Como Lamarck e Darwin explicam o comprimento do pescoço das girafas?

Como Lamarck e Darwin explicam o comprimento do pescoço das girafas?

Nome popular: Girafa 

Nome em inglês: Giraffe 

Nome científico: G. camelopardalis 

Localização: Continente africano 

Esses animais tem uma relação bem interessante com a evolução dos seres vivos. Foram utilizadas por muito tempo para tentar provar que os seres vivos tendem a se adaptar ao ambiente onde vivem. Entre os cientistas sempre ouve divisões sobre a questão da evolução, há uma disputa entre o Lamarckismo e o Darwinismo. 

Como Lamarck e Darwin explicam o comprimento do pescoço das girafas?

Mas o porque dá girafa estar no meio deste furdunço, tudo por causa do seu maravilhoso pescoço, este é o motivo desta bendita divisão.

Como Lamarck e Darwin explicam o comprimento do pescoço das girafas?
Como Lamarck e Darwin explicam o comprimento do pescoço das girafas?

Lamarck em sua teoria desenvolveu 2 tópicos, a

Lei do Uso e Desuso

que dizia que se um animal não utiliza determinado membro ele atrofia e você o perde (e foi comprovado isso acontece mesmo) e a

Lei da herança dos caracteres adquiridos

e é ai que a girafa entra, Lamarck nesta lei diz que todos os animais podiam passar para seus descendentes, características destes membros que perderam na lei do uso e desuso, assim ele acreditava que surgiam novas espécies devido à esta “evolução”, vários animais foram utilizados para Lamarck explicar sua teoria, um exemplo destes animais é a Girafa. 

Lamarck afirmava que, como a Girafa vive em um ambiente seco e com pouca vegetação, ela foi obrigada a comer brotos das árvores, mais como estes brotos se esgotavam devido a competição com os outros herbívoros, ela tinha que esticar o pescoço para alcançar os brotos mais altos assim, então de tanto esticar o pescoço ele se alongou e as pernas posteriores ficaram mais longas que as inferiores. 

Como Lamarck e Darwin explicam o comprimento do pescoço das girafas?

Darwin pensava diferente de Lamarck. Darwin em suas pesquisas chegou a conclusão que toda espécie que não se adapta em um ambiente é eliminada, então essa teoria foi chamada de Seleção natural. Como ele chegou a esta conclusão? Durante suas pesquisas ele encontrou fósseis de girafas com pescoço mais curto que as girafas vivas. 

Como ele acreditava que o indivíduo com maior valor adaptativo sobrevive, ele chegou a conclusão que as girafas foram selecionadas pela Seleção Natural, onde somente as que nasciam com pescoços maiores que as outras conseguiam se alimentar mais e consequentemente sobreviviam e tinham mais filhotes. Deste modo, as que não conseguiam se alimentar por nascerem com pescoços menores não deixaram esta característica nas populações de girafas, pois morreram e não conseguiam se reproduzir. 

Então, os fósseis encontrados foram os primeiros descendentes das girafas atuais. 

Conclusão, este animal para mim é a Majestade da Savana Africana, tão sublime e tão importante para o estudo da Evolução e para os cientistas. 

Autor – Higor Luã Borges Duarte – Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas e cursando Pós graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental

Como Lamarck e Darwin explicam o comprimento do pescoço das girafas?

Como Lamarck e Darwin explicam o comprimento do pescoço das girafas?
 
Como Lamarck e Darwin explicam o comprimento do pescoço das girafas?

Como Lamarck e Darwin explicariam o aumento do tamanho do pescoço da girafa?

386 palavras 2 páginas

Como Lamarck e Darwin explicariam o aumento do tamanho do pescoço da girafa?
Segundo Lamarck, isso teria ocorrido porque as girafas se esforçavam para alcançar as folhas mais altas, aumentando gradativamente o tamanho de seu pescoço. Essa característica teria sido passada aos descendentes, de acordo com sua Teoria das Características Adquiridas. Já a explicação de Darwin seria de que num passado bem distante as girafas não tinham o pescoço comprido. Mas existiam diferenças entre elas; algumas tinham pescoço um pouquinho mais comprido do que as outras. Como o alimento delas ficava no alto das árvores, aquelas que tinham o pescoço um pouquinho mais comprido alcançavam melhor o alimento, sobreviviam em maior número e deixavam descendentes de pescoços como os delas - ou seja, essa característica (pescoço longo) foi selecionada, de acordo com a Teoria da Seleção Natural. Imagine que isso fosse acontecendo ao longo de muitos anos (centenas ou milhares). Aos poucos, cada geração ia ficando com o pescoço um pouquinho mais comprido do que a outra, devido à seleção que iam sofrendo, até chegarmos às girafas com o pescoço comprido como as de hoje.
Segundo a lei do uso e desuso (de Lamarck) os indivíduos perdem as características de que não precisam e desenvolvem as que utilizam. O uso contínuo de um órgão ou parte do corpo faz com que este se desenvolva e seja apto pro correto funcionamento, e o desuso de um órgão ou parte do corpo faz com que este se atrofie e com o tempo perca totalmente sua função no corpo do indivíduo. Estas mudanças são transmitidas aos descendentes através da transmissão das características. No caso das girafas, as crias das girafas herdam o pescoço comprido dos pais que supostamente o desenvolvem quando comem folhas das árvores mais altas. Desta forma surgiriam as novas espécies, que na verdade nada tem de novo, são apenas alterações das já existentes, desvios na linha evolutiva. Hj se sabe que, por mais que o ambiente tenha influência sim nos

Relacionados

  • Fisica

    5722 palavras | 23 páginas

    Professor André Braga 1. (Fuvest-1999) O desenvolvimento da Genética, a partir da redescoberta das leis de Mendel, em 1900, permitiu a reinterpretação da teoria da evolução de Darwin. Assim, na década de 1940, formulou-se a teoria sintética da evolução. Interprete o diagrama acima, de acordo com essa teoria. a) Que fator evolutivo está representado pela letra A? b) Que mecanismos produzem recombinação gênica? c) Que fator evolutivo está representado pela letra B? 2. (UNICAMP-2006)….

  • Filosofando - introdução à filosofia

    5221 palavras | 21 páginas

    Evolução LAMARCKISMO Lamarck (século XIX) não aceitava as idéia criacionistas e fixistas da época, afirmando que todas as espécies, inclusive o homem, descendiam de espécies diferentes, preexistentes. Ele acreditava que características adquiridas pelo uso ou desuso de órgãos seriam transmitidas aos descendentes, produzindo mudanças ao longo do tempo. O exemplo clássico é a explicação para o desenvolvimento do pescoço das girafas, segundo a qual, o esforço dos animais para alcançar….

  • Atividades CEB

    8890 palavras | 36 páginas

    O satélite COBE, em 1992, descobriu flutuações na radiação de fundo recebida, aquelas explicariam a formação das galáxias logo após a Grande Explosão. Um exemplo ilustrativo da expansão repentina a que se seguiu após o evento inicial, seria que a matéria comprimida num volume hipotético do tamanho de uma cabeça de alfinete, em torno de 1 mm de diâmetro, se expandiria para cerca de 2 mil vezes o tamanho do sol. Antes de completar um segundo de idade o Universo estava na era da formação dos….

  • ciencias

    70076 palavras | 281 páginas

    Caatinga, solicitava das crianças na escola que representassem a flora e a fauna da região. Como resultado, de maneira geral, constatou-se representações de uma flora robusta e densa, típica de florestas tropicais e, como animais, apareciam leão, girafa, ou seja, espécies exóticas não encontradas no ambiente natural onde os alunos vivem. O esperado seria que eles, tomando como base os saberes escolares, reconhecessem como espécies nativas, por exemplo, as plantas da família das cactáceas (família….

  • O Polegar Do Violinista E Out Sam Kean

    126635 palavras | 507 páginas

    cadeia do DNA.” MAXIM D. FRANK-KAMENETSKII, Unraveling DNA Sumário Introdução PARTE I A, C, G, T e você: como ler uma partitura genética 1. Genes, aberrações, DNA Como as coisas vivas transmitem características para seus filhos? 2. A quase morte de Darwin Por que os geneticistas tentaram matar a seleção natural? 3. A ruptura do DNA Como a natureza lê, e às vezes interpreta mal, o DNA? 4. A partitura musical do DNA Que tipo de informação o DNA armazena? PARTE II Nosso passado animal: criando coisas….

  • Quimica

    175211 palavras | 701 páginas

    de suas características mais proeminentes e da análise das influências diretas e/ou indiretas de alguns campos do conhecimento que contribuíram de forma mais significativa para o seu aparecimento - tais como a Biologia (a partir dos estudos de Darwin e Lammarck aos trabalhos recentes de Maturana e Varela), a Ecologia (com seus estudos sobre os diferentes ecossistemas do planeta, considerando os estudos de Haeckel a Odum); a Geografia (em particular com o surgimento da Antropogeografia de Ratzel….

  • Manual de Anteopologia

    95682 palavras | 383 páginas

    sociológico..................................................................... 3. Evolucionismo biológico......................................................................... 3.1. Jean-Baptiste Lamarck (1744 – 1829).............................................. 3.2. Charles Darwin (1809 – 1882).......................................................... 4. Evolucionismo antropológico................................................................ 55 55 56 57 58 59 59 60….

  • Dicion Rio De Psican Lise

    592336 palavras | 2370 páginas

    No século XIX, essa visão progressista da evolução humana assumiu uma feição biológica, sob a influência do pensamento darwiniano. À antiga idéia de que o retorno à animalidade seria a origem de todas as falhas morais do espírito humano, Charles Darwin (1809-1882) opôs a tese da continuidade. Não apenas o homem já não estava, por essência ou por natureza, excluído do mundo animal, como também ele próprio se tornava um animal evoluído, um mamífero superior. Do ponto de vista etnológico (no sentido….

Outros Trabalhos Populares

Como Lamarck explica o tamanho do pescoço da girafa e Darwin?

De acordo com as ideias desse biólogo, as girafas esticavam seus pescoços a fim de conseguirem alimento, fazendo com que essa parte do corpo ficasse cada vez mais forte e maior (lei do uso e desuso). Essas mudanças, segundo o lamarckismo, eram passadas aos descendentes (lei da herança de características adquiridas).

Como Darwin explicou o pescoço longo da girafa e Darwin?

As girafas de pescoço curto apresentavam maior dificuldade de conseguir alimento em locais mais altos, quando os vegetais mais baixos estavam escassos. As girafas de pescoço longo apresentavam vantagem, uma vez que conseguiam alimentar-se em árvores com a copa mais alta.

Como Darwin explica a altura das girafas?

O naturalista inglês Darwin (1809-1882) avançou com a teoria de que a altura do pescoço das girafas servia para fomentar a competição com os animais de pescoço mais pequeno na luta pela sobrevivência da espécie.

Como Darwin explicaria a evolução do pescoço das girafas lembrando que elas se alimentam de folhas de árvores?

O exemplo clássico para explicar essa hipótese, que depois ficou conhecida como "lamarquismo", é o das girafas: os animais teriam herdado o pescoço longo de seus antepassados, e essa característica foi se aprofundando para permitir alcançar os ramos mais altos das árvores, de cujas folhas elas se alimentam.