ciência pode ser entendida como um processo de descoberta de fatos e busca de leis, para explicar os fenômenos e enriquecer de maneira ordenada e inteligente os conhecimentos do homem a respeito da natureza. Sendo que o estudo de ciências para o educando deve consistir em descobrir e conhecer seu mundo, esclarecer suas dúvidas, valorizar o ambiente que o cerca.   

Sabemos que a evolução da ciência é cada vez maior. Desta forma, podemos dizer que o progresso da tecnologia se dá juntamente com as descobertas da ciência oferecendo aos estudiosos recursos para ampliar e aperfeiçoar os conhecimentos científicos.

Assim, o processo de ensino aprendizagem das ciências naturais deve se propor a preparar o aluno para uma atitude positiva em relação às mudanças e de forma reflexiva levar o aluno a pensar, sentir e agir a favor da vida de modo a descobrir o seu mundo bem como conhecê-lo para saber valorizar o ambiente que o cerca o capacitando a tomar as decisões mais acertadas para com os semelhantes, e com a natureza.

“Mostrar a Ciência como um conhecimento que colabora para a compreensão do mundo e suas transformações para reconhecer o homem como parte do universo e como indivíduo, é a meta que se propõe para o ensino da área na escola fundamental. A apropriação de seus conceitos e procedimentos pode contribuir para o questionamento do que se vê e ouve, para a ampliação das explicações a cerca dos fenômenos da natureza, e compreensão e valorização dos modos de intervir na natureza e de utilizar seus recursos, para a compreensão dos recursos tecnológicos que realizam essas mediações, para a reflexão sobre questões éticas implícitas nas relações entre Ciência, Sociedade e Tecnologia.” (PCN[2]. 1997, P.23).

Neste contexto, faz-se necessário que o estudo de ciências não esteja separado dos demais interesses e atividades da vida escolar. É importante relacionar o assunto principal com assuntos de outras disciplinas ou áreas, mesmo porque os fenômenos naturais não acontecem isoladamente, mas ligados a outros, muitas vezes em consequência de uns e resultados de outros.  

Para BRITTO e MANATA (1994) é importante que no estudo de ciências o professor conduza o aluno a não só perceber as mudanças da natureza, bem como sentir os efeitos que podem ter influência sobre a vida das pessoas.

Segundo os PCNs (1997), ensinar ciências é observar, experimentar, construir. É fazer o aluno sentir a si mesmo e conhecer também o mundo onde vive entendendo e respeitando a vida, podendo colocar em prática os conhecimentos adquiridos como forma de preservação à vida. E partindo de experimentos, a possibilidade de ampliação de conhecimentos é bem maior, visto que o aluno pode associar pensar, questionar a partir de um conhecimento já existente favorecendo o desenvolvimento do pensamento crítico.

É através do confronto de ideias que surge a explicação para os fatos científicos. A escola deve favorecer o espaço para debate de ideias, um ambiente de aprendizagem ativa e participativa. O aluno pode transformar em conhecimento toda a curiosidade que tem a respeito dos fenômenos naturais, através da investigação e com isso aprende a desenvolver a autonomia, a formular os seus próprios conceitos e ideias e entra para o mundo da Ciência.

“No ensino de ciências, deve haver preocupação de que os conhecimentos devem ser investigados pela criança e que ela mesma pode chegar a redescoberta. Toda investigação deve ser planejada entre professores e alunos, e aí o professor traçará um roteiro para o desenvolvimento do trabalho. Após o desenvolvimento das atividades, os alunos poderão fazer uma análise de como foi o trabalho desenvolvido e dos resultados obtidos. Assim tomarão consciência dos processos empregados, habilidades desenvolvidas, adotando a mesma forma sistemática na solução de seus problemas semelhantes.” (BRITO e MANATTA. 1994. P. 254).

E como qualquer outra disciplina, o ensino de ciências vem sofrendo juntamente com a revolução da tecnologia, grandes mudanças, procurando aliar o conhecimento científico ao tecnológico. Por isso o estudo de ciências deve oferecer oportunidades para que haja maior desenvolvimento de habilidades intelectuais para a adaptação do indivíduo ao meio, à sociedade em constante evolução.

Assim o nosso interesse é de mostrar ao professor que podemos recorrer a recursos e processos variados para que a aprendizagem seja mais eficiente.

Com este artigo, pretendemos abrir espaço para a reflexão sobre o ensino de Ciências Naturais tentando mostrá-la como um conhecimento que colabora para a compreensão do mundo e suas transformações, para reconhecer o homem como parte do universo e como indivíduo.                  .          Assim, faz-se necessário que a escola procure um caminho diferente do já traçado e que introduza na sala de aula, ações realmente interativas para que a educação se dê de forma significativa na vida do indivíduo, afim de que ele possa compreender melhor a sociedade em que vive e sua relação com o resto do mundo, para assim poder desempenhar o seu papel na construção da realidade e consequentemente, na própria história. Para tanto é preciso criar estratégias para despertar o interesse do aluno prevendo nos currículos o uso dos meios tecnológicos, colocando-os a serviço de um ensino criativo, mais interessante na tentativa de acompanhar a evolução.

REFERÊNCIAS

PIVETTA, Maíra Damian. Docência em Ciências Naturais: didática e dinâmica curricular no Ensino Fundamental Disponível em: <http://www.artigos.com/artigos/humanas/educacao/docencia-em-ciencias-naturais:-didatica-e-dinamica-curricular-no-ensino-fundamental-854/artigo/>. Disponível em 06.Mai.09 às 22:19 hs.

Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais/ Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/CEF, 1997.



[1]BRITO, Neyde Carneiro. Didática Especial. São Paulo: Ed do Brasil, 1994.

[2]PCN, Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais/ Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/CEF, 1997.

Por que é importante estudar os fenômenos da natureza?

A Física busca compreender a natureza que nos cerca, e não é só uma questão de curiosidade, mas sim uma questão de sobrevivência. Compreender os fenômenos naturais, conhecer os ciclos desses fenômenos e quem sabe poder prevê-los é vital! É essa a busca, tanto da Física quanto de outras ciências.

Como o conhecimento dos fenômenos naturais favorecem o desenvolvimento de técnicas?

O conhecimento natural e as técnicas Em suma, compreender o funcionamento da natureza permite que desastres naturais sejam evitados, que formas de plantio eficientes sejam implementadas e que técnicas de irrigação seja mais sustentáveis.

Quais outros fenômenos naturais você identifica no seu dia a dia?

Exemplos incluem nascer do sol, tempo (nevoeiro, furacões, tornados), processos biológicos (decomposição, germinação), os processos físicos (propagação de ondas, conservação de energia, erosão), o fluxo das marés, e incluem desastres naturais, como os pulsos eletromagnéticos, erupções vulcânicas, terremotos.

Como as ações do ser humano pode de alguma maneira influenciar ou intensificar os impactos causados por fenômenos naturais?

Mediante as atividades humanas, como a utilização de combustíveis fósseis no transporte, pelas queimadas florestais e resíduos industriais, o efeito estufa que é um fenômeno natural responsável pela manutenção do calor que é imprescindível aos seres vivos, vem se intensificando de forma prejudicial a vida no planeta.