Como exercício altera a taxa de transporte de glicose para o músculo escolha uma opção?

A insulina e o glucagon são hormônios de ação antagônica produzidos pelo pâncreas. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos

O pâncreas é uma glândula mista, ou seja, possui função endócrina e exócrina. Na porção endócrina, o pâncreas produz dois hormônios: a insulina e o glucagon. Esses hormônios são produzidos em regiões constituídas por milhares de células denominadas:

  1. Glicogênio.
  2. Ilhotas de Langerhans.
  3. Glicocálix.
  4. Ilhotas de mucosa.
  5. Ilhotas Ranvier

Um indivíduo foi diagnosticado com diabetes tipo I.  Esse tipo de diabete é causado em razão de uma redução na produção do hormônio __________. Esse hormônio é produzido nas __________ das ilhotas de Langerhans.

Marque a alternativa que completa corretamente as frases acima:

  1. Insulina e glucagon.
  2. Insulina e células alfa.
  3. Glucagon e pâncreas.
  4. Insulina e células beta.
  5. Glucagon e células beta.

Marque a alternativa onde são descritas a função da insulina e do glucagon, respectivamente:

  1. Facilita a absorção de glicose e aumenta o nível de glicose disponível no sangue.
  2. Aumenta a quantidade de glicose disponível no sangue e aumenta a produção de glicose.
  3. Aumenta a quantidade de insulina no sangue e diminui a taxa de respiração celular.
  4. Facilita a absorção da glicose e diminui a concentração de glicose no sangue.
  5. Ambos atuam facilitando a absorção de glicose.

(UFMG) Na atualidade, uma das doenças que mais frequentemente se detecta na população mundial é o diabetes melito. E, no tratamento dessa doença, vem-se utilizando, com relativo sucesso, o transplante de células.

Analise este esquema:

Como exercício altera a taxa de transporte de glicose para o músculo escolha uma opção?

Considerando-se as informações contidas nesse esquema e outros conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afirmar que, em tal situação, as células cultivadas são:


a) pancreáticas e possuem genes para a síntese de insulina.

b) hepáticas e geneticamente modificadas para sintetizar hormônios.

c) hepáticas e vão sintetizar glucagon, que reduz a taxa de glicose no sangue.

d) pancreáticas e capazes de captar insulina por meio de receptores.

(UEL- PR) Pesquisadores franceses identificaram um gene chamado de RN, que, quando mutado, altera o metabolismo energético do músculo de suínos, provocando um acúmulo de glicogênio muscular, o que prejudica a qualidade da carne e a produção de presunto.

(Pesquisa "FAPESP", nº. 54, p. 37, 2000).

Com base nos conhecimentos sobre o glicogênio e o seu acúmulo como reserva nos vertebrados, é correto afirmar:

a) É um tipo de glicolipídeo de reserva muscular acumulado pela ação da adrenalina.

b) É um tipo de glicoproteína de reserva muscular acumulado pela ação do glucagon.

c) É um polímero de glicose estocado no fígado e nos músculos pela ação da insulina.

d) É um polímero de frutose, presente apenas em músculos de suínos.

e) É um polímero proteico estocado no fígado e nos músculos pela ação do glucagon.

respostas

Alternativa “b”. As Ilhotas de Langerhans são porções de células que ficam aglomeradas no tecido pancreático. É na região das ilhotas que os hormônios insulina e glucagon são produzidos. A insulina é produzida nas células beta das ilhotas, enquanto o glucagon é produzido nas células alfa.

Voltar a questão

Alternativa “d”. A diabete tipo I é caracterizada pela deficiência na produção de insulina, hormônio que reduz a concentração de glicose na corrente sanguínea. A insulina é produzida nas ilhotas de Langerhans em células chamadas de células beta.

Voltar a questão

Alternativa “a”. A função da insulina é reduzir a concentração de glicose na corrente sanguínea através da facilitação da absorção de glicose por alguns tecidos. Já o glucagon atua aumentando o nível de glicose no sangue através da transformação do glicogênio em glicose.

Voltar a questão

Alternativa “a”. As células cultivadas devem ser células pancreáticas, pois é no pâncreas que o hormônio insulina é naturalmente produzido. Essas células cultivadas deverão ter genes para a síntese de insulina, uma vez que a diabete é causada pela deficiência desse hormônio.

Voltar a questão

Alternativa “c”. A insulina promove a formação de glicogênio a partir de glicose e armazena-o para períodos de necessidade.

Voltar a questão

Como exercício altera a taxa de transporte de glicose para o músculo escolha uma opção?

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

Como exercício altera a taxa de transporte da glicose para o músculo?

O exercício físico aumenta a captação de glicose no músculo esquelético por diferentes mecanismos moleculares. Evidências experimentais demonstraram que a contração muscular não necessariamente estimula a fosforilação do IR e dos seus substratos (IRS-1 e IRS-2) em resíduos de tirosina, ou da enzima chave da via a PI3q.

Como a glicose é mantida durante o exercício?

Durante o repouso e o exercício, o glicogênio do fígado (hepático) é destinado à manutenção da glicemia( concentração de glicose no sangue), já o estoque muscular, é destinado à obtenção de energia durante o esforço físico. Com relação aos vegetais, Ester armazenam a glicose na forma de amido.

Como a glicose entra no músculo?

A glicose circulante entra nas células hepáticas e musculares através do transportador de alta capacidade do tipo GLUT, sendo que a concentração elevada de glicose intracelular provoca a dissociação da hexoquinase da sua proteína nuclear reguladora.

Quais os efeitos do exercício físico sobre a produção de insulina e glucagon?

Quanto maior a duração do exercício, maior a liberação de glucagon, sendo que, em exercícios moderados de curta duração, observa-se diminuição dos seus níveis plasmáticos. Durante o exercício, o nível de glucagon aumenta em até cinco vezes. Esse efeito evita que ocorra queda brusca da glicemia durante o exercício.