Como redimensionar uma imagem no Photoshop proporcionalmente?

Quer alterar o tamanho das suas fotos sem que elas pareçam esticadas? Confira essas dicas para redimensionar imagens sem causar distorções!

Por Fabio Lobo, publicado em 14/12/2021.

Não consegue redimensionar suas imagens sem que elas fiquem esticadas e distorcidas?

Então esse post é para você!

Reuni por aqui algumas formas simples de alterar as medidas de imagens – ou até mesmo recortá-las. Para deixar tudo ainda mais fácil, coloquei alguns vídeos com as instruções.

A boa notícia é que você não precisa ter um programa de edição de imagens instalado em seu computador ou smartphone para fazer esse tipo de trabalho.

Vamos lá?!

Como redimensionar uma imagem no Photoshop proporcionalmente?

  • Como redimensionar imagens no computador?
    • macOS
    • Windows
    • Como redimensionar imagens no Photoshop?
    • Como recortar imagens no Photoshop?
  • Como redimensionar imagens no celular ou tablet?
    • Android
    • iOS
  • Ferramentas online para redimensionar imagens
  • Dúvidas frequentes
  • Receba posts em seu e-mail

Como redimensionar imagens no computador?

Tanto o Windows como o Mac vem com uma opção de visualização e edição simples de imagens – e em ambos os casos é possível fazer alterações de medidas.

Além disso, se você utiliza Photoshop, há diferentes maneiras de fazer essa alteração de tamanho.

Mas vamos por partes:

Tenha em mente!

Você sabia que escolher a hospedagem errada pode reduzir sua nota no Google, causar lentidão e até mesmo deixar seu site vulnerável para invasões e vírus?

Clique aqui e saiba mais!

macOS

Vídeo: Como alterar o tamanho de uma imagem no Mac

O processo para redimensionar imagens no Mac é muito simples. Primeiramente, basta dar dois cliques na foto para que ela seja visualizada no aplicativo Visualização, do próprio macOS.

Em seguida, vá em Ferramentas, clique em Ajustar Tamanho e então faça as alterações que você deseja!

Mas para que a imagem não fique “esticada”, é importante que o cadeado que aparece entre a largura e a altura (veja no vídeo acima, em 1:02) esteja ativado. Assim, o redimensionamento será proporcional.

Windows

Vídeo: Como redimensionar imagens no Windows (em inglês)

A dica para Windows é utilizar o aplicativo Fotos (que normalmente já vem instalado no sistema). Então, clique com o botão direito na imagem que você deseja editar e, em Abrir com, selecione Fotos.

No lado superior direito da tela, clique no ícone de três pontos (…), e então na opção Redimensionar. A ferramenta irá sugerir algumas opções, mas você pode clicar em Definir dimensões personalizadas e editar a imagem como você preferir.

E para que a imagem seja redimensionada de maneira proporcional, a opção Manter taxa de proporção deve ser selecionada.

Como redimensionar imagens no Photoshop?

Vídeo: Como redimensionar Imagem da maneira correta

Por fim, se você utiliza o Photoshop para editar suas imagens, há alguns truques básicos para alterar as medidas sem distorcer as imagens.

Em primeiro lugar, se você quer alterar proporcionalmente a largura e a altura da imagem, pressione CTRL + ALT + I (Windows) ou command + option + I (macOS) e altere as medidas como desejar.

Repare que há um ícone de cadeado entre a largura e a altura (conforme você pode ver no vídeo acima, em 1:22). Certifique-se de que ele está ativado, porque isso fará com que as medidas sejam alteradas proporcionalmente.

Ou seja, se você alterar a largura da imagem, a altura será modificada automaticamente para que a imagem não fique distorcida, ou “esticada”.

Vídeo: Como redimensionar uma imagem de forma proporcional no Photoshop

Mas se você precisa alterar as medidas de uma imagem que é uma camada, e não o arquivo em si que você está editando, o processo obviamente é diferente.

Selecione a camada dessa imagem e pressione CTRL + T (Windows) ou command + T (macOS) – isso irá ativar “nós” nas extremidades da imagem. Ao clicar e segurar um desses nós, é possível alterar o tamanho da imagem só de mover o mouse.

No entanto, como pode ser visto no vídeo acima, você deve fazer isso mantendo a tecla shift pressionada. Caso contrário, a imagem ficará distorcida.

Além disso, ao segurar as teclas shift + alt (Windows) ou shift + option (macOS), a imagem permanecerá centralizada durante o redimensionamento.

Como recortar imagens no Photoshop?

Vídeo: Como recortar uma imagem em formato de quadrado

Se você precisa recortar sua imagem, a dica é simples: utilize a ferramenta de seleção (o atalho é a tecla M) para selecionar o formato do recorte que você deseja fazer.

Enquanto faz a seleção, segure a tecla shift caso você queira uma imagem quadrada.

Depois disso, você pode copiar essa imagem para outra camada, ou simplesmente pressionar a tecla C para ativar a Ferramenta de Corte e, em seguida, digitar Enter (Windows) ou return (macOS) para que o recorte seja feito no próprio arquivo.

Como redimensionar imagens no celular ou tablet?

Alterar o tamanho de imagens no celular é um processo um pouco mais limitado e complicado, já que depende de alguns recortes e redimensionamentos manuais.

A não ser que você instale um aplicativo de edição de imagens (como o Tamanho da Imagem, disponível para iOS e Android). Mas por aqui vou falar sobre as funções nativas dos dispositivos:

Android

Vídeo: Como recortar uma foto (em inglês)

Dispositivos com Android normalmente têm algumas diferenças entre si, mas o passo-a-passo para redimensionar imagens é quase idêntico em todos eles.

Abra o aplicativo Fotos ou Galeria e escolha a imagem que você quer editar. Toque em Editar, e então em Recortar.

Mova as extremidades da fotografia para fazer o recorte desejado, ou então toque no ícone retangular para escolher uma medida padrão.

Depois disso você ainda pode fazer o movimento de pinça para redimensionar a imagem, ou então movê-la para melhorar seu enquadramento.

iOS

Vídeo: Como recortar uma imagem em qualquer iPhone (em inglês)

Primeiramente, abra o aplicativo Fotos e escolha a imagem que você quer editar. Então toque em Editar e, no final da tela, toque no terceiro ícone (composto por um quadrado e duas setas ao redor).

Você pode mover cada extremidade da foto para fazer o recorte desejado. Além disso, dentro do recorte você pode ainda mover e redimensionar a imagem – e é basicamente esse o processo.

Além disso, você pode tocar no primeiro ícone do canto superior da tela (composto por alguns retângulos) e selecionar uma das medidas pré-definidas.

Ferramentas online para redimensionar imagens

Finalizando, veja cinco ferramentas grátis e fáceis de usar:

  • Fotojet: Além de redimensionar imagens, a ferramenta tem opções de edição como brilho e saturação, por exemplo;
  • iLoveIMG: Permite o redimensionamento de várias imagens ao mesmo tempo, recurso que certamente você sentiu falta nas outras opções.
  • Img2Go.com: Ferramenta mais simples, esse redimensionador faz a alteração na imagem de acordo com as medidas que você passar;
  • Photopea: É uma alternativa idêntica ao Photoshop, online e totalmente gratuita. E o melhor é que funciona perfeitamente em smartphones!
  • PicResize: Ferramenta que também conta com opções para recortar, rotacionar e espelhar imagens, além de alguns efeitos especiais.

Créditos das imagens: Freepik.

Dúvidas frequentes

Conseguiu alterar a largura e a altura de suas imagens de maneira proporcional? Se ainda tiver dúvidas, confira o FAQ abaixo ou então deixe um comentário!

Como redimensionar fotos para o Instagram?

Você pode utilizar o próprio aplicativo do Instagram para redimensionar suas fotos. Basta fazer o movimento de “pinça” com os dedos. Mas se você precisar fazer alguns ajustes específicos nas medidas da imagem, utilize uma das dicas deste post!

Como reduzir o tamanho da imagem sem perder qualidade?

Se você quer deixar suas imagens mais leves, recomendo utilizar o TinyPNG para fazer uma compressão – veja as dicas desse post. Mas reduzir a largura e a altura da imagem também contribui para que ela fique mais leve.

Como recortar imagens?

Você pode seguir a dica deste post para recortar imagens no Photoshop ou no seu smartphone, ou então utilizar ferramentas online como Fotojet, Photopea ou PicResize.

A cópia dos conteúdos e trabalhos deste site não é permitida. Saiba mais clicando aqui!

Como redimensionar imagem proporcionalmente?

Clique no menu à direita dos valores de “Largura” e “Altura” e selecione “pixels”; Marque a caixa “Redimensionar proporcionalmente”; Altere os valores em “Largura” e “Altura” para ajustar a imagem como você deseja; Ao fim, clique em “OK” e salve a imagem normalmente.

Como redimensionar uma imagem em massa?

Selecione todas as imagens que terão que ser redimensionadas. Clique com o botão direito do mouse para abrir a janela do Windows Explorer. Clique sobre a opção "Redimensionar imagens". Indique as dimensões desejadas; é possível personalizar essa opção.

Como redimensionar um PSD no Photoshop?

Passo 1: com o Photoshop aberto, clique em “Imagem” no menu superior e, em seguida, selecione “Tamanho da imagem imagem”. Também é possível utilizar o comando “Alt + Ctrl + I” (Windows) ou “Alt + Cmd + I” (macOS). Passo 2: na janela aberta, ajuste a nova largura, altura e a resolução.

Como colocar todas as imagens do mesmo tamanho no Photoshop?

Para isso, vá até o Menu Arquivo >> Automatizar >> Lote. Na janela do Lote, ajuste as configurações. Em Executar, escolha a Ação criada (1). Em Origem, selecione a opção Pasta (2) e Escolha o local onde estão as imagens com seus tamanhos originais (3).