Como fazer café a moda antiga

Bem Estar

3 minExibição em 7 set 2012

A água que será misturada ao café deve sempre ser filtrada para não alterar o sabor. As bordas do filtro devem ser dobradas para encaixar melhor na base. A água não pode estar fervendo, apenas em estado de ebulição.ver mais

Classificação etária: livre

Última modificação: 23 de dezembro de 2017 às 11:23 por oRedacao.

Do simples ao sofisticado, as dicas para não errar ao preparar a bebida

Como fazer café a moda antiga
Café: uma paixão que arrebata os corações e os paladares mundo afora. © Emre Gencer/Unsplash

Beber café é um dos prazeres gustativos mais antigos e um dos hábitos brasileiros à mesa, daqueles que nunca saem de moda. Ao contrário: nos tempos atuais temos cada vez mais adeptos ao hábito da degustação de um bom café. Um tanto quanto "gourmetizado", talvez, para os gostos mais tradicionais.

Mas nada de pânico: mesmo em tempos de máquinas caseiras para fazer café expresso e requintado, ainda há espaço para o bom e velho cafezinho coado no filtro de pano. O problema é que, embora seja uma bebida simples e encontrada em todos os lugares do planeta, ainda existem dúvidas básicas sobre a preparação do café.

Preparar café: dicas

A principal delas é, por exemplo, qual é a quantidade ideal de pó de café e a relação pó e água? "As medidas básicas para fazer duas xícaras de café, normalmente, é de 100 ml de água para cada 10g de pó (1 colher de sopa)", conta Albert Becker, ex-barista do Café Nero, em Londres e hoje estudante de gastronomia. 

A partir daí, o especialista ensina que basta ir aumentando a proporção, de acordo com a quantidade de cafezinhos a serem servidos. Por exemplo, para 4 xícaras, usa-se 20g de café (2 colheres de sopa) e 200ml de água.

Mas é claro que isso vai depender do gosto de cada um. "Essa medida é para preparar o que chamamos de café curto e bem forte, como aquele que se costuma beber na Itália, hoje o país que serve o melhor café", diz Becker.

Saiba preparar café de 5 maneiras diferentes

1. Café no Filtro de Pano

Aquele cafezinho com cara de casa antiga ou de fazenda mineira ainda tem a preferência de muita gente. Portanto, é sempre bom ter a receita à mão. 

Modo de preparo

  • Em uma chaleira, coloque a água filtrada e leve ao fogo.
  • Ponha um coador de pano sobre o bule e coloque a quantidade de café.
  • Quando a água estiver na fervura sem borbulhas, desligue o fogo e despeje-a vagarosamente no coador.

Dica: não deixe a água ferver muito tempo no fogo para não cozinhar o pó. Após pronto, se for servido para muita gente, a bebida pode ser colocada numa garrafa térmica, mas apenas para facilitar na hora de servir, nunca deixe o café na garrafa por muito tempo. Para limpar o filtro, vire-o do avesso e use água quente.

2. Café na Prensa Francesa 

A principal característica da prensa francesa é preservar a oleosidade do café na hora de processá-lo ao ponto de bebida. Esse processamento permite um sabor mais arrojado.

Modo de Preparo

  • Escalde a prensa com água filtrada quente para pré-aquecer o recipiente.
  • Use café moído mais grosso, que lembre a consistência de sal marinho.
  • Adicione água quente.
  • Tampe e aguarde alguns minutinhos.
  • Pressione e sirva.
Como fazer café a moda antiga
Da esquerda à direita: cafeteira italiana, Chemex e prensa francesa.

3. Café no Filtro Chemex

Convencionou-se chamar com o nome do fabricante a cafeteira feita de vidro transparente, que lembra o formato de uma ampuleta. 

Modo de Preparo

  • Coloque o filtro Chemex no espaço para coar, deixando a dobra de uma camada no lado oposto do bico da jarra.
  • Coloque 6 colheres de sopa de pó de café, do tipo mais grosso.
  • Despeje água aos poucos, até que todo o pó de café fique molhado.
  • Mexa com um pauzinho ou uma colher para certificar-se não existem aglomerados secos.
  • Depois de umedecer o café é que será adicionada mais água, aos poucos, até terminar de coar.

4. Cafeteira Italiana

Para quem curte um café forte, mas sem ser expresso, a cafeteira italiana pode ser ideal. O processo de fazer o café é através da pressão do vapor produzido pela água fervente. Essa cafeteira existe em diversos tamanhos distinto e tem dois compartimentos. 

Modo de Preparo

  • Encha o compartimento inferior de água.
  • O ideal é usar um pós de café fino, colocado na parte de cima da cafeteira, numa espécie de cestinha de metal (que tem uns furinhos por onde a água de baixo)
  • Coloque a cestinha cheia de café e encaixe-a no lugar de forma justa, sem apertar demais.
  • Coloque a cafeteira em fogo alto, mas sem que ele ultrapasse as bordas laterais da cafeteira.
  • Quando começar a ferver, abra a tampa e verifique
  • Quando estiver cheio o recipiente de cima, o café está pronto para servir.

5. Café no coador de papel

O filtro de papel é um processo e fazer café parecido com o do coador de pano. A diferença é que o material do filtro é descartável. Para acertar na utilização do filtro de papel, o ideal é usar um pós de café médio ou fino. Existem filtros de várias marcas, que são colocados em um suporte de filtro de café que pode ser encaixado diretamente no bule.

Modo de Preparo

  • Despeje o pó no filtro, de maneira que fique bem espalhado de modo uniforme.
  • Coloque a quantidade de água para esquentar e despeje sobre o pó imediatamente antes da fervura.
  • A partir daí, o modo é semelhante ao do preparo em filtro chamex: comece umedecendo o pó, das beiradas ao centro, e só depois vá despejando a água aos poucos.
  • Após a água toda escorrer ao recipiente, sirva imediatamente para não esfriar

Dica: nunca use colher para misturar o pós com a água durante a filtragem. Também procure não levar mais que 5 minutos entre a colocação da água no filtro e servir o café.

Como fazer uma xícara de café passado?

Para o preparo, basta colocar de 6 a 8 colheres de sopa de café em pó (mais ou menos de 80 a 100 gramas) para cada 1 litro de água. Se for uma xícara individual, coloque 1 colher de sopa de café (aproximadamente 10 gramas) para cada 100 ml de água.

Como fazer café passado sem filtro?

Nesse caso, em vez de usar o filtro de papel, você deve encaixar 1 folha de papel toalha aberta (ou 2 guardanapos abertos, se forem finos) no suporte para coador de café. Você não precisa escaldar antes o papel - coloque o café em pó e, em seguida, jogue a água fervente até o processo de coagem se encerrar.

Como se faz um café perfeito?

Portanto, utilize sempre água mineral ou filtrada e nunca deixe que ela ferva por muito tempo. A água com temperatura muito elevada aumenta a extração, fazendo com que o café perca componentes saborosos. A temperatura ideal para passar um bom café é de 90 a 96°C, logo que ela começa a se movimentar para ferver.

Como fazer café misturando pó na água?

O ideal é colocar o de café em água quente antes de entrar em ebulição (96°C), mexer com colher de pau até fazer um creme na superfície do recipiente. Pode-se também colocar o de café no coador, umedecendo todo o e despejando a água em fio.