Como fazer para carregar a bateria do celular?

Você precisa carregar a bateria do celular e... nada. O aparelho nem reage ao carregador. Se você está passando por isso, saiba que existem estratégias para tentar resolver o problema, como verificar se o conector está obstruído por alguma coisa (como sujeira) ou mudar de tomada.

Tilt conversou com o perito forense Marcelo Nagy, professor da Faculdade de Computação e Informática na Universidade Presbiteriana Mackenzie, para listar mais dicas para fazer o celular voltar a carregar.

Relacionadas

1 - Desligue e ligue novamente o telefone

É uma dica simples, mas que pode ajudar. Quando desligamos o celular, ele "zera" o sistema operacional.

Se a recarga da bateria estiver sendo bloqueada por algum programa, ela poderá voltar a funcionar após a reinicialização.

2 - Verifique se o conector está sujo

Pegue o seu celular e observe se existe algo dentro do conector (entrada de carga do celular). Sujeiras ou objetos pequenos podem impedir esse funcionamento. Se encontrar que esteja obstruindo, limpe.

Outras dicas:

  • Verifique também se o cabo está encaixado completamente no celular e na tomada --geralmente as portas USB, USB-C ou lightning(da Apple) são usadas.
  • Se você usa capa de proteção no celular, remova-a, pois ela também pode estar atrapalhando o conector.
  • Você também pode testar seu carregador em outro celular compatível para ver se está funcionando.
  • Se nada adiantar, troque de cabo se for possível. Assim, você terá certeza se o problema é no telefone ou no acessório. Especialistas não recomendam uso de cabo partido, conector amassado ou algum outro dano no material.

"Vale lembrar que um cabo colocado com muita força pode sim quebrar o conector. Neste caso, só realmente abrindo o aparelho e verificando a extensão do problema", diz Nagy.

3 - Troque a bateria

A vida útil da bateria tende a diminuir com o passar do tempo e dos ciclos de recarga. Se você seguiu os passos acima e nada adiantou, procure avaliação técnica. Dependendo do caso, será preciso substituí-la por uma nova.

Caso a bateria seja soldada ou fixa através de conectores, jamais tente cutucá-la para removê-la com uma chave de fenda ou qualquer objeto cortante, porque ela pode entrar em combustão —e até explodir, causando graves acidentes.

"Procure sempre uma bateria original para evitar dores de cabeça. Na dúvida, vale a pena consultar uma assistência técnica em celulares de confiança para lhe indicar o melhor modelo", destaca Nagy.

Carregar o celular antes de dormir é um hábito comum, afinal esse é um momento onde assim como eles, também estamos recarregando nossas energias. No entanto, esse hábito pode ser prejudicial para a saúde da bateria do celular? Bom, isso depende. O problema não está de fato no carregamento em si, mas em como ele é feito.

  • 10 Anos? Qual o tempo de vida ideal de um celular
  • Quanto tempo duram as atualizações dos celulares Android?

Por isso, descobrir como carregar o celular corretamente pode trazer vários benefícios. Seguindo alguns cuidados diários, é possível prolongar não só a bateria do seu celular como também sua vida útil. Nesta matéria, veja 5 dicas de como carregar o celular corretamente!

1. Carregue até a porcentagem ideal

Às vezes precisamos pegar o celular antes mesmo dele atingir uma carga completa, né? Mas, você já se perguntou: — afinal, existe uma porcentagem ideal para tirar o celular? Segundo as fabricantes de smartphone, a partir de 80% de carga os modelos ficam com bateria ideal para uso.

Pensando agora no caminho contrário, vários modelos de smartphone também exibem um aviso de necessidade de carregamento quando a bateria atinge entre 25% e 20% de carga. Então, o ideal é manter seu celular carregado entre 20% a 80% para aproveitar uma melhor capacidade de bateria e funções do dispositivo.

2. Aproveite modos inteligentes de carregamento

Além dos modos inteligentes de economia de bateria, também existem modos de “Carregamento Otimizado”. Esses recursos, permitem que seu smartphone aprenda sobre sua rotina diária de carregamento e otimize a alimentação de energia em momentos que você não carregaria a bateria em 100%. Assim, essa configuração reduz o estresse da bateria prolongando sua vida útil. Vale a pena ativá-la!

3. Evite deixar a bateria descarregar completamente

Quando a bateria do seu smartphone descarrega completamente, um novo ciclo é iniciado. Cada ciclo da bateria faz parte de sua vida útil (tempo em que ela consegue funcionar em sua melhor capacidade) carregando o celular diariamente ela pode ser naturalmente prolongada ou encurtada de acordo com o uso do celular.

Isso acontece porque as baterias dos celulares são feitas a partir de metais recarregáveis como os “íons de lítio”. Essa tecnologia pode garantir entre 200 a 500 ciclos de carregamento dependendo do modelo de bateria.

No entanto, evitar descarregar completamente o celular é algo que preserva os ciclos de carregamento, assim, seguindo esse cuidado diário, você pode fazer seu celular durar mais do que o esperado.

4. Use carregadores com a potência ideal

Muitos modelos de smartphone hoje em dia, tem suporte para carregamento turbo. Ou seja, também são vendidos pelas fabricantes modelos de carregadores que oferecem potências mais altas de carregamento. No entanto, vale ressaltar que esse carregamento é só indicado para modelos compatíveis.

Usar um carregador turbo em um celular sem suporte, pode estressar a bateria provocando aquecimentos, sendo um alto risco para o usuário. Por isso, o recomendado é sempre usar carregadores originais e com a potência indicada para seu celular.

5. Carregue o celular a noite

Carregar o celular em momentos de ociosidade, é altamente indicado. Mas, antes de dormir com o celular carregando, é importante sempre ter em mente que seu smartphone não pode ficar sobre superfícies que armazenam calor. É muito tentador deixá-lo carregando naquela tomada próxima à cama, né?

Mas, o recomendado é dormir bem longe do seu smartphone, principalmente se ele estiver carregando. Você pode deixá-lo carregando ao lado da cama sobre uma cadeira, mesa de cabeceira e outras superfícies que não armazenam calor. Assim, além de reduzir muitos riscos, você também pode garantir um carregamento mais seguro para você e seu smartphone.

Com essas dicas fica mais fácil carregar o celular corretamente durante o dia a dia. Gostou dessa matéria? Compartilhe essas curiosidades com seus amigos!

O que fazer quando o seu celular não está carregando?

E uma forma de resolver é reiniciando o seu aparelho celular. O processo reinicia todos os aplicativos. Caso ainda não resolva, e o celular não quer carregar, tente desligar o telefone e fazer o carregamento com ele desligado. Pode até mesmo experimentar deixar ele conectado à tomada por um tempo maior que o normal.

Qual é a porcentagem ideal para carregar o celular?

O ideal é manter a bateria do seu celular na faixa entre 20% e 80% para aumentar a sua vida útil. Você não precisa ter medo de fazer pequenas recargas de bateria, adicionando cerca de 10%, ao longo do dia – esta prática é aconselhável.

Como fazer o celular de carregar?

Porém, existem algumas medidas que podem ajudar no processo de carregamento, mesmo que o celular não suporte a tecnologia de carregamento rápido..
Desligue o celular. ... .
Ative o modo avião. ... .
Use um cabo de qualidade (prefira o original) ... .
Carregue na tomada. ... .
Evite o carregamento sem fio. ... .
Não abra mão do carregamento rápido..