O que significa quando uma pessoa olha para nós por mais de 6 segundos?

O que significa quando uma pessoa olha para nós por mais de 6 segundos?

O olhar pode dizer muito sobre nós mesmos. Entenda qual a razão disso.

“Os olhos são o espelho da alma”, aposto que pelo menos uma vez na vida você já tenha ouvido esta frase. Com certeza seu autor tem toda razão, pois, através do olhar, expressamos todos os tipos de sentimentos, emoções e demonstramos se estamos felizes ou não.

Como não poderia deixar de ser, o contato visual exerce um papel importante na rotina de trabalho. A visão é responsável por 80% das informações externas a que temos acesso. Da mesma forma que obtemos essa quantidade de informação, também emitimos mensagens visuais constantemente.

Analisando o olhar: a diferença entre ver e enxergar

Segundo o pesquisador Masataka Watanabe, do Instituto Max Planck, de Tübingen, na Alemanha, ver e enxergar são ações bem distintas, uma vez que envolvem duas áreas diferentes do nosso cérebro. Ver consiste em focar a atenção e buscar uma visão mais aprofundada do objeto, já enxergar está no superficial, naquilo que vemos apenas sem analisar.

A forma como expressamos nosso olhar pode ser fundamental em nossa vida profissional. Por exemplo, em um diálogo, o jeito como as pessoas se olham faz toda a diferença na transmissão ou recebimento da mensagem. Através dos olhos, é possível transmitir firmeza ao orientar ou se demonstrar focado e confiante ao receber novas demandas. No ambiente de trabalho é necessário que você esteja atento a isso e sempre se lembrar de que os olhos “falam”.

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Movimento Provável dos Olhos

Com certeza, dominar as várias formas de comunicação ajuda a se destacar onde quer que esteja. Sobretudo, saber transmitir confiança e tranquilidade é muito importante. Afinal, o olhar diz muito sobre o modo como pensamos e agimos, e isso fica ainda mais claro quando estudamos o Movimento Provável dos Olhos.

Trata-se de uma associação feita entre o olhar, o raciocínio e a linguagem, que se originou através de estudos da PNL – Programação Neurolinguística. Veja, a seguir, o possível significado de alguns dos principais padrões de movimentos que fazemos com os olhos.

  • Quando olhamos para o alto e esquerda estamos construindo imagens para possíveis respostas;
  • Olhos voltados para o alto e direita significam experiências passadas;
  • Olhos voltados para baixo e esquerda dizem sobre momentos de emoção e sensações cinestésicas;
  • Olhos voltados para baixo e direita são reservados a diálogos internos e um momento de audição passiva.

7 Dicas para se expressar através do olhar

Para ajudá-lo a aperfeiçoar a forma como expressa o seu olhar, confira algumas dicas.

1 – Olhe nos olhos das pessoas ao conversar

Quando você olha nos olhos da pessoa com quem está conversando, demonstra real interesse no que ela está dizendo. Se você se sente envergonhado ao olhar para alguém dessa maneira, procure se habituar aos poucos. Assim, verá que se trata de algo natural, que irá fortalecer as suas conexões e não causar constrangimentos.

2 – Evite desviar o olhar

Desviar o olhar de uma pessoa que está à sua frente pode passar a ideia de que não está interessado no que ela está dizendo. Portanto, se policie para evitar fazer isso e acabar passando uma mensagem que não condiz com a realidade.

3 – Sorria com os olhos

Por mais que o sorriso esteja diretamente ligado à boca, os olhos também compõem esse gesto. Experimente sorrir em frente a um espelho e perceba como o seu olhar fica. Quando os olhos sorriem juntamente com a boca você transmite tranquilidade e simpatia, e isso é ótimo para gerar aproximação.

4 – Evite olhar com os cantos dos olhos

Esse é um tipo de olhar que demonstra desconfiança, além de passar a sensação de curiosidade excessiva. Se você chega em um lugar e olha dessa maneira, está demonstrando que está desconfiado, o que pode ser recebido de maneira negativa pelas outras pessoas.

5 – Mantenha o olhar determinado quando quiser demonstrar foco

Podemos ver pelo olhar quando uma pessoa está focada em cumprir uma tarefa. Esse olhar passa confiança e firmeza, diferente, por exemplo, de um olhar desconfiado, de alguém que não tem certeza de que irá conseguir alcançar o objetivo em questão.

6 – Veja tudo o que realmente é importante sendo discreto

Ao chegar a um lugar novo ou ao encontrar alguém que ainda não conhece, é natural que queira observar os detalhes. Contudo, tome cuidado para não deixar transparecer um olhar curioso, prefira manter a discrição ao fazer essa observação.

7 – Evite encarar pessoas com as quais não esteja conversando

Anteriormente falamos sobre a importância de olhar nos olhos ao conversar com uma pessoa. Contudo, essa máxima não se aplica quando um diálogo não está acontecendo. Ficar olhando para alguém fixamente, seja um conhecido ou desconhecido, pode passar uma ideia de indiscrição e até desrespeito, especialmente se for no ambiente de trabalho.

Assim como disse Ralph Waldo Emerson: “Os olhos dos homens conversam tanto quanto suas línguas, com a vantagem de que o dialeto ocular, embora não precise de dicionário, é entendido no mundo todo.”.

20 Frases sobre o olhar e sua importância

Aproveite para conferir mais frases que falam a respeito do olhar e do seu poder comunicativo de expressar seus pensamentos e sentimentos.

1 – “A alma tem um intérprete que, muitas vezes, é inconsciente, porém sempre fiel: o olhar.” – Charlotte Brontë, escritora inglesa.

2 – “Quando as palavras são contidas, os olhos costumam falar muito.” – Samuel Richardson, escritor inglês.

3 – “Quase nada precisa ser dito quando você tem olhos para expressar o que sente.” – Tarjei Vesaas, poeta norueguês.

4 – “Sua visão ficará clara somente quando você puder olhar para o seu próprio coração. Quem olha para fora sonha; quem olha para dentro desperta.” – Carl Jung, psiquiatra suíço.

5 – “Ninguém pode mentir ou esconder nada quando olha diretamente nos olhos de alguém.” – Paulo Coelho, escritor brasileiro.

6 – “Os olhos gritam o que os lábios temem dizer.” – William Henry, químico inglês.

7 – “O mundo só existe em seus olhos. Você pode torná-lo grande ou pequeno o quanto você quiser.” – F. Scott Fitzgerald, escritor americano.

8 – “Quando o coração está cheio, os olhos transbordam.” – Sholom Aleichem, escritor ucraniano.

9 – “Muitos dizem que, antes de morrermos, a vida passa diante de nossos olhos. Isso é mesmo verdade, esse momento se chama vida.” – Terry Pratchett, escritor inglês.

10 – “As lágrimas são a loção da natureza para os olhos. Os olhos enxergam melhor por serem lavados por elas.” – Christian Nevell Bovee, escritor americano.

11 – “A verdadeira viagem de descoberta não consiste em procurar novas paisagens, mas em olhar para as mesmas com novos olhos.” – Marcel Proust, escritor francês.

12 – “Como não podemos mudar a realidade, mudemos, então, os olhos que enxergam a realidade.” – Nikos Kazantzakis, escritor grego.

13 – “Só porque um homem não pode usar os seus olhos, não significa que ele não tenha visão.” – Stevie Wonder, cantor americano.

14 – “A alma não teria arco-íris se os olhos não tivessem lágrimas.” – John Vance Cheney, poeta americano.

15 – “Os olhos só veem o que a mente está preparada para compreender.” – Henri Bergson, filósofo francês.

16 – “Abra seus olhos, olhe para dentro. Você está satisfeito com a vida que está vivendo?” – Bob Marley, cantor jamaicano.

17 – “Nem todo olho fechado está dormindo, assim como nem todo olho aberto está enxergando.” – Bill Cosby, comediante americano.

18 – “Os olhos veem apenas o que a mente está preparada para compreender.” – Robertson Davies, novelista canadense.

19 – “Nossos olhos estão cheios de terríveis confissões.” – Anne Sexton, escritora americana.

20 – “Abra seus olhos e veja o que você pode fazer com eles antes que fechem para sempre.” – Anthony Doerr, escritor americano.

Qual frase mais te tocou? Comente abaixo sobre suas percepções sobre esse assunto e aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para passar adiante essa importante reflexão sobre o olhar e seu poder comunicativo.

O que significa quando uma pessoa olha para nós por mais de 6 segundos?

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

O que significa olhar muito para uma pessoa?

Olhar para alguém é um sinal social que, normalmente, significar que queremos iniciar uma conversa. Mas o fenômeno também poder ser resultado de informações que registramos no nosso entorno. Uma das primeiras coisas que detectamos em outra pessoa é a posição de sua cabeça e seu corpo.

Porque a pessoa fica te observando muito tempo?

As pessoas te olham porque você é bonito, porque você mobiliza nelas uma gratificação. Isso é muito diferente de elas te invadirem, te machucarem, no plano físico. Será importante você aprofundar o entendimento disso. Se você recordar, muitas vezes você ouviu alguém falar: "aquela pessoa é metida".

Como é um olhar de desejo?

A típica expressão da sedução Anote aí: ela inclui o rosto um pouco de lado e um pouco abaixado; o olhar para o alto e mirando diretamente a outra pessoa; e um leve sorriso, que não chega a mostrar os dentes.

Quando um homem olha muito para você?

Ele te olha, muito E como todo bom caçador, não gosta de gastar sua energia em algo que ele sabe que não vai conseguir. É por isso que, antes de partir para o “ataque”, ele vai olhar bastante para você. Os mais tímidos não o farão de forma direta e irão procurar o seu olhar e fazer com que exista esse encontro.