Como são representadas as relações alimentares entre os organismos em um ecossistema?

Simplificadamente, teia alimentar é o conjunto de cadeias alimentares de um ecossistema, interligadas. Assim, a teia alimentar representa melhor o que acontece na natureza.

Cadeia alimentaré a representação linear das relações alimentares que envolvem alguns seres vivos. Nela, há:

- O produtor, organismo autotrófico, que sintetiza seu alimento através de fontes não orgânicas. Geralmente se trata de um organismo fotossintetizante, tal como uma planta ou alga.

- O consumidor primário, geralmente herbívoro, que se alimenta do produtor;

- O consumidor secundário, geralmente carnívoro, que se alimenta do consumidor primário;

- O consumidor terciário, geralmente carnívoro, que se alimenta do consumidor secundário;

- Os decompositores, organismos heterotróficos que se nutrem de matéria morta, resíduos e excreções oriundos de todos os organismos que compõem a cadeia.

Cada um desses grupos, exceto o último, corresponde a um nível trófico. Os produtores pertencem ao primeiro nível trófico; os consumidores primários, ao segundo; os secundários, ao terceiro, e assim por diante.

Exemplo genérico de cadeia alimentar:

Como são representadas as relações alimentares entre os organismos em um ecossistema?

Vale lembrar que há como existir outros níveis de produtores além do terciário, como no exemplo acima, no qual temos também o consumidor quaternário – o gavião.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As cadeias alimentares representam de forma simplificada relações que ocorrem na natureza. Isso porque um único organismo é capaz de ter mais de uma fonte alimentar e/ou pode ser alimento para mais de uma espécie de ser vivo; e não somente uma, tal como as cadeias alimentares sugerem.

Dessa forma, em um ecossistema, o que temos é o conjunto de várias cadeias alimentares, interligadas. A essa representação, damos o nome de rede ou teia alimentar. Ela é denominada assim provavelmente porque na sua representação gráfica as setas se entrelaçam, tais como teias de aranha.

Assim, dependendo do contexto em que se apresenta na teia alimentar, o mesmo organismo pode ocupar níveis tróficos diferentes. O tucano, por exemplo, animal onívoro, pode ocupar o segundo nível trófico (consumidor primário), caso esteja se alimentando de vegetais; ou mesmo o terceiro, quarto ou quinto nível, se estiver se alimentando de tecidos animais.

Como são representadas as relações alimentares entre os organismos em um ecossistema?


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Teia alimentar é um conjunto de cadeias alimentares que se entrecruzam na natureza e extrapolam as possibilidades definidas pelo conceito de cadeia alimentar.

Assim, elas refletem melhor as relações tróficas entre os produtores, consumidores e decompositores em um ecossistema.

Portanto, o que envolve as relações em uma teia alimentar são a origem energética a partir da autotrofia da planta, o fluxo de energia nas cadeias alimentares através dos seres consumidores e a reciclagem pela decomposição da matéria orgânica final por bactérias e fungos.

Exemplo de teia alimentar

Como são representadas as relações alimentares entre os organismos em um ecossistema?
Exemplo de teia alimentar terrestre

Note que vários seres ocupam diversos papéis na natureza. Sua posição em uma cadeia alimentar não o impede de pertencer a diferentes cadeias alimentares ou de possuir uma alimentação variada, resultando em múltiplas relações entre os organismos que compõem um ecossistema.

Em uma cadeia alimentar, o fluxo de energia é unidirecional, enquanto na teia alimentar podemos observar os diversos caminhos realizados a partir das relações alimentares.

Algumas das cadeias alimentares presentes na teia da imagem são:

plantas, flores, sementes, frutos → caititu → raposa
plantas, flores, sementes, frutos → caititu → onça
plantas, flores, sementes, frutos → tartaruga → onça
plantas, flores, sementes, frutos → coelho → raposa
plantas, flores, sementes, frutos → gafanhoto → andorinha → gavião
plantas, flores, sementes, frutos → rato → sapo → serpente → gavião

Relações tróficas

A cadeia alimentar reúne as relações alimentares de modo simples e linear, enquanto a teia alimentar abrange uma rede com as diversas cadeias alimentares presentes em um ambiente.

O níveil trófico corresponde à posição ocupada por um ser na cadeia alimentar. Os três níveis tróficos fundamentais são: produtores, consumidores e decompositores.

Como são representadas as relações alimentares entre os organismos em um ecossistema?
Exemplo de cadeia alimentar

Assim, a cadeia alimentar é uma sequência hierárquica que alinha o percurso da energia entre:

  • Produtores: seres autotróficos capazes de produzir o seu próprio alimento.
  • Consumidores: seres heterotróficos que se alimentam de outros seres vivos para sobreviver.
  • Decompositores: microrganismos que decompõem a matéria orgânica dos seres mortos.

Na cadeia alimentar da imagem, temos as plantas como produtores, o gafanhoto como consumidor primário, o rato como consumidor secundário, a cobra como consumidor terciário e o gavião como consumidor quaternário. Os decompositores são representados por fungos e bactérias.

Leia também sobre as diferenças entre cadeias e teias alimentares.

Teia Alimentar e Intoxicação

Devido à complexidade nas relações existentes numa teia alimentar, a questão do envenenamento (principalmente por chumbo, mercúrio e inseticidas) torna-se muito importante.

Sabemos que uma pequena contaminação regional pode afetar diversas espécies de animais, pois, uma vez que tenha entrado na cadeia alimentar, a concentração do envenenamento irá aumenta em cada nível trófico, resultando em morte para os últimos consumidores da cadeia. Este processo é chamado de bioacumulação.

Veja também:

  • Pirâmides ecológicas
  • Ciclos biogeoquímicos
  • Exercícios sobre cadeia alimentar
  • Exercícios sobre cadeias e teias alimentares

Como são representadas as relações alimentares entre os organismos em um ecossistema?

Bacharela em Química Tecnológica e Industrial pela Universidade Federal de Alagoas (2018) e Técnica em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (2011).

Como é as relações alimentares em um ecossistema?

Na cadeia alimentar, organismos estabelecem relação de alimentação em um ecossistema. A cadeia é composta por produtores, consumidores e decompositores. No meio ambiente, os seres vivos interagem entre si, transferindo matéria e energia por meio de nutrição.

Como é chamada a sequência de alimentação em um ecossistema?

A cadeia alimentar, também chamada de cadeia trófica, pode ser definida como uma sequência linear da transferência de matéria e energia em um ecossistema, na qual é possível observar uma sequência de organismos servindo de alimento para outros.

O que são as relações alimentares?

Em um ecossistema, as relações de alimentação entre os seres vivos são muito importante. Cada um se alimenta de uma forma. Há os que produzem o próprio alimento e os que se alimentam de outros seres vivos. A esse tipo de relação chamamos de cadeia alimentar.

Quais são as relações alimentares entre os seres vivos?

Tanto as cadeias alimentares como as teias apresentam diferentes níveis tróficos. São eles: Produtores: são o primeiro nível trófico a ser analisado em uma cadeia alimentar e também em uma teia. Eles são capazes de produzir seu alimento, não necessitando de ingerir outros seres vivos.