O que podemos fazer para reduzir a quantidade de resíduos?

Seja qual for a área que sua empresa atua, um ponto é fato: ela produz uma grande quantidade de resíduos diariamente. 

O acúmulo de resíduos é um problema que causa os seus impactos para o meio ambiente. E convenhamos: você não quer que o seu negócio esteja contribuindo para a degradação da natureza, certo? 

A notícia boa é que com um planejamento eficiente e uma mudança de mentalidade coletiva entre você e os funcionários que trabalham na empresa, mudar essa situação e contribuir para um mundo mais sustentável é possível.

 Pensando em te ajudar a resolver esse problema, separamos nesse artigo 3 dicas eficientes para reduzir a produção de resíduos. 

Adote os 3R’s (reduzir, reutilizar, reciclar)

Comece aderindo processos que reduzam o máximo possível a produção de resíduos. Substituir a matéria-prima usada por uma opção mais sustentável, realizar inspeções frequentes e usar equipamentos mais eficientes são medidas simples que funcionam para a redução. 

Reutilizar os materiais que seriam descartados também é uma boa dica. Essa ação atua na redução da exploração de recursos naturais que seriam utilizados para a fabricação de novos produtos. Consequentemente, evitando desperdícios, a produção de resíduos diminuirá.  

Por fim, aposte na reciclagem da matéria-prima. Essa prática é importante por reaproveitar produtos que não serão mais úteis dentro da produção da empresa , criando um novo material com outra utilidade diferente.

Capacite os funcionários 

Para a prática dos 3R’s funcionar, é essencial que os funcionários que trabalham na sua empresa entendam a importância dos métodos de redução, reutilização e reciclagem. Afinal, vocês são uma equipe e a mentalidade de todos deve estar alinhada, certo? 

Pensando nisso, procure formas de capacitar os seus funcionários de maneira que eles estejam preparados para a realização dos 3R’s com eficiência e sabedoria. Uma ação que pode ser feita é proporcionar à sua equipe cursos de capacitação específica nessa área. 

Essa opção não deve ser considerada como gasto pois com certeza trará enormes benefícios para a empresa. Afinal, você estará preparando um grupo de funcionários que já conhece e confia para realizar um método.

Invista em maquinários eficientes

Para a redução dos resíduos que sua empresa produz, alguns investimentos (que terão retorno a longo prazo) deverão ser tomados por você. E um deles é a renovação da maquinaria utilizada. 

Nesse caso, o ideal é procurar substituir os maquinários com alto potencial de poluição pelos que produzam o mínimo possível de resíduos e não sejam agressivos para o meio ambiente. 

Apesar de ser um investimento que requer um gasto considerável, mudar o tipo de maquinaria é uma atitude sensata e que soará positiva para imagem da empresa. 

A prática da redução de resíduos traz uma série de benefícios. Além de estar diretamente ajudando a preservar o meio ambiente, você de quebra também estará melhorando a imagem da sua empresa. Todo mundo sai ganhando e a natureza agradece.

E é sempre bom lembrar: precisando fazer a gestão completa dos resíduos da sua empresa? Chame a Pró-Ambiental. Estamos há 15 anos no mercado oferecendo aos nossos clientes excelência em serviços de coleta, transporte, valorização e destinação final de resíduos industriais.

Entre em contato conosco e solicite seu orçamento. 

  • Home
  • »
  • Blog
  • »
  • 3 dicas para diminuirmos a quantidade de lixo no planeta

Gostou? compartilhe!

O que podemos fazer para reduzir a quantidade de resíduos?

3 dicas para diminuirmos a quantidade de lixo no planeta

2 de maio de 2017

Numa cidade como Curitiba, cada morador descarta em média 1 quilo de lixo por dia. Isso é muita coisa. Mais precisamente, 230 mil toneladas por dia no Brasil, de acordo com o IBGE. E apenas 2% vai para coleta seletiva. Todo o resto acaba nos lixões a céu aberto.

Precisamos, mais do que nunca, reduzir, reutilizar e reciclar.

REDUZIR

Planeje bem suas compras, compre apenas o necessário, cozinhe o que será consumido, e prefira produtos com menos embalagem. Outra dica é compactar bem as embalagens antes de descartá-las. Desmontar caixas de leite e outras embalagens é uma forma de aumentar a capacidade de cada caminhão de coleta, que geralmente carrega 3 toneladas mas tem capacidade para carregar o dobro.

REUTILIZAR

Utilize sacolas retornáveis para suas compras no mercado, evite copos descartáveis, e prefira produtos com refil. Com um pouco de criatividade, muitas embalagens podem ser reutilizadas para outros fins, como potes para guardar mantimentos, para decoração ou criação de novos produtos.

RECICLAR

Plásticos, vidros, metais e papéis devem ser separados do lixo comum. Procure saber se a sua cidade possui coleta seletiva e os dias específicos do caminhão. Lembre-se de limpar e secar as embalagens, e é importante compactá-las. Se a sua cidade não tem sistema de coleta seletiva, você pode encaminhar o lixo reciclável diretamente para unidades de reciclagem próximas de sua casa.

Lembre-se, diminuir a quantidade de lixo do planeta depende de cada um de nós!

fontes:

http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/pequenas-atitudes-podem-diminuir-producao-de-lixo-da-cidade/32655

http://www.ecodesenvolvimento.org/dicas-e-guias/guias/2012/janeiro/sete-formas-de-reduzir-a-geracao-de-lixo?tag=rrr

https://catracalivre.com.br/geral/sustentavel/indicacao/descubra-como-reduzir-a-quantidade-de-lixo-produzido-na-sua-casa/

Publicado em: 18/05/2021

Gostou? compartilhe!

O que podemos fazer para diminuir a quantidade de resíduos?

É gratuito e de qualidade. Evitar as embalagens de bebidas: Beba água da torneira e compre bebidas em garrafas reutilizáveis. Usar sacos reutilizáveis: Leve consigo um saco reutilizável para fazer compras. Doar roupas que já não usa: Em vez de deitar fora as roupas que já não usa, doe-as ou troque-as em swap markets.

O que poderia ser feito para solucionar o problema do lixo?

Uma das principais soluções para o problema do lixo é, justamente, a coleta seletiva. Sem a coleta seletiva, o material que poderia ser reciclado acaba sendo destinado incorretamente em aterros sanitários. Em outros casos, vão parar em lixões.

É preciso reduzir a geração de resíduos?

Diminuir o volume de resíduos que geramos é um passo fundamental para uma vida mais sustentável. Antes de separar corretamente e reciclar nossos resíduos, é preciso repensar e reduzir. A boa notícia é que podemos fazer isso de um jeito simples, mudando alguns hábitos e escolhas no nosso dia a dia.